Re: Scott Spark 10 Tuned with 7,860Kg
Rolamentos ceramicos são caros e exclusivos, mas são mesmo o futuro e o melhor para quem possa pagar, pois além da maior durabilidade e menor peso, dizem eles que as esferas em aço se deformam quando em esforço, ovalizando-se e logo guardando para sí algo do que metes no pedal, e as esferas de ceramica não se deformam quase nada, sendo esta a grande vantagem deste tipo de rolamento. A outra vantagem é poderem utilizar oleo muito fino o que permite um rolar mais livre, ao contrário dos de aço que têm que levar massa obrigatóriamente sob pena de com aleo fino griparem rápido... antes faziamos isto nos de aço e além de gripar rápido, rodavam melhor e mais rápido livres, mas em esforço, pela falta da lubrificação da massa tinham um atrito alto que se sentia. Tiramos esta ideia de um livro da estrada de um vencedor antigo do Tour, mas na estrada as cadencias e velocidades são altas no que oleo fino ajuda a rodar melhor nestas condições, enquanto no Btt é mais em força e menos velocidade dos rolamentos no que a massa não impede tanto a velocidade que raro vai existir e em baixas velocidades lubrifica melhor escorregando melhor...
Então os ceramicos têm o melhor dos 2 mundos, que é poderem rodar muito livres e sem precisarem de massa não deformarem quando em alto esforço.
Se pesarmos que nos atritos mecanicos podemos deixar 2% ou mais da nossa potencia e se pensarmos que esses míseros 2% valem numa prova de 4 ou 2 horas apenas 1 minuto ou 30 segundos, chegamos fácil à conclusão que estes rolamentos podem valer uma vitória numa prova, pois 30 segundos fazem a diferença entre a vitória e o 2º lugar... agora, se nós não estivermos nesta situação, até cubos LX dão que tenho cá umas rodas com LX que bem ajustadas e lubrificadas rodam de maravilha, mas eu pessoalmente não corro mas gosto do deslizar suave dos ceramicos, pois eu tinha umas rodas com Dt190 ceramic com aros Olimpic :wink:, mas também tenho uma roda com 240s e realmente é dificil perceber a diferença, principalmente nas velocidades que uso, mas quem ripa a sério nota e gosta, pois todos os atletas do top 30 ou 40 da taça do mundo estão kitados a ceramica em quase todo o lado.
Agora... preços... o 240s e o 190ceramic quase só variam nos rolamentos, e o preço é o dobro nos 190 com o de trás a custar 600€ em alguns sitios, e colocar de origem só ceramica seria caro para o cliente final, daí que hoje quase todas ou mesmo todas as marcas oferecem o up-grade ceramico seja em rodas ou pedaleiros.
cumprimentos,
paulo marinheiro