Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

Malho

Member
Boas
Eu estou a pensar em mudar a minha transmissao para 1x10
Estou indeciso no prato que irei meter a frente 30, 32 ou 34 dentes?
Qual é a melhor opção? A cassete vou meter 11-36.
 

demorider

Active Member
Se vais meter cassete 11-36 sem o expander 42t acho que a melhor solução é o prato de 30 e mesmo assim ao fim de uns km vais sentir bastante o "peso" da transmissão..

Eu estou a usar 11-36 com prato de 30 e nos primeiros km é na boa, mas ao fim de umas subidinhas as pernas já se queixam mas também ando com uma 160mm de 15kg.. Tem atenção que a velocidade de ponta vai ser muito baixa, eu só consigo atingir os 30km/h com está configuração..

Se ponderares meter o 42t talvez uma prato de 32 ou 34 (dependendo das pernas) seja a melhor solução para teres um pouco mais de velocidade de ponta..
 

miguelcarromeu

Active Member
lpsferreira,

Por norma só falo de casos de experiência pessoal ou factos concretos. É o caso. Todos os expanders que conheço funcionam em ambas as cassetes.

Demorider,

Mas essa diferença na prática não sei para que servirá porque tem de entrar de forma universal no cepo. Eu penso que as diferenças estejam na espessura. Quem já fez a conversão, sabe que nos desviadores Shimano, para conseguir ter amplitude para subir para o 42, por vezes o desviador fica muito próximo dos raios. Então, nesses casos, é preciso colocar uma anilha (muito fina) no cepo, antes de meter o expander e cassete. Este pequeno afastamento é suficiente para afastar a cage dos raios. Presumo que a diferença esteja aqui e que as marcas que diferenciam SRAM e Shimano têm atenção a este detalhe. Geralmente quem tem desviadores SRAM não tem este problema. E também depende das rodas. Nas rodas actuais que tenho, mesmo com desviador XT e expander 42, pude tirar a anilha.

Malho,

Mais vale meteres um expander e um prato 32. Se aguentas prato 30 com 36? Também aguentas 32 com 40. Eu uso 32/42 e não penso mexer.
 

lpsferreira

New Member
Eu perguntei, porque eu só os consegui usar as respectivas cassetes, foram eles da One up, blackspire, da SNV e da Leonardi.

Agora se conseguem usar com qualquer tipo de cassete força, eu não aconselho pela minha experiência.
Os da One Up não era o mesmo COG com diferentes anilhas, se as marcas e quem inventou usa diferentes anilhas, pratos que causa um maior investimento e maior dificuldade de venda, também deve existir alguma razão.
Da SNV nem em shimano nem em SRAM achei que funcionassem correctamente (comprei dos primeiros a sair para o mercado).
Ainda os que achei melhor foram o ONE UP para shimano com cassete shimano e o da Leonardi para shimano.

Mas mesmo assim nenhum sistema 1x10 se aproxima do 1x11V original venha quem vier.
O mais próximo é um sistema que tenho que é 1x11V com um prato de 42T acoplado a uma cassete XT e com um manílupo X9 adaptado a 11V, é muito mais preciso que qualquer 1x10V digam o que disserem. E não tem nenhuma quebra de como acontece com 1x10V. para mim tem de funcionar como um relógio suíço e o 1x10V não funciona como um relógio suíço, funciona, mas falta aquela precisão.
Mesmo quando pareciam estar impec, o desafinar era uma constante.
 

demorider

Active Member
Miguel

Realmente no site da oneup referem essa questão da anilha que no caso das shimano fica antes do expander e nas sram fica entre o expander e a cassete..

Depois no site da wolftooth diz que os "shift points" foram desenhados para um perfeito shifting em determinada cassetes (shimano ou sram).. Uma diferença no "desenho" dentes ou dos entalhes que ajudam a subir a corrente :confused:

De qualquer maneira o expander da a2z (do qual não encontro nada no site da marca) em várias sítios dizem ser compatíveis com ambas as marcas de cassete, apenas na loja online e que diz ser para shimano, mas vou arriscar e depois venho cá dizer se funcionou ou não ;)..
 

miguelcarromeu

Active Member
lpsferreira,

Tiveste aí uma bela renda em expanders se usaste esses todos! Não conheço o expander a Leonard Racing. Até pensava que só tinham aquele sistema de aranha completa, com 4 ou 5 carretos.

Do outros que referiste, tenho actualmente o SNV a funcionar a 100% com uma K7 XT. Não estamos aqui a debater a qualidade do shifting porque obviamente que é claro como água que o original 11v é superior em todos os aspectos! Isto é uma adaptação que fazemos. E voltando ao ponto inicial,
o que referi e repito é que os expanders funcionam em qualquer K7.

Seja como for, e como falado no outro tópico, já não faz muito sentido fazer este tipo de adaptação, tendo em conta os preços do 11V da Shimano.

Demorider,

Sim, alguns dizem isso. Dos que testei (OneUp, SNV e eThirteen) não notei diferença. Apenas na questão das anilhas, mas isso não está relacionado com os expanders em si!

Se estás a ponderar o eThirteen, na minha opinião, apesar de ser dos mais baratos,
não compensa porque deve ser dos menos eficientes. A comprar um novo agora seria o OneUp ou um Wolftooth. O SNV também não é dos mais caros e funciona bem mas parece-me que vai desaparecer num ápice.
 

demorider

Active Member
Miguel, os e-thirteen estava a tentar evitar, todo o feedback que tenho lido na net é que são muito fracos.. Há quem se queixe de torcerem e até mesmo de ao fim de uns km a corrente começar a "patinar"..

O que tinha visto e que está de baixo de olho é este:



Não tenho qualquer feedback sobre estes expander mas são muito acessíveis o que me deixa de pé atrás quanto a sua qualidade.. Não tenho olhado muito para os de marca mais " conceituada" porque queria gastar o menos possível até porque procuro um expander para acabar de "derreter" está transmissão e depois avançar para o 1x11.. Com o shimano XT 1x11 estas conversões deixam de fazer sentido..
 

marciorssilva

New Member
Só tenho uma coisa a dizer...garbaruk ;). Para mim a melhor opção do mercado ;), não incluí apenas o prato de 42T mas sim três pratos que são os que saem da cassete shimano XT. Funciona 5 estrelas ;).
 

miguelcarromeu

Active Member
Não conhecia esse modelo. Fui cuscar e parece bom preço. Fica ao mesmo preço de um OneUp e o sistema é tipo o da Leonard Racing.

Demorider,

Tens os Superstar. Nunca mais aparecem os de 42T, mas o de 40 conheço muitos com os ditos e são boa relação qualidade/preço.
 

demorider

Active Member
tambem já pensei nos superstar de 40t até porque com um prato de 30 a frente acho que 40 atras deve ser suficiente.. Quando andava com 2x9 andava com 24/36 a frente e 11/34 atrás e nunca senti necessidade de uma mudança mais leve, quando não conseguia subir alguma coisa não era por falta de pernas mas sim porque a bike me começava a "patinar" ou a levantar a frente.. O 42 era mesmo por uma "margem de segurança"..
 

miguelcarromeu

Active Member
O 40 é melhor em tudo (sobretudo no shifting, porque não tens de abrir tanto o desviador para conseguir subir para o 42, logo fica mais preciso.) Se meteres prato 30, chega e sobra. Só uso 42 porque a minha pedaleira (SRAM X1) é de 32.
 

tinric

Super Moderador
30 de prato e 40 (superstar impéc) na HT perfeito... na FS não dispenso o meu 22 com 36 atrás :) (mas isso sou eu que sou fraquinho :D)


Confirmo, com o expander 40 não noto diferença na passagem da 3ª para a 2ª ou da 2ª para a 1ª... tanto é que a maior parte das vezes ainda vou tentar meter umas quantas mais leves ... :D
 

demorider

Active Member
Eu neste momento já estou a usar 1x10 com prato 30 e cassete 11/36.. Na altura como tive de mudar tudo não deu para investir também no expander e fui andando assim a sofrer nas subidas, agora e que me deu para comprar o expander para andar até a transmissão "queimar" e quando rebentar mais vale mudar logo para 11v.. Se soubesse o que sei hoje nem me tinha metido no 1x10, feitas bem as contas com mais uns trocos metia o XT 11v e ficava melhor servido do que com adaptações..

A vantagem do expander da a2z é que inclui também o carreto de 16 e o parafuso que aperta a cassete (desnecessário) com um preço de 42€.. Em princípio só para a semana é faço a encomenda por isso até lá ainda penso melhor nas opções mas se for para o 40t em princípio vem o superstar, se for para o 42 o mais provável e vir o a2z..

Obrigado pela ajuda, depois dou feedback ;)

EDIT: Quanto é que fica o superstar em euros já com portes?
 
Last edited:

HugoFerreira

New Member
Boas, estou com alguns problemas em escolher o prato para a pedaleira, vi os e.thirteen mas diz que são para DH, alguém sabe se são compatives e se precisam de guia de corrente? O que acham do "gamut Race"?
 

lpsferreira

New Member
Tens de ver ao montar, eu tenho colocado mas não recordo.... se coloquei algum espaçador na pedaleira, mas como tenho espaçadores nem recordo..
 

lpsferreira

New Member
Penso que estarás a ver mal a coisa: tu vais colocar no prato mais pequeno, tens 2 pratos para centrar seria a meio dos 2. Como o prato de 80mm é o de dentro se colocasses algo ia aproximar mais do quadro...que é precisamente o contrário do que deves ter.
Daí eu falar em anilhas para a pedaleira que é onde podes jogar.
 

lpsferreira

New Member
Eu tenho a sensação que nem tive necessidade de fazer nada, coloquei o de 30T porque estou muito em baixo de forma e faço normalmente provas de XCO com algum grau de dificuldade onde necessito dele.
Tive com o de 32T mas foi outro pedaleiro de 3 pratos e aí estava no centro.
 
Top