Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

ruben n

New Member
alguem quando fez a conversao teve que por anilhas espacadoras para chegar o prato mais para o meio da cassete no caso do bcd 104
estou a comecar a ter problemas de a corrente me saltar uso prato proprio para 1x10 da leonardi factory
 
Last edited:

AJC

Member
Boas,

Tenho uma transmissão 3x9, como faço muitos singles mais técnicos, tanto a descer como a subir uso muito o prato mais pequeno e o do meio, raramente uso o grande.
Tenho vontade de mudar para 1 só prato a frente, mas pretendo para já uma solução mais lowcost de forma a não ter de trocar manípulos/desviadores/etc...

Qual a opinião de uma cassete de 12x36 (9v) com um prato de 30?
 
AJC, been there, done that. Conselho: passa para 10v. A sério. Ao custo a que está tudo hoje em dia, não vale a pena a perda de compromisso custo-benefício. vais ficar com um cheirinho do que é o sistema 1x, mas bastante limitado e dás por ti a fazer novo investimento daqui a uns tempos. e gastas duas vezes.

Na prática: desgasta essa transmissão bem desgastadinha, dá umas belas voltas. depois, quando for altura de mudar pelo uso: espeta-lhe k7 slx/xt 11-36, manda o 36 ás silvas do OLX, arrefinfa-lhe carreto 42t mais barato possível, desviador média ou longa caixa SLX(vendi um por 25€ com 300kms), corrente 10v devidamente adaptada(vê guias de tensão de corrente para sistemas 1x10), vende os teus manipulos e desviadores em bloco que À sempre quem compre para bicicletas secundárias ou das namoradas(i did)e termina o serviço com um manipulo de gatilho slx 10x. ;)

Deixa-me adivinhar: Sintra-Monsanto-belas-etc?
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Tenho aqui uma pequena duvida em relação as cassetes de 9v..

É assim eu tenho uma Shimano HG400 com 11-32 e como estou a pensar passar para 1x9, queria uma cassete "maior", por exemplo uma 11-36..

Mas como 11-36 não existe em 9v(apenas 12-36) eu estava a pensar fazer o seguinte:

Usar o carreto de 11t da minha cassete atual e depois pegar na cassete de 12-36, e substituir o carreto de 12t pelo de 11t, mas será que dá? eu não me importo dos "saltos" entre carretos ficarem grandes, porque uso apenas o de 11t em estrada e com 12t ficava curto..
 
Tens a SunRace CSM98 9 Speed 11-36 / 12-36t MTB.
Via algumas no ebay a cerca de 28/35 euros. Da shimano e sram é que não sei se têm, só enconto 11-34 ou 12-36.
 

RTC

Super Moderador
Tenho um amigo que anda com uma e parece não ter queixas.
Posso-lhe perguntar por mais pormenores.
 

RTC

Super Moderador
Por acaso almocei com ele hoje e calhou isso em conversa. Ele está satisfeito. Trabalha bem a cassete. Tem desviador XT.
Tem a cinzenta.
Disse-me que há uma preta, mais leve. Parece que será a única diferença. Não sei.
 

DarknightOM

New Member
a preta é mais leve.
tenho visto montagem com isso, e até agora só vi pretas...

quanto a cassete em si.
para quem nao quer estar a mudar de cepos para XD, e nao pretende um investimento numa trasmissão de 11V, esta cassete é o ideal para se usar 1x10
diga-se de passagem que entre isto e 1x11v da shimano não se nota nada, não é por ter mais um andamento que fará diferença.
com desviadores Shimano, continua a ser necessário a tal afinação do parafuso, tal como se fazia/faz nas cassetes adaptadas com 42T.
Em desviadores Sram, o trabalhar é melhor, ja que o ângulo dos Sram são melhores e não ficam tão abertos como os shimano com a alteração.

sai muito mais barato que andar a comprar cassete XT mais cog 42T+16T
 

RFNeves

New Member
Algo me diz que caso me decida pelo 1x10 (estou ideciso entre isso e 2x10) é essa a cassete que coloco.
Outra coisa que ando tentado a experimentar são as pedaleiras ovais da Absoluteblack... Fala-se muito bem delas... Alguem usa essas ou semelhantes?
 

maddog

Member
Boas eu tenho a cerca de 1, 5mes 1x11 xt com Absolute Black 32 oval numa pedaleira xt e estou a gostar bastante, há aí outro colega que anda cmg que tem o mesmo se numa pedaleira X0 e também está satisfeito.
 
Top