Scott Scale 10 V-Brakes

Batas

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Cumprimentos a todos!

Coloco aqui a minha bike, que não é mais que um projecto inacabado, em constante actualização. Todos os pesos abaixo mencionados foram confirmados por mim em balanças digitais.

Por incrível que pareça tudo começou com uma Gt Pantera. Depois transformou-se aos poucos numa Gt Zaskar , ficando com este aspecto:


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Até se transformar nesta bike: Scott Scale 10 (a lá carte) :)


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Sou adepto do XC e gosto de uphill, daí que a minha montada está preparada, ou a ser preparada, para ser ágil e rápida a acelerarl.

Todas as escolhas dos componentes são ponderadas, no sentido de serem o mais leve e fiáveis possível, sem terem preços exorbitantes… Quer dizer… “A la ver…”


Agora uma pequena análise ao material.

Quadro: Scott Scale 10 tamanho L modelo 2005 com apoios para V-Brakes.

Este veio da Austria, já que estava a ter dificuldades em comprar um scale 10 para V-Brakes a bom preço por cá… Ainda não experimentei muitos quadros, mas este foi de longe o melhor no qual já andei. Este proporciona um andamento que é difícil de explicar. O quadro é muito rígido, proporcionando acelerações rápidas, mas muito confortável ao mesmo tempo, principalmente em pisos com muitas pequenas irregularidades. Esta comparação faço-a directamente com quadros de alumínio que já tive. Quanto à sua geometria, é muito agressivo. Tem o tubo superior longo (60cm para o tamanho L) que me assenta como uma luva (1,81m) O peso é fabuloso e pessoalmente gosto muito da estética.

+ peso
+estética
+conforto
+geometria

- preço
- provas dadas a longo prazo
- medida do tubo de selim (34,9mm) ainda pouco comum.
- exige o uso de desviador da frente do tipo E.
- eixo de 73mm em vez de 68mm (aumento do Q-Factor)
- camisas em todo o comprimento. (aumento do peso)



Suspensão: Rock Shox SID World Cup

Muito leve, o que se nota na frente. Gosto muito do seu funcionamento. Permite uma personalização ao máximo: Ajuste da compressão, do retorno, da dureza da “mola” de efeito positivo, da dureza da “mola” de efeito negativo, bloqueio completo, bloqueio no guiador. O que menos gosto nesta suspensão é a falta de rigidez lateral quando se pedala forte em pé, fazendo com que os calços cheguem a raspar no aro.

+ peso
+ estética
+ funcionamento
+ personalização

- preço
- flexível lateralmente (principalmente para quem usa travões de disco)


Pedaleira XTR 07

Quanto a este componente só tenho a dizer bem, ou quase. Passo a explicar: É rígida, fácil de montar/afinar, e compatível com praticamente todos os quadros, o que vem a ser menos bom… Esta pedaleira tem um eixo de 113mm que aceita desviadores E-Type, o que faz aumentar o Q-Factor. Quem optar por esta pedaleira e tiver um quadro que aceite um eixo de 68mm, tem de usar as anilhas fornecidas com a pedaleira para compensar.

+ rigidez
+estética
+ fiabilidade
+ suavidade nas mudanças
+ afinação

- preço (embora se consigam preços muito bons)
- uma medida para todos os quadros


Rodas: Mavic Crossmax SLR para V-Brakes.

Anteriomente tinha as Crossmax UST que usei muitos anos. Fiáveis, resistentes. Este novo modelo é mais rígido e leve. O revestimento em cerâmica prolongam a vida dos aros e aumentam o poder de travagem com mau tempo.

+ peso
+ estética
+ rigidez

- preço
-componentes vendidos apenas pela Mavic


E para já fico por aqui…. Vou fazendo uma review dos restantes componentes a todo tempo.


Em suma, o conjunto que tenho agora agrada-me bastante. A btt está relativamente leve, rápida, ágil e fiável, exactamente como queria.

Hoje mesmo chegou o desviador XTR Shadow que irá ser montado amanhã, mas já o pesei! :)



86yx8qs.jpg




Aceitam-se sugestões, críticas, perguntas! :)
 

bob76

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Parabéns Batas pela excelente Bike que tens, uma escolha muito cuidada de componentes, pessoalmente só lhe mudava o selim e o respectivo espigão de resto tudo cinco estrelas, bom natal :D
 

Batas

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Sim... Esses selim e espigão estão a destoar bastante... Estou a espera to espigão de selim "perfeito"... Ele já existe, mas o t€mpo não permite...

Ax-Lightness Europa.

8fdl3xu.jpg
 

IN2PIRA

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As scales são muito bonitas e quando montadas com prazer ainda ficam mais bonitas, a tua é um excelente exemplo disso...
Sem dúvida que é dos meus quadros de eleição e é fácil perceber porque :wink:

Vai mostrando as actualizações

Abraço e boas pedaladas

PS - Esse espigão é lindo e combinado com um selim branco acho que ficavas com uma das scales mais bonitas que já vi (embora já o seja,mas ficava ainda melhor) :p
 

Override

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Pois é, aí ficava a matar um selle italia slr kit carbono flow... e olha que deve ser mais barato que o espigao,não sei quanto custa mas basta ver a marca :mrgreen:
 

charls

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PARABÉNS Batas, tens ai um verdadeiro "Canhão". :p
Mandas-te vir o quadro da Áustria, compraste novo ou usado, já agora quanto deste por ele €€€, desculpa a indiscrição???
BOM NATAL... :D
 

Polegar

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(Feinha e tal Mas como é natal ) :lol: :lol:

Está linda e pode-se dizer que o teu gosto em componentes não é mau :mrgreen:, é um espectaculo :mrgreen: :mrgreen:.
depois diz qual vai ser o espigão que vais comprar e qual o selim :lol:
Abraço e Bom Natal
 

Pedro_xpto

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Mais uma grande maquina com V-Brake...assim é que eu gosto :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: puxar "ferro" puxem vocês :lol: :lol: (já tou a espera de ser bombardeiado mas o que conta é a amizade ehehehe)
 

ze_zaskar

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Boas
Esse quadro Zaskar era igual ao meu!!!!!!!!!! :twisted:
É na minha opiniao o melhor quadro rigido de aluminio que existe. Qual a opiniao com que ficaste dele?
:wink:
 

ze_zaskar

New Member
IN2PIRA said:
ze_zaskar said:
É na minha opiniao o melhor quadro rigido de aluminio que existe. Qual a opiniao com que ficaste dele?
:wink:

Se não estou enganado, este quadro é em carbono...
Se nao estou enganado, tu pensas que estou a falar do Scale, quando na verdade estou a referir-me ao Zaskar.
Le outra vez o que eu escrevi.
:wink:
 

Batas

New Member
Override said:
Pois é, aí ficava a matar um selle italia slr kit carbono flow... e olha que deve ser mais barato que o espigao,não sei quanto custa mas basta ver a marca :mrgreen:

Estou ciente dos preços... Todos elevados. Aquele espigão de selim por exemplo custa 350€ mais ou menos... Estou a espera que a New Ultimate ou a Tune lance as versões deles... A ver se são mais baratos...

O selim Tune SpeedNeedle também não deve ficara nada mal! ;)

ze_zaskar said:
Boas
Esse quadro Zaskar era igual ao meu!!!!!!!!!! :twisted:
É na minha opiniao o melhor quadro rigido de aluminio que existe. Qual a opiniao com que ficaste dele?
:wink:

Gostei bastante do Zarkar, realmente muito rígido e relativamente ágil. Mas agora comparado com o Scale... Perde em tudo, simples como isso. :)


Bom, qualquer das formas já tem uma alteraçãozinha:

7y5tct5.jpg


7wfvsap.jpg



Desviador Shimano XTR Shadow GS.

O que posso dizer relativamente aos XTR anteriores (já os tive/experimentei) notei que o Shadow é MUITO mais estável em mau piso, a meu ver, e principalmente, por não subir mais do que está mostrado na foto, isto é, para quem reparou, os modelos anteriores traziam uma borracha para proteger o quadro e desviador quando batiam um no outro. Agora não é necessário pois o desviador apenas desce, não sobe, se é que me estou a fazer entender...

A meu ver a shimano copiou o que de melhor tinha o XO: Está mais estável em mau piso; Redesenhou a entrada do cabo.

O peso está muito bom: 180g


Como gosto de mimar o material, e para não lhe dar mais aperto do que precisa, decidi comprar isto (desculpem a qualidade das fotos):


6t3hfk2.jpg


8g9km5s.jpg


Ferramenta de torque da Syntace 1-20Nm acabadinha de chegar.
 

t. gregas

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Boas pessoal!!!

Antes de mais nada, quero felicitar o Batas pelo magnífico trabalho realizado!!! :clap: :clap: Excelente!

Concordo plenamente com todos os prós e contras apontados aos componentes mais vistosos da bike! Apesar de serem componentes de topo e de excelente qualidade a nível dos materiais, construção e funcionamento, há sempre algum aspecto que não foi tão focado ou trabalhado como podia (ou devia!) ser! :D
Admiro e respeito o trabalho e t€mpo que o amigo Batas despendeu nesta máquina de topo e espero que continue o óptimo trabalho! :clap:

Boas pedaladas!! :wink:
 

Batas

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Pedal partido.... :(

E pronto... Mesmo a chegar a casa decidi tentar aquela subidinha que as vezes não consigo fazer.... Embalo... Começo a subir... E TUKE! Pedal esquerdo na pedra.

Que se lixe, toca a encaixar e siga!

Ui, devo ter terra no encaixe... Não encaixa... Fogo.. A terra não sai... Bem, vou parar...

Mas... MAS!!!

:cry:


72q00mq.jpg


7wjj61d.jpg



Partiram aqueles batentes pequeninos que mantêm as posicão das molas e encaixe... Presumo que só para o lixo...


864bymq.jpg
 

Ray Bonga

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Pois pá! isso das pedras nos pedais é uma coisa que acontece, por acaso nunca parti nenhuns...

Onde compraste a ferramenta da Syntace? Starbike? Já vinha com o kit de vários tamanhos de ponteiras?

Obrigado
 

Batas

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Ray Bonga said:
Pois pá! isso das pedras nos pedais é uma coisa que acontece, por acaso nunca parti nenhuns...

Onde compraste a ferramenta da Syntace? Starbike? Já vinha com o kit de vários tamanhos de ponteiras?

Obrigado

Foram os meus primeiros... E últimos, espero, a pratir nas pedras...

A ferramenta da Syntace comprei na Bike-Components.de mais concretamente aqui: http://bike-components.de/catalog/S...20+Nm?osCsid=51307fb4bd562a846244bd783b4e5776

Não vem com nenhuma ferramenta extra. Aquelas ponteiras já tinha lá por casa. Mas aquele kit, por exemplo, compra-se muito barato, entre 5-10€.
 

CAlves

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edit: Pois... Por acaso com "avozinha" queres dizer prato pequeno certo? Também poderia ser... Mas iria piorar o "chainline" para baixas velocidades...
Certo e é compativel, o manipulo funciona como um de estrada com 4 posições para a corrente não roçar no desviador. Há muito boa gente a fazer competição com esse sistema. :wink:
 

Batas

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carlos_cavaco said:
so a titulo de curiosidade, quanto pesava a antiga gt?
desculpem o off-topic. não vão os moderadores tece-las!

carlos cavaco

Penso que esta é a folha excel que tinha quando "abandonei" a gt. Muitos componetes foram mudados já no tempo do Scott, como suspensão, rodas...

713xzm1.jpg




scott#45 said:
edit: Pois... Por acaso com "avozinha" queres dizer prato pequeno certo? Também poderia ser... Mas iria piorar o "chainline" para baixas velocidades...
Certo e é compativel, o manipulo funciona como um de estrada com 4 posições para a corrente não roçar no desviador. Há muito boa gente a fazer competição com esse sistema. :wink:

Sim, tens razão... Não optei por isso pois o ideal seria ter um eixo pedaleiro mais curto, para puxar a corrente (chainline) mais para dentro, para que quando estiver em 34-32 a corrente não esteja muito torcida...

Para isso já não poderia usar a pedaleira XTR... Teria que usar outra... Teria de deixar o desviador E-Type... Uma carga de trabalhos...

E depois, um prato pequeno deve rondar os 50g.
Uma casste XT 11-32 pesa 260g,
ou 290g uma 11-34.
Uma XTR 11-34 ronda os 250g.
Uma Ultegra pesa 228g, logo mais leve 32, 62, e 22 g respectivamente em relação às anteriores... Quase o peso da "Avozinha"...

Com uma cassete 12-27 fico com relações mais próximas, o que é óptimo para manter a cadência mais constante... Não gostava perticularmente da passagem 12-14 da XT 11-32.

Se optar por uma cassete Dura-Ace a transmissão fica ainda mais leve...

A favor dos dois pratos à frente está a simplicidade... É mais rápido e "fiável" fazer passagens atrás do que à frente...

Mas obrigado pela sugerência!

Qualquer das formas os Egg Beaters 4Ti já estão encomendados... Para substituir os falecidos Exustar... Até gostava deles... :(
 
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