SS com forqueta rígida ou com suspensão?

ignite

Member
claro que cada um é livre de fazer o que quiser, e não é o facto de pedalar com sem mudanças, complicar ou descomplicar a vida que faz de nós piores ou melhores pessoas,

é simplesmente uma forma mais simples e desafogada e despreocupada de fazer algo,
vejo tambem como uma forma de contrariar aquilo que a própria sociedade e a publicidade e tudo o resto nos tentam fazer acreditar.


mais força nas pernas (seja de que forma for) e menos conversa, ehehe :)
 

pinas

New Member
Nao me expliquei, obviamente que uma forqueta aumenta a simplicidade de uma bicicleta, mas SS nao é simplicidade, SS é ter so uma velocidade, o que posteriormente torna a bicicleta mais simples. Forqueta é ainda mais simples, mas nao tem nada a ver com SS, é o que tenho tentado dizer. Quanto a mim, uso uma SS com suspensao, nao gosto de forquetas, e a suspensao ajuda muito em drops, escadas etc ... Se a forqueta é mais simples, é.
Aqui a diferença entre o SS é que o SS é acompanhar-mos uma MS com uma so mudança, o desafio de ter uma mudança bla bla bla o que obviamente nos vai limitar em relaçao aos outros, vamos ter que nos esforçar mais, mas posteriormente temos mais prazer. Com uma forqueta, ela nao nos "limita" como a SS, logo, nao estamos a aumentar o grau de dificuldade, apenas a mudar a maneira como o fazemos. Nao vou deixar de fazer um drop por ter uma forqueta, mas posso desmontar da bicicleta por nao ter mais que uma mudança. Logo Single Speed nao tem nada a ver com forqueta, enquanto que forqueta tem a ver com simplicidade, tal como Single Speed.

Quanto á forqueta numa dita "normal" acho que se enquadra perfeitamente, nao tem a ver com o singlespeed mas sim com a preferencia entre uma suspensao ou forqueta. Pessoalmente, gosto mais de uma suspensao, aproveito mais com uma suspensao do que com forqueta, nem acho que torne as coisas mais simples, embora possa ser mais simples, em toda a minha vida nunca fiz uma revisao a uma suspensao 8) nem ela deixou de funcionar. A forqueta para mim so complica, mas obviamente que pode para outros ser do melhor. É tal como SPD's ou plataforma, para termos uma coisa temos que abdicar da outra, tem que se ter algum radicalismo nestas opçoes, especialimente quando optamos pelas menos uilizadas, forquetas, SS, neste caso. Experimentem uma bike com forqueta, e vejam se gostam. Eu quando experimentei uma SS vi que era aquilo que queria, mas podemos nao nos adaptar com uma forqueta, e nao faz sentido sentirmo-nos pior a andar, ou aproveitar menos cada volta so por dizer que temos uma forqueta e que torna tudo mais simples.

Basicamente, Singlespeed e forqueta, sao duas opções distintas que temos, nao interfererem uma com a outra, nem é preciso termos uma para termos outra, depende de cada um, o uso que vamos dar á bicicleta e como queremos dá-lo, depois depende tambem do andamento de cada um, etc.

[nao comprem uma forqueta se nunca experimentaram, isso é um grande erro, pode ser uma boa compra como pode ser apenas dinheiro "com os porcos", experimentem sempre e comprem quando tiverem a certeza, nao comprem so por achar que gostam e que se adaptam]

Cumps
 

FDura

Utilizador Banido
Em relação com ou sem forqueta, vai ao gosto de cada um, e muito á condução (habilidade) também :shock:

Eu tenho uma forqueta rígida, mas se arranja-se uma suspensão com o mesmo peso e um bloqueio irrepreensível não hesitava em troca-la, não seria por isso que a minha bike deixaria de ser uma Single Speed :D

Pedalem mais e discutam menos :mrgreen:
 

pinas

New Member
Isto ja vai aqui um forróbodó 8) Para mim nao existe conceito SS, mas nao interessa, que isto ja ta com offtopic a mais.
 

biculas

New Member
Nos dias de hoje, o conceito SS tem a haver com isso mesmo, a simplicidade e a descontracção do pedalar numa bike.
Antigamente a SS, era apenas porque não havia outra escolha, pois as mudanças ainda eram coisas de ficção científica.
Ora, nos dias de hoje o retorno à SS, foi, pela simplicidade de uma bicicleta e a despreocupação no pedalar, pois não há gadgets mecânicos para se avariarem.

Portanto e volto a dizer, nos dias de hoje o conceito SS, é esse mesmo a simplicidade, daí, que faça sentido o não usar suspensões e amortecedores e sim forquetas, pois estas não nos dão preocupações de ajustes e ou avarias, como acontece com as suspensões.
É claro que cada um é livre de usar aquilo que quiser e que lhe faz sentir mais confortável, não é por isso que deixa de ser SS, só que hoje em dia o reaparecimento das SS foi o suprimir a tecnologia e todos esses gadgets mecânicos que existem.

Portanto quando eu digo, e já o disse num outro tópico, SS que se preze, não tem nem suspensão, nem travões de disco.

Volto a repetir, nos dias de hoje SS é sinónimo de simplicidade.


Abraço

Biculas
 

ze_zaskar

New Member
Concordo, apesar de uma bela forqueta rigida com a limpeza estetica dos travoes de disco ficar :shock:.
No entanto é essa a ideia que estava a tentar passar, que SS nao se resume á transmiçao, apesar de qualquer bike com uma so mudança ser SS.
:wink:
 

ze_zaskar

New Member
ze_zaskar said:
Concordo, apesar de uma bela forqueta rigida com a limpeza estetica dos travoes de disco ficar :shock:.
Tipo isto:
attachment.php


(sim, eu sei que tem mudanças, mas perceberam a ideia)
:wink:
 
Bem meus caros amigos, depois de acompanhar todas as vossas razões já fiz a minha escolha.
Digamos que uma suspensão fazia uma boa diferença para uma utilização mais radical de descer umas escadas ou até mesmo numa utilização em dirt, contudo a utilização que dou à minha bicicleta SS é mais soft e digamos que quando montei a primeira foi com o objectivo da simplicidade da máquina.
Assim voto mais no "conceito" do amigo Ze_Zaskar.
A suspensão que tinha já a vendi (o dinheiro vai dar para comprar uma ss de roda 16" para a minha filha... :wink:).
Vou continuar de forqueta rígida.

Um abraço a todos. :wink:
 

biculas

New Member
Boa opção Vitor, assim ficas tu e a tua filhota contentes.
Lá ver se um dia vens cá aos Algarves para dar-mos umas voltas de SS.

Um grande abraço

Biculas
 

eaoitava

Utilizador Banido
SS com forqueta = SingleSpeed = SS = SimpleS
SS com Suspenção = SingleSpeed = SS = Complicar o SimpleS

São as duas SS mas numa delas alguém complicou o que era simples.

É o que penso do conceito.

Abraço

ASilva

PS. Em montagem - SS - quadro GT Tequesta Cromoly, forqueta cromoly GT, travões cantilever Onza maquinados, rodas Ritchey e restante material lá em casa encostado, custo total, uma enormidade de € doh , um grande zero de € . :mrgreen:
 

jorgegt

New Member
A minha SS no inicio usava uma forqueta rigida de aluminio, mas tornava a frente baixa de mais e não me sentia muito seguro nas descidas, e como venho de uma bike com 100mm e outra de 130mm, fazia-me um bocado de impressão :mrgreen: troquei por uma RS SID usada, num bom negocio, então troquei. :hehe:
Mas concordo que numa SS fica muito bem uma BOA forqueta rigida, e digo BOA forqueta porque deve trazer conforto, não com uma de aluminio :twisted:
 

Tchivalo

New Member
De facto uma Single Speed fica melhor com forqueta, mas com muitos quilómetros em cima de terreno constantemente pedregoso, ficamos uma lástima, principalmente para quem gosta de andar sem luvas... :|
Então a questão é a seguinte...uso fork, e este domingo fui fazer a maratona do centro que tinha um terreno dificílimo e por variadas vezes tive que parar ou fazer as descidas a travar constantemente, o que me fez perder imenso tempo e ânimo... há alguma coisa que se possa fazer para contornar a dor nos nós dos dedos? luvas? punho diferentes? será que por ter mudado de punhos um dia antes da prova tenha contribuido para essa dôr? :s
 

ze_zaskar

New Member
Um guiador em aço e uns punhos gordos são boas soluções. Isso e uma boa técnica de descida, em que não se agarra demasiado o guiador.
Mas claro que cometeste um grande erro, que foi meter material novo antes de um grande evento :wink:
 

350plus

New Member
Acho que isso foi mesmo problema de técnica...

Se agarras o guiador da mesma forma como agarras numa bicicleta com suspensão vai-te acontecer isso tudo. Manter as mãos relativamente soltas é fundamental, o guiador tem que ter liberdade para deslizar um pouco por baixo da palma da mão e o controlos de direcção são feitos com toques muito leves. Requer um período de prática, de ínicio também estranhei, mas com tempo aprende-se a ter uma posição de mãos bem confortável.
 

Hardtail Trek

New Member
Uma coisa é certa, uma bike SS dá pujança nas pernas caraças!
Eu tenho uma bike de 1 velocidade, com uma forqueta de aço e adoro usar aquilo, mas em certos trilhos torna-se difícil tanto descer como subir, mas para andar em alcatrão ou em terra sem muito calhau é um espectáculo e para criar músculo nas subidas tb não há melhor.
Na bike SS que tenho actualmente torna-se muito difícil descer calhausada e subir paredes com raízes e calhaus, mas curtia montar uma mais apropriada para esses caminhos e se o fizer já vou querer uma suspensão com pouco curso, um carreto maior e uns pneus mais apropriados.
Alguém usa regularmente bike SS em caminhos mais lixados, maratonas, etc.? Podem dar umas dicas sobre o material mais recomendável?
Ah, e quanto aos travões: disco ou V-b?

Cumpr
 
Top