Mikka Salo
New Member
Boas Pessoal!
Venho apresentar-vos o meu feedback da minha nova máquina de XC! A bike de origem é assim > http://www.specialized.pt/?sc=010302&id=424
No entanto, e em jeito de tópico, gostaria de vos por a par dos antecedentes... que acabam por justificar algumas das escolhas no âmbito do material trocado à montagem de origem!
Durante dois anos fiz pouco XC, tendo-me dedicado quase a full time ao DH. Como não sou um tipo propriamente leve (90 Kg), a passagem para uma bike de XC preocupou-me um pouco... Rolei até agora com uma Specialized Enduro SL Expert para o XC, mas como sou de Viseu, e os trilhos aqui não exigem tanto curso, sofria como um perdido para acompanhar o pessoal das semi-rigidas... de carbono!!! E depois a descer, com tanto amortecedor e forqueta, nem dava gozo... :s
Sendo assim, e por paragem obrigatória do DH, decidi pela primeira vez investir numa bike pura e dura de XC. Estive inclinado durante algum tempo para adquirir a nova Stumpjumper HT em carbono, mas as costas e o meu tipo de andamento apontaram para a EPIC... e ainda bem!
Montagem actual da máquina:
Tirando o quadro, travões, desviador da frente e o espigão, todo o restante material foi alterado por:
Forqueta - RS Sid Team 100 mm (mas sem o pop loc montado)
Rodas - Fulcrum Red Metal 1
Pneus - Continental Mountain King 2.2 Protection frente, Shwalbe Racing Ralph 2.1 Evo trás (ambos em tubeless com Slime)
Selim - Specialized Phenom Cr-Mo 143 mm preto (de origem vem com o 130 mm)
Guiador - Ritchey Pro Carbon 600 mm
Avanço - Thompson 90 mm e 0º de inclinação
Mudanças e Punhos - SRAM Grip Shift X.0
Desviador trás - SRAM X.0 (2004) com roldana KCNC em dourado
Pedaleira e Movimento - Shimano XTR
Cassete - SRAM 990
Corrente - SRAM PC 991 CrossStep
Eu posto fotos assim que tiver alguma condigna... lol
Agora o mais importante, o feedback!
As afinações da bike para o meu parecer são: amortecedor de trás 215 psi's com recuperação a dar para o rápido - 16 (em 20) clicks no Brain no sentido dos ponteiros do relógio / forqueta com 125 psi's em ambas as câmaras com gate todo aberto e recuperação rápida (este tipo de afinação deriva dos dois anos de DH que fiz... normalmente não serve para toda a gente)
Do conjunto - com 250 km's em 15 dias, incluindo Maratona da Beselga, Rota do Quartzo, Passeio em Valongo (com chuva) e Passeio em Viseu (com neve e chuva)
A bicicleta demonstra-se desde o inicio muito equilibrada. Com as afinações com que estou a rolar demonstra-se neutra, qualquer que seja a situação em que a coloque. Isto faz com que a mesma nos transmita confiança para abusarmos! 8)
A rolar (5/5)- A bicicleta mantém com relativa facilidade as cadências/ritmos imprimidos pelo utilizador. Acelera muitissimo bem, devido à dureza e rapidez de do amortecedor e do brain quase "fechado"! Em asfalto e estradões, comporta-se na íntegra como uma semi-rigida!
A subir (5/5) - A resposta é similar ao "a rolar" supracitado! É relativamente simples de manter ou mesmo acelerar ritmo a subir! É o único ponto aonde às vezes me arrependo de trazer o rebound na traseira rápido... nas zonas mais técnicas, se vier em carga o amortecedor dá resposta e faz-me perder alguma tracção! Mas o que se ganha em tudo o resto compensa!
A descer (6/5) - Foi a descer que a bicicleta mais me surpreendeu (e se calhar ao Sauser, lol)! Vindo de um mundo de grandes cursos, muito peso e pneus largos, esta bicicleta deitou por terra todas as convicções que tinha! Mesmo com guiador recto e avanço sem inclinação, com o selim sempre no mesmo sitio, a bike demonstra-se estável em qualquer situação! E eu experimentei-a em Valongo, ou seja, grandes corta-fogos, single-tracks com muita pendente, lousa e lama a rodos, pontes em ramos de eucalipto (o pessoal de Sobrado sabe do que estou a falar!)!
De forma muito sumária, só vos posso dizer - estou a adorar a bike que adquiri! No entanto de futuro e mais em pormenor, vou esclarecendo e completando a minha avaliação do conjunto e dos componentes que troquei!
Um abraço grande para todos e boas pedaladas!
Gonçalo Costa
Venho apresentar-vos o meu feedback da minha nova máquina de XC! A bike de origem é assim > http://www.specialized.pt/?sc=010302&id=424
No entanto, e em jeito de tópico, gostaria de vos por a par dos antecedentes... que acabam por justificar algumas das escolhas no âmbito do material trocado à montagem de origem!
Durante dois anos fiz pouco XC, tendo-me dedicado quase a full time ao DH. Como não sou um tipo propriamente leve (90 Kg), a passagem para uma bike de XC preocupou-me um pouco... Rolei até agora com uma Specialized Enduro SL Expert para o XC, mas como sou de Viseu, e os trilhos aqui não exigem tanto curso, sofria como um perdido para acompanhar o pessoal das semi-rigidas... de carbono!!! E depois a descer, com tanto amortecedor e forqueta, nem dava gozo... :s
Sendo assim, e por paragem obrigatória do DH, decidi pela primeira vez investir numa bike pura e dura de XC. Estive inclinado durante algum tempo para adquirir a nova Stumpjumper HT em carbono, mas as costas e o meu tipo de andamento apontaram para a EPIC... e ainda bem!
Montagem actual da máquina:
Tirando o quadro, travões, desviador da frente e o espigão, todo o restante material foi alterado por:
Forqueta - RS Sid Team 100 mm (mas sem o pop loc montado)
Rodas - Fulcrum Red Metal 1
Pneus - Continental Mountain King 2.2 Protection frente, Shwalbe Racing Ralph 2.1 Evo trás (ambos em tubeless com Slime)
Selim - Specialized Phenom Cr-Mo 143 mm preto (de origem vem com o 130 mm)
Guiador - Ritchey Pro Carbon 600 mm
Avanço - Thompson 90 mm e 0º de inclinação
Mudanças e Punhos - SRAM Grip Shift X.0
Desviador trás - SRAM X.0 (2004) com roldana KCNC em dourado
Pedaleira e Movimento - Shimano XTR
Cassete - SRAM 990
Corrente - SRAM PC 991 CrossStep
Eu posto fotos assim que tiver alguma condigna... lol
Agora o mais importante, o feedback!
As afinações da bike para o meu parecer são: amortecedor de trás 215 psi's com recuperação a dar para o rápido - 16 (em 20) clicks no Brain no sentido dos ponteiros do relógio / forqueta com 125 psi's em ambas as câmaras com gate todo aberto e recuperação rápida (este tipo de afinação deriva dos dois anos de DH que fiz... normalmente não serve para toda a gente)
Do conjunto - com 250 km's em 15 dias, incluindo Maratona da Beselga, Rota do Quartzo, Passeio em Valongo (com chuva) e Passeio em Viseu (com neve e chuva)
A bicicleta demonstra-se desde o inicio muito equilibrada. Com as afinações com que estou a rolar demonstra-se neutra, qualquer que seja a situação em que a coloque. Isto faz com que a mesma nos transmita confiança para abusarmos! 8)
A rolar (5/5)- A bicicleta mantém com relativa facilidade as cadências/ritmos imprimidos pelo utilizador. Acelera muitissimo bem, devido à dureza e rapidez de do amortecedor e do brain quase "fechado"! Em asfalto e estradões, comporta-se na íntegra como uma semi-rigida!
A subir (5/5) - A resposta é similar ao "a rolar" supracitado! É relativamente simples de manter ou mesmo acelerar ritmo a subir! É o único ponto aonde às vezes me arrependo de trazer o rebound na traseira rápido... nas zonas mais técnicas, se vier em carga o amortecedor dá resposta e faz-me perder alguma tracção! Mas o que se ganha em tudo o resto compensa!
A descer (6/5) - Foi a descer que a bicicleta mais me surpreendeu (e se calhar ao Sauser, lol)! Vindo de um mundo de grandes cursos, muito peso e pneus largos, esta bicicleta deitou por terra todas as convicções que tinha! Mesmo com guiador recto e avanço sem inclinação, com o selim sempre no mesmo sitio, a bike demonstra-se estável em qualquer situação! E eu experimentei-a em Valongo, ou seja, grandes corta-fogos, single-tracks com muita pendente, lousa e lama a rodos, pontes em ramos de eucalipto (o pessoal de Sobrado sabe do que estou a falar!)!
De forma muito sumária, só vos posso dizer - estou a adorar a bike que adquiri! No entanto de futuro e mais em pormenor, vou esclarecendo e completando a minha avaliação do conjunto e dos componentes que troquei!
Um abraço grande para todos e boas pedaladas!
Gonçalo Costa