Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

miguelcarromeu

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O 32 não necessita de espaçadora na pedaleira, mesmo numa adaptada. Estando no lugar do prato do meio, sendo esse, normalmente, de 32 dentes, a distância à escora traseira será a mesma.
 

lpsferreira

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O problema é que a dele é de 2 pratos apenas, daí ele colocar a questão, embora mal colocada, uma vez que a haver espaçadores era sempre no centro peadaleiro.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :D

A cassete Shimano HG400 de 9v 12-36, dá para adaptar um COG de 42dentes? é porque não queria ter de dar upgrade para 10v, visto que já tenho um desviador traseiro Sram xo e manipulo traseiro Sram xo de 9v :)

Abraços
 

DarknightOM

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dar dá.
mas sendo a cassete rebitada, terás que cortar os rebites para retirares o carrete de 16T ou 18T
e ficas com grande diferença depois.
não deve ser aconselhavel fazer nas cassetes de 9V , muito menos das 12-36
 

fabio viana

Well-Known Member
Pois isso de tirar os rebites esta fora de questão :)

Mas estive a ver a Sram PG980 9v(11-34) que tem os carretos separados, e parece funcionar com o COG de 40t, mas ainda vou ver algumas reviews :)
 

DarknightOM

New Member
pois nao sei.

eu tenho isso mas numa cassete de 11-36 de 10V.

a primeira vez utilizei uma cassete Deore, e tive que cortar os rebites.
Depois mudei para uma XT e ja nao precisa nada disso, porque o 15t e o 17t ja são separados.


mas olha que passar de 34T para 40T se calhar é uma grande diferença.
e vendo que vais ter que tirar um carrete pequeno , talvez para 1x9V nao seja muito o ideal ( digo eu)
 

demorider

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Nao precisas de ir para uma 980, a 970 é mais barata e já da perfeitamente para retirar carretos.. do 34 até ao 15 estão "presos" por um parafuso que facilmente se desapertá e retidas o carreto que quiseres, voltas a apertar o parafuso e cortas o que sobrar do parafuso..

Agora se o 40t funciona ou não com cassete de 9v é que já não sei, mas durante está semana posso tentar experimentar isso.. Tenho por aqui uma cassete 970 encostada e está a chegar um 40t, quando montar posso experimentar com a cassete de 9v mas como o desviador e shifters é de 10v talvez o teste não seja muito fiável..
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :) sim eu sei que posso meter uma 980 ou 970, mas assim aproveito para meter a transmissão toda Sram XO :D

Estive a ver uma review, e ao que parece o COG de 40t funciona bem com cassete 11-34 de 9v, mas se o COG for de 42t já não dá devido a diferença de dentes.

Mas demorider se puderes ver se a corrente fica bem "assente" no carreto de 34t e de 40t ficava muito agradecido :)

Cumps
 

demorider

Active Member
Fabio Viana experimentei montar a cog 40t (hope t-rex) na cassete de 9v 11-34 (pg970) e parecia ter tudo para dar certo mas este cog foi feito para cassetes de 36 e tem umas saliências (ver imagem a baixo) que impedem a corrente de "assentar" a 100% no carreto 34.. Fora isso experimentei as mudanças para ver se subia bem ao 40t e subiu sem problemas, isto com a bicicleta no suporte porque como a corrente no 34 não assentava bem não quis esforçar a corrente..



Resumindo, parece-me que tinha tudo para dar certo mas está cog é específica para cassetes sram de 36t e não funciona com cassetes 34t, se fosse a versão para cassetes shimano que trabalha com cassetes de 34t quase de certeza que iria funcionar sem problemas..

Na foto não se percebe muito bem mas ali por baixo do logótipo hope consegue se ver a tal saliência que impede que a corrente assente correctamente..




Acho que com uma cog que não tenha aquelas saliências deve funcionar..
 

fabio viana

Well-Known Member
Obrigado por me teres mostrado isso :) no site da probike, diz que o Hope T-Rex é para cassetes 11-36, mas por outro lado existe um mais barato(E.THIRTHEEN) que já é compatível com a cassete 11-34 :)

De inicio ia só meter uma cassete 12-36, alterando o cog de 12t para 11t, e ia ficar 11-36 com o prato de 30t a frente chegava para a roda 26, mas como vou mudar para roda 29, preciso de mais uns dentinhos xDD
 

demorider

Active Member
Geralmente os cog de 40t são compatíveis com cassetes de 34, mas no caso da hope decidiram não fabricar os de 42t normalmente usados em cassetes de 36 e fizeram só os de 40 que no caso dos específicos para cassetes sram só são compatíveis com cassetes de 36, ao contrário de outras marcas..

No caso dos e-thirteen os de 40 são compatíveis com cassetes de 34 mas eu evitei essas cog por causa do mau feedback que li sobre eles.. Também estive a ponderar os da superstar componentes que pelo que tenho ouvido/lido tem uma excelente qualidade/preço apenas optei por este por uma questão de comprar tudo na mesma loja (precisava de comprar mais umas coisinhas) para evitar 2 portes de envio e pelo bom feedback que tem..
 

DarknightOM

New Member
prato de 30T á frente numa 26...
faz quê 20km/h só .. ( ironia) mas eu numa 27.5 usava 34T era o ideal...se calhar em 26" andaria com um 36T , na 29 andei com 34T e actualmente ando com 32T

meter 1x9 ou 1x10 com 30T á frente numa roda 26 é só mesmo para dizer que está "na moda"... acho uma relação muito baixa para uma roda "pequena"
 

demorider

Active Member
DarknightOM Depende do que se pretenda da bicicleta e claro das pernas de cada um.. Eu ando com 30t a frente numa 26, se fosse hoje talvez mete-se um 32 com cog 42 mais do que isso não dava para as minhas pernas nem para as subidas que tenho cá pela zona ainda para mais com uma FS de enduro com 15kg..

Mas para mim velocidade de ponta é coisa que não me assiste, subo para descer e a rolar aproveito para "descontrair".. Mas sim 30 a frente com 11 atrás para velocidade de ponta é pouco, segundo o GPS em plano consigo ir aos 30kh já com uma rotação acentuada..
 

DarknightOM

New Member
Oh fabio...já a tempos foi falado nao sei se foi aqui se noutro topico uma situação igual

Prato 30T só te faz 40kmh se for numa 29 com sram x1 com carrete de 10T atras, em ves de 11T.
ou entao voçes usam cadencias acima dos 100 e muito.

eu tenho 32T com 11T atras e para chegar aos 40km (em plano nao tou a falar a descer) tenho que levar uma cadencia já elevada...

devo ser diferente dos outros eu....
 

fabio viana

Well-Known Member
Em plano vou ver hoje, mas já verifiquei muitas vezes e consigo atingir quase 40(chega 39,4 por ai) e só depois é que fico com cadência alta...

Mas uma coisa que já reparei na minha bike, e a seguinte:
Se usar no arranque a relação 30-11 chego aos 28 e fico sem rotação, mas se começar a descer aos poucos a relação, ou seja, desde o 6 ou 7 carreto noto que demora mais algum tempo a perder a rotação, atingindo assim uma velocidade mais alta.

Mas eu estou a falar da experiência que tenho com a minha bike, nos terrenos onde ando, que ou são a descer ou subir, praticamente não tenho sítios planos :/
 

edununo

Well-Known Member
Uso prato de 30 numa 29er com SRAM 1x11 (logo com carreto de 10 atrás) e faço cerca de 40 km/h já a +- 100 de cadência.
 

DarknightOM

New Member
é isso edununo.

acho muito estranho fazerem 40km/h com 1x10 ou 1x9 ou seja oque for com 30T á frente e 11T atrás.

ou entao teem pilhas nas pernas para levar cadencias de 100 e muito.
Atenção que uma coisa é fazer isso em 100 ou 200m , ou coisa é rolar a essas velocidades/cadencias.

eu tambem consigo fazer 50km/h com 32T mas faço num curto espaço de metros e com alta rotação.
Não vou debater mais o assunto, cada um usa a cadencia que quer e gosta e se sente bem, agora só nao digam que se faz bem 40km/ com prato de 30T á frente.
 

fabio viana

Well-Known Member
Quando disse que dava quase 40km/h, não estava a dizer que era em plano, até porque na minha zona, ou se sobe ou desce, não existem zonas planas :/ mas sim se andasse em sítios planos era difícil manter uma boa cadencia a 40km/h com 30-11 :)
 
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