SS com forqueta rígida ou com suspensão?

Inicio este tópico na esperança de que muitos tem também esta dúvida quando começam a construir uma SS e que aqui possam ficar esclarecidos... Ou provávelmente ficarem ainda mais confusos ... :D
Quase todos nós sabemos os prós e contras da utilização de uma suspensão ou não numa bicicleta normal, contudo numa SS como será?
Na minha opinião acho que esta situação faz maior diferença entre vantagens e desvantagens numa SS onde o sprint é mais utilizado numa SS do que numa MS (multi speed).
O mercado emerge neste negócio das SS apresentando belas forquetas rígidas para as SS, contudo a preços ainda proíbidos que para quem não tem uma antiga forqueta rígida guardada na sua caixa de antiguidades possiveis de serem utilizadas, pensa realmente se valerá a pena tendo em conta que existem boas suspensões a preços equivalentes ou até mais baratos e com bloqueios que praticamente anulam a perda da potência aplicada em sprint...
E mesmo que assim não seja, em que o preço é o que menos importa, técnicamente como será o rendimento e o tipo de condução? Que escolha a considerar?
Mas depois há a cultura do movimento SS mais purista que pode considerar uma heresia a utilização de um "cangalho" de uma suspensão na simplicidade e leveza de uma máquina como é a SS. Talvez para muitos o mais importante este aspecto.

Na minha opinião vale toda a diversidade, com ou sem suspensões ou com outras tecnologias este movimento é levado ao sabor da nossa imaginação criando verdadeiras obras de arte onde para mim o que me fascina é mesmo pedalar só com uma simples desmultipicação. Quando ao assunto do tópico sei das vantagens de uma forqueta rígida que nos dá reacções rápidas na condução, leveza no conjunto, perda quase nula nas subidas em sprint e alguma adrenalina no reviver de sensações já perdidas numa condução algo nervosa e muito sensível ao terreno, mas muito cansaço ao fim de alguns quilometros nos braços a ver companheiros "suspendidos" a passarem por nós nas descidas e nas escadas a toda a velocidade...

Apresentem aqui as vossas opiniões e argumentos, tanto que eu até tenho encostada uma suspensão Marzocchi MX Comp com ETA prontinha para montar na minha SS, quero arranjar algum animo para lhe dar utilização ... :mrgreen:

Um abraço
Vítor (Tools) Santos
 

max

Elos Rápidos
Honestamente também tenho a mesma opinião, gosto muito de ver uma forqueta rigida numa SS mas apesar de a minha não ser um bom exemplo de suspensão já que é muito fraquinha e pesada, logo que possa vou trocá-la por uma melhor mas não rigida, a não ser que surja um bom negócio de uma rígida.
Eu também não sou um púrista senão tinha de ter um quadro de ferro suspensão rigida e ter patilhas até ao queixo (se calhar até me favorecia) :mrgreen:
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Eu pessoalmente gosto mais de rigida, gosto de sentir o chao, gosto de sentir a roda da frente a escorregar e a levantar, gosto de nao ter bombeio e por estranho que pareça faz-me sentir mais seguro em algumas descidas, pois nunca sinto a frente a afundar repentinamente. Mes mo quando ha uns tempor pus mudanças na minha bike, devido a uma lesao no joelho, mantive a forqueta rigida. Alem disso, ou se tem uma rigida total ou uma Fs :)
No entanto isso é uma questao muito pessoal, de gosto e ate da capacidade que cada um tem nos braços. Nao concordo com o pessoal criticar alguem por ter uma suspensa numa SS, é so uma forma mais acessivel de desfrutar desse conceito, mas perfeitamente valida.
:wink:
 

jppina

Member
Eu também sou dos que gosta mais da versão rígida!

Já tive 4 ss diferentes e actualmente apenas tenho 1.

A Kona Unit que tinha fez alguns km com o garfo Project 2 mas versão de dirt jumping... Segundo a marca devido a falta de componentes tiveram de montar esses... como eu sou muito chato a Kona europe trocou-me o garfo por um Project 2 normal... mas sem apoio para disco. Como era para v-brakes não me importei! Depois montei-lhe uma Pace RC 38 com lockout no guiador.

A P2 foi montada numa Kona Kilauea, com esticador e fez pelo menos 2 maratonas da Beselga e algumas voltas nos arredores de Viseu. Neste momento está ainda a serviço no veículo de deslocação para a escola!

Depois veio a Skyde que levou com um garfo Pace RC 31. Não quero outra coisa!

Ainda experimentei outro garfo, um antigo Koga Myata em cromoly numa kona explosif. Gostei bastante mas era "curto"...

Também tenho um garfo 29er, um On-one Carbono... não gosto tanto como o Pace... mas pode ser de ser 29er... se pudesse comparar com um PACE 29er é que era!

De todos os garfos que já experimentei sem dúvida o PAce é o melhor de todos! e não o trocava por nenhuma suspensão... pelo menos na SS :mrgreen:

Neste momento até tenho um parado... que vou guardar para mais tarde... de certeza que haverá onde o usar :wink:
 

350plus

New Member
Se o objectivo é andar mesmo depressa... pois claro que suspensão é o caminho. Pneus mais tempo no chão significam mais poder de travagem e controlo direccional. Singlespeeders que competem em provas sérias por esse mundo fora não a dispensam.

Mas para andar a passear com os amigos, a forqueta rígida funciona lindamente. E fiável, leve e proporciona sempre uma plataforma estável para pedalar. O desafio técnico que proporciona é um entretenimento extra para quebrar a monotonia de uma volta que conhecemos como a palma da mão.

Depois é tudo uma questão de estilo. Quer queiramos quer não, a estética das singlespeeds acaba por estar mais ou menos sujeita a um visual clássico, típico do inicio dos anos 90. Uma Fox F100RL destoa um bocado neste visual. :D
 

pinas

New Member
LOL o que é que singlespeed tem a ver com forqueta ? :shock: podem usar SS sem forqueta ou forqueta com MS. Nao é mais especifica a forqueta para SS ou vice-versa ... Acho que aqui ha uma ideia algo diferente do que sao as SS, SS nao implica ter forqueta, nem muitas outras coisas que se associam, e ja agora, porque eq este pessoal tende a chamar " a minha bicicleta " ( ou como quiseram ) á sua bicicleta e " a minha SingleSpeed " a uma bicicleta com singlespeed ? Para mim nao existem biciletas singlespeed. isso é o mesmo que chamarem " a minha bicicleta " ou " a minha semi-integrada " ( no caso de uma caixa de direcçao por exemplo )

[este pessoal, refiro-me a um grupo restrito de pessoas que leva as coisas assim, nao estou a julgar ninguem. Muito menos a dizer de alguem em especial, mas vejo muito disso por este forum fora, secalhar ate é pelo facto de terem mais que uma bicicleta e assim poderem distingui-las, tou so a mandar bitaites, eu sei]

Desculpem la tar so aqui a mandar palha...

No on-topic, parecendo que nao uma forqueta faz muita diferença, nao é bem como uma suspensao bloqueada, e vai-nos limitar muito nos trilhos, uma hardtail, é facil compensar a FS e manter a roda traseira colada ao chao com as pernas. Na frente isso ja é bem mais complicado, o que faz com que percamos o controlo da bicicleta mais facilmente, por muita tecnica que tenham, nao é a mesma coisa colar a traseria ou a frente .. Para alem da quantidade de força que temos mais nas pernas, a posiçao na bicicleta, em que temos quase todo o peso na pedaleia ( e a maioria dele reflecte-se na traseira ) e algum apoio apenas sobre o guiador, e se fizermos muita fora no guiador ao ponto de estarmos a "esforçar" mais a frente que a traseira, vamos ficar numa posiçao desconfortavel, na qual nao conseguimos quase manobrar a bicicleta.

Isto tudo para dizer: :arrow: Suspensao. Vais aproveitar muito mais, e acabar tambem por te divertir mais com uma suspensao. Abraço
 

ze_zaskar

New Member
Primeiro, SS tem a ver com a forqueta. So assim se tem a experiencia completa, do contexto em que se criou este nicho. Claro que usar um SS com suspensao é perfeitamente valido, mas o conceito geral de SS inclui uma forqueta rigida. E porque chamar SS à bike SS? Talvez porque este "pormenor" da trasmiçao altera bastante a utilizaçao da bike, a forma como andamos nela, sendo assim o factor que acaba por defeni-la. E so a titulo de referencia, é verdade que ha muita gente que lhe chama a "sua SS", mas quando falam da outra chamam-lhe a "sua MS".
Relativamente à segunda questao, ja ha um topico que fala disso, sendo este mais a proposito da relaçao das forquetas rigidas com o conceito SS na minha opiniao. No entanto, o que dizes nao é de todo correcto. O ser humano, felizmente, possui uma cordenaçao motora que lhe permite alternar com rapidez a posiçao do seu centro de massa sobre a bike, bem como amortecer os mais diversos impactos com os braçoes e pernas. Graças a isto nao temos de ir em cima de uma rigida a pensar "ora bem, agora vou por o peso para tras para amortecer a frente.....agora um bocadinho para a frente para amortecer com as pernas...". Alem disso o nosso peso esta mais bem distribuido pela pedaleira e guiador do que pensas, a menos que tenhas o guiador assim tao alto. Assim, numa absorçao dum impacto, a transferencia de pesos das pernas para os braços demora apenas uma fracçao, nao se mantendo e nao comprometendo assim o controlo da bike.
Por ultimo, isso do aproveitar é muito subjectivo, cada qual diverte-se à sua maneira, isto para nem falar do pessoal que com uma rigida é mais rapido do que alguns om suspensao.
:wink:
 

Remi

New Member
Eu também prefiro a forqueta ... já experimentei com uma suspensão e não tinha "aquele feeling".

Isto para mim tem a ver com vários factores:
- a SS é inerentemente uma bike mais "relax" ... as suspensões servem basicamente para se poder acelerar com maior segurança, o que não é tanto preciso nestas bikes.
- com a minha SS passar muito tempo a pedalar em pé, com suspensão há sempre o problema do bombear, a mim chateia-me mais do que me ajuda.
- o baixo peso de uma forqueta e a sua rigidez tornam a bike muito ágil e divertida, para mim ajuda a completar a experiência.

Isto é válido para a relação que uso, par ao meu tipo de andamento e terrenos que normalmente utilizo ... outros que esteja a experimentar outras relações diferentes (e eventualmente passeiem noutros tipos de terreno) poderão argumentar e com a sua razão.
 

pinas

New Member
SS tem tanto a ver com forqueta como MS ... tudo o que disses-te é valido, mas seria exactamente a mesma coisa numa MS, a experiencia completa de uma SS nao passa pela forqueta, passa por teres uma mudança. ou velocidade neste caso. uma SS nao deixa de ser SS por ter uma forqueta .. por esse raciocinio uma MS é mais SS por ter uma forqueta ...
 

ze_zaskar

New Member
Eu nao estou a falar de ter uma mudança ou nao, estou a falar do CONCEITO de SS. Varios factores fazem parte do conceito SS, sendo o mais importante a velocidade unica, mas tambem estando ligado às forquetas rigidas ou aos quadros em aço por exemplo. Uma bike com uma velocidade é uma SS? Claro, independentemente se tem forqueta com suspensao ou o mais complexo e avançado sistema de pivot virtual na suspensao traseira. E sim, uma MS com uma forqueta rigida acaba por estar mais proxima do CONCEITO de SS, pois adopta uma caracteristica que é habitual no ultimo.
:wink:
 

pinas

New Member
nao concordo, mas nao tentes convencer-me porque acredita que nao consegues :mrgreen:

on-topic- A suspensao na SS ou na MS depende muito tambem da modalidade, como é obvio
 

Remi

New Member
Pinas, na tua SS usas suspensão, né? ...
(tens uma, certo? .. com tanta certeza nas tuas afirmações seria no mínimo caricato estares a falar sem conhecimento de causa)

... então .. em que baseias essa escolha? quais as vantagens? ...

... é isso que o santosvitor quer saber! ... que é possível e válido usar suspensão seja em que bike for, isso já todos sabemos. DUH!

Relembro a minha (pouca, mas de boa vontade) experiência:

Remi said:
sto para mim tem a ver com vários factores:
- a SS é inerentemente uma bike mais "relax" ... as suspensões servem basicamente para se poder acelerar com maior segurança, o que não é tanto preciso nestas bikes.
- com a minha SS passar muito tempo a pedalar em pé, com suspensão há sempre o problema do bombear, a mim chateia-me mais do que me ajuda.
- o baixo peso de uma forqueta e a sua rigidez tornam a bike muito ágil e divertida, para mim ajuda a completar a experiência.
 

ignite

Member
mesmo (talvez ainda) não sendo Singlespeeder, acho que tal como o Ze_Zaskar tem dito, passa pelo CONCEITO de SS que não tem a ver com tipos de andamento, voltas, competição, etc... mas com SIMPLICIDADE.

acho que ja escrevi algo parecido neste forum (e sobre SS)

E uma suspensão, tal como as mudanças, é uma peça bastante complexa.

por vezes perdemo-nos com demasiadas engenhocas, tal como no dia-a-dia, os telemoveis 3G's, as televisões plasmas, os surrounds...
e esquecemo-nos que o que nos dá prazer é a ESSÊNCIA.

se os tleemoveis ainda fossem 1G em vez de 2G continuariamos a comunicar sem nos queixar,
se as tv's fossem crt e o som mono continuariamos a ver aqueles filmes,
se para ouvir musica ainda fosse apenas o vinil em vez do mp3, continuariamos a ouvir musica...
se as bikes fossem todas SS sem mudanças, continuariamos a divertirmo-nos em cima delas....

os senhores do dinheiro passam a vida a criar artificios que dizem melhorar-nos a vida para poderem vender mais ou continuar a vender.
é verdade que alguns facilitam e sao bem aliciantes.
mas nao deixariamos de fazer as coisas caso nunca soubessemos da existencia dessas coisas.

é essa a essencia q vejo no CONCEITO SS que o Ze_Zaskar tanto fala, dai a discordancia que ele (o outros) mostra(m) quanto às suspensões no SS.

é manter a simplicidade quando o "complicar" só tira piada às coisas. é mais divertido quando é mais complicado, simples ou dificil, quando não temos máquinas e engenhocas a fazer o trabalho por nós.

é continuar a pedalar, da forma mais simples e humilde, sem gastar rios de dinheiro e carregar montras tecnológicas.
é reciclar e reaproveitar materiais velhos, usados e apanhados ou adquiridos das formas mais estranhas (como tambem tenho visto).

é manter algo que parece obsoleto (mas que na realidade mantem a essencia da bicicleta) e pedalar e divertir mais em vez de passar a vida a experimentar peças novas e diferentes, como se ve muito por ai "ai a minha bike ja vai com 1000km em 2 anos, ja ta a ficar gasta, ag quero uma XPTO" ou "como sou preguiçoso demais para tirar os 130kg da barriga, quero uma bike mais leve", como se pedalassem apenas so para justificar (ou pra tirar o peso da consciencia) do dinheiro que gastam a todo o momento em peças mais XPTO XTR X.0 carbono para mostrar a quem passa
 

floopi

New Member
Re: SS com forqueta rígida ou com suspensão?

:lol: :lol: AMEM 2

mas acrescento que cada um é livre de fazer o que quiser quando quiser!!!

no fundo segundo o que entendi, no pouco tempo que cá ando, é que o SS está intimamente ligado à simplicidade, logo forqueta rigida é mais simples que suspensão... mas... cada um anda com o que gosta... :mrgreen:

abraço
 

biculas

New Member
Não podia estar mais de acordo.

Pedalar numa SS, é deixar de me preocupar com desafinações.
Pedalar numa SS, é gozar mais os trilhos e a paisagem que me envolve.
Pedalar numa SS, é chegar ao topo da subida sem desmontar e sentir o sabor da vitória.
Pedalar numa SS, enfim é gozar 100% a bicicleta.
Pedalar numa SS, é ter mais dinheiro na carteira para as petiscadas com a malta.... :mrgreen:

Quanto à questão do tópico, com forqueta rígida o gozo de pedalar é ainda maior, pois sente-se todo o terreno e torna-se mais fácil esta ou aquela manobra. Além de que a bike fica muito mais bonita e com uma frente muito mais leve, o que a subir, é uma vantagem.

Depois de muitos km's em single speed, digo-vos... ESTOU VICIADO......


Abraços

Biculas
 
Concordo inteiramente com o ze_zaskar quando diz "estou a falar do CONCEITO de SS". Realmente uma SS seria algo bastante simples quer em termos de utilização, manutenção e mesmo custo... Acontece é que nós adaptamos o "conceito" a gosto e depois vêmos SS + simples e outras + actualizadas. Bem vindos ao mundo das cores.

Um Abraço
 
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