Olá a todos,
Aproveito este espaço para vos trazer uma análise, não muito aprofundada, sobre a minha bicicleta. Trata-se de uma Specialized Hardrock versão Sport de 2009. Comprei-a em Agosto de 2009 e, tendo já feito mais de 300 km nela, julgo-me em condições de opinar sobre a mesma, com alguma segurança.
Introdução:
A Hardrock é um modelo de bike com quadro em alumínio aconselhado para XC não muito agressivo , com uma geometria interessante e com uma gama de modelos que oscilam, preço tabela, entre os 359€ e os 719€. Poderão consultar mais no sitio da Specialized Portugal, em: http://www.specialized.pt/?sc=010313&id=1097&tab=technical
Antes de avançar mais convém lembrar os componentes de base:
QUADRO: Specialized alumínio A1 Premium
SUSPENSÃO: SR Suntour SF8-XCT-V2 80mm
CAIXA DE DIRECÇÃO: Specialized sem rosca 1-1/8”, esferas
AVANÇO: Specialized forjado 3D, elevação 10º, aperto 25.4mm
GUIADOR: Specialized alumínio, elevação 25mm, largura 640mm, recuo 8º, elevação 8º, ø3.2mm
PUNHOS: Specialized Enduro, composto duplo Kraton, sem flanco, 131mm
TRAVÃO DIANTEIRO: Alumínio de acção linear, calço de 1 peça
TRAVÃO TRASEIRO: Alumínio de acção linear, calço de 1 peça
MANETES DE TRAVÃO: Specialized acção linear
DESVIADOR DIANTEIRO: Shimano Altus, braçadeira 34.9mm
DESVIADOR TRASEIRO: SRAM X-4, caixa média
MANÍPULOS MUDANÇAS: SRAM X-4, 8-velocidades trigger
CASSETE: SRAM PG-820, 8-velocidades, 11-32d
CORRENTE: KMC X8 c/ Missing Link reutilizável
CASSETE: SR SunTour, eixo Octalink
PRATOS: 42 x 32 x 22
EIXO: Shimano BB-ES25, eixo Octalink, rolamentos selados, 68mm x 113mm
PEDAIS: Base em metal, corpo em material compósito, 9/16”
AROS: Specialized RH, 26", reforçado na junção, alumínio parede dupla, paredes CNC, 32f
CUBO DIANTEIRO: Specialized Hi Lo, alumínio forjado, selante duplo, esferas, 32f
CUBO TRASEIRO: Shimano FH-RM30 alumínio forjado, cassete, aperto-rápido, 32f
RAIOS: 1.8mm (15g) inox
PNEU DIANTEIRO: Specialized Fast Trak LK Sport, 26x2.0", 60TPI, flancos arame
PNEU TRASEIRO: Specialized Fast Trak LK Sport, 26x2.0", 60TPI, flancos arame
CÂMARAS DE AR: Specialized válvula schraeder
SELIM: Specialized XC, Body Geometry, largura 143mm, amortecimento à frente e atrás
ESPIGÃO DO SELIM: Specialized alumínio 2-parafusos, directo sem recuo, micro ajuste, 30.9mm
APERTO DO ESPIGÃO: Specialized alumínio c/ aperto-rápido
Bem antes de mais os pontos negativos:
Avanço: trata-se de um avanço muito curto, pelo menos na medida do meu quadro 17’’ quase não conseguia encaixar o suporte do Sigma 1009. É um componente a alterar em breve pois para alguém que como eu (1,77m) um avanço de 100 mm fará maravilhas.
Pneus: Sinceramente, pensei inicialmente serem bons pneus, mas à medida que a minha confiança na minha condução foi aumentando, a minha confiança nos pneus foi diminuindo. Acho-os relativamente maus em qualquer piso …em areia solta escorregam muito, em piso molhado até se comportam razoavelmente, em lama, é uma desgraça, parecem lisos. Entretanto, após ter ficado apeado por causa de dois furos, descobri que a lateral dos pneus é pouco espessa.
Suspensão: é uma suspensão que não dá para grandes voos, sem grande suavidade a ler o terreno e os pulsos e braços acabam por sofrer sempre um pouco ao fim de alguns quilómetros.
Selim: duro e pesado. Os meus glúteos XD ainda não se adaptaram ao selim e ainda fico dorido depois das voltas que tenho dado, mesmo utilizando calções da Specialized muito confortáveis.
Agora os pontos positivos:
Quadro: foi a principal razão por ter optado por esta bicicleta. É um quadro com uma geometria elegante e apesar de ser em alumínio, parece (nunca confirmei o peso do quadro) ser leve ao ponto de conseguir transportar a bicicleta ao ombro sem grande esforço. Trata-se de uma quadro muito ágil, que me dá muita confiança no controlo em descida.
Transmissão: bem…não posso considerar um ponto forte da bicicleta, mas atendendo a que são gama baixa da Sram (com pedaleiro SR Suntour), só posso estar satisfeito pois funcionam bem e sem grandes falhas.
Rodas: Apesar de me parecem dos componentes mais pesados da bicicleta, rolam bem e têm-se revelado muito seguras e sem empenos, mesmo nas minhas mãos…e eu sou um pouco estouvado e pesado …
Travões: escolhi a versão V-brake pois desde miúdo usei este sistema, estou mais do que habituado e sinto-me confiante no comportamento dos mesmos. Já experimentei discos mecânicos e não os acho superiores a este sistema. Também já andei com bikes de discos hidraúlicos e, apesar de claramente superiores, não me fazem querer mudar tão cedo.
Considerações finais:
No momento em que a comprei, fi-lo quase exclusivamente por gostar do quadro, e porque os modelos de 2010, que já estavam a sair, tinham uma decoração horrível . Hoje posso afirmar que, se estivesse na mesma situação, com o mesmo orçamento, com a mesma vontade de recomeçar com o BTT mas ainda receoso de o vício não pegar, voltava a fazer a mesma compra. Aconselho este modelo a todos aqueles que pretendam iniciar-se ou, como eu, voltar às lides do BTT, pois é um bike bonita, agradável de conduzir e mais importante de tudo, imensamente divertida de pedalar.
Bom, não se trata de uma análise de grande rigor técnico e fino recorte de palavras, é uma opinião sentida de alguém que voltou ao BTT graças ao gozo que esta bike lhe trouxe. Enfim, espero que esta análise ajude aqueles que conhecem o modelo mas não encontram grandes referências sobre este modelo da Specialized o modelo: Hardrock Sport
Cumprimentos,
Miguel
Aproveito este espaço para vos trazer uma análise, não muito aprofundada, sobre a minha bicicleta. Trata-se de uma Specialized Hardrock versão Sport de 2009. Comprei-a em Agosto de 2009 e, tendo já feito mais de 300 km nela, julgo-me em condições de opinar sobre a mesma, com alguma segurança.
Introdução:
A Hardrock é um modelo de bike com quadro em alumínio aconselhado para XC não muito agressivo , com uma geometria interessante e com uma gama de modelos que oscilam, preço tabela, entre os 359€ e os 719€. Poderão consultar mais no sitio da Specialized Portugal, em: http://www.specialized.pt/?sc=010313&id=1097&tab=technical
Antes de avançar mais convém lembrar os componentes de base:
QUADRO: Specialized alumínio A1 Premium
SUSPENSÃO: SR Suntour SF8-XCT-V2 80mm
CAIXA DE DIRECÇÃO: Specialized sem rosca 1-1/8”, esferas
AVANÇO: Specialized forjado 3D, elevação 10º, aperto 25.4mm
GUIADOR: Specialized alumínio, elevação 25mm, largura 640mm, recuo 8º, elevação 8º, ø3.2mm
PUNHOS: Specialized Enduro, composto duplo Kraton, sem flanco, 131mm
TRAVÃO DIANTEIRO: Alumínio de acção linear, calço de 1 peça
TRAVÃO TRASEIRO: Alumínio de acção linear, calço de 1 peça
MANETES DE TRAVÃO: Specialized acção linear
DESVIADOR DIANTEIRO: Shimano Altus, braçadeira 34.9mm
DESVIADOR TRASEIRO: SRAM X-4, caixa média
MANÍPULOS MUDANÇAS: SRAM X-4, 8-velocidades trigger
CASSETE: SRAM PG-820, 8-velocidades, 11-32d
CORRENTE: KMC X8 c/ Missing Link reutilizável
CASSETE: SR SunTour, eixo Octalink
PRATOS: 42 x 32 x 22
EIXO: Shimano BB-ES25, eixo Octalink, rolamentos selados, 68mm x 113mm
PEDAIS: Base em metal, corpo em material compósito, 9/16”
AROS: Specialized RH, 26", reforçado na junção, alumínio parede dupla, paredes CNC, 32f
CUBO DIANTEIRO: Specialized Hi Lo, alumínio forjado, selante duplo, esferas, 32f
CUBO TRASEIRO: Shimano FH-RM30 alumínio forjado, cassete, aperto-rápido, 32f
RAIOS: 1.8mm (15g) inox
PNEU DIANTEIRO: Specialized Fast Trak LK Sport, 26x2.0", 60TPI, flancos arame
PNEU TRASEIRO: Specialized Fast Trak LK Sport, 26x2.0", 60TPI, flancos arame
CÂMARAS DE AR: Specialized válvula schraeder
SELIM: Specialized XC, Body Geometry, largura 143mm, amortecimento à frente e atrás
ESPIGÃO DO SELIM: Specialized alumínio 2-parafusos, directo sem recuo, micro ajuste, 30.9mm
APERTO DO ESPIGÃO: Specialized alumínio c/ aperto-rápido
Bem antes de mais os pontos negativos:
Avanço: trata-se de um avanço muito curto, pelo menos na medida do meu quadro 17’’ quase não conseguia encaixar o suporte do Sigma 1009. É um componente a alterar em breve pois para alguém que como eu (1,77m) um avanço de 100 mm fará maravilhas.
Pneus: Sinceramente, pensei inicialmente serem bons pneus, mas à medida que a minha confiança na minha condução foi aumentando, a minha confiança nos pneus foi diminuindo. Acho-os relativamente maus em qualquer piso …em areia solta escorregam muito, em piso molhado até se comportam razoavelmente, em lama, é uma desgraça, parecem lisos. Entretanto, após ter ficado apeado por causa de dois furos, descobri que a lateral dos pneus é pouco espessa.
Suspensão: é uma suspensão que não dá para grandes voos, sem grande suavidade a ler o terreno e os pulsos e braços acabam por sofrer sempre um pouco ao fim de alguns quilómetros.
Selim: duro e pesado. Os meus glúteos XD ainda não se adaptaram ao selim e ainda fico dorido depois das voltas que tenho dado, mesmo utilizando calções da Specialized muito confortáveis.
Agora os pontos positivos:
Quadro: foi a principal razão por ter optado por esta bicicleta. É um quadro com uma geometria elegante e apesar de ser em alumínio, parece (nunca confirmei o peso do quadro) ser leve ao ponto de conseguir transportar a bicicleta ao ombro sem grande esforço. Trata-se de uma quadro muito ágil, que me dá muita confiança no controlo em descida.
Transmissão: bem…não posso considerar um ponto forte da bicicleta, mas atendendo a que são gama baixa da Sram (com pedaleiro SR Suntour), só posso estar satisfeito pois funcionam bem e sem grandes falhas.
Rodas: Apesar de me parecem dos componentes mais pesados da bicicleta, rolam bem e têm-se revelado muito seguras e sem empenos, mesmo nas minhas mãos…e eu sou um pouco estouvado e pesado …
Travões: escolhi a versão V-brake pois desde miúdo usei este sistema, estou mais do que habituado e sinto-me confiante no comportamento dos mesmos. Já experimentei discos mecânicos e não os acho superiores a este sistema. Também já andei com bikes de discos hidraúlicos e, apesar de claramente superiores, não me fazem querer mudar tão cedo.
Considerações finais:
No momento em que a comprei, fi-lo quase exclusivamente por gostar do quadro, e porque os modelos de 2010, que já estavam a sair, tinham uma decoração horrível . Hoje posso afirmar que, se estivesse na mesma situação, com o mesmo orçamento, com a mesma vontade de recomeçar com o BTT mas ainda receoso de o vício não pegar, voltava a fazer a mesma compra. Aconselho este modelo a todos aqueles que pretendam iniciar-se ou, como eu, voltar às lides do BTT, pois é um bike bonita, agradável de conduzir e mais importante de tudo, imensamente divertida de pedalar.
Bom, não se trata de uma análise de grande rigor técnico e fino recorte de palavras, é uma opinião sentida de alguém que voltou ao BTT graças ao gozo que esta bike lhe trouxe. Enfim, espero que esta análise ajude aqueles que conhecem o modelo mas não encontram grandes referências sobre este modelo da Specialized o modelo: Hardrock Sport
Cumprimentos,
Miguel
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