Há uma boa temporada que estava para vir mostrar uma das melhores compras que fiz nos últimos tempos,os sapatos Mavic Chasm:
Depois de uns bons 5 anos com os Adidas Hammer (que ainda uso em DH),fiquei mais que convencido que os meus próximos sapatos seriam outros Adidas.Só tenho a dizer bem: Conforto,arejamento,peso,resistência ao uso,facilidade de afinação...mas a Adidas deixou de fabricar sapatos de ciclismo
Numa investigação (pouco) aprofundada,vim a saber que quem fabricava os sapatos para a Adidas era a Mavic,e que na altura lançava a sua primeira gama de calçado de ciclismo...esperei para ler uns reviews,e confirmou-se o que esperava: O conforto era destacado em todas,assim como a qualidade de construção e eficiência da transmissão da força.E aí fui eu em busca dos meus novos sapatos Mavic...
A princípio,e á semelhança do
Ficaçador,procurei pelos mais leves,até porque não era grande fâ dos ajustes de serrilha das gamas mais altas,e os preços eram proibitivos (o meu orçamento rondava os 100€). Depois de umas buscas pelas lojas online,fiquei indeciso entre os Razor e os Tempo (estes já com ajustes diferentes,mas parecendo oferecer mais protecção ao pé). Mas quando procurava uma loja com um preço decente para os Tempo,que custam por volta dos 180€,encontrei estes Chasm a um preço imperdível. Os Chasm ficam imediatamente abaixo dos topode gama Fury,partilhando muitos componentes,incluindo a sola de carbono,um dos ajustes,as palmilhas e quase todos os materiais e tecnologias. Custam cerca de 200€ e eu apanhei-os a 109€...não,a loja já não tem mais
O peso (que afinal é o que conta mais aqui) é de 830 gramas o par,sem cleats mas com os pitons de plástico (também são fornecidos uns maiores de alumínio).O peso é superior aos Razor em grande parte devido aos ajustes,que são bastante resistentes,mas é notável a grande rigidez da sola de carbono,os Adidas Hammer tinham uma sola em fibra que já era bastante rígida,mas estes são outro nível,nenhuma força é perdida na flexão das solas,todos os míseros watts que as minhas pernas desenvolvem vão parar aos cranks
O conforto então é de outra classe: Nunca experimentei Sidi,Gaerne,Specialized ou outras marcas,mas não estou mesmo a ver como é que uns sapatos de btt possam ser mais confortáveis que estes,o encaixe no pé é perfeito,e a pedalar ou a andar a pé nunca existe um ponto de dor,ou algum desconforto em alguma zona.Tinha lido muitos elogios,mas nunca pensei que um sapato pudesse ser ao mesmo tempo tão rígido e tão confortável.É notável!
Quanto à aparência,inicialmente estava um pouco apreesivo.Embora o prateado seja do meu gosto e ligue muito bem com o capatece,a rede branca parecia ser muito difícil de manter com aquele bom aspecto por muito tempo...o que se confirmou nas primeiras utilizações em lama.Dá bastante trabalho a lavar (sempre lavei os meus sapatos de btt à mão,com liquido especial de lavar calçado desportivo),mas mesmo após a pior lama de todas (de terra vermelha) consegui que não ficasse manchada. No verão,basta uma sopradela com o compressor e um pouco de spray do tablier e estão a brilhar
Uma dica importante para a duração das solas dos sapatos é a utilização de pitons.Evitam o desgaste acelerado da sola,quando andamos a pé vamos quase sempre nas pontas dos pés.Embora quase todos os sapatos que permitem a utlização de pitons os tragam de origem,alguns são muito longos,destinados a condições de muita lama.Existem à venda nas lojas de desporto pitons de plástico para futebol,muito baratos e bastante duráveis,que podem prolongar a longevidade da sola por umas boas temporadas.