SPECIALIZED Hardrock Sport 2009

Miguel.RS

Member
Olá a todos,

Aproveito este espaço para vos trazer uma análise, não muito aprofundada, sobre a minha bicicleta. Trata-se de uma Specialized Hardrock versão Sport de 2009. Comprei-a em Agosto de 2009 e, tendo já feito mais de 300 km nela, julgo-me em condições de opinar sobre a mesma, com alguma segurança.

Introdução:

A Hardrock é um modelo de bike com quadro em alumínio aconselhado para XC não muito agressivo :D, com uma geometria interessante e com uma gama de modelos que oscilam, preço tabela, entre os 359€ e os 719€. Poderão consultar mais no sitio da Specialized Portugal, em: http://www.specialized.pt/?sc=010313&id=1097&tab=technical

Antes de avançar mais convém lembrar os componentes de base:

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QUADRO: Specialized alumínio A1 Premium
SUSPENSÃO: SR Suntour SF8-XCT-V2 80mm
CAIXA DE DIRECÇÃO: Specialized sem rosca 1-1/8”, esferas
AVANÇO: Specialized forjado 3D, elevação 10º, aperto 25.4mm
GUIADOR: Specialized alumínio, elevação 25mm, largura 640mm, recuo 8º, elevação 8º, ø3.2mm
PUNHOS: Specialized Enduro, composto duplo Kraton, sem flanco, 131mm
TRAVÃO DIANTEIRO: Alumínio de acção linear, calço de 1 peça
TRAVÃO TRASEIRO: Alumínio de acção linear, calço de 1 peça
MANETES DE TRAVÃO: Specialized acção linear
DESVIADOR DIANTEIRO: Shimano Altus, braçadeira 34.9mm
DESVIADOR TRASEIRO: SRAM X-4, caixa média
MANÍPULOS MUDANÇAS: SRAM X-4, 8-velocidades trigger
CASSETE: SRAM PG-820, 8-velocidades, 11-32d
CORRENTE: KMC X8 c/ Missing Link reutilizável
CASSETE: SR SunTour, eixo Octalink
PRATOS: 42 x 32 x 22
EIXO: Shimano BB-ES25, eixo Octalink, rolamentos selados, 68mm x 113mm
PEDAIS: Base em metal, corpo em material compósito, 9/16”
AROS: Specialized RH, 26", reforçado na junção, alumínio parede dupla, paredes CNC, 32f
CUBO DIANTEIRO: Specialized Hi Lo, alumínio forjado, selante duplo, esferas, 32f
CUBO TRASEIRO: Shimano FH-RM30 alumínio forjado, cassete, aperto-rápido, 32f
RAIOS: 1.8mm (15g) inox
PNEU DIANTEIRO: Specialized Fast Trak LK Sport, 26x2.0", 60TPI, flancos arame
PNEU TRASEIRO: Specialized Fast Trak LK Sport, 26x2.0", 60TPI, flancos arame
CÂMARAS DE AR: Specialized válvula schraeder
SELIM: Specialized XC, Body Geometry, largura 143mm, amortecimento à frente e atrás
ESPIGÃO DO SELIM: Specialized alumínio 2-parafusos, directo sem recuo, micro ajuste, 30.9mm
APERTO DO ESPIGÃO: Specialized alumínio c/ aperto-rápido

Bem antes de mais os pontos negativos:

Avanço:
trata-se de um avanço muito curto, pelo menos na medida do meu quadro 17’’ quase não conseguia encaixar o suporte do Sigma 1009. É um componente a alterar em breve pois para alguém que como eu (1,77m) um avanço de 100 mm fará maravilhas.

Pneus: Sinceramente, pensei inicialmente serem bons pneus, mas à medida que a minha confiança na minha condução foi aumentando, a minha confiança nos pneus foi diminuindo. Acho-os relativamente maus em qualquer piso :D …em areia solta escorregam muito, em piso molhado até se comportam razoavelmente, em lama, é uma desgraça, parecem lisos. Entretanto, após ter ficado apeado por causa de dois furos, descobri que a lateral dos pneus é pouco espessa. :(

Suspensão: é uma suspensão que não dá para grandes voos, sem grande suavidade a ler o terreno e os pulsos e braços acabam por sofrer sempre um pouco ao fim de alguns quilómetros.

Selim: duro e pesado. Os meus glúteos XD ainda não se adaptaram ao selim e ainda fico dorido depois das voltas que tenho dado, mesmo utilizando calções da Specialized muito confortáveis.

Agora os pontos positivos:

Quadro: foi a principal razão por ter optado por esta bicicleta. É um quadro com uma geometria elegante e apesar de ser em alumínio, parece (nunca confirmei o peso do quadro) ser leve ao ponto de conseguir transportar a bicicleta ao ombro sem grande esforço. Trata-se de uma quadro muito ágil, que me dá muita confiança no controlo em descida.

Transmissão: bem…não posso considerar um ponto forte da bicicleta, mas atendendo a que são gama baixa da Sram (com pedaleiro SR Suntour), só posso estar satisfeito pois funcionam bem e sem grandes falhas.

Rodas: Apesar de me parecem dos componentes mais pesados da bicicleta, rolam bem e têm-se revelado muito seguras e sem empenos, mesmo nas minhas mãos…e eu sou um pouco estouvado e pesado :D

Travões: escolhi a versão V-brake pois desde miúdo usei este sistema, estou mais do que habituado e sinto-me confiante no comportamento dos mesmos. Já experimentei discos mecânicos e não os acho superiores a este sistema. Também já andei com bikes de discos hidraúlicos e, apesar de claramente superiores, não me fazem querer mudar tão cedo.

Considerações finais:

No momento em que a comprei, fi-lo quase exclusivamente por gostar do quadro, e porque os modelos de 2010, que já estavam a sair, tinham uma decoração horrível :). Hoje posso afirmar que, se estivesse na mesma situação, com o mesmo orçamento, com a mesma vontade de recomeçar com o BTT mas ainda receoso de o vício não pegar, voltava a fazer a mesma compra. Aconselho este modelo a todos aqueles que pretendam iniciar-se ou, como eu, voltar às lides do BTT, pois é um bike bonita, agradável de conduzir e mais importante de tudo, imensamente divertida de pedalar.

Bom, não se trata de uma análise de grande rigor técnico e fino recorte de palavras, é uma opinião sentida de alguém que voltou ao BTT graças ao gozo que esta bike lhe trouxe. Enfim, espero que esta análise ajude aqueles que conhecem o modelo mas não encontram grandes referências sobre este modelo da Specialized o modelo: Hardrock Sport :D

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Cumprimentos,
Miguel
 
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RicardoCupra

New Member
Boa sorte com a bicicleta, espero que nao percas a vontade de pedalar por ai fora e que ganhes vontade para À medida das tuas necessidades, ires melhorando a bike que tens, parte do gosto pela modalidade tambem está ai na minha opinião.

Agora o meu conselho é ires desfrutando da bicicleta que tens, e a medida que algum material de desgaste vá entregando a alma ao criador, investires em peças um pouco mais performantes. Encontras vários tópicos interessantes aqui pelo fórum onde podes informar-te sobre isso, e decerto a malta aqui ajuda-te tambem.


mais uma vez boa sorte!
 

Miguel.RS

Member
Olá Ricardo.

Os componentes já estão mais que pensados ;) ... serão muito dentro da linha truvativ stylo, sram x0, reba, avid cr etc. :) Não vale a pena estragar a surpresa :D ...mas sim, vou fazer como disse: usar a bike e esperar que o material se gaste com o uso. Quando precisar de ser trocado, já a lista de compras está feita :)

Cumprimentos
 

RicardoCupra

New Member
é uma boa escolha de material. Interessante é tambem comprar material de qualidade tal que, não fique obsoleto daqui a uns 3/4 anos, como o material que referiu.

Há por ai muito boa loja online a praticar preços LOUCOS !

boas pedaladas, e upgrades ;)
 
Está um quadro espectacular, muito bonito, com um ar super race e com um sloping fora do normal.
Depois com o tempo vais mudando os componentes mas o que interessa é que usufrues dela.
Boas pedaladas
 

Miguel.RS

Member
Olá a todos,

Obrigado pelas opiniões expressas até agora. Entretanto vou colocar mais algumas fotos que é disso que o pessoal gosta :D.

Desviador da frente:
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Desviador de trás e respectiva cassete:
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Manipulo de mudanças:
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Pormenor dos pneus :D:
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O selim:
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E para finalizar, o que a define:
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Espero que gostem. Continuem a participar.

Cumprimentos,
Miguel
 
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Masil_93

New Member
O quadro dessa bike é muito fixe tanto que tive quase a comprar um XD
Boa base para Upgrades... Continua a dar-lhe kilometros.

Abraços
 

Miguel.RS

Member
Viva,

Ontem, da parte da manhã o tempo permitiu uma volta pelos montes de Amarante, e acabei por descobrir algo novo sobre os pneus:

- A parte lateral dos Specialized Fastrack LK é pouco espessa.

RESULTADO: dois furos. :D

Cumprimentos.

PS: actualizei entretanto a review
 

BIKEaddicted

New Member
Grande bike, já tive a oportunidade de ver o projecto que tens para este quadro e está espectacular, se a bike já é bonita assim, quando o projecto estiver finalizado vai ficar ainda melhor quer visualmente (os olhos também comem);) quer a nível de desempenho, vai ficar uma grande máquina:D

Agora é dar lhe com força!!! :)
Abraço
 

Miguel.RS

Member
lol

Viva Luis, :D

Entrada em grande no fórum. Sim, tu sabes qual o projecto pra bike, mas eu ainda não divulguei aqui no fórum. Talvez em devido tempo, à medida que o material vá estando na minha posse, fale dos planos pra bike.

Um abraço :D
 
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Arpeggio

New Member
Tenho uma muito parecida, a ver se tiro umas fotos à máquina e faço uma análise também. :)

A tua está muito bonita, sem dúvida!
 

Miguel.RS

Member
Obrigado Arpeggio.

Força nisso, posta aí a análise, é sempre uma ajuda extra para a malta que se está a iniciar no btt, e quer ver as hipóteses disponíveis sem ter de recorrer a reviews de revistas ou sites por vezes deturpadas ;)

Cumprimentos,
Miguel
 

marrokan

Member
boas, miguel.rs
tb tenho uma hardrock e estive mesmo quase para comprar uma igual a essa, depois optei pela sport disc, preta e vermelha e foi amor há primeira vista lolololol
é uma bike espetacular, estou muito contente com ela.
no teu foto-report tens umas fotos brutais parabens, e uns trilhos mesmo há maneira
abraços
 

fjsilva

New Member
A Hardrock é um modelo de bike com quadro em alumínio aconselhado para XC não muito agressivo :D, com uma geometria interessante e com uma gama de modelos que oscilam, preço tabela, entre os 359€ e os 719€. Poderão consultar mais no sitio da Specialized Portugal, em: http://www.specialized.pt/?sc=010313&id=1097&tab=technical

No meu ponto de vista a specialized, não deveria ter chamado Hardrock a este modelo.

Apesar de ser um quadro elegante e bonito, a simples afirmação que ele se destina a XC não muito agressivo não vai de encontro com a fama de as hardrock srem quase indestrutivas!

Uma abraço
 

Arpeggio

New Member
O tipo de BTT a que a bicicleta é destinada é definido pela sua geometria e equipamento, e não pela quantidade de porrada que pode levar sem partir.
 

iMiguel

Member
Boas.

Tal como o marrokan, eu tenho a sport disc de 2010, mas em branco e preto. Inicialmente não gostava muito da cor, mas a cada dia que passa, gosto mais dela :D Até agora não tenho nada a dizer dela, embora seja um pouco pesadinha trepa tudo e mais alguma coisa... Com o tempo logo vejo futuros upgrades :D


Cumprimentos,
Miguel
 

Miguel.RS

Member
Olá amigos,

Venho junto de vós mais uma vez para vos trazer boas novas da minha bike: upgrades :D

- Reba sl
- Truvativ isoflow
- Red Metal 5
- Shimano BR-M486 Disc

FOTOS

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Cumprimentos,
Miguel
 
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