29er Sobre Dad do Mecânico

tribito

New Member
Eu chamo roda da moda as "29"

Digo moda porque anda meio mundo a trocar 26 por 29. Muitos deles nem pernas, nem estrutura física tem para andar com elas, depois arrependem-se (como conheço alguns) e outros não dão o braço a torcer mas toda a gente percebe que estão arrependidos. Não digo que seja o caso, nem tenho informação para ter qualquer tipo de opinião sobre isso.

Por algum motivo o "Nino Shurter" anda de 27,5......dá que pensar, estando a marca que o patrocina a apostar forte nas 29. É interessante o que ele diz sobre isso e a marca neste momento em entrevistas recentes.

Mas isto daria para aqui "teorias" infinitas e subjectivas que não sei se levariam a algum lado.

Só desejo que este projecto corra bem e serei um espectador atento. Desde que o dono da bike goste o resto é paisagem. A minha bike tb tem coisas que muitos criticam/não gostam e não é por isso que vou mudar.....eu gosto!
 
Eu não troquei de tamanho de roda.
Apenas arranjei uma irmã para a Vespa!

Quando referias "rodas da moda" fiquei curioso porque pensava que ter referias à marca dos componentes da montagem, o que estranhei porque não os referi em lado nenhum.
Quanto ao 29 não é uma moda é uma tendência, veio devagar e está para ficar, as modas vêm de rompante e de repente desaparecem.

Quem me conhece sabe que sou grande, uns enormes 178cms de altura, mas que tanto encaixo bem numa 26 como numa 29!
27.5 já era muita família de bikes lá por casa.

Uma das coisas que gosto muito de ver é alguém com 1.50m de altura com roda 29, é giro!!!
Acho que deviam de haver mais!
;)
Também gosto muito de gostar de coisas que outros não gostam!!
Abraço!
 
Last edited:

ernez

Active Member
O engraçado é que a distancia entre eixos numa 29 tamanho s (16 ou 15/5) é igual a uma 26, será que o pessoal mais pequeno não terá vantagem numa 29, fica aqui a questão!
 
Desejo melhoras, e rapida recuperação, esperemos uma análise mas detalhada, especialmente do comportamento e do conforto da forqueta? Sei que é cara, mas não era opção meter uma forqueta da NINER em carbono ou outra do género?
 
Espero não ter ferido o ninguém mais "curto" com a minha afirmação.
Mas nota-se facilmente quando "alguém anda com as calças do pai".

Forqueta Niner fica bem em bicicleta Niner, da mesma forma que acho que uma forqueta SagZero assenta melhor nas bicicletas Sobre.
Como sabem, sou muito pouco a favor da "promiscuidade" de forquetas de uma marca em bicicletas de outra marca.
Aliás, acho condenável e de enorme mau gosto...

Para quem não "acompanhou" a historia da DAD desde o inicio, há que ter em conta que esta coisa com duas rodas tem um limite de orçamento de inferior a 1800€.
Low cost logo há coisas que não podem ser.
 

HR

New Member
Boas,

Gosto da irreverencia deste teu projecto com os detalhes unicos "à la Mecânico", gosto também da "dureza" do mesmo quer estética, quer fisica.

Vou acompanhar os desenvolvimentos...

Muitas e boas pedaladas...
HR

Off Topic: Fiz algo do género em que juntei uma 29 à minha 26 e cometi a "heresia" :) de montar uma forqueta Niner RDO a um quadro Cube Elite Super HPC o resultado foi algo... interessante 8)
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Mêcanico, amigo, no outro fds de lá, 22 Junho, Sábado, queres ir pedalar para a Arrábida?? a saida é do Montijo mas ainda não está confirmado, vamos falando.

O teu ex xis pull teve de ser retirada da Raven, não era apropriado :( o Valério montou-me outro :)
 

pimentoski

New Member
meter uma forqueta niner numa sobre era quase tão mau como meter uma lefty numa mondraker... :D

de resto gosto do pormenor da cassete 11-28, com a relação certa na frente faz tudo o que fazem as 11-32/34/36 e são bem mais leves... e baratas.
 
Se algum dia tirar a SagZero é para meter uma Lefty.
Há que ter algum cuidado na altura de fazer opções, sei que as minhas não são consensuais mas para mim resultam.

Obrigado Rui Marçal pela ajuda nas 10g que desapareceram.


Dentes lavados: CHECK!
 
Chegar a este peso é fácil.

Basta seguir a folha de Excel à risca.
Como esta bike nasceu há mais de 6 meses no excel, tem sido relativamente fácil, foi ir comprando coisas leves, algumas delas usadas (quadro, pneu, avanço, travões, pedaleira, selim) e sem pressa ela ficou assim, quando se começa com uma bike de fábrica a coisa é diferente.
 

essence_s

New Member
Sim, assim é mais fácil, mesmo assim n é fácil comprar essas coisas usadas a bom preço e em bom estado como as que compraste.
Depois há ainda o factor "crise" n menos importante.
 

petiagos

New Member
Os engenhocas são assim...
Agora eu que não tenho jeitinho para estas coisas ... lá tenho de abrir os cordões à bolsa :mad:
 

Marin Eide

New Member
Rodas 29??? que coisa mais panisga..... enfim, anda tudo doido... quem me dera uma roda grande....
Boas pedaladas :p ou quedas :p
 

paulopereira

New Member
boas tenho seguido este tópico com alguma atenção porque também tenho uma 29 uma scott scale 930 e a minha tem bem a vontade mais 2kg que a tua, mas na minha opinião isso é um peso falso para uma 29er visto ter uma forqueta. também já faço btt a uns bons anos e não consigo ver qual é a vantagem de não usar suspensão, e o conforto? nos terrenos mais irregulares nem vais conseguir passar com a mesma destreza. mas continua que estamos sempre a aprender nos teus tópicos...
 
Top