gato__evolution
New Member
Boas pessoal Tudo bem por ai? Ora então cá vai uma pequena review da minha nova menina, mas antes a breve historia da escolha. Depois de quase um ano passado a pensar no que comprar , comecei por uma Mondraker Factor...passei por uma Canyon ESX e depois d me ter mudado pro DH/FR cheguei mesmo a encomendar uma Canyon Torque FRX 9.0, não fosse o prazo de entrega ser na melhor das hipoteses em final de Maio e tinha sido a ultima escolha. Um belo dia de Dezembro fui dar uma volta e até a batalha/leiria e dei com uma Mondraker Plunder (1900€) e uma Scott Nitrous 20 (1750€) e prontos depois de uma analise rapida escolhi a Nitrous...
Ora a bike propriamente dita...
Quadro: Aluminio 7005, mono-pivot com sistema ISCG para colocação de guias de corrente
Suspensão: Marzochi 66 RV 1 1/8
Amortecedor: Fox Van R c/ Piggy Back (propedal)
Caixa de direcção: Cane Creek Monsta
Manipulos: Sram X7
Mudanças F/T: Shimano Deore/Sram X7 ( Passará a ter so "esticador" brevemente)
Manetes travão: Hayes HFX 9
Travões: Hayes HFX 9
Pedais: Shimano 434 (actuais 424) (Passará a ter Shimano 647 vulgos DX)
Eixo Pedaleiro: Truvativ Howitzer
Alavancas pedais: Truvativ Ruktion
Cremalheiras Truvativ Ruktion 24/36 T (Brevemente só de 36T ou talvez 38T)
Cassete: Sram PG 950 11-34T
Guia de corrente: Blackspire (só em baixo) (brevemente levará um Truvativ Box Guide ISCG)
Corrente: Sram PG 951
Avanço: Truvativ Hussefelt
Guiador: Scott Pilot Fr
Selim: Scott Progressive
Espigão de Selim: Scott Pilot Fr
Cubos F/T: Scott/Shimano M475
Aros: Sun Single Track
Pneus: Scott Charger 2.5"
Tamanho: S (16.5")
Peso: 19.8kg
E prontos é isto nada de especial, é uma bike simples e que vai servir pra me iniciar na modalidade mais a serio...
Condução:
Epa depois de ter andado 6 anos de BH Coronas (rigida) com V-brakes e suspensão a ar, a primeira impressão que tive foi "isto é um sofá!" lol. No geral e do pouco k aindei quase tds os dias deste mês incluindo o I DHI Louzam e o DHU Miranda do corvo, é que a bike até é agil talvez um pouco nervosa pro DHI, mas no DHU assenta que nem uma luva, a saltar mesmo quando se faz m&rd@ e se caii o mais torto possivel (tipo em cima duma recepção dum duplo) a bike aguenta-se muito bem, sem "varejar" a parva, mesmo em secções de pedra ou raizes a "bicha" come tudo muito bem, talvez por ser mono-pivot, uma coisa que até achei estranho é o amortecedor nem bombear muito, visto ja ter andado com uma Spec Big Hit 1 (FSR) e aquilo bombeia a parva...enfim menos mal. Ainda na parte do saltar, a bike não esgota muito facilmente, ao contrario do que seria suposto por causa sistema de suspensão.
Suspensões:
Em relação á 66 e ao Van R, a modos que passei do mundo das "tábuas" pro mundo dos "sofás", realmente é o que toda gente diz, as molas são outro mundo no que respeita a sensiblidade, toda a pedrinha é "comida" sem a minima hesitação.
A MZ 66 RV é muito simples no que respeita a afinações só rebound e Pré-Carga via Ar, a supensão sem ar fica extremamente sensivel mas tb algo mole, talvez nem fique muito má pra trilhos do tipo "terreiro da bruxas". Para fazer DH tem de levar um bocadinho d ar para ficar mais rijinha e não esgotar com qualquer ressalto minimo, quanto ao Rebound e d facil afinação notando-se uma grande diferença em ambos os extremos, sendo preferiivel um rebound mai lento pra evitar alguns "coiçes" inesperados e quedas:
O Fox Van R (propedal fixo) é tal como a MZ extremamente simples tem ajuste de compressão e rebound e inclui ainda o famoso ProPedal, aqui sem regulação mas que faz tudo a diferença em relação ao Van R normal evitando algum do bombeio que advem da pedalada. A nivel de funcionamento aplica se um pouco o que disse da 66, reboun um bocadinho lento, e a compressão mexe-se consoante a ocasioão...lol.
Travões:
Os belos dos Hayes HFX 9, apesar de se dizer mal de alguns Hayes, caso dos sole... :roll: Estes nem me parecem muito maus, ja experiemntei os ditos sole (maus mesmo), uns XT, uns K18 e uns juicy 5 e acho que se equivalem aos K18, eu e andva a habituado a outras coisas que travam menos...l Os travões são doseaveis q.b. e mesmo a descer a pista Padilha, não notei a diminuição de potencia devido ao aquecimento, talvez por serem quase novos não sei...
Transmissão:
Epa aqui a porca torce ligeiramente o nariz, primeiro andoa 6 anos a usar Shimano e a "troca" para Sram punha-me alguams duvidas... não é que o Sram X7, ou o Deore trabalhe mal... Mas decididamente o deore está ali a mais, e mesmo com o guia de corrente inferior (que so trabalha no pranto de 36T) em gaps/duplos ou escadarias mais "duras" a corrente salta para o prato pequeno, e faz com que a vezes haja pequenos contratempos... tipo bater com as partes baixas no quadro! Esta situação sera resolvida brevemente com a retirada do prato de 24T e a colocação de um Guia de corrente completo possivelmente um Truvativ Box Guide ISCG. Um ultimo ponto positivo para os shifters X7 de uma precisão incrivel.
Rodas /pneus:
A nivel das rodas penso não haver muito a dizer os Sun Single Track são de qualidade mais que comprovada, basta ver que metade do pessoal que faz Dh tem ou ja teve uns aros destes, "pior" que estes so mesmo os Rodi DH :mrgreen:. Em relação aos pneus, são algo duros, em piso solto até nem são mauzitos ou mesmo pra ambiente urbano, mas em piso compacto molhado, pedra e piso duro, escorregam demais e não fazem milagres na hora de travar... :cry: inclusive ja cai varias vezes... Talvez arranje outros la pra março ainda não sei bem quais mas devem ser ou uns Maxxis ou uns Michelin.
E prontos por enquanto é tudo, resta so dizer que a desgraçada vai fazer tanto o campeonato de DHI como DHU.
Portem-se mal e bons rides :twisted:
Ora a bike propriamente dita...
Quadro: Aluminio 7005, mono-pivot com sistema ISCG para colocação de guias de corrente
Suspensão: Marzochi 66 RV 1 1/8
Amortecedor: Fox Van R c/ Piggy Back (propedal)
Caixa de direcção: Cane Creek Monsta
Manipulos: Sram X7
Mudanças F/T: Shimano Deore/Sram X7 ( Passará a ter so "esticador" brevemente)
Manetes travão: Hayes HFX 9
Travões: Hayes HFX 9
Pedais: Shimano 434 (actuais 424) (Passará a ter Shimano 647 vulgos DX)
Eixo Pedaleiro: Truvativ Howitzer
Alavancas pedais: Truvativ Ruktion
Cremalheiras Truvativ Ruktion 24/36 T (Brevemente só de 36T ou talvez 38T)
Cassete: Sram PG 950 11-34T
Guia de corrente: Blackspire (só em baixo) (brevemente levará um Truvativ Box Guide ISCG)
Corrente: Sram PG 951
Avanço: Truvativ Hussefelt
Guiador: Scott Pilot Fr
Selim: Scott Progressive
Espigão de Selim: Scott Pilot Fr
Cubos F/T: Scott/Shimano M475
Aros: Sun Single Track
Pneus: Scott Charger 2.5"
Tamanho: S (16.5")
Peso: 19.8kg
E prontos é isto nada de especial, é uma bike simples e que vai servir pra me iniciar na modalidade mais a serio...
Condução:
Epa depois de ter andado 6 anos de BH Coronas (rigida) com V-brakes e suspensão a ar, a primeira impressão que tive foi "isto é um sofá!" lol. No geral e do pouco k aindei quase tds os dias deste mês incluindo o I DHI Louzam e o DHU Miranda do corvo, é que a bike até é agil talvez um pouco nervosa pro DHI, mas no DHU assenta que nem uma luva, a saltar mesmo quando se faz m&rd@ e se caii o mais torto possivel (tipo em cima duma recepção dum duplo) a bike aguenta-se muito bem, sem "varejar" a parva, mesmo em secções de pedra ou raizes a "bicha" come tudo muito bem, talvez por ser mono-pivot, uma coisa que até achei estranho é o amortecedor nem bombear muito, visto ja ter andado com uma Spec Big Hit 1 (FSR) e aquilo bombeia a parva...enfim menos mal. Ainda na parte do saltar, a bike não esgota muito facilmente, ao contrario do que seria suposto por causa sistema de suspensão.
Suspensões:
Em relação á 66 e ao Van R, a modos que passei do mundo das "tábuas" pro mundo dos "sofás", realmente é o que toda gente diz, as molas são outro mundo no que respeita a sensiblidade, toda a pedrinha é "comida" sem a minima hesitação.
A MZ 66 RV é muito simples no que respeita a afinações só rebound e Pré-Carga via Ar, a supensão sem ar fica extremamente sensivel mas tb algo mole, talvez nem fique muito má pra trilhos do tipo "terreiro da bruxas". Para fazer DH tem de levar um bocadinho d ar para ficar mais rijinha e não esgotar com qualquer ressalto minimo, quanto ao Rebound e d facil afinação notando-se uma grande diferença em ambos os extremos, sendo preferiivel um rebound mai lento pra evitar alguns "coiçes" inesperados e quedas:
O Fox Van R (propedal fixo) é tal como a MZ extremamente simples tem ajuste de compressão e rebound e inclui ainda o famoso ProPedal, aqui sem regulação mas que faz tudo a diferença em relação ao Van R normal evitando algum do bombeio que advem da pedalada. A nivel de funcionamento aplica se um pouco o que disse da 66, reboun um bocadinho lento, e a compressão mexe-se consoante a ocasioão...lol.
Travões:
Os belos dos Hayes HFX 9, apesar de se dizer mal de alguns Hayes, caso dos sole... :roll: Estes nem me parecem muito maus, ja experiemntei os ditos sole (maus mesmo), uns XT, uns K18 e uns juicy 5 e acho que se equivalem aos K18, eu e andva a habituado a outras coisas que travam menos...l Os travões são doseaveis q.b. e mesmo a descer a pista Padilha, não notei a diminuição de potencia devido ao aquecimento, talvez por serem quase novos não sei...
Transmissão:
Epa aqui a porca torce ligeiramente o nariz, primeiro andoa 6 anos a usar Shimano e a "troca" para Sram punha-me alguams duvidas... não é que o Sram X7, ou o Deore trabalhe mal... Mas decididamente o deore está ali a mais, e mesmo com o guia de corrente inferior (que so trabalha no pranto de 36T) em gaps/duplos ou escadarias mais "duras" a corrente salta para o prato pequeno, e faz com que a vezes haja pequenos contratempos... tipo bater com as partes baixas no quadro! Esta situação sera resolvida brevemente com a retirada do prato de 24T e a colocação de um Guia de corrente completo possivelmente um Truvativ Box Guide ISCG. Um ultimo ponto positivo para os shifters X7 de uma precisão incrivel.
Rodas /pneus:
A nivel das rodas penso não haver muito a dizer os Sun Single Track são de qualidade mais que comprovada, basta ver que metade do pessoal que faz Dh tem ou ja teve uns aros destes, "pior" que estes so mesmo os Rodi DH :mrgreen:. Em relação aos pneus, são algo duros, em piso solto até nem são mauzitos ou mesmo pra ambiente urbano, mas em piso compacto molhado, pedra e piso duro, escorregam demais e não fazem milagres na hora de travar... :cry: inclusive ja cai varias vezes... Talvez arranje outros la pra março ainda não sei bem quais mas devem ser ou uns Maxxis ou uns Michelin.
E prontos por enquanto é tudo, resta so dizer que a desgraçada vai fazer tanto o campeonato de DHI como DHU.
Portem-se mal e bons rides :twisted: