Scott Nitrous 20 (2007) - actualização

gato__evolution

New Member
Boas pessoal Tudo bem por ai? Ora então cá vai uma pequena review da minha nova menina, mas antes a breve historia da escolha. Depois de quase um ano passado a pensar no que comprar , comecei por uma Mondraker Factor...passei por uma Canyon ESX e depois d me ter mudado pro DH/FR cheguei mesmo a encomendar uma Canyon Torque FRX 9.0, não fosse o prazo de entrega ser na melhor das hipoteses em final de Maio e tinha sido a ultima escolha. Um belo dia de Dezembro fui dar uma volta e até a batalha/leiria e dei com uma Mondraker Plunder (1900€) e uma Scott Nitrous 20 (1750€) e prontos depois de uma analise rapida escolhi a Nitrous...

Ora a bike propriamente dita...



Quadro: Aluminio 7005, mono-pivot com sistema ISCG para colocação de guias de corrente
Suspensão: Marzochi 66 RV 1 1/8
Amortecedor: Fox Van R c/ Piggy Back (propedal)
Caixa de direcção: Cane Creek Monsta
Manipulos: Sram X7
Mudanças F/T: Shimano Deore/Sram X7 ( Passará a ter so "esticador" brevemente)
Manetes travão: Hayes HFX 9
Travões: Hayes HFX 9
Pedais: Shimano 434 (actuais 424) (Passará a ter Shimano 647 vulgos DX)
Eixo Pedaleiro: Truvativ Howitzer
Alavancas pedais: Truvativ Ruktion
Cremalheiras Truvativ Ruktion 24/36 T (Brevemente só de 36T ou talvez 38T)
Cassete: Sram PG 950 11-34T
Guia de corrente: Blackspire (só em baixo) (brevemente levará um Truvativ Box Guide ISCG)
Corrente: Sram PG 951
Avanço: Truvativ Hussefelt
Guiador: Scott Pilot Fr
Selim: Scott Progressive
Espigão de Selim: Scott Pilot Fr
Cubos F/T: Scott/Shimano M475
Aros: Sun Single Track
Pneus: Scott Charger 2.5"
Tamanho: S (16.5")
Peso: 19.8kg

E prontos é isto nada de especial, é uma bike simples e que vai servir pra me iniciar na modalidade mais a serio...



Condução:

Epa depois de ter andado 6 anos de BH Coronas (rigida) com V-brakes e suspensão a ar, a primeira impressão que tive foi "isto é um sofá!" lol. No geral e do pouco k aindei quase tds os dias deste mês incluindo o I DHI Louzam e o DHU Miranda do corvo, é que a bike até é agil talvez um pouco nervosa pro DHI, mas no DHU assenta que nem uma luva, a saltar mesmo quando se faz m&rd@ e se caii o mais torto possivel (tipo em cima duma recepção dum duplo) a bike aguenta-se muito bem, sem "varejar" a parva, mesmo em secções de pedra ou raizes a "bicha" come tudo muito bem, talvez por ser mono-pivot, uma coisa que até achei estranho é o amortecedor nem bombear muito, visto ja ter andado com uma Spec Big Hit 1 (FSR) e aquilo bombeia a parva...enfim menos mal. Ainda na parte do saltar, a bike não esgota muito facilmente, ao contrario do que seria suposto por causa sistema de suspensão.



Suspensões:

Em relação á 66 e ao Van R, a modos que passei do mundo das "tábuas" pro mundo dos "sofás", realmente é o que toda gente diz, as molas são outro mundo no que respeita a sensiblidade, toda a pedrinha é "comida" sem a minima hesitação.
A MZ 66 RV é muito simples no que respeita a afinações só rebound e Pré-Carga via Ar, a supensão sem ar fica extremamente sensivel mas tb algo mole, talvez nem fique muito má pra trilhos do tipo "terreiro da bruxas". Para fazer DH tem de levar um bocadinho d ar para ficar mais rijinha e não esgotar com qualquer ressalto minimo, quanto ao Rebound e d facil afinação notando-se uma grande diferença em ambos os extremos, sendo preferiivel um rebound mai lento pra evitar alguns "coiçes" inesperados e quedas:
O Fox Van R (propedal fixo) é tal como a MZ extremamente simples tem ajuste de compressão e rebound e inclui ainda o famoso ProPedal, aqui sem regulação mas que faz tudo a diferença em relação ao Van R normal evitando algum do bombeio que advem da pedalada. A nivel de funcionamento aplica se um pouco o que disse da 66, reboun um bocadinho lento, e a compressão mexe-se consoante a ocasioão...lol.



Travões:

Os belos dos Hayes HFX 9, apesar de se dizer mal de alguns Hayes, caso dos sole... :roll: Estes nem me parecem muito maus, ja experiemntei os ditos sole (maus mesmo), uns XT, uns K18 e uns juicy 5 e acho que se equivalem aos K18, eu e andva a habituado a outras coisas que travam menos...l :D Os travões são doseaveis q.b. e mesmo a descer a pista Padilha, não notei a diminuição de potencia devido ao aquecimento, talvez por serem quase novos não sei...

Transmissão:

Epa aqui a porca torce ligeiramente o nariz, primeiro andoa 6 anos a usar Shimano e a "troca" para Sram punha-me alguams duvidas... não é que o Sram X7, ou o Deore trabalhe mal... Mas decididamente o deore está ali a mais, e mesmo com o guia de corrente inferior (que so trabalha no pranto de 36T) em gaps/duplos ou escadarias mais "duras" a corrente salta para o prato pequeno, e faz com que a vezes haja pequenos contratempos... tipo bater com as partes baixas no quadro! Esta situação sera resolvida brevemente com a retirada do prato de 24T e a colocação de um Guia de corrente completo possivelmente um Truvativ Box Guide ISCG. Um ultimo ponto positivo para os shifters X7 de uma precisão incrivel.



Rodas /pneus:

A nivel das rodas penso não haver muito a dizer os Sun Single Track são de qualidade mais que comprovada, basta ver que metade do pessoal que faz Dh tem ou ja teve uns aros destes, "pior" que estes so mesmo os Rodi DH :mrgreen:. Em relação aos pneus, são algo duros, em piso solto até nem são mauzitos ou mesmo pra ambiente urbano, mas em piso compacto molhado, pedra e piso duro, escorregam demais e não fazem milagres na hora de travar... :cry: inclusive ja cai varias vezes... Talvez arranje outros la pra março ainda não sei bem quais mas devem ser ou uns Maxxis ou uns Michelin.

E prontos por enquanto é tudo, resta so dizer que a desgraçada vai fazer tanto o campeonato de DHI como DHU.



Portem-se mal e bons rides :twisted:
 

jonypaul

New Member
Re: Scott Nitrous 20 - Pra voar e pra cair...

Muito boa análise!
Duas duvidas: o X7 não é equivalente ao LX? Pensei que o equivalente ao Deore fosse o X5...

Essa fotos estão muito porreiras, são da organização do evento?
 

o5car

Member
Re: Scott Nitrous 20 - Pra voar e pra cair...

Sim senhor! mais um convertido as FS! hehehe! Só um pormenor, referente à afinação do rebound da suspenção! Ao meu ver um rebound lento, mas esse tipo de trilhos/andamento, não será o mais indicado! :wink:
 

gato__evolution

New Member
Re: Scott Nitrous 20 - Pra voar e pra cair...

Boas sim pessoal tudo bem? passando a responder...

1- Sim o X7 é equivalente ao Lx, e o deore ao X5 mas é este o setup que vem montado mas não me posso queixar do Deore trabalha muito bem! So que numa bike destas so la ta a estorvar... :s

2- Em relação ao Rebound, epa dependendo dos trilhos mexe-se um bocadinho, mas ter um rebound muito lento não é muito aconselhavel pra saltar porque depois a bike toca no chão e salat logo a seguir, dando origem a alguns momentos criticos... :lol:

3- São de pessoal que tira fotos.

Ahh e eu não me converti totalamente continuo a ter a minha Rigida pro cross, enquanto a BH Coronas for viva ade rodar!

Cumps a tds e obrigado :wink:
 

gato__evolution

New Member
Re: Scott Nitrous 20 (2007) - Pra voar e pra cair...

Boas pessoal, td fx por ai? 8)

Pois é pessoal apesar de so ter a bike a meses o primeiro problema ja apareceu... :s Ora bem ontem fui andar e reparei que o shifter direito (desviador traseiro) não "marca" a mudança em que vai...?! (ver imagem) tanto faz tar em 9ª como em 1ª marca sempre o mesmo, 9ª! Nunca tal me tinha acontecido com os shifters Shimano, e como tambem nunca tive Sram não faço a minima de que fazer... :oops: Por isso todas as sugestões pra resolver o problema são bem vindas! :wink:

Portem se mal e obrigado desde já! Bons Rides :p

 

pratoni

Active Member
Re: Scott Nitrous 20 (2007) - Primeiro problema, shifter sram (ajuda precisa-se)

Se tens à poucos meses, não estará ainda na garantia (2 anos)?

Se sim, vai à loja onde a compraste e reclama para a garantia.

Não mandaste nenhum malho a sério com ela? Se sim, então esquece a garantia... :wink:
 

gato__evolution

New Member
Re: Scott Nitrous 20 (2007) - Primeiro problema, shifter sram (ajuda precisa-se)

Epa quando disse soluções era msm maneira de arranjar sem ter de ir a loja....
 

FDura

Utilizador Banido
Re: Scott Nitrous 20 (2007) - Primeiro problema, shifter sram (ajuda precisa-se)

Eu tenho um igual e já me aconteceu o mesmo mas abri o shifer e resolvi o problema na boa, pois isso é uma palheta de plástico que passa-se do sitio e é só ajeitar a mesma.
Já um colega meu que lhe aconteceu o mesmo e nunca fez nada o shifer por artes magicas :!: :!: :!: começou a marcar novamente passado ai 2 semanas.

Mas uma coisa é certa é que marcando ou não nada influencia o comportamento dos shifers é só mais para teres noção em que mudança estás.

Espero que tenhas sorte e antes de mexer no shifer ele comece a marcar novamente, se não vai á loja que eles resolvem isso na boa em 5 minutos.
 

gato__evolution

New Member
Re: Scott Nitrous 20 (2007) - Primeiro problema, shifter sram (ajuda precisa-se)

PROBLEMA RESOLVIDO! Epa que coisa mais estupida...Desmontei o shifter e então não é que a tal palheta de plástico partiu... Tipo nem dois meses de uso tem!!! Telefonei pra loja pra ver se arranjavam fitas daquelas, e a modos que nem sabem se há... "giro" pensei eu, um shifter so custa alguns 35€ :shock: resultado saquei a palheta do shifter esquerdo (que até é pra tirar, visto que so vou por um prato a frente) virei ao contrario por causa da serrilha que aquilo tem e pintei o traço vermelho a marcador de acetato! :lol: ta feito parece nova...pro enquanto fica assim, ate arranjar outra. Enfim nada que não se resolva. :wink:

Cumps e obrigado a todos
 

gato__evolution

New Member
E prontos ultima actualização da bike, montei uma Manitou Travis DC Intrinsinc 203mm



Apesar de ter subido um pouco a frente (não muito, so o desejado) a bike ficou muito melhor, de se conduzir. Bombeia menos, não se sente tanto a pancada quando se aterra, e mal se sente a trabalhar (mas trabalha mesmo muito). No essencial trabalha melhor em todo o curso devido ao "Intrinsic Damping" que vai "enrijecendo" o curso a medida que este se vai esgotando, evitando pancadas secas. A nivel de regulações é do mais basico possivel de se afinar, tem dois botões um do rebound e outro do "intrinsic Damping" é so rodar e ver o que mais agrada muito facil de afinar, e modificar as afinações conforme o trilho onde se quer andar. Ahh apesar de ter modificado a geometria acabei por praticamente manter a altura do "cockpit" (guiador/avanço) porque desci ligeiramente as bainhas, e tirei os espaçadores que tinha na coluna de direcção. Por ultimo e espantem-se a nivel de peso a bike ficou igual! Não sei se tambem devido á Travis não precisar de adaptador para o disco de 203 mm, ou ao facto de ter tirado os espaçadores. O que eu sei é que pesa os mesmos 19,8kg que tinha com a MZ 66RV

Considero ter sido uma boa troca, uma vez que previligio a vertente do DH ao FR.

Portem-se mal e bons rides
 

t. gregas

New Member
Muito bem!! Parabéns pela análise!!

A Nitrous é linda!! Acho que fizeste bem em mudar a suspensão dianteira :) Ouvi dizer que a Manitou Travis é óptima!!
Bem, continua assim e espero que essa máquina evolua mesmo a sério!! :wink:

Boas pedaladas ou, neste caso, Bons tempos!! :D :wink:
 

Baunilha

New Member
Boas , estou a pensar em adquirir uma scott nitrous 20 de 2007 e tenho apenas um problema , o tamanho . O teu tamanho é qual ? O small será muito pequeno ou ficará uma bike ágil ?
Eu tenho 15 anos , 1,70 e tal de altura e tenho 60 quilos e quero uma bike fácil de manobrar , não nenhum camião , que tamanho será ? Opiniões , Ajudas ? :?:
Obrigado :wink:
 

ΜΔĐŞŁ88

New Member
Bom dia,
Gostei muito da analise e estou para comprar uma. Mas estou na duvida:essas escoras são fiaveis? Um amigo meu comprou uma nitrous 10 e três dias depois a escora partiu. Eu vou comprar em 2ª mão, não há dinheiro para mais, por isso estou com receio.
Obrigado.
 
Top