Cumprimentos a todos!
Coloco aqui a minha bike, que não é mais que um projecto inacabado, em constante actualização. Todos os pesos abaixo mencionados foram confirmados por mim em balanças digitais.
Por incrível que pareça tudo começou com uma Gt Pantera. Depois transformou-se aos poucos numa Gt Zaskar , ficando com este aspecto:
Até se transformar nesta bike: Scott Scale 10 (a lá carte)
Sou adepto do XC e gosto de uphill, daí que a minha montada está preparada, ou a ser preparada, para ser ágil e rápida a acelerarl.
Todas as escolhas dos componentes são ponderadas, no sentido de serem o mais leve e fiáveis possível, sem terem preços exorbitantes… Quer dizer… “A la ver…”
Agora uma pequena análise ao material.
Quadro: Scott Scale 10 tamanho L modelo 2005 com apoios para V-Brakes.
Este veio da Austria, já que estava a ter dificuldades em comprar um scale 10 para V-Brakes a bom preço por cá… Ainda não experimentei muitos quadros, mas este foi de longe o melhor no qual já andei. Este proporciona um andamento que é difícil de explicar. O quadro é muito rígido, proporcionando acelerações rápidas, mas muito confortável ao mesmo tempo, principalmente em pisos com muitas pequenas irregularidades. Esta comparação faço-a directamente com quadros de alumínio que já tive. Quanto à sua geometria, é muito agressivo. Tem o tubo superior longo (60cm para o tamanho L) que me assenta como uma luva (1,81m) O peso é fabuloso e pessoalmente gosto muito da estética.
+ peso
+estética
+conforto
+geometria
- preço
- provas dadas a longo prazo
- medida do tubo de selim (34,9mm) ainda pouco comum.
- exige o uso de desviador da frente do tipo E.
- eixo de 73mm em vez de 68mm (aumento do Q-Factor)
- camisas em todo o comprimento. (aumento do peso)
Suspensão: Rock Shox SID World Cup
Muito leve, o que se nota na frente. Gosto muito do seu funcionamento. Permite uma personalização ao máximo: Ajuste da compressão, do retorno, da dureza da “mola” de efeito positivo, da dureza da “mola” de efeito negativo, bloqueio completo, bloqueio no guiador. O que menos gosto nesta suspensão é a falta de rigidez lateral quando se pedala forte em pé, fazendo com que os calços cheguem a raspar no aro.
+ peso
+ estética
+ funcionamento
+ personalização
- preço
- flexível lateralmente (principalmente para quem usa travões de disco)
Pedaleira XTR 07
Quanto a este componente só tenho a dizer bem, ou quase. Passo a explicar: É rígida, fácil de montar/afinar, e compatível com praticamente todos os quadros, o que vem a ser menos bom… Esta pedaleira tem um eixo de 113mm que aceita desviadores E-Type, o que faz aumentar o Q-Factor. Quem optar por esta pedaleira e tiver um quadro que aceite um eixo de 68mm, tem de usar as anilhas fornecidas com a pedaleira para compensar.
+ rigidez
+estética
+ fiabilidade
+ suavidade nas mudanças
+ afinação
- preço (embora se consigam preços muito bons)
- uma medida para todos os quadros
Rodas: Mavic Crossmax SLR para V-Brakes.
Anteriomente tinha as Crossmax UST que usei muitos anos. Fiáveis, resistentes. Este novo modelo é mais rígido e leve. O revestimento em cerâmica prolongam a vida dos aros e aumentam o poder de travagem com mau tempo.
+ peso
+ estética
+ rigidez
- preço
-componentes vendidos apenas pela Mavic
E para já fico por aqui…. Vou fazendo uma review dos restantes componentes a todo tempo.
Em suma, o conjunto que tenho agora agrada-me bastante. A btt está relativamente leve, rápida, ágil e fiável, exactamente como queria.
Hoje mesmo chegou o desviador XTR Shadow que irá ser montado amanhã, mas já o pesei!
Aceitam-se sugestões, críticas, perguntas!
Coloco aqui a minha bike, que não é mais que um projecto inacabado, em constante actualização. Todos os pesos abaixo mencionados foram confirmados por mim em balanças digitais.
Por incrível que pareça tudo começou com uma Gt Pantera. Depois transformou-se aos poucos numa Gt Zaskar , ficando com este aspecto:
Até se transformar nesta bike: Scott Scale 10 (a lá carte)
Sou adepto do XC e gosto de uphill, daí que a minha montada está preparada, ou a ser preparada, para ser ágil e rápida a acelerarl.
Todas as escolhas dos componentes são ponderadas, no sentido de serem o mais leve e fiáveis possível, sem terem preços exorbitantes… Quer dizer… “A la ver…”
Agora uma pequena análise ao material.
Quadro: Scott Scale 10 tamanho L modelo 2005 com apoios para V-Brakes.
Este veio da Austria, já que estava a ter dificuldades em comprar um scale 10 para V-Brakes a bom preço por cá… Ainda não experimentei muitos quadros, mas este foi de longe o melhor no qual já andei. Este proporciona um andamento que é difícil de explicar. O quadro é muito rígido, proporcionando acelerações rápidas, mas muito confortável ao mesmo tempo, principalmente em pisos com muitas pequenas irregularidades. Esta comparação faço-a directamente com quadros de alumínio que já tive. Quanto à sua geometria, é muito agressivo. Tem o tubo superior longo (60cm para o tamanho L) que me assenta como uma luva (1,81m) O peso é fabuloso e pessoalmente gosto muito da estética.
+ peso
+estética
+conforto
+geometria
- preço
- provas dadas a longo prazo
- medida do tubo de selim (34,9mm) ainda pouco comum.
- exige o uso de desviador da frente do tipo E.
- eixo de 73mm em vez de 68mm (aumento do Q-Factor)
- camisas em todo o comprimento. (aumento do peso)
Suspensão: Rock Shox SID World Cup
Muito leve, o que se nota na frente. Gosto muito do seu funcionamento. Permite uma personalização ao máximo: Ajuste da compressão, do retorno, da dureza da “mola” de efeito positivo, da dureza da “mola” de efeito negativo, bloqueio completo, bloqueio no guiador. O que menos gosto nesta suspensão é a falta de rigidez lateral quando se pedala forte em pé, fazendo com que os calços cheguem a raspar no aro.
+ peso
+ estética
+ funcionamento
+ personalização
- preço
- flexível lateralmente (principalmente para quem usa travões de disco)
Pedaleira XTR 07
Quanto a este componente só tenho a dizer bem, ou quase. Passo a explicar: É rígida, fácil de montar/afinar, e compatível com praticamente todos os quadros, o que vem a ser menos bom… Esta pedaleira tem um eixo de 113mm que aceita desviadores E-Type, o que faz aumentar o Q-Factor. Quem optar por esta pedaleira e tiver um quadro que aceite um eixo de 68mm, tem de usar as anilhas fornecidas com a pedaleira para compensar.
+ rigidez
+estética
+ fiabilidade
+ suavidade nas mudanças
+ afinação
- preço (embora se consigam preços muito bons)
- uma medida para todos os quadros
Rodas: Mavic Crossmax SLR para V-Brakes.
Anteriomente tinha as Crossmax UST que usei muitos anos. Fiáveis, resistentes. Este novo modelo é mais rígido e leve. O revestimento em cerâmica prolongam a vida dos aros e aumentam o poder de travagem com mau tempo.
+ peso
+ estética
+ rigidez
- preço
-componentes vendidos apenas pela Mavic
E para já fico por aqui…. Vou fazendo uma review dos restantes componentes a todo tempo.
Em suma, o conjunto que tenho agora agrada-me bastante. A btt está relativamente leve, rápida, ágil e fiável, exactamente como queria.
Hoje mesmo chegou o desviador XTR Shadow que irá ser montado amanhã, mas já o pesei!
Aceitam-se sugestões, críticas, perguntas!