Boas...
Eu não sou um grande adepto do GPS (no que toca a BTT)... Para mim não há nada que substitua as excelentes cartas militares produzidas pelo IGE e a navegação à unha! :mrgreen:
Mas o problema é que para quem não sabe se amanhar com elas, o termo "perdido" passa a ser vivido na primeira pessoa, por vezes de forma dramática!
Ora, o que eu queria saber é se têm conhecimento de algum sistema de localização em caso de emergência. Isto é, um aparelhómetro qualquer que em caso de emergência pode ser activado, emitindo um sinal que pode ser colhido por um receptor (na posse de alguém, que pode ser a organização de um passeio BTT, por exemplo), possibilitando assim a fácil localização do individuo!
Por exemplo, no TT este sistema é utilizado em provas como por exemplo o muito badalado DAKAR... Tb é utilizado na aviação ou em meio aquático!
Em caso de provas/passeios onde os trilhos não são sinalizados, apenas se podendo utilizar um roadbook ou carta militar, é normal que certos bttistas se desviem do trilho correcto podendo-se perder em locais relativamente afastados dos trilhos correctos, deixando a origanização em maus lençóis, sendo este sistema muito útil no "resgate"...
Eu não sou um grande adepto do GPS (no que toca a BTT)... Para mim não há nada que substitua as excelentes cartas militares produzidas pelo IGE e a navegação à unha! :mrgreen:
Mas o problema é que para quem não sabe se amanhar com elas, o termo "perdido" passa a ser vivido na primeira pessoa, por vezes de forma dramática!
Ora, o que eu queria saber é se têm conhecimento de algum sistema de localização em caso de emergência. Isto é, um aparelhómetro qualquer que em caso de emergência pode ser activado, emitindo um sinal que pode ser colhido por um receptor (na posse de alguém, que pode ser a organização de um passeio BTT, por exemplo), possibilitando assim a fácil localização do individuo!
Por exemplo, no TT este sistema é utilizado em provas como por exemplo o muito badalado DAKAR... Tb é utilizado na aviação ou em meio aquático!
Em caso de provas/passeios onde os trilhos não são sinalizados, apenas se podendo utilizar um roadbook ou carta militar, é normal que certos bttistas se desviem do trilho correcto podendo-se perder em locais relativamente afastados dos trilhos correctos, deixando a origanização em maus lençóis, sendo este sistema muito útil no "resgate"...