Spec.Camber -> Lap.Zesty(p.86) -> Commençal Meta V4 (p.120)

Jorge Gomes

New Member
Esse vazio entre as maratonas carbónicas e o enduro já é preenchido por alguns passeios, mas não têm tanta visibilidade (já qualidade não lhes falta!).
Por exemplo a Rota do Javali em Tremês, o Desafio em A-dos-Negros, o Eiras Single Track, etc.


Tinric: o problema se calhar é mesmo esse. 1200 participantes para um passeio que quer ser reconhecido pelos excelentes single tracks.
Parece-me que os dois conceitos não são compativeis, nem em Tábua nem em lado nenhum do mundo.
 

RTC

Super Moderador
problema se calhar é mesmo esse. 1200 participantes para um passeio que quer ser reconhecido pelos excelentes single tracks.
Parece-me que os dois conceitos não são compativeis, nem em Tábua nem em lado nenhum do mundo.
E então não resulta Jorge?
Todos os anos é o que se sabe logo que abrem as inscrições...
 

miguelcarromeu

Active Member
Tinric,

Eu não queria "morrer" sem ir Tábua. Está conhecido, ficou visto e apresentado ;) Volto dizer - é gira.

Em Tábua podiam ter criado zona espetáculo para quem queria umas alternativas mais divertidas. Condições havia ;)

Para o ano vou dedicar-me a algumas daquelas que o Jorge referiu. Já estavam debaixo de olho, para o ano é limpinho.

A receita resulta, como diz o RTC. Pelomenos é o que podemos concluircom o esgotamento das inscrições em menos de 24h. Uma coisa curiosa que decidi deixar fora do meu rescaldo, para não ferir susceptibilidades, mas que me deixou divertido, foi ofacto de alguns “atletas” semi-conhecidos do burgo terem ido “competir” aTábua. Acho que alguém se esqueceu de os avisar que a Maratona da Taça eranoutro local. Era lá que se deviam ter deslocado para competir. Teriam evitadoalguns empurrões e figuras tristes a quem apenas se queria divertir.
 

PedroTenreiro

Active Member
Qualquer circuito de XCO acho que chega para encher as vistas à malta do enduro e AM, no que a obstáculos e tecnicidade diz respeito. Obviamente que depois também há umas subidazitas lá pelo meio e por norma, são percursos que têm uns 10km e começam a ficar repetitivos no fim de algum tempo.

Quanto aos MK e a abordagem que a malta que lá vai de 140mm (ou mais), concordo com o que o tinric - e não só - disse... apesar de ter uns singles porreiros (afinal o XC também é feito disso), não se pode esquecer que é, na sua essência, uma maratona e uma maratona muitíssimo concorrida. Naturalmente que 1000 participantes em 40 ou 50 km não dão muito espaço de manobra a quem vá, no dia do evento, com o espírito de tirar todo o partido de bikes com maior curso nos singles porque vão existir sempre tampões à entrada das partes mais técnicas.
 

Arraçario

New Member
Boas a todos ,

Não tenho por costume, meter-me em discussões ou tão pouco questionar a opinião de cada um, e acima de tudo respeito a de todos, mas...

Miguel foste a uma maratona com 1200 participantes, a uma maratona que tem que ser feita por todos os tipos de andamento e de skill, para os mais rapidos que vão para a taça e para aqueles que vão passar um dia a andar de bike com os amigos... já fiz algumas maratona e é sempre assim ou arrancas rápido no grupo dos prós, ou sujeitas-te...

Não sei se já andavas de bike, mas na Maratona de Sintra o trilho mais dificil eram os maravilhas e o túnel em direcção aos Capuchos...tem de ser para todos os andamentos sem apresentar risco para a organização, e acima de tudo para todos saírem com a sensação que fizeram tudo em cima da bike...

Banhos eram 1200 o que estavas a espera, ou ias nos primeiro ou então tomas banho de agua fria, não há outra hipótese...

Acho que não interpretaste bem o conceito de Maratona mto famosa com 1200 participantes...que esgota em poucas horas.Não pode ser assim tão má!!!!

Queres trilhos técnicos vai aos enduros... ai já tens de ter Skill para fazeres, rapido, sozinho e contra o relogio, digo-te eu que por lá ando não tem a diversão de andar de bike com os amigos , situação essa que até acontece nas maratonas por esse pais fora.

Mais uma vez digo que não gosto de alimentar discussões, ou desrespeitar a opinião seja de quem for, esta é apenas a minha visão da coisa de quem fez algumas maratonas (Portalegre 3500 participantes, Idanha, Alvalade/Porto Covo, Sintra etc...) e de quem faz os tais enduros.

Abraço e boas rides...de enduro ou de maratonas

Nuno

P.S. - É por isso que tenho uma rígida carbonica para qdo vou a passeios ou maratonas...
 

diogomota

Member
Vou dar a minha posta também!!!
Tábua para mim é a melhor maratona do país, este ano devido ao elevado número de participantes aconteceu o que se viu. Na minha opinião não é possível aceitarem tanta gente num passeio que é conhecida pela grande quantidade de singles. Não posso deixar de reparar que a maioria dos comentários negativos vêm do pessoal ligado ao enduro!! Jorge, ainda gostava de ver o passeio de a Tremez, Eiras ou o A dos Negros com 700 participantes, isso é que ia ser um belo passeio pedestre!!!
 

miguelcarromeu

Active Member
Pedro,

É verdade que alguns circuitos de XC são autênticos desafios. Tenho aqui o de Rio de Mouro ao lado, que é exemplo disso.

Arraçario,

Começando pelo fim, eu não tenho (ainda) uma rígida, como sabes, por isso tenho de "caçar com gato" :)

O que disseste é tudo verdade mas eu não questionei nada disso! Basicamente, eu não ia à espera de A ou de B; eu fui para conhecer a tal maratona famosa do "paraíso do BTT". Conheci o percurso da maratona de Sintra e eu sei que era banalíssimo - não está em causa! Podes ainda dar o exemplo da maratona da Terrugem que consiste em atravessar a serra para o lado da barragem, subir pelos Jipes, descer novamente e voilá! Mas, mais uma vez, não está em causa.

O que disseste está tudo muito bem e eu concordo com tudo, mas, nem eu quis ou foi minha intenção, comparar com provas de circuitos mais técnicos - apenas queria poder desfrutar um pouco mais do que lá estavam, e nada mais! Eram 1200? Ok, mas eu não sabia disso quando me inscrevi, nem tenho de atender aos constrangimentos de serem muitos - essas são questões organizacionais e, mais do que justificar o sucedido, há que melhorar o que está menos bem. É assim que se melhora o que já de si é bom. E, note-se, eu elogiei bastante a organização.

Agora, não concordo que tenha de me contentar com banhos frios porque "eram 1200"; é o mesmo que me sujeitar a não comer porque eram muitos e a comida tinha acabado.

No que diz respeito ao percurso propriamente dito, resumindo, o problema foi / é apenas meu: esperava divertir-me mais e isso não aconteceu. É um facto e contra isso não há argumentos. E deixei bem claro: valeu a pena - SIM; o que não significa que ache que valha a pena voltar para um 2.º, apenas isso ;)

Abraço
 

tiagofernandex

New Member
Eu concordo com o Mota.

Mas, as organizações têm de escolher o que é que querem. Se querem ter um evento de qualidade ou dinheirinho! O ano passado eram 700 se não me engano e já houve alguns engarrafamentos, mas a meio do percurso fiquei para ultimo e foi sempre a ripar nos trilhos e diverti me bue! Este ano 1200?? Pró ano vão ser 2000?! E pronto, assim se estraga um grande evento!

Como é que é sempre no Eiras? Inscrições limitadas a cento e poucos participantes! Assim se mantem a qualidade! :exacto: :)
 

RTC

Super Moderador
Como é que é sempre no Eiras? Inscrições limitadas a cento e poucos participantes! Assim se mantem a qualidade!

Pois é, mas quem te garante que p'ro ano não dupliquem as inscrições??
Isto a gente nunca sabem o que as organizações querem.
Os MK Makinas já devem ter percebido que aquele percurso (ou parecido) com 1200 participantes já é esticar a corda. Agora veremos o que é que eles fazem para o ano. Se se preocupam em manter a imagem que têm e que muito lhes custou a ganhar (merecidamente) ou então se querem ser mais uns Ases do Pedal...

Miguel, divertiste-te. Pouco mas divertiste-te. Pensa que foi um erro de casting. Pelo menos já não morres ignorante. :D
Olha eu nunca participei, porque nunca calhou. Se calhar é por já ter apanhado grandes empenos na maratona que faziam lá para a Taça e fico com calafrios sempre que se fala em Tábua mas acredito que aquilo seja bem porreiro. Mas como dizes e bem, noutro dia que não seja no dia da maratona. Muito menos com 1200 gajos. ;)
 

miguelcarromeu

Active Member
René,

Se me perguntassem hoje se iria na mesma, provavelmente sim, pelo motivo que já referi anteriormente e o mesmo que voltaste a referir: não morro estúpido. Claro que tinha de ir uma vez na via a Tábua, calhou ser este ano. ;)

Já foi; foi giro e um dia volto com o meu puto, quando as rodas já forem de tamanho 32" :D
 

miguelcarromeu

Active Member
Reconhecimento dos PEC's da prova Oeste ÉDuro:

[video=youtube;id-nFMTubtA]https://www.youtube.com/watch?v=id-nFMTubtA&feature=youtu.be[/video]

Foi o primeiro grande teste à Zesty. Já me estou a habituar melhor à velocidade acrescida :D
 

TiagoMAIAC

New Member
Os gajos da Warner Music Group estão a reclamar direitos..... :D. Tens de meter musicas mais alternativas.


Agora quanto ao que pude ver do filme de reconhecimento, ganha aquele que conseguir manter na memoria as curvas mais apertadas e estar continuamente a apertar com os pedais. Ou estou enganado e os outros PEC's eram mais técnicos?

cumpz
 

miguelcarromeu

Active Member
Acho que o outro vídeo não está a dar.

No Vimeo:

[video=vimeo;97108073]https://vimeo.com/97108073[/video]

Tiago,

Ganha o mais rápido, como em qualquer prova. Consegues perceber a tecnicidade por um vídeo? Olha que não...

Resumindo, não são tecnicamente complicados, mas depende da velocidade a que os faças. A velocidade é a dificuldade e isso percebe-se bem neste vídeo da prova.
 

TiagoMAIAC

New Member
É obvio que por um vídeo não se consegue apreciar na integra um trilho, mas consegues avaliar as inclinações, curvas e contracurvas, distancias de travagem, pedras soltas etc.

Peço desculpa, mas neste vídeo não vi nada do outro mundo que puxe muito pela técnica dos bons pilotos. Muita pedra, terra dura, regos e pedal, muito pedal.
Mas tens razão, eu devia ter ido para avaliar por mim mesmo. Uma coisa é certa, faz justiça ao nome porque deve ser bastante dura.

Diz-me uma coisa, o uso de integral era obrigatório ou opcional?
 

miguelcarromeu

Active Member
Consegues avaliar distâncias, inclinações, distâncias de travagem e isso tudo? Se soubesse escusava de ter ido fazer o reconhecimento no sábado e via um dos vídeos :#1:

Como disse:

não são tecnicamente complicados, mas depende da velocidade a que os faças

Quanto ao capacete, não era obrigatório o integral. Apenas capacete homologado e joelheiras. ;)
 

mlouro

New Member
Conversa engraçada por aqui :) Eu cá acho que este tipo de trilhos é bem adequado a provas de enduro.. pilotos de top temos poucos, o ideal é ter percursos que dê para qualquer pessoa se divertir com qualquer tipo de bike, até porque não é apenas com um reconhecimento que se fica a conhecer como deve ser um trilho.

não são tecnicamente complicados, mas depende da velocidade a que os faças

Depois de ver isto em baixo, não sei se a velocidade tira a dificuldade, mas o que sei é que atrás do PC também me parece tudo fácil, já em cima da bike infelizmente a história é outra..

[video=youtube_share;2DZHu5eBF4c]http://youtu.be/2DZHu5eBF4c[/video]
 

tinric

Super Moderador
Essa é que é essa...

Depois de tanto ouvir falar nessa PEC... vi esse video e pensei... que bando de meninos!!! ... até eu "maçarico" mais maçarico não há, não vi grande dificuldade... mas...

Aqui ao pc... tudo parece tão fácil...
 

diogomota

Member
He he he... Grande andamento Miguel, estás um Endureiro feito ;)
Tiago, comparando com Sintra todos os trilhos são autenticas auto estradas, mas não me venhas dizer que através de um vídeo consegues avaliar muita coisa, sobretudo inclinações. Serve quanto muito para reveres em casa e lembrar da curva X ou do drop Y, agora de resto o vídeo não consegue mostrar nem 50% do que o trilho é na realidade ;)
Olha, perguntem a este participante se as pecs eram técnicas ou não :nana:

RYKO5AX.jpg
[/IMG]
 
Top