Shimano XT M8000 - 2016

SeteGu

Active Member
E depois perde naturalmente em "leveza" nas mudanças mais leves... isto com carreto de 11 e prato 33 em vez de carreto de 10 com prato 30.

Tanto quanto sei, ao contrário da SRAM, no caso da Shimano funciona como se fosse cassete de 10v... não sendo necessário qualquer adaptação.
 

edununo

Well-Known Member
É isso mesmo.
Pelo simples facto de começar em 10 faz uma grande diferença.
Muita gente usa SRAM 1x11 com prato 32 é cassete 10-42. Se a cassete fosse 11-42 teriam de usar o prato de 36 para ter uma velocidade de ponta semelhante. Digo o 36 pois no caso da SRAM os pratos não podem ter número de dentes ímpar. Depois, com prato 32 e cassete a terminar em 42, sobe-se bem. Se tivéssemos de usar o tal prato 36 para rolar bem, nas subidas as coisas seriam complicadas.
 

diogobike

Member
Eu vou meter com prato 34, como vai ser para fazer XCO, não preciso de rolar acima de 40kms/h o problema é que a cassete mais barata da sram, a GX custa mais de 100 euros enquanto a da shimano consigo por menos de 70 euros...
 

edununo

Well-Known Member
É verdade. A diferença de preço é significativa.
Menos de 70 euros para a XT 11-42? Já vi a 11-40 abaixo dos 70 euros mas a 11-42 eram quase 80.
Para quem liga ao peso a SRAM 1150 10-42 é mais leve 50g que a XT 11-42.

Eu tenho a X01 1195 de 275g já com 6000 kms e a bombar. Custa é um balúrdio (250 euros) mas na altura era a que existia. Quando tiver de trocar vou para a 1150 de 394g. Troco sem pensar 2 vezes 120g por 120 euros.:)
 

DarknightOM

New Member
eu posso dizer que prefiro o 10T da Sram aos 11T da shimano.

Sai de uma conversão de 1X10 , que em tudo é "identico" ao novo 1x11 da shimano.
ou seja carreto 42T o maior, e 11T o menor.

agora tenho o GX1 com 42-10 e para o que faço, prefiro muito mais.
ganhei velocidade de ponta, o que para maratonas e para para treinar ajuda muito, uso uma cadencia mais baixa.
o Prato continu-o com o mesmo 32T .
34T para algumas subidas em XCM torna-se "pesado" e com 32T e o tal 10T é mais que suficiente para rolar a velocidades consideráveis na terra.

se alguma vez mudar, só mesmo o desviador e manipulo para um XTR electrico, mas mantenho sempre a cassete SRAM, tive que comprar um cubo OK, mas está pago agora é só disfrutar.

Para xco até podes usar um prato de 28T com cassete 36-11 atrás ...andam muito assim
 

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Não sei se entra muito neste post, mas aqui vai a minha consulta; tenho uma 27.5 e a transmissão toda shimano SLX, dois pratos 38-24 e cassette 11-36. Vejo que em tramos rápidos de terra / alcatrão falta-me velocidade ponta. No outro dia desmontei o cassette para limpar e (coisa que não sabia) vi que os dois carretos mais pequenos estão soltos, a diferença do resto que são um conjunto.

E a pergunta é; não há possibilidades de trocar o carreto de 11 por um de 10 (por exemplo no mercado paralelo; kcnc, bbb, etc) mantendo o resto do cassette da shimano?
 

TLouro

Member
Boas

Camponubla, essa quimera persigo eu há muito tempo... mas não é possível...

Carretos de 10 só nas cassetes da SRAM e é preciso trocar o cepo por um compatível.

Tanto quanto sei, há a cassete General Lee com 9-42, que também requer a troca do cepo por um tipo XD (preparado para a cassete da SRAM com carreto de 10):




A E*thirteen também vai lançar uma cassete do género, com a mesma exigência ao nível do cepo:



O senão é que estas cassetes custam/custarão cerca de 300€!!! A que ainda acresce o custo da troca do cepo... isto se houver cepo XD para o cubo da roda em causa...

Aos menos ricos, resta esperar que esse tipo de cassete se democratize e os custos baixem...

Acho que este era um avanço muito mais interessante que alguns standards que as marcas nos teimam em impor e que pouco resultado têm...
 
Last edited:

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

A algum tempo vi alguém com um carreto de 10t numa cassete normal(9v ou 10v), mas não sei se o cepo era diferente...

Infelizmente quem não quer gastar um salário num cepo e cassete, o melhor é continuar com o carreto de 11v :'(
 

JoaoAM

Member
Estou tentado a comprar, se soubesse montar isto tudo sozinho não pensava 2 vezes
eu posso usar este grupo com uma cassete sram?
 

Mr.sa

Active Member
eu não consegui resistir e já mandei vir o meu xD

Aproveitar, que a minha transmissão está a dar as últimas, e poupo-a para quando for fazer um passeio pela Europa fora :p

Entra o 1x11 com prato de 32dentes à frente, só espero é que as pernas aguentem xD
 

fabio viana

Well-Known Member
Mr.sa não te preocupes que com 32-40 ficas com velocidades bem leves para subir :)

Aquilo que te vai fazer mais "confusão" é a falta de velocidade de ponta...
 

edununo

Well-Known Member
Olha que 32/40 não é tão leve quanto isso. ;)
Para quem usa pedaleira dupla 24-38 e cassete 11-36 é o mesmo que no prato 24 mas só usar até ao carreto 30 da cassete.
 

Mr.sa

Active Member
Sim, mas a cassete é uma 11-42 e não 40.

É como usar uma 24 com 32 atrás +/-.

Ou seja, em algumas subidas as pernas vão sofrer :p
 

fabio viana

Well-Known Member
Então com uma diferença de 10dentes não devem ficar tão pesado a subir.. mas também depende da tua forma fisica :)

Para mim chega uma cassete 11-36 mas com prato de 30t, porque aqui na minha zona não se rola quase nada, felizmente
 

RTC

Super Moderador
Em relação ao desviador traseiro, para usar com cassete 42 e prato 34 (32 às vezes), caixa média ou longa?
 
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