Olá a todos,
venho aqui iniciar o tópico da minha aquisição.
Sou novato nisto das bikes de "crescidos" pelo que a minha análise vai crescer à medida que o odómetro da bike for tendo mais quilómetros.
Specs
QUADRO - Specialized em alumínio A1 Premium, geometria Sport Trail 650b, tubos de espessura variável, tubo da direção manipulado externamente, dropouts forjados c/ apoio de disco reforçado, apoio de desviador substituível em alumínio
FORQUETA - SR Suntour XCM 650b exclusiva, c/ amortecimento Multi-Circuit, jarras em alumínio, mola de mola/MCU, pernas Hi-Ten 30mm, coluna 1-1/8", bloqueio hidráulico c/ ajuste de pré-carga, apoio para disco, 80/100mm de curso conforme o tamanho
CAIXA DIRECÇÃO - 1-1/8" em cima e em baixo, Zerostack 44, copos em aço, rolamentos de esferas soltas
AVANÇO - Specialized, alumínio forjado 3D, 4 parafusos, elevação 7 graus, anti-corrosão
GUIADOR - Specialized, pouco elevado, alumínio 6061 de espessura variável, recuo 9 graus, elevação 5 graus, elevação 15mm, 31.8mm
PUNHOS - Specialized Body Geometry XCT, Kraton c/ gel, fixação lock-on, lateral fechada, 132mm
TRAVÃO DIANTEIRO - Tektro Auriga, disco hidráulico, pastilhas resina/metálicas
TRAVÃO TRASEIRO - Tektro Auriga, disco hidráulico, pastilhas resina/metálicas
MANETES TRAVÃO - Tektro Auriga, hidráulico, alcance ajustável com chave
DESVIADOR DIANTEIRO - Shimano Altus, high mount, bottom swing, dual-pull
DESVIADOR TRASEIRO - Shimano Acera, 9 velocidades, caixa SGS
MANÍPULOS MUDANÇAS - Shimano Altus Rapidfire Plus, SL type, c/ visor
CASSETE - Sunrace, 9 velocidades, 11-34
CORRENTE - KMC X9, 9 velocidades, elo rápido Missing Link reutilizável
PEDALEIRO - Specialized Stout, alumínio forjado, 9 velocidades, eixo cónico quadrado
EIXO PEDALEIRO - Quadrado cónico, rolamentos de cartridge
PEDAIS - Plataforma em compósito, c/ refletores, 9/16"
AROS - Specialized Stout, 650b para disco, parede dupla em alumínio, junção cravada, largura interior de 25mm, 32f
CUBO DIANTEIRO - Specialized Hi Lo para disco, alumínio, selantes duplos, pista plana, aperto rápido, 32f
CUBO TRASEIRO - Specialized Hi Lo para disco, alumínio, selantes duplos, rolamentos de esferas soltas, aperto rápido, 32f
RAIOS - Inox, 14g, c/ cabeças de latão
PNEU DIANTEIRO - Specialized Fast Trak Sport, 40TPI, flancos em arame, proteção Flak Jacket, 650bx2.0"
PNEU TRASEIRO - Specialized Fast Trak Sport, 40TPI, flancos em arame, proteção Flak Jacket, 650bx2.0"
CÂMARAS DE AR - Válvula Schrader standard
SELIM - Body Geometry de montanha, acolchoamento alto, carris em aço, 143mm
ESPIGÃO - Alumínio, 2 parafusos, micro ajuste, offset de 12.5mm, 30.9mm, anti-corrosão
APERTO ESPIGÃO - Alumínio, vedante de fibra de vidro e nylon, aperto-rápido, 34.9mm
Contexto:
Após muita procura de bicicletas “entrada de gama” acabei por escolher a Pitch Comp 650B por, dentro do meu orçamento, aliar o design, as componentes, a possibilidade de assistência e o potencial de evolução que mais se aproximava ao que queria. Haveriam algumas com melhores componentes mas a perder no design (Rockrider 540), algumas com melhor design mas a perder na assistência e preço (Radon) e algumas a ganhar no preço mas a perder no resto (Trailrock).
Escolhi também o 650B por ser um compromisso entre o clássico 26” e o badalado 29”. Procurava versatilidade e, de todas as leituras que fiz, acabei por fazer esta escolha de forma consciente. E acredito mesmo que o fiz.
Para já, a minha bicicleta conta com 65 quilómetros. No primeiro dia em que lhe peguei, fui até à Expo e voltei. Sempre por cidade, ao lado dos carros, sem usar ciclovias (um total de 27 km’s). A restante distância foi de uma segunda volta em ritmo de passeio com um amigo. Uma volta “redonda” a Lisboa, sempre usando as ciclovias (exceto no troço Ajuda-Monsanto). Isto para dizer que ainda não coloquei a bicicleta no seu ambiente mais natural.
Análise:
Ao dia de hoje, com uma bolsa atrás do guiador, computador de bordo, bidon de água, capa de gel para selim, luz traseira, cadeado e kit mecânico a bicicleta tem um total de 15 kg (tamanho L). Acredito que sem estes extras esta perto nos 14 kg.
As minhas primeiras impressões dizem-me que a bicicleta é bastante confortável (2 ou 3 horas lá sentado não causam desconforto). O guiador, largo, permite um bom controlo e estabilidade.
A rolar em estrada, sem grande esforço chego aos 30 km/h, sendo que nas descidas a aceleração é fácil (disparo quando comparado com um amigo mais pesado a rodar em 26”).
Sinto que a bicicleta não é tão ágil quanto eu consigo ser (provavelmente ainda tenho que me ambientar melhor). Quando em cidade me vejo obrigado a parar, sem descer as mudanças, acabo também por ter que me esforçar para voltar a arrancar (azelha?).
O desviador traseiro funciona de forma excelente. Já o dianteiro, na primeira volta, teve duas “paragens”. Ainda não percebi se foi por ir com pedalada pesada, se foi erro “técnico” meu ou se foi alguma “anomalia”. Estou atento para ver se acontece novamente.
Os travões, não tendo ainda sido necessários em toda a sua performance, são fiáveis. Facilmente confio alguma velocidade na bike, sabendo que tenho alguma eficácia no abrandamento.
No geral, sinto que a bicicleta é uma roladora e estou (ainda em fase lua-de-mel) bastante satisfeito com a aquisição. Quanto a modificações/substituições, devo dizer que não estou a pensar em nenhuma sem que o material se desgaste e a isso obrigue. Ainda assim, digam-me o que poderia fazer para melhorar a minha menina. Especialmente a nível de pneus que é aquilo que conto mudar primeiro.
Conto amanhã aventurar-me, sozinho, por Monsanto. Mais fotos e potencialmente vídeos virão.
venho aqui iniciar o tópico da minha aquisição.
Sou novato nisto das bikes de "crescidos" pelo que a minha análise vai crescer à medida que o odómetro da bike for tendo mais quilómetros.
Specs
QUADRO - Specialized em alumínio A1 Premium, geometria Sport Trail 650b, tubos de espessura variável, tubo da direção manipulado externamente, dropouts forjados c/ apoio de disco reforçado, apoio de desviador substituível em alumínio
FORQUETA - SR Suntour XCM 650b exclusiva, c/ amortecimento Multi-Circuit, jarras em alumínio, mola de mola/MCU, pernas Hi-Ten 30mm, coluna 1-1/8", bloqueio hidráulico c/ ajuste de pré-carga, apoio para disco, 80/100mm de curso conforme o tamanho
CAIXA DIRECÇÃO - 1-1/8" em cima e em baixo, Zerostack 44, copos em aço, rolamentos de esferas soltas
AVANÇO - Specialized, alumínio forjado 3D, 4 parafusos, elevação 7 graus, anti-corrosão
GUIADOR - Specialized, pouco elevado, alumínio 6061 de espessura variável, recuo 9 graus, elevação 5 graus, elevação 15mm, 31.8mm
PUNHOS - Specialized Body Geometry XCT, Kraton c/ gel, fixação lock-on, lateral fechada, 132mm
TRAVÃO DIANTEIRO - Tektro Auriga, disco hidráulico, pastilhas resina/metálicas
TRAVÃO TRASEIRO - Tektro Auriga, disco hidráulico, pastilhas resina/metálicas
MANETES TRAVÃO - Tektro Auriga, hidráulico, alcance ajustável com chave
DESVIADOR DIANTEIRO - Shimano Altus, high mount, bottom swing, dual-pull
DESVIADOR TRASEIRO - Shimano Acera, 9 velocidades, caixa SGS
MANÍPULOS MUDANÇAS - Shimano Altus Rapidfire Plus, SL type, c/ visor
CASSETE - Sunrace, 9 velocidades, 11-34
CORRENTE - KMC X9, 9 velocidades, elo rápido Missing Link reutilizável
PEDALEIRO - Specialized Stout, alumínio forjado, 9 velocidades, eixo cónico quadrado
EIXO PEDALEIRO - Quadrado cónico, rolamentos de cartridge
PEDAIS - Plataforma em compósito, c/ refletores, 9/16"
AROS - Specialized Stout, 650b para disco, parede dupla em alumínio, junção cravada, largura interior de 25mm, 32f
CUBO DIANTEIRO - Specialized Hi Lo para disco, alumínio, selantes duplos, pista plana, aperto rápido, 32f
CUBO TRASEIRO - Specialized Hi Lo para disco, alumínio, selantes duplos, rolamentos de esferas soltas, aperto rápido, 32f
RAIOS - Inox, 14g, c/ cabeças de latão
PNEU DIANTEIRO - Specialized Fast Trak Sport, 40TPI, flancos em arame, proteção Flak Jacket, 650bx2.0"
PNEU TRASEIRO - Specialized Fast Trak Sport, 40TPI, flancos em arame, proteção Flak Jacket, 650bx2.0"
CÂMARAS DE AR - Válvula Schrader standard
SELIM - Body Geometry de montanha, acolchoamento alto, carris em aço, 143mm
ESPIGÃO - Alumínio, 2 parafusos, micro ajuste, offset de 12.5mm, 30.9mm, anti-corrosão
APERTO ESPIGÃO - Alumínio, vedante de fibra de vidro e nylon, aperto-rápido, 34.9mm
Contexto:
Após muita procura de bicicletas “entrada de gama” acabei por escolher a Pitch Comp 650B por, dentro do meu orçamento, aliar o design, as componentes, a possibilidade de assistência e o potencial de evolução que mais se aproximava ao que queria. Haveriam algumas com melhores componentes mas a perder no design (Rockrider 540), algumas com melhor design mas a perder na assistência e preço (Radon) e algumas a ganhar no preço mas a perder no resto (Trailrock).
Escolhi também o 650B por ser um compromisso entre o clássico 26” e o badalado 29”. Procurava versatilidade e, de todas as leituras que fiz, acabei por fazer esta escolha de forma consciente. E acredito mesmo que o fiz.
Para já, a minha bicicleta conta com 65 quilómetros. No primeiro dia em que lhe peguei, fui até à Expo e voltei. Sempre por cidade, ao lado dos carros, sem usar ciclovias (um total de 27 km’s). A restante distância foi de uma segunda volta em ritmo de passeio com um amigo. Uma volta “redonda” a Lisboa, sempre usando as ciclovias (exceto no troço Ajuda-Monsanto). Isto para dizer que ainda não coloquei a bicicleta no seu ambiente mais natural.
Análise:
Ao dia de hoje, com uma bolsa atrás do guiador, computador de bordo, bidon de água, capa de gel para selim, luz traseira, cadeado e kit mecânico a bicicleta tem um total de 15 kg (tamanho L). Acredito que sem estes extras esta perto nos 14 kg.
As minhas primeiras impressões dizem-me que a bicicleta é bastante confortável (2 ou 3 horas lá sentado não causam desconforto). O guiador, largo, permite um bom controlo e estabilidade.
A rolar em estrada, sem grande esforço chego aos 30 km/h, sendo que nas descidas a aceleração é fácil (disparo quando comparado com um amigo mais pesado a rodar em 26”).
Sinto que a bicicleta não é tão ágil quanto eu consigo ser (provavelmente ainda tenho que me ambientar melhor). Quando em cidade me vejo obrigado a parar, sem descer as mudanças, acabo também por ter que me esforçar para voltar a arrancar (azelha?).
O desviador traseiro funciona de forma excelente. Já o dianteiro, na primeira volta, teve duas “paragens”. Ainda não percebi se foi por ir com pedalada pesada, se foi erro “técnico” meu ou se foi alguma “anomalia”. Estou atento para ver se acontece novamente.
Os travões, não tendo ainda sido necessários em toda a sua performance, são fiáveis. Facilmente confio alguma velocidade na bike, sabendo que tenho alguma eficácia no abrandamento.
No geral, sinto que a bicicleta é uma roladora e estou (ainda em fase lua-de-mel) bastante satisfeito com a aquisição. Quanto a modificações/substituições, devo dizer que não estou a pensar em nenhuma sem que o material se desgaste e a isso obrigue. Ainda assim, digam-me o que poderia fazer para melhorar a minha menina. Especialmente a nível de pneus que é aquilo que conto mudar primeiro.
Conto amanhã aventurar-me, sozinho, por Monsanto. Mais fotos e potencialmente vídeos virão.
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