Sistema de localização de emergência

helio69

New Member
Boas...

Eu não sou um grande adepto do GPS (no que toca a BTT)... Para mim não há nada que substitua as excelentes cartas militares produzidas pelo IGE e a navegação à unha! :mrgreen:

Mas o problema é que para quem não sabe se amanhar com elas, o termo "perdido" passa a ser vivido na primeira pessoa, por vezes de forma dramática!

Ora, o que eu queria saber é se têm conhecimento de algum sistema de localização em caso de emergência. Isto é, um aparelhómetro qualquer que em caso de emergência pode ser activado, emitindo um sinal que pode ser colhido por um receptor (na posse de alguém, que pode ser a organização de um passeio BTT, por exemplo), possibilitando assim a fácil localização do individuo!

Por exemplo, no TT este sistema é utilizado em provas como por exemplo o muito badalado DAKAR... Tb é utilizado na aviação ou em meio aquático!

Em caso de provas/passeios onde os trilhos não são sinalizados, apenas se podendo utilizar um roadbook ou carta militar, é normal que certos bttistas se desviem do trilho correcto podendo-se perder em locais relativamente afastados dos trilhos correctos, deixando a origanização em maus lençóis, sendo este sistema muito útil no "resgate"...
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Existir sei que existe.

Agora, o quê é que não sei.

Tenho recordação de há uns anos atrás ter visto no site da Telecel (ainda não era vodafone), um sistema que localizava os colaboradores de uma empresa, tipo teres um paquete na rua e saberes onde ele andava, mas nunca cheguei a saber muito sobre o assunto.

Presumo que seja um misto de telemóvel e gps. gps para identificar a localização e a parte de telemóvel para fazer a transmissão de dados das coordenadas de localização.

Existem dispositivos destes instalados em carros, de modo a que se te roubarem o carro consegues localizá-lo.

Agora é googlar várias combinações de palavras (de preferência em inglês) que possam originar resultados válidos.

Lamento não conseguir ajudar mais que isto :roll:

Boas pedaladas.
 

jnoiva

Member
Existia um relogio da Casio que tinha um sistema de alarme de localizaçao, nao sei se ainda esta em venda e uma questao de :pesquisa:
 

fg

New Member
Desconheço os pormenores técnicos, mas os bons fatos de ski (neve) têm um emissor para o caso de o skiador precisar de ajuda (avalanches, etc).
Provavelmente pode levar-se um emissor desses no camelback.... se se conseguir comprar "separado" do fato de ski....
:pesquisa:

:wink:
 
Será isto: http://www.acrterrafix.com/
A titulo de curiosidade: http://en.wikipedia.org/wiki/Emergency_Position-Indicating_Radio_Beacon
Não sei se era isto que queriam, mas isto serve exactamente para identificar a tua posição num caso de emergencia. Não faço ideia se funciona em Portugal e preços...

Existe tambem um sistema utilizado em gestão de frotas, que concilia o gps e o serviço gprs (dos telemóveis), enviando a tua localização para uma central ( a própria Garmin tem um serviço desses). Deve haver uma variante para zonas onde não exista cobertura gprs, tipo para o Lisboa-Dakar. Procurem pela net...
 

helio69

New Member
Shadowlord, mparece-me que é isso mesmo! Ainda vou investigar mais sobre esse aparelhómetro, mas parece-me ser isso!!!

Nos entretantos e depois de umas buscas, encontrei isto http://www.nomatica.pt/p.aspx?i=139435&stack=technical&action=open#technical que assim como o localizador que o shadow mostrou tb parece ser leve e de fácil utilizãção! No entanto o preço é um bocado caro. Na nomatica custa uns valentes 259 euros!!! O que torna a sua compra por parte de um atleta bastante onerosa e por uma organização de um evento quase impossível!

Mas ainda vou ver se arranjo mais barato! :D
 

kazakinhus

New Member
no Verão passado para perceber o funcionamento do gprs e gps fiz uma aplicação para pocket pc 2003.
sempre que uma pessoa estiver + do que 20 minutos parado no mm sitio envia coordenada para mail (tb dava para por num site ...mas nunca funcionou a 100%) tinha tb 1 botão tipo pânico que enviava coordenada automaticamente....
infelizmente formatei o pc e esqueci-me de guardar a versao final, mas ainda devo ter alguma versão com algum bug :twisted:
 
Achei mais uma série de aparelhos destes:
http://www.sanav.com/gps_tracking/GC-101.htm
http://www.starsnav.com/personal-tracker.htm
http://safetyandsecuritycenter.com/gpsperloc.html
http://www.laipac.com/localizador_personas_gps.htm

No entanto todos eles funcionam via gprs. E se não houver rede???? É ai que entram aqueles modelos que falei antes:
http://www.mapworld.co.nz/beacons.html

Mas deve haver mais algum tipo de aparelhos que façam isto, simplesmente ainda não encontrei mais nada.
 

Myrage

New Member
Ora, aqui esta um assunto que me interessa bastante.

Ultimamente tenho pensado muito neste assunto. Ou seja disponibilizar via GPS a minha localização para o caso de me ocorrer um acidente, durante uma saída solidária para o monte.
È verdade que muitos de nos pensamos que em caso de azar o telemóvel será o melhor amigo do Homem, mas também é verdade, que a Rede GSM ainda não tem cobertura a 100% em território nacional. Se a isto formos mais pessimistas e partirmos do principio que em caso de acidente grave não podemos utilizar o telemóvel, o que nos resta de apoio ?
Resumindo, a tecnologia já existe, o problema mesmo são os Preços. vejam aqui: http://www.trackposition.com

Abraço e boas pedaladas em segurança.
 
O trackposition.com é mais um serviço baseado em GSM. Ou seja há rede, funciona, não há rede esqueçe...

No entanto descobri que estão a criar uma nova norma baseada no sistema EGNOS que vai permitir resolver esta questão. Chama-se SCORE (Service of Coordinated Operational Emergency & Rescue using EGNOS) e vai utilizar os sinais do EGNOS e do Galileo, juntamente com triangulação das células GSM. Mais informação em http://www.score112.org. Agora não sei como vai ser a utilização pessoal deste sistema.
 

Bravellir

New Member
Os satélites GPS, pelo menos para nós comuns mortais, apenas emitem sinais. São completamente incapazes de receber qualquer sinal de retorno de um "receptor GPS". Ou seja, qualquer sistema de sinalização de emergência, tem de ter outro meio qualquer de transmitir a sua localização. Tirando os casos em que esses emissores são capazes de emitir sinais utilizando uma rede qualquer de satélites, todos os outros sistemas comerciais e relativamente acessíveis, emitem através da rede GSM.
Para alem do preço que esses sistemas, mesmo os via gsm, custam ( normalmente tarifa mensal ), para nós continuam a ter a mesma limitação na cobertura da rede. A única vantagem será mesmo o caso perder a consciência.

Desconheço pormenores técnicos do sistema galileu, mas se ele for capaz de receber sinais de utilizadores vulgares, para alem de saber como é que vai ser o acesso a esse serviço em termo de custos ( imaginem a largura de banda necessária para receber e retransmitir os sinais de todos os utilizadores de GPS ), tenho curiosidade para saber os pesos e consumos de um receptor desses. Para ser capaz de emitir para um satélite é capaz de ser complicado em termos de peso/consumo de energia.

Façam uma coisa muito simples. Quando saírem sozinhos, combinem fazer uma chamada a alguém da família a cada uma ou duas horas e digam sempre em que zona estão aproximadamente a essa hora. Se falharem um telefonema, a pessoa que é suposto recebê-lo pode pedir ajuda.
 

trek_b

New Member
O programa que tenho usado para navegação/gravar tracks, smartcomgps, permite enviar um sms para outro telefone que tenha o software a correr e mostrar a localização.

Tenho usado o program num nokia 6600. Comprei um suporte da nokia para automovel, que com uma pequena adaptação deu para meter na bicla de uma forma muito robusta. Mesmo nas descidas mais atribuladas o telefone não cai.

Dá um salto aqui: http://www.wild-mobile.com, e vê se serve para o que pretendes.
 

Ladas112

New Member
O CompGPS parece ser uma ganda malha!

Assim como o projecto Score112. Aliás, a localização de veículos já se faz há algum tempo por GPS.


O pior disto tudo...é que Portugal vai ser sempre esquecido....
 

NR

New Member
Caro Ladas112,

Permite-me discordar que Portugal vai sempre ser esquecido...

O projecto SCORE (Score112), realizado por um consórcio internacional, teve uma participação portuguesa bastante relevante. Fomos (Edisoft e SNBPC) responsáveis pela definição dos requisitos de utilizador, pela realização de testes de campo juntamente com uma Associação de Bombeiros Voluntários, pela implementação do Centro Operacional, pelo integração de todos os componentes (desenvolvidos pelos diversos parceiros envolvidos) e respectiva validação e tamb'em organizamos um Workshop internacional para divulgação dos resultados obtidos.

Neste momento está em implementação um sistema similar mas mais evoluído - o LIAISON - que também inclui participação portuguesa.

Há alguns anos a esta parte a Comissão Europeia patrocinou um estudo sobre a implantação do 112 nos diversos países europeus e Portugal é um dos países onde está implantado; existem países que têm diversos números para outros tantos serviços de emergência e que nalguns casos variam de região para região.

NR.
 

Myrage

New Member
Hoje lembrei-me de espreitar a net, afim de saber as novidades a cerca desta matéria.

Encontrei isto: http://www.gps2all.com/child-locator-3/localizacao-gps-localizador-pessoal-desportos-radicais.html
http://inosat.inovadesign.pt/home/carjacking-localizacao-pessoas.aspx

Também já testei isto: http://www.tmn.pt/portal/site/tmn/m...toid=67b1f6b451e6d110VgnVCM1000005401650aRCRD

Fui localizado com uma probabilidade a rondar um raio de 1km. Melhor que nada, mas tive que autorizar a minha busca através de uma SMS. Ora se tiver condições para troca de SMS também terei condições para telefonar !

Por fim : Ambos os equipamentos necessitam de rede GSM para envio de informação. Se não captar rede então ......!
De qualquer modo acho positivo e muito interessante.

MY
 

Mike4Tsix

New Member
Este tópico está um pouco esquecido pelo pessoal e é de tal forma importante que resolvi pedir a alguém que já tenha encontrado algo que permita a nossa localização pela nossa mulher ou amigo, que coloque aqui o que descobriu. Passados 2 anos da última resposta já poderá haver algum software que o permita.

Obrigado a quem possa ajudar.
 
Top