[Teste / Análise] Specialized Epic 2006

kazakinhus

New Member
Após muito chatear e muitas indecisões entre o tipo de bicicleta a comprar, uma rígida em carbono ou uma ST em alumínio, a minha escolha acabou por recair por uma ST, mais concretamente sobre a specialized epic, isto após uma má experiência com o pessoal da Canyon, que por falta de profissionalismo, ou então por terem clientes a mais, coisas que agora não interessam…
A escolha foi sempre selectiva, as minhas dúvidas recaíram essencialmente sobre a scott e a specialized, e a Canyon, que fez vacilar única e exclusivamente pelo excelente rácio preço/componentes.
Por não ter conseguido experimentar nenhuma scott genius RC, e por ter conseguido um excelente preço na epic, aliado a uma excelente representação da marca em Portugal, e não menos importante o facto de sempre gostar da epic.

Ficha Técnica

Quadro: Specialized epic m5 2006.
Suspensão: Fox F100 RL
Avanço: Ritchey WCS
Guiador: BBB Carbon
Manetes/Shifters: Shimano LX Rapid-Fire
Travões: Avid juyce 5
Desviadores F/T: Shimano XT, Shimano XTR
Corrente: Sram 990
Cassete: Shimano Deore 11/32
Pedaleira: Shimano XT
Rodas: Mavic Crossmax ENDURO DISC
Pneus: IRC mythos xc 1.95
Espigão de Selim: Thomson ELITE
Selim: Specialized TOUPE
Pedais: Shimano 959


Pontos positivos e negativos:

Positivo

- Quadro.
- Amortecedor.
- Estética, sempre subjectivo
- Posição condução.
- Travões (potencia, dosagem).


Negativos

- Travões (peso).
- Cassete.
- Peso do conjunto (12,3kg).


Após algumas saídas já tenho uma opinião formada em relação à Epic; Estou plenamente satisfeito, o brain é excelente funcionando apenas quando é necessário, impedido o bombear de uma forma bastante célere.
As rodas crossmax enduro absorvem os pequenos impactos contrariamente as crossland, que possuía anteriormente, permitem uma maior aceleração, apesar de terem uma menor resistência à torção lateral.
Nas duas primeiras saídas o peso do conjunto custou um pouco a suportar (visto estar habituado a uma HT com 10.9kg) especialmente a rolar acima dos 40 km/h e em subidas íngremes.
O grande trunfo desta bicicleta são os single tracks, quanto + rápidos melhores, cada vez percebo mais as palavras do Amigo Mário Roque quando dizia: “Esta bicicleta é uma maluca”. Os travões são muito potentes, o poder de travagem é muito semelhante aos V-brake xtr, mas a modularidade e sensibilidade são bastante superiores.
A suspensão fox 100 RL desiludiu-me um pouco, esperava um pouco mais devido a fama da marca, não sei se a 100 RL é realmente inferior à 100 RLT, ou se é igual, mas para passeios de maior duração é imperativo colocar uma pressão inferior à indicada pelo fabricante no meu caso coloquei 55 psi’s contra os 70 psi’s recomendados pela fox.
Ando agora a tentar melhorar o funcionamento, a base de trabalho da suspensao é +- 60 PSI, o que corresponde ao sag de 15mm, o proximo passo é tentar regular o rebound, para mais rápido do que tinha, mas entretanto o funcionamento já se encontra num bom plano.

Conclusão:

Com os curtos 500 km’s que tenho feitos estou plenamente satisfeito com a epic, várias pessoas têm a opinião que a epic é uma bicicleta muito rígida, em que o brain não é muito confortável etc.
A minha opinião é exactamente oposta, é uma excelente bike com uma postura virada para a competição, especialmente para provas longas, tipo maratonas .
Apenas durante semana tive disponibilidade de “testar” a bike de uma forma mais séria, pois nem sempre se pode pedalar quando se quer, para alem disso o baptismo da bike nas maratonas correu bem, pois nos chaparros respondeu sempre com eficácia e pedindo sempre mais velocidade, haja pernas….
Neste momento não há muitos quadros que trocava, exceptuando claro o s-works epic carbon, visto estar completamente satisfeito com o modelo.
Com o uso e desgaste naturais vou substituir algum material mais pesado da epic, entre eles encontra-se um selim novo, provavelmente o specialized toupe, uma cassete XTR, uns pneus na medida 1.95, que alem de serem mais leves considero o compromisso ideal de forma a não cortar muito a energia dispendida sem prejudicar muito a segurança. Com estas alterações o peso global irá descer para uns mais simpáticos 11.8 / 11.9 kg.


uma foto da bike após os chaparros:
epic.JPG
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Tantos fãs da Epic, e ninguém diz nada. Estou abismado :shock:

Kazakinhus, parece que disseste tudo o que era possível dizer acerca da epic :twisted: :mrgreen:

Pessoalmente, só opino quando tiver possibilidade de experimentar uma tamanho L :evil:
 

kazakinhus

New Member
sabes como é Luis, o pessoal aproveita o tempo todo para pedalar :p :roll:
o feliz proprietario de uma epic tamanho L que conheço é o Gusto. Fala com ele para te renderes :mrgreen:

agora vou pedalarrrr ate logoooooo :twisted: :lol:
 

MarcoB

New Member
Só agora vi o tópico :oops:.


Eu não tenho uma epic, mas sim uma S-works M5 HT, mas possivelmente num futuro vou ter que me render à epic também, pois as distancias percorridas aumentam a idade também e a necessidade de mais algum conforto começa a aparecer :roll:.

Gostei da review e cada vez mais me convenço que um dia terá que ser, vamos ver quanto tempo mais vou aguentar sem me mudar para o clube :twisted:
 

kazakinhus

New Member
Aproveitei um tempinho livre para ler o manual da fox, e seguir "+ a risca" as indicações deles na afinação da suspensão.
Coloquei um pouco mais de pressão, e coloquei o rebound + rapido, durante os 70 km da volta de hj deu para regular um pouco, e que grande diferença!!!
depois de ir regulando o rebound ao mesmo tempo que os arbustos arrancavam pele, e tentavam rasgar a roupa ao fazer o single da "machadinha" (no risco, obrigado ao Marco) e de ir tentando acertar o rebound a medida que subia as paredes de pedra. Já na descida super rápida em pedra solta e uns pequenos degraus, a eficacia da suspensão melhorou bastante, pelo menos as mãos não se queixavam.

por isso, e visto que ainda há ali uma base de manobra para tentar melhorar o funcionamento, mas actualmente o funcionamento já se encontra num excelente plano.

nota muito positiva para o comportamento geral pois ao fazer este pequeno, mas durinho, exercicio de uphill tive que por os pés muitas poucas vezes no chão, se tivesse levado a rigida.....digamos que ainda não estava em casa :roll:
 

Biclas

New Member
Boas.
Tenho uma Epic em carbono, equipada com XTR, travões Hope mini, crossmax XL, com uma suspensão Pace RC41 Xcam (limitada a 100mm).
Tinha o modelo S-Works de 2004, e acho que o brain fade, para além de ter mais 10mm (fartura) é bastante mais progressivo e confortável.
Na minha opinião está mais rápida em aceleração, mais estável a descer e em single tracks é um mimo.
No anterior modelo notava-se a válvula a activar, notando-se um ligeiro ´ressalto`algo que pessolamente não noto com o brain fade.
Há quem goste e quem não goste, mas pessoalmente acho que é umas das melhores compras para quem pratica XC.
Em resumo, tens uma bela máquina

Um abraço

Biclas
 

jnewton

New Member
Parece-me q s Specialized cada vez está a ganhar mais adeptos e pode futuramente vir a ser a nº 1 mundial. Têm 1 grande potencial e mto boas ideias para o futuro. Estão cada vez mais a apostar em boa qualidade / preço. Não sei s alguém teve o prazer d estar na apresentação da Specialized no Alentejo. Do melhor. E penso q dão mta importância a Portugal, já q as lojas q têm esta marca aumentam a olhos vistos...
A tua bike parece-m mto boa mesmo, pena é ainda nao haver bikes da specialized nas lojas para s testar, tipo as scott do Stand Jasma, já q poderia ter 1 ideia mais precisa do sistema brain e da geometria dela. Esteticamente é uma bike mto bonita.
Parabéns pela compra
 

ruimatias

New Member
Ludos said:
Tantos fãs da Epic, e ninguém diz nada. Estou abismado :shock:

Kazakinhus, parece que disseste tudo o que era possível dizer acerca da epic :twisted: :mrgreen:

Pessoalmente, só opino quando tiver possibilidade de experimentar uma tamanho L :evil:

Falta aqui o PICARRA :shock:
 

tobias

Member
boas

Tenho um Stumpjumper Expert fsr, que comprei recentemente, e comprei esta, mas os meus olhos estavam na Epic, e também me disseram que a Epic apesar do Brian Fade não era tão confortável como a Stumpjumper, por ser mais de competição e isso levou-me a optar pela Stumpjumper.

Ainda não exprimentei a Epic com o novo brian fade, mas o que posso dizer é que estou bastante satisfeito com o comportamento da minha, e ainda não fiz alterações no amortecedor e suspenção para além daqueles valores que vêm no livro de instruções.
 

kazakinhus

New Member
Agora a bike já ultrapassa os 1000 kms, e após ter trocado o selim por um specialized toupe e de pneus por uns irc mythos 1.95, posso dizer que o selim apesar de ser apenas uma "folha" é mais confortavel do que se pode pensar, pelo menos não fico assado.
em relação aos pneus irc mythos considero-os uns excelentes pneus, especialmente considerando o preço, contudo em trilhos duros, com ou sem pequenas pedras, a roda a frente tem tendencia a abrir a curva...

Cada volta que faço, especialmente em trilhos com pedra, fico sempre mais satisfeito com a minha compra, e sou sincero ao dizer que muito dificilmente trocava este quadro por outro.

Contudo nem tudo é rosas, a pintura é fragil, já saltou 1 pouco de tinta, é chato, mas o uso tem destas coisas.
 

Barney

New Member
agamadeira said:
Conforto, fiabilidade, flexibilidade e polivalência tudo isto na Prophet 600. È experimentar.

E que tal fazer um analise/teste a essa maquina, pareceu-me este topico ser sobre a specialized. :wink: :wink:
 

Zepic

New Member
Também eu perdi a cabeça e, já este ano, comprei igualmente uma Epic M5 Comp Disc 2006, de cor branca, tamanho L e com a qual já fiz cerca de 1500km.

O equipamento é ainda o de origem e só posso dizer que a cada pedalada que dou, penso cada vez menos nos (muitos) euros que gastei.

Tenho 40 Primaveras e, acima de tudo, pensei que estava na altura de deixar o mundo das rígidas e passar para coisas mas suaves, sempre com a ideia de querer preservar, se possível durante outros 40, o que resta do meu corpito (até agora tudo).

Revejo-me em tudo o que de bom já se disse acerca da Epic, especialmente quanto à ligeireza em single-tracks, facilidade de subida e conforto a negociar todos o tipo de trilhos e caminhos que se encontram em XC. Deixei de sentir cansaço na coluna após cerca de 2 hrs em cima de uma rígida e ando com muito mais ligeireza e prazer.

Não vou fazer grandes apreciações técnicas até porque não me considero um rider muito exigente com os detalhes. Contudo, ainda não fiz qualquer ajuste/modificação dos settings de origem, tirando apenas uma ligeira afinação dos desviadores e até agora não sinto qualquer perda de rendimento/performance.

Cinco estrelas para o brain-fade que, com regulação da valvula de inércia à nossa preferência, permite regular a sensibilidade de funcionamento, desde a posição de (quase) rígida até a uma full-suspension com anti-bombeio. Que mais será preciso dizer?

Não tenho nada a apontar que não seja de bom relativamente à suspensão FOX 100RL.

Nos próximos temos, se mudar algo começarei pelo espigão do selim e, talvez os pedais de encaixe, uma vez que já estão a fazer um pequeno clik a cada rotação em carga.

Para os que ainda estão a hesitar, podem seguir em frente que não se vão arrepender.
 

kazakinhus

New Member
Quase meio ano depois da compra e alguns kms depois decidi fazer uma análise um pouco mais aprofundada.

Ficha Técnica

Quadro: Specialized epic m5 2006.
Suspensão: Fox F100 RL
Avanço: Ritchey WCS
Guiador: BBB Carbon
Manetes/Shifters: Shimano LX Rapid-Fire
Travões: Avid juyce 5
Desviadores F/T: Shimano XT, Shimano XTR
Corrente: Sram 990
Cassete: Shimano Deore 11/32
Pedaleira: Shimano XT
Rodas: Mavic Crossmax ENDURO DISC
Pneus: IRC mythos xc 1.95 -> specialized fast track 1.9 UST + nhanha magic seal
Espigão de Selim: Thomson ELITE
Selim: Specialized TOUPE
Pedais: Shimano 959


Pontos positivos e negativos:

Positivo

- Quadro.
- Amortecedor.
- Estética, sempre subjectivo
- Posição condução.
- Travões (potencia, dosagem).


Negativos

- Travões (peso).
- Cassete.
- Peso do conjunto (12,3kg).

em relação aos travões perderam bastante potência, onde já apanhei alguns sustos, penso que as pastilhas estão no fim, e devem estar vidradas, ainda não me preocupei com essa situação, nem tentei limpar o disco. A transmissão tem-se aguentado bem, tendo em conta que eu não afinei nada de nada neste tempo, em 2600kms só perdi tempo a lavar 2 vezes o quadro, de resto é limpar com 1 pano a transmissão e
por oleo na corrente.
Os pneus specialized são bons para tempo seco, mas em subidas escorregadias deslizam um pouco. Agora para inverno vou mudar o set-up, a escolha deve recair sobre irc serac 1.95 ust atras e maxxis ignitor 1.95 a frente.
Os proximos upgrades vão ser um grande rombo orçamental, mas entre eles vou incluir 1 novo avanço, em principio de 90mm, pois com o avanço de 110mm tenho enormes dificuldades em por o "rabo para tras do selim".

Como breve desabafo, passar de uma bike com menos de 11kg para uma com 12kg custa, ainda para mais quando não tenho qualquer problema de saúde e muitas vezes continuo a pedalar na bike antiga, por isso sabendo o que sei hj provavelmente não tinha comprado este quadro, ou fazia um esforço e comprava o epic carbon (apesar de os quadros em carbono não me inspirarem confiança), ou então preferencialmente comprava um quadro em titanio, mais concretamente este :lol:

mb_tanasi.jpg


se tudo correr bem será esta a minha proxima aquisição. :mrgreen:

...ou esta :lol:

zoom_Y7B60.jpg
 

BigFoot

New Member
La bom gosto tens.. eu tenho o prazer dado pelos Deuses de ter uma Litespeed.. só não é é o mesmo modelo e não é em titanio.. mas to muito contente na mesma, pelo menus até agora..

Mas bem.. quanto a epic, não é das minhas bikes de sonho, embora que algumas me chamem muito atenção devido a sua estetica.. mas sinceramente acho que para muito breve teremos uma "nova" epic ou melhor a arma da Scott para combater a Epic. Spark é claramente a combatente da epic.. mas mais leve.. não vou falar mais para não fazer off topic..

Espero em breve ter o prazer esprementar uma para falar bem.. ou mal! :twisted:


Cumps.

Bruno Atalaia
 

jginja

New Member
viva,
estou a considerar a aquisição de uma Epic.
tenho 1,86mt de altura. o tamnho L será suficiente para mim?

Obrigado
 

shaitan

New Member
Ai meu Deus nosso senhor Jesus Cristo no ceu e na terra!!!

Quanto eu me babo para qualquer coisa que seja SPECIALIZED...
"Raisparta" a quem é pobre tenho que me contentar com o modelo mais pobrzinho: HardRock Sport... :s

Quando for crescidinho e deixar de trabalhar em spots como o LIDL também hei-de comprar uma Epic ou, melhor ainda, uma Stumpjumper FSR...
Por agora posso apenas felicitar-te... PARABENS, até a cor é linda...!!!

Ai se a inveja matasse!!!
[[[[[[]]]]]]
 

skareb

Member
shaitan said:
Quando for crescidinho e deixar de trabalhar em spots como o LIDL também hei-de comprar uma Epic ou, melhor ainda, uma Stumpjumper FSR...

Tb trabalho na LIDL e não é por isso que deixo de ter as coisas com que sonho(sonhava), com calma temos tudo o que queremos!Afinal eles até pagam bem(pelo menos a mim)

fim do off topic :mrgreen:
 
Top