Santarém 15º BTT "Trilhos do alviela" Vaqueiros - Santarém - 22 Julho 2012

T@ZZ

New Member
Eu entendo o que diz tambem eu fiquei chateada com a situaçao e tambem eu fiz klms a mais quando a outra senhora passou eu estava parada e ja ha algum tempo e estava com quase trinta klm feitos ... daí ficar feliz com a classificaçao pk ja tinha ultrapassado os vinte a mto tempo e se o percurso tivesse correcto seria assim .... peço desculpa se de alguma forma o meu comentario sobre ter ficado em primeiro lugar ofendeu alguem mas injusto tambem axo k nao foi....
 

Nozes

Active Member
Boa tarde

Eu também lá estive.
Já tinha participado há alguns anos no passeio de Vaqueiros,com boas memórias,de divertimento e trilhos engraçados,mas há uns 3 ou 4 anos que não incluia este passeio na minha agenda.
Sabia dos problemas das anteriores edições,as más e poucas marcações,as confusões por várias voltas dentro da localidade,etc.,mas como sou optimista,aí fui eu.

Um colega levantou-me o dorsal na véspera por isso nada tenho a dizer do secretariado. O alinhamento na partida foi algo confuso mas melhor ou pior todos se arrumaram,e quando pensei que partíamos com andamento controlado por algum veículo até saírmos da povoação,nada disso,foi a fundo desde o início.
Ao que sei,foi logo no início o engano que roubou a todos os participantes uns 5km de percurso e dos melhores trilhos (a descida do moleiro).Não sei como era essa volta,foi-me explicado depois por um colega que tinha analisado o track em casa.
Cedo percebi que o percurso estava (como em todos os outros anos) mal marcado,e em todos os cruzamentos era obrigado a abrandar para confirmar bem por onde era o caminho.
Na minha opinião,as marcações eram suficientes,mas mal colocadas. As setas no chão deviam estar antes das curvas e não dentro,e as fitas mais visíveis.

Como tive problemas com um pneu que perdeu ar,parei 2 vezes e adoptei um ritmo que me permitia tomar mais atenção às marcações,e só tive 2 pequenos enganos.Ajuda também o facto de conhecer mais ou menos a região e intuir o sentido do percurso.
Por falar em percurso,para mim pareceu-me muito "pobre",pois existem por ali muitos caminhos tecnicamente mais interessantes que os estradões cheios de pedra solta e alcatrão por onde andámos...mas se a maior parte dos participantes ficou contente com este percurso,por mim tudo bem. Gostei da passagem pelas tábuas a atravassar o Alviela,no meu caso fiz tudo montado,mas acho que para a larga maioria dos participantes era demasiado complicado de fazer na bike.
Acho que ninguém aqui referiu,muito bom as águas geladas nos abastecimentos,foi a única coisa que usufruí nos mesmos,mas caíram mesmo bem com aquele calor.

Almoço e entrega dos prémios não estive presente,pois fui trabalhar à tarde.

Agora a minha opinião para que este evento melhore,pois só com críticas construtivas se consegue fazer melhor:

:arrow: Deixem de lado a competição. É certo que é um chamariz para alguns atletas mais ou menos conhecidos,mas o esforço humano envolvido em controlos e classificações pode ser direccionado para outros fins,e é sempre preciso mais alguém. Aliás tenho ideia que muitas pessoas mais tarde ou mais cedo começarão a procura os verdadeiros passeios,onde impera o companheirismo,o divertimento e a entre-ajuda. Não me interpretem mal,também eu quando sei que há uma classificação final gosto de tentar o meu melhor,mas um evento destes tem mais a ganhar como passeio e não como "passeio-corrida".Eu que participei anos a fio nas mais importantes provas de btt no nosso país,fico estupefacto ao chegar a estas coisas e ver como ontem pessoas a aquecer em rolos (!!),quando existem tantas verdadeiras provas de verdadeiro btt com poucos participantes.

:arrow: Simplifiquem. Ao que sei,no secretariado havia a confusão de estarem várias pessoas a fazer o mesmo,cada um colocando um coisa no saco. É só um exemplo de uma coisa em que se pode simplificar. Mas também no percurso. Para o ano,pode manter-se o mesmo caminho,com uma ou outra alteração. As marcações são o ponto fundamental a ser melhorado,mas também a vigilância nos cruzamentos com as estradas mais movimentadas.

:arrow: Mesmo que não participem,"espiem" outros eventos de tamanho semelhante,para tirar ideias. Quanto às marcações,há um passeio que vos posso recomedar.Em Tremês (Santarém),durante o mês de Março,os Trilhos do Javali. A edição deste ano foi marcada 100% com cal no chão,e ninguém se perdeu,mesmo num terreno de dífícil orientação,muito técnico e fechado. Outros eventos,como o Raid de Minde,só para referir alguns que fiquem mais perto,são exemplares.

Como é fácil constatar aqui no rescaldo,a maioria das pessoas percebe a vontade de fazer bem da organização,mas está aborrecida por os erros se repetirem ano após ano.
Há que reflectir e tentar perceber como fazer melhor,mantendo o que está bem.

A quem vem aqui fazer o seu rescaldo,compreendo a vossa desilusão,mas se em vez do fácil "bota abaixo" perdermos mais algum tempo e apontarmos o caminho,talvez tenhamos melhores eventos de btt,não só em Vaqueiros como no resto do país.
 

joao.f

New Member
nessa prova estava inscrito nos 20 km perdi-me e acabei por andar nos trilhos dos 40 maior parte do tempo fiz 33 km mas mesmo assim fiquei em terceiro lugar dos 20 km e ainda trouxe um premiosito para casa
 

Open Mind

New Member
Boa tarde,

Posso adiantar que não participei nesta edição, muito por culpa da péssima experiência que tive no ano passado. Entre outras coisas francamente negativas, foi hilariante o que se passou na hora do repasto, por isso prometi a mim mesmo: Trilhos do Alviela, jamais... parece que não perdi grande coisa, enfim.

Com tamanha oferta de provas de BTT, como é possível chegarem a uma 15ª edição e continuarem com os mesmos erros?
Vamos aguardar pelas justificações da Organização... haja imaginação, no mínimo.

Boas pedaladas!
 

CláudioR

New Member
Boas a todos.
Esta tb foi a primeira vez nos trilhos do Alviela. Gostei muito do percurso mas... lá vêm as críticas!!
O que fazem com os 10€ que cada um dos atletas pagou?? Aproveitam algum desse dinheiro e empenham-se em melhorar as coisas para o ano seguinte, ou simplesmente querem lucro?? Não se viu nada nesta maratona que me fizesse pensar: "realmente, para 10€ estava tudo muito bom" mesmo que houvessem erros! A questão é que não estava! Não vou repetir tudo o que já foi dito, vou apenas enumerar algumas situações que me irritam:
- Águas!!!! Não se pergunta se se quer! É estar ali COM ATENÇÃO para dar garrafas já ABERTAS a quem quiser beber!!
- Más marcações?? Por favor... Tanto pessoal que eu vi lá da organização e não eram suficientes para estarem logo ao inicio a indicar o caminho, onde todos (ou quase) nos enganámos? Ou pelo menos placas feitas à mão a indicar o caminho nos cruzamentos! como alguém já referiu, ia sozinho e só sabia que ia no track correcto porque vi as marcas das rodas no chão!
- Preço elevado para a qualidade da organização. Já estive em maratonas mais baratas e mais bem organizadas.

De resto, continuem com a boa vontade de promover a região, mas se não têm ninguém que esteja habituado a fazer BTT peçam ajuda a quem faça, a quem esteja habituado a fazer maratonas para vos ensinarem a fazer as coisas em condições.

Ah! E vão na 15ª Edição?? Com a fama com que está a ficar, para o ano se quiserem ter alguém aí, é melhor prometerem melhorias e baixar o preço!

Outra coisa, alguém sabe alguma coisas das classificações? Eu nem sei se o meu dorsal foi apontado à chagada!!

Cumprimentos.
 
Bem, caros colegas do BTT T@ZZ E johnmickel,

apesar de não fazer parte da organização (felizmente), o que ouvi durante o almoço, o primeiro lugar feminino dos 20 km pertence a Sara Germénio,.
No entanto, não me responsabilizo por esta informação, uma vez que a confusão reinou e imperou neste evento, tendo também abrangido as classificações, que se alteravam á medida do sabor do vento.
Quanto á participação do sexo feminino, subscrevo o seu comentário johnmickel, é importante que os amantes do BTT percebam e sejam sensibilizados, de que a participação do sexo feminino nestes eventos é uma mais valia e um enriquecimento para este desporto, não apenas como praticantes da modalidade mas também a na integração das próprias organizações.
 

tribito

New Member
As coisas que se ouvem.....estive lá e ouvi algo diferente.....até ouvi chamarem 2x as primeiras femininas dos 20km e sempre com a mesma ordem....Sendo que a 2ª e a 3ª não estiveram presentes para levantar o prémio devido a motivos que só as mesmas poderam falar.

A segunda classificada fez esse trajecto por vontade própria, andou a fazer a prova de 40km em vez de procurar junto da organização como ir para a de 20km tal como a Tazz fez e mesmo assim terminou a prova com 30km nas pernas em vez dos 20km.

Eu andei perdido 2x e não foi por isso que não procurei entrar novamente na minha prova.......acho muito bem que ela tenha seguido as indicações da organização para voltar novamente ao trilho certo tendo saido de um trilho que não era o dela e que não lhe competia fazer. Ela fez isso.....eu fiz isso e vi pelo menos mais 2 pessoas a fazerem isso. Não porque queriam andar a passear mas para irem para o caminho certo. A culpa não é das participantes mas sim da organização que infelizmente não conseguiu fazer melhor.
 

BikeTrepaTudo

New Member
Já dei uma opinião, mas quero acrescentar mais esta: logo no secretariado me pareceu que não havia delegação de competências na organização do evento, apesar de haver empenho e boa vontade geral em resolver as situações. Parecia que tudo girava à volta de uma pessoa ou de um muito pequeno núcleo duro.
Mas isto foi o que me pareceu. Que me perdoem se interpretei mal.
 

4u2d

New Member
Boas , como sempre deixo aqui uma amostra para aguçar a curiosidade
e deixo o link no fim para verem as restantes...
BTT_Alviela_P011.jpg

BTT_Alviela_P02.jpg

BTT_Alviela_P020.jpg

BTT_Alviela_P028.jpg

BTT_Alviela_P032.jpg

BTT_Alviela_P046.jpg

BTT_Alviela_P051.jpg

BTT_Alviela_P057.jpg

BTT_Alviela_P13.jpg

BTT_Alviela_P110.jpg

BTT_Alviela_P1185.jpg

BTT_Alviela_P1188.jpg

BTT_Alviela_P1277.jpg

BTT_Alviela_P1280.jpg

BTT_Alviela_P1380.jpg

BTT_Alviela_P1490.jpg

BTT_Alviela_P1500.jpg

BTT_Alviela_P1531.jpg

BTT_Alviela_P2106.jpg

BTT_Alviela_P2170.jpg

BTT_Alviela_P2222.jpg

BTT_Alviela_P2234.jpg

BTT_Alviela_P2293.jpg

BTT_Alviela_P2362.jpg


Clicar aqui para ver as restantes: http://4u2d.pt/Btt2012.html
 

kephas

New Member
Muito obrigado pelas fotos 4u2d, estão óptimas.

As classificações estão já disponíveis no blog da organização "Trilhos do Alviela"...

Cumps.
 

Carnivore

New Member
Só andaram a competir 3 atletas por escalão?? Os outros devem ter andado a fazer a prova de orientação....

Só os 3 primeiros de cada escalão é que tem direito a classificação? E os outros não contam? Epá, desculpem lá mas isto já tem contornos macabros....

Quem não tem unhas não toca viola....e ovelhas não são para mato.....
É pena de facto que as coisas tenham corrido assim, nem os atletas, nem a população, nem os voluntários mereciam tamanho desrespeito.
 

kephas

New Member
Pessoalmente, gostava de saber a minha classificação, fosse ela boa ou má... Fico sem perceber se foi tudo apenas para manter a tradição do BTT!!?? Certamente que despenderam grandes esforços para a sua realização, mas será que não era possível despender mais um pouco e fazer tudo um pouco melhor? Todos merecemos um pouco melhor, seja organização e/ou atletas..

Cumps.
 
Bem, antes de mais, devo aqui um pedido de desculpa a Marta Borrego que ficou em 1º lugar, 20 km, e a Sara Geménio, 3º lugar. Ontem dei uma informação errada.
De qualquer das formas os meus parabéns a ambas.

Agora, relativamente ás classificações gerais, que comédia, é surreal.

- As Classificações 20 e 40 km, tudo junto?? ( ao molho é que é bom …)

- Em 27º lugar, o frontal 93, com o tempo de 6:04:00; Em 28º lugar, o frontal 30, que fez 1:50:27 (estou a ficar baralhado)

- Qual o meu espanto quando verifico que os primeiros classificados do escalão feminino 40 km, são os frontais 144 e 155, de seus nomes João Outeiro e Sérgio Ferreira, a mim, pessoalmente, parecem-me nomes pouco femininos. No entanto, provavelmente eles aguardam ansiosamente os troféus de primeiros classificados.

- Só tenho pena das primeiras classificadas dos 40 km femininos, Lina Vicente e Ana Pedro que vão ficar um bocadinho desoladas quando a organização da prova telefonar a dar a noticia de que ouve um erro, e que os prémios que foram entregues no fim da prova, durante o almoço, de 1º e 2º lugar respectivamente vão ter que ser devolvidos para serem entregues aos frontais144 e 155.
Porque pelos vistos, segundo a organização da prova, elas nem sequer participaram, ora o nome delas não consta da Lista de classificações gerais, muito menos se faz referência ás primeiras classificadas dos 40 km escalão feminino na lista dos primeiros classificados.

Confuso não é?

Bem, havia muito mais para dizer, mas realmente corro o risco de me tornar ainda mais extensivo e confesso que, apreciar tantas incongruências juntas, me causa algum desgaste intelectual, correndo o risco de ficar contagiado por esta onda de incompetência.
 

CláudioR

New Member
Txii!! :-s Mas que grande trapalhada que para ali vai nas classificações!!! Mas será possível tanta desorganização junta?? Eu, que não ando assim à tanto tempo em Maratonas explico como fazer:

- Geral de 40km (e SÓ os de 40km);
- Geral de 20km (e SÓ os de 20km);
- Classificações por escalões para 20km e 40km.

Será difícil?? ah! E outra coisa: como refere ali o amigo "so much pain" btt, tentem que os tempos sejam do mais pequeno para o maior (mas sem excepções), que é para não aparecerem pessoas que fizeram 6horas, mais bem classificadas do que as que fizeram 1h50!!

Outra coisa, (desculpem a chatice) incluam-me na lista por favor! Dorsal 174 e fiz cerca de 2h09 estou a baixo de 77º (tenho a certeza)... talvez em 73º ou 74º! Aquela confusão de meta só podia dar nisto!!

Pessoal do forum, desculpem tanta agressividade, mas já não há paciência!! Este comentário é para o pessoal da organização ler e aprender qualquer coisa básica!

Cumprimentos a todos.
 
Top