Specialized Pitch Comp 650B

lgass

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Olá a todos,

venho aqui iniciar o tópico da minha aquisição.

Sou novato nisto das bikes de "crescidos" pelo que a minha análise vai crescer à medida que o odómetro da bike for tendo mais quilómetros.


Specs
QUADRO - Specialized em alumínio A1 Premium, geometria Sport Trail 650b, tubos de espessura variável, tubo da direção manipulado externamente, dropouts forjados c/ apoio de disco reforçado, apoio de desviador substituível em alumínio
FORQUETA - SR Suntour XCM 650b exclusiva, c/ amortecimento Multi-Circuit, jarras em alumínio, mola de mola/MCU, pernas Hi-Ten 30mm, coluna 1-1/8", bloqueio hidráulico c/ ajuste de pré-carga, apoio para disco, 80/100mm de curso conforme o tamanho
CAIXA DIRECÇÃO - 1-1/8" em cima e em baixo, Zerostack 44, copos em aço, rolamentos de esferas soltas
AVANÇO - Specialized, alumínio forjado 3D, 4 parafusos, elevação 7 graus, anti-corrosão
GUIADOR - Specialized, pouco elevado, alumínio 6061 de espessura variável, recuo 9 graus, elevação 5 graus, elevação 15mm, 31.8mm
PUNHOS - Specialized Body Geometry XCT, Kraton c/ gel, fixação lock-on, lateral fechada, 132mm
TRAVÃO DIANTEIRO - Tektro Auriga, disco hidráulico, pastilhas resina/metálicas
TRAVÃO TRASEIRO - Tektro Auriga, disco hidráulico, pastilhas resina/metálicas
MANETES TRAVÃO - Tektro Auriga, hidráulico, alcance ajustável com chave
DESVIADOR DIANTEIRO - Shimano Altus, high mount, bottom swing, dual-pull
DESVIADOR TRASEIRO - Shimano Acera, 9 velocidades, caixa SGS
MANÍPULOS MUDANÇAS - Shimano Altus Rapidfire Plus, SL type, c/ visor
CASSETE - Sunrace, 9 velocidades, 11-34
CORRENTE - KMC X9, 9 velocidades, elo rápido Missing Link reutilizável
PEDALEIRO - Specialized Stout, alumínio forjado, 9 velocidades, eixo cónico quadrado
EIXO PEDALEIRO - Quadrado cónico, rolamentos de cartridge
PEDAIS - Plataforma em compósito, c/ refletores, 9/16"
AROS - Specialized Stout, 650b para disco, parede dupla em alumínio, junção cravada, largura interior de 25mm, 32f
CUBO DIANTEIRO - Specialized Hi Lo para disco, alumínio, selantes duplos, pista plana, aperto rápido, 32f
CUBO TRASEIRO - Specialized Hi Lo para disco, alumínio, selantes duplos, rolamentos de esferas soltas, aperto rápido, 32f
RAIOS - Inox, 14g, c/ cabeças de latão
PNEU DIANTEIRO - Specialized Fast Trak Sport, 40TPI, flancos em arame, proteção Flak Jacket, 650bx2.0"
PNEU TRASEIRO - Specialized Fast Trak Sport, 40TPI, flancos em arame, proteção Flak Jacket, 650bx2.0"
CÂMARAS DE AR - Válvula Schrader standard
SELIM - Body Geometry de montanha, acolchoamento alto, carris em aço, 143mm
ESPIGÃO - Alumínio, 2 parafusos, micro ajuste, offset de 12.5mm, 30.9mm, anti-corrosão
APERTO ESPIGÃO - Alumínio, vedante de fibra de vidro e nylon, aperto-rápido, 34.9mm


Contexto:
Após muita procura de bicicletas “entrada de gama” acabei por escolher a Pitch Comp 650B por, dentro do meu orçamento, aliar o design, as componentes, a possibilidade de assistência e o potencial de evolução que mais se aproximava ao que queria. Haveriam algumas com melhores componentes mas a perder no design (Rockrider 540), algumas com melhor design mas a perder na assistência e preço (Radon) e algumas a ganhar no preço mas a perder no resto (Trailrock).

Escolhi também o 650B por ser um compromisso entre o clássico 26” e o badalado 29”. Procurava versatilidade e, de todas as leituras que fiz, acabei por fazer esta escolha de forma consciente. E acredito mesmo que o fiz.

Para já, a minha bicicleta conta com 65 quilómetros. No primeiro dia em que lhe peguei, fui até à Expo e voltei. Sempre por cidade, ao lado dos carros, sem usar ciclovias (um total de 27 km’s). A restante distância foi de uma segunda volta em ritmo de passeio com um amigo. Uma volta “redonda” a Lisboa, sempre usando as ciclovias (exceto no troço Ajuda-Monsanto). Isto para dizer que ainda não coloquei a bicicleta no seu ambiente mais natural.

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Análise:
Ao dia de hoje, com uma bolsa atrás do guiador, computador de bordo, bidon de água, capa de gel para selim, luz traseira, cadeado e kit mecânico a bicicleta tem um total de 15 kg (tamanho L). Acredito que sem estes extras esta perto nos 14 kg.

As minhas primeiras impressões dizem-me que a bicicleta é bastante confortável (2 ou 3 horas lá sentado não causam desconforto). O guiador, largo, permite um bom controlo e estabilidade.
A rolar em estrada, sem grande esforço chego aos 30 km/h, sendo que nas descidas a aceleração é fácil (disparo quando comparado com um amigo mais pesado a rodar em 26”).
Sinto que a bicicleta não é tão ágil quanto eu consigo ser (provavelmente ainda tenho que me ambientar melhor). Quando em cidade me vejo obrigado a parar, sem descer as mudanças, acabo também por ter que me esforçar para voltar a arrancar (azelha?).

O desviador traseiro funciona de forma excelente. Já o dianteiro, na primeira volta, teve duas “paragens”. Ainda não percebi se foi por ir com pedalada pesada, se foi erro “técnico” meu ou se foi alguma “anomalia”. Estou atento para ver se acontece novamente.

Os travões, não tendo ainda sido necessários em toda a sua performance, são fiáveis. Facilmente confio alguma velocidade na bike, sabendo que tenho alguma eficácia no abrandamento.
No geral, sinto que a bicicleta é uma roladora e estou (ainda em fase lua-de-mel) bastante satisfeito com a aquisição. Quanto a modificações/substituições, devo dizer que não estou a pensar em nenhuma sem que o material se desgaste e a isso obrigue. Ainda assim, digam-me o que poderia fazer para melhorar a minha menina. Especialmente a nível de pneus que é aquilo que conto mudar primeiro.


Conto amanhã aventurar-me, sozinho, por Monsanto. Mais fotos e potencialmente vídeos virão.
 
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lgass

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Tal como prometido, no sábado fui andar por Monsanto.

Acabei por conseguir fazer 4 trilhos engraçados (mas muito curtos), mas também me apercebi que tenho mesmo muito para aprender antes de me meter em passeios BTT com o pessoal.

Andar a 30 km/h a descer um trilho não é nada parecido com andar a 60 km/h em estrada.

Ainda assim, senti a bike estável, a ser capaz de aguentar os meus erros todos. As raízes e os buracos maiores foram sendo passados sem sobressaltos. Este aconteceram mais com os timings de travagem em pedra solta, onde por 2 ou 3 vezes derrapei.

Gostei de sentir a velocidade do desviador acera a responder quando eu precisava. Porém a suspensão pareceu-me rija. estaria algo mal definido?

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lgass

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neste momento vou com cerca de 220 km's no odómetro.

sinto-me bastante confortável na bike mas nas descidas sinto a necessidade de me posicionar atrás do selim. Isto será normal ou deverei chegar o selim ligeiramente para trás?

recentemente fui dar uma volta com uma RR roda 26 mas com 2 pneus de cicloturismo, uma scott aspect com o pneu dianteiro de cicloturismo e com uma bike de estrada e não fiquei a perder para nenhuma.

de vez em quando sinto é que o desviador dianteiro não será tão eficaz como gostaria. Será azelhice ou este desviador exige alguma paciência (ou alguma afinação)?
 

demorider

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sinto-me bastante confortável na bike mas nas descidas sinto a necessidade de me posicionar atrás do selim. Isto será normal ou deverei chegar o selim ligeiramente para trás?[/QUOTE]

A descer trilho isso e normal, se reparares no pessoal do dh eles vêm quase sempre com o rabo em "cima" da roda (modalidades diferentes, princípios base iguais).. A descer por exemplo um estrada em alcatrão onde podes vir sentado não há necessidade disso..

Porque dizes que o desviador e pouco eficaz? as mudanças não entram bem?

Parabéns pela máquina e que tê dê muitos e bons kilometros neste fantástico mundo do BTT ;)
 

lgass

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de inicio ele "bloqueou" duas ou três vezes, mas eu atribuí isto ao "acamar" do material.

o que agora acontece mais é que parece que tenho que ficar com o dedo na patilha para a mudança passar completamente. especialmente para a tornar mais pesada (ir para o prato maior).
 

SeteGu

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Quando em cidade me vejo obrigado a parar, sem descer as mudanças, acabo também por ter que me esforçar para voltar a arrancar (azelha?).
Isso é normal. É falta de habito...

Porém a suspensão pareceu-me rija. estaria algo mal definido?
É normal que sintas a suspensão dura nesse tipo de trilhos em Monsanto... é um suspensão de entrada de gama.

sinto-me bastante confortável na bike mas nas descidas sinto a necessidade de me posicionar atrás do selim. Isto será normal ou deverei chegar o selim ligeiramente para trás?
Podes chegar o selim um pouco mais para trás se te sentires mais confortável dessa maneira e desde que não ultrapasses as marcas que provavelmente estarão inscritas nos carris do selim.
De resto é como o demorider disse.

de vez em quando sinto é que o desviador dianteiro não será tão eficaz como gostaria. Será azelhice ou este desviador exige alguma paciência (ou alguma afinação)?
Ainda não entendi muito bem o que se passa... Colocas o shifter na posição certa e a mudança não entra?
Mas o desviador mexe-se, certo?

É normal que a transmissão desafine nos primeiros kms... os cabos são novos e acabam por alongar um pouco no inicio provocando a desafinação.
 
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lgass

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o que aconteceu duas ou 3 vezes é que a corrente bloqueava mesmo... parecia que ficava presa naquela barrinha do desviador. nos últimos 160 km's não mais aconteceu.

agora, quando quero subir (nas mudanças da frente) do meio para a mais pesada, tenho que carregar no shifter mas ficar a segurar a posição durante duas ou 3 pedaladas
 

demorider

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Essa questão do desviador parece-me uma questão de afinação.. Teres de ficar a segurar o manípulo para a mudança entrar penso que seja normal (pelo menos na minha era) mas teres de dar 2 ou 3 pedaladas até a corrente entrar já não e normal..

Uma coisa que pode estar a ajudar a dificultar a entrada da corrente e estares a cruzar de mais a corrente.. Por exemplo estares com a corrente nos primeiros carretos (carretos maiores) da k7 e meteres no prato grande a frente, como fica muito cruzada custa mais a entrar, além de danificar a corrente..

Se a bike e nova pode também ter sido os cabos que "esticaram", normalmente o material novo ao fim de umas voltas e de ter ganhado " cama" precisa de levar uma afinação..

Se compras-te a bicicleta nova passa na loja e pede para te afinarem o desviador, uma vez que a bike foi lá comprada quase de certeza que não te cobram pelo serviço.. Se não da uma vista de olhos neste tópico http://www.forumbtt.net/showthread.php?2676-Como-Afinar-o-Desviador-Dianteiro
 
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