Santarém 15º BTT "Trilhos do alviela" Vaqueiros - Santarém - 22 Julho 2012

tribito

New Member
Boas

Nem sei bem por onde começar, tendo em conta o surreal que foi esta prova vai ser dificil abordar todos os pontos.

Positivo

- Os trilhos são muito bons e a paisagem bastante agradável.

Negativos

- Logo ao início, mal se percebia o que a organização dizia ao micro e uma barreira de metal no meio do pessoal que era um convite a queda. Com alguma agilidade lá passamos todos.
- Marcações era coisa rara nesta prova. Vi malta dos 40km a voltar pra traz que se tinha enganado. Vi muita gente dos 20km a ir para os 40km (como eu e mais umas dezenas largas) porque nada sinalizava as mudança de percurso. As fitas penduradas eram raras e mal se viam. em alguns cruzamentos para me orientar seguia o trilho das rodas.....a única forma de chegar ao fim.
- Após uma grande descida o senhor agente teve a gentileza de me indicar o caminho errado. Em vez de me dizer para seguir em frente e atavessar a estrada, mandou-me descer o alcatrão. Fiz uns 300m para baixo e mais outros para cima porque me apercebi que estava sozinho e devia estar perdido. Quando chego ao pé do agente agradeci-lhe pela piada de mau gosto e ignorou-me completamente.
-Para finalizar, a entrega dos prémios foi a maior trapalhada que já vi.

Custa-me a entender como é que uma prova que vai na 15ª edição, se cometem tantos erros e imcompetencias. Haver uma falha pode sempre acontecer mas, aqui foi tanta asneirada que até metia dó. Será que está a haver desleixo por a prova ter tantos anos e já dão as coisas como garantidas?

Como protesto fui até a meta mas não a passei e entreguei todos os brindes que me foram fornecidos. Agradeço o Almoço mas a falta de apetite era tanta que sai mais cedo.

Boas pedaladas a todos
tribito
 

johnmickel

New Member
Bem o positivo que vi deste ano para o ano passado foi quedesta vez partimos a horas e não tive problemas com os dorsais porque oslevantei no dia antes (apesar que não traziam lá as braçadeiras plásticas paraos prender), contra partida o negativo foi:
--- Primeiro por que razões disponibilizam um track e umaaltimetria no vosso blog e depois fazemos uma prova completamente diferente (pelomenos nos 20 Km)?
--- A linha de partida tinha um gradeamento a afunilar opessoal que não se percebeu qual o objectivo.
--- As fitas e setas pintadas no chão muitas vezes não foramsuficientes, pelo que percebi, ia para fazer os 20 km e não faço ideia de onde meenganei (gostava que fosse disponibilizado o track correto dos 20 km para verificarisso) e acabei a fazer uma parte do percurso que pertencia aos 40km.
--- Chego ao fim e o senhor da organização que lá seencontrava a quem expus as minhas dúvidas não mostrou qualquer interesse emesclarecer nenhuma, respeitem quem participa pois só assim serão respeitados.
Termino com uma frase que se costuma usar “ meus senhoresquem não tem cú não se poem a paneleiro” ou seja, se querem fazer um eventodestes e ainda por cima com a presença de um grande senhor do ciclismo portuguêsou se empenham ou mais vale estar quietos.

 

tcalado

New Member
Boas pessoal, foi o meu primeiro ano no Trilhos do Alviela, e só tenho uma coisa a dizer; que DESGRAÇA.
É a 15ª vez que estão a organizar o passeio, e será que nunca conseguem fazer algo "decente"? Eu sei que não posso falar porque não estive presente nos anos anteriores, mas pelo que me disseram os passeios tiveram sempre muitos pontos negativos, sim eu sei que todos teem, mas nunca se pode agradar a todos. Mas no vosso caso é mesmo demais, não ouvi uma única pessoa a dizer bem.

Pontos positivos
-Bons trilhos
-Bons duches

Pontos negativos
-Ao inicio uma confusao total, que nem se percebia o que dizia ao microfone
-Quase toda agente se enganou no inicio, que era para cortar a esquerda e foram em frente
-Falta de marcação, fiz cerca de 5 km sem uma unica fita, mas percebe-se é a crise
-Quando terminei a prova se não fosse eu a dizer o meu numero de dorsal não tinham acente que eu tinha chegado, pois ninguem estava a controlar isso
-O almoço uma autentica fantuchada

Bem esperemos que á 16ª seja de vez.

Boas pedaladas
 

Mr911

New Member
Boa tarde.

Foi a 1ª vez que participei neste tipo de evento e de uma forma geral gostei bastante. Foi pena a falta de indicações por parte da organização ao longo do percurso, pois como eu muitos se enganaram várias vezes ao longo dos 40 km.
 
Last edited:

guedez115

New Member
Bem, nem sei por onde começar!!!!
Levantamento dos dorsais algo lento mas nada que atrasasse muito!!!! Dorsais ao alto??? wtf???? Sempre há uma primeira vez para tudo mas um dorsal na minha terra sempre foi retangular e mais, abraçadeiras muito pequenas que para quem tem um guiador largo como eu tive que pendurar nos cabos!!!!

Primeiros metros e marcações para um lado pelotão em frente, outros para outro lado (pelo que um colega nosso me disse faltaram 4,5 kms a todos pq falhamos a volta dentro da vila)!!!!não se percebe pq é que nao estava ninguem no início??? ali tão perto estava a partida passados 15 minutos a pessoa estava despachada!!!!!


Quem é que se vai lembrar de fazer a separação dos 20 e dos 40 com cal ou tinta no chão Meu Deus????? Houve malta que nem achou a separação de certeza!!!!!

Em plena prova não se pergunta aos atletas se querem água (a palete estava simplesmente fechada)!!! é preciso pensar muito para ter 4 ou 5 garrafas de água nas mãos??quem não quiser não leva quem quiser não tem que perder tempo à espera que abram a palete tirem plástico e tudo mais!!!! adiante

Segui a máxima de que em caso de dúvida é em frente!! Muita falta de fitas. a falta de pessoas ainda tolero pq maior parte deles são voluntários e não se pode obrigar ninguem agora fitas podiam ser aos pontapés que não fazia mal nenhum!!!!
5º antes da ponte sobre o ribeiro a marcação estava novamente no chão pintada na palha ou na vegetação como queiram chamar!!!!que confusão eu e mais 6 ou 7 ficamos aos papeis!!!! Valeu estarmos ali todos para o mesmo e uns espreitam outros gritam e vá lá descobrimos o caminho!!!!!!
Epa agora que me lembre mais!!!!! acho que nada!!!!

Positivo os banhos o percurso foi espetacular a malta da junta ou sei lá quem eram que mostraram simpatia, as águas disponibilizadas no fim ninguem implicou de beber 3 ou 4 pq estava muitooooooooooo calor!!!!!!! Resta ver agora as classificações o que vai sair dali!!!!
Se volto?? epah depois de 14 edições espetarem com isto na 15ª pode ser que volte ao normal já para o ano!!!!
Abraço e boas pedaladas!!!!
 

BikeTrepaTudo

New Member
Percurso espectacular. Embora eu tenha levado um empeno do tamanho de uma casa; mas contra isso: eu que treine mais.

Estivemos em presença de uma Organização composta por um conjunto de pessoas que é de louvar pelo espírito de iniciativa de querer fazer alguma coisa a bem de uma comunidade.
No entanto as coisas deviam estar melhor organizadas.
Já muitos aspectos a melhorar foram aqui referidos.
Quero acrescentar este: ao levantar o dorsal era-nos perguntado se era com almoço. A fita para almoço era dada, ou não, consoante a nossa resposta, sem que houvesse uma confirmação na respectiva listagem. Não vinha mal ao mundo se alguém almoçasse à borla, mas seria uma injustiça para com os que o pagaram.
 

fffaria

Member
bem agora é a minha vez, e tambem foi a primeira vez que participei

começo então pelo ponto que acho que fez com que houvesse criticas mais duras, deixaram muitas e boas expectativas e depois apresentam uma coisa destas.

Pouco ah a dizer porque ja foi tudo dito

*Pelo que sei o ano passado a entrega dos dorsais eram lentos, este ano não vi, porque levantei no dia anterior
*Os brindes não eram grande coisa, uma SuperBook, e um kilo de farinha... nem que fosse uma barrinha ou 2, ou algo da aldeia... fica a dica
*O ano passado o arranque foi tarde, este ano pelo meu relogio foi 2 minutos mais cedo, o que fez com que 3 colegas meus não tivessem chegado a partida e arrancaram mais tarde
*Logo ao inicio meterem os atletas numa subida complicada e estreita (ja que estava tudo junto, eu para não me meter no barulho preferi subir no alcatrão como muitos outros)
*A separação nem a vi, mas não me enganei
*Postos de abastecimento muito cedo, pelo menos o primeiro, o segundo foi quase 10 kilometros depois
*A falta de fitas, e lembro-me bem a partir dos olhos de agua poucas ou nenhumas haviam, (mesmo que o caminho seja em frente nunca é demais ter la umas fitas para saberemos que vamos bem) e falando de sinalizações, faltava muita gente nos cruzamentos
*A ponte no ribeiro não sei se ja faltavam la tabuas ou se era para ser assim, com lodo nem se via o chão, pelo que desmontei
*O almoço, lento, ainda por cima tavam a querer repetir a sopa por 3 vezes em vez de trazer o segundo
*O almoço foi o tempo todo a ouvir o senhor simpatico mas confuso, a entregar os premios, a repetir, a trocar primeiros com segundos, erros atras de erros, sempre com o dedo no botão do micro que as vezes o desligava, entre outras, la esta com calma e simplicidade

Para uma prova com 15 edições, tao a faltar muitas coisas, talvez mais calma, mais simplicidade, se não fosse estes erros eram das melhores da zona centro, a ponte no ribeiro estava espectacular, e bem fixa, os banhos tanto eram quentes ou frios, mas era bom já que tava calor, para o ano gostava de voltar para comprovar se é desta que ouvem o que se diz aqui... e não é a lamentarem-se como fez o senhor do micro, a querer mudar de nome, bla bla bla, é ter força, contactar com alguns betetistas da zona para ajudar, porque estes trilhos são bonitos e é uma pena que sejam assim ;)
 

eaglered

New Member
boas,o ano passado na parte final foi o pior porque tinhamos que fazer a aprte final em 2 ó 3x sem lá estar ninguem e com pouca informaçao ó nenhuma.este ano que foi a minha 2x pensei que um problema estivesse resolvido enganei-me do pior que já fiz de eventos pessimo mal marcado.
outra coisa a partida uma vergonhaaaa dizeram no blog que os 40 partiam 1º os do 20 a seguir mentira tudo misturado,depois fizeram uma aprtida cá em cima depois mandarm o pessola ir para baixo entao?15 anos a fazer isto é tanto erro tewnho pena mas desta vai ser´dificil ir ai nos proximos anos que é pena que tem uns trilhos brutais.
:fpalm::mad:
 
Se isto foi a 15ª edição dos trilhos de Alviela nem quero imaginar como é que foi a 1ª, a única coisa de positivo que eu tirei do dia de hoje foi os trilhos por onde passei que são espectaculares e o almoço que tive com um grupo de amigos em Almeirim.Não me vou pronunciar em relação a mais nada que tenha a ver com este passeio,contudo,a mensagem passa e a que está aqui a ser deixada não abona nada a vosso favor.15 edições com este tipo de trilhos era para ser uma das maratonas de referencia a nível nacional,tenho dito.
 

mikuno

New Member
Como ex-organizador de eventos de BTT, sei que nem sempre é facil controlar certos factores que podem definir um bom de um evento menos bom e lamento sempre que um evento não corre da melhor forma, ainda para mais, quando participantes "estranhos" à organização deram a "cara" pela mesma e tentaram, apesar das falhas dos anteriores eventos, cativar participantes para o mesmo.
Depois de ler os comentários, sem duvida que fiz boa opção em não ir a Vaqueiros e optar por um passeio de cariz humanitário, mais barato e bem mais perto de casa, mas, na esperança que, mais uma vez, a organização tente corrigir os erros anteriores, marque presença na 16ª edição. Não sei que experiencia têm a organização na pratica de BTT e na participação em eventos, mas assino por baixo a opinião de um anterior "comentador"...aconselhem-se com alguem que tenha experiencia no asssunto. certamente encontrarão alguem disposto a ajudar e dessa forma possam divulgar esses vossos trilhos que, pelos vistos, são magnificos!
Cumprimentos

Lino "mikuno" Silva
 

NunoPascoal

New Member
Boas noites,

Não tenho grande coisa a acrescentar... Foi mais do mesmo... Igual ao ano passado... Boa vontade da organização, mas muito mal marcado. Ou deixam a parte competitiva e o pessoal vai em passeio, existindo menos pressas e menos enganos, ou melhoram significativamente as marcações!

Fico a aguardar as classificações. Julgo que fui ao pódio em elites, mas como a entrega de prémios era durante o almoço, e eu não almocei, não pude confirmar!

Cumprimentos,
Nuno Pascoal
 

kephas

New Member
Viva!

Como membro de uma associação que tb organiza eventos de BTT, tenho a dizer:"dá Deus nozes a quem não tem dentes". A boa vontade de querer fazer algo não tem preço, mas como tudo na vida quando se quer fazer algo bem não se deixam pontas soltas nem por mãos alheias!!

Têm dos melhores trilhos da região, conseguem patrocínios, que não sei bem como os conseguem (de louvar), um evento com características para ser dos melhores e depois erram redondamente nos pontos cruciais: Marcações (boas pinturas, mas que carecem do auxilio das fitas), falta pessoal nos cruzamentos e divisões de percurso, falta de placas informativas bem visíveis(não existiam) e para mim o mais grave, as classificações!! Um desastre!! Relativamente à entrega dos prémios...bom, por muitos momentos nem percebi o que estavam a entregar nem a quem...

Foi a primeira vez que fui, não tenho como comparar com as provas anteriores, mas por muito boa vontade que tenha existido, aconteceram erros que ao nível da envergadura desta prova(número de atletas) e sendo a 15ª vez que se realiza, na minha opinião, não se admitem.

Desejo à organização um bom rescaldo do que se passou e que lutem para o ano terem tantos atletas como este ano.

Os meus cumprimentos a todos.

Pedro Martins.
 

T@ZZ

New Member
Bom dia

Ja ha pouco a acrescentar a desorganizaçao e incompetencia que foi esta prova eu inscrevi-me para os 20klm com uma grande espectativa sendo esta uma prova ja com 15 anos enfim que desilusao fiz 30 klm sempre guiada pelo instinto ou procurando os rastos das outras bikes acabei por me enfiar no percurso dos 40 nem sei onde nem como ..
Fiquei bastante chatiada uma vez que ía em primeiro ...cheguei mesmo a parar para desistir quando um sr que estava a destribuir aguas numa moto 4 me diz que eram mais de 60 enganados ainda a rir ....uma palhaçada ...:mad: nem sei como no fim disto tudo ainda consegui o 1º lugar ...



CERTAMENTE NAO VOU VOLTAR .... uma pena pk os trilhos sao fantasticos ...:(


Espero pelo menos que haja fotos
 
Caros amigos do pedal!
A Zona 55 em parceria com a revista O Praticante, teve pelo 2º ano consecutivo em Vaqueiros e a opinião geral dos nossos elementos é unânime: “Tá na mesma”, nem melhorou nem piorou, o que é pena porque tanto a região (trilhos magníficos e paisagem bastante agradável) como a direcção deste evento (enorme vontade de praticar o bem) tem um grande potencial para desenvolver esta modalidade na zona.
Por isso esperamos que a nossa crítica seja construtiva, para que para o ano finalmente a quantidade de bttistas reclamantes, seja inferior ao número de referências elogiosas. Então aqui vai:
- Levantamento dos dorsais algo lento mas nada comparado com o ano passado.
- A partida foi a horas, mas só isso não chega, alguém se esqueceu de tirar o gradeamento que se encontrava no interior da partida e poderia ter provocado uma maior confusão, não fossem os próprios atletas, um minuto antes das 09H00, terem retirado as referidas grades.
- Quanto às marcações, as que foram feitas no chão estavam razoáveis, mas a falta de fitas em algumas zonas e fitas mal colocadas, podia ser evitado, as separações deveriam estar melhor sinalizadas, porque quem se inscreve nos 20, quer mesmo fazer 20 e não 40 e vice-versa. A falta de pessoal em alguns cruzamentos e nas divisões dos percursos, também foram um factor negativo.
- Quanto ao almoço, foi algo demorado, com muito tempo de espera entre a sopa e o segundo prato, por isso muitos atletas já nem esperaram pela sobremesa.
- A entrega de prémios e sorteio de brindes, também originaram alguma confusão. Primeiro a incerteza das posições obtidas pelos atletas, depois a troca de prémios entre alguns premiados, a dada altura não se percebia bem o que se estava a entregar, nem a quem (neste capítulo temos que agradecer ao Chamusco, porque não fosse a ajuda dele, essa entrega ainda teria sido mais demorada e confusa) e por fim o sorteio de brindes, que face ao facto de não pedirem a confirmação do número de dorsal e à falta de muitos atletas nesta fase, gerou alguma desconfiança entre os participantes.

A vontade de agradar desta organização é de louvar e por isso os nossos parabéns, no entanto no capítulo do BTT ainda há muita coisa a melhorar.
Boas pedaladas e desfrutem dos vosso trilhos que são magníficos!

P’Zona 55
João Guerra
 

heljofe

New Member
Olá bom dia ou boa tarde ainda estou meio perdido.
Participei no 14º e resolvi dar o benefício da dúvida.
Como a publicidade prometia até parecia que se tratava da inauguração de uma praça com um cartel de luxo, publicidade por todo o lado coisa prometia. Será desta?
Habituado a este tipo de eventos, e com uma tourada já pela frente que apenas terminou ás 08h00 (trabalho claro ). Mas como tinha já no Saco todo o equipamento necessário, mandei vir o cavalo de Almeirim, por um colega de equipa e rumamos a vaqueiros.
Cheguei as 8h30, e fiquei com algumas dúvidas, bilheteiras á pinha sem qualquer tipo de organização (pessoal perdido no interior das trincheiras sem saber muito bem o que fazer ), não gostei do que vi.
O cabeça de cartaz, de microfone na mão prometia um triunfo, logo pensei vai dar duas voltas á praça em ombros.
Há hora marcada, com alguns atropelos pelo meio, mas lá enfrentamos a fera de Vaqueiros ( trilhos ) com alguns recortes pelo meio e cada qual escolhia o caminho que mais lhe agradava para fugir aos derrotes e o primeiro foi logo ao 0,5 km.
Largados ao abandono, pelos trilhos mal marcados, digo muito mal marcados, com os campinhos mal colocado e já aquela hora demonstravam algum cansaço e refrescavam já as gargantas (Super Boooooook).
Os meus 40km, tiveram 57 km, porque me perdi simplesmente, e não ia preparado para uma prova de orientação, sem mapas do percurso sem GPS, era impossível acertar era subir ao ponto mais alto e tentar avistar a Praça onde teve inicio o Evento, Segui pelo alcatrão sai em Pernes duas vezes seguidas, estive para desistir, mas como estou habituado a estas lides resolvi encarar a fera sozinho,
Cheguei, a Vaqueiros e pensei ouvir alguns aplausos, não para mim porque a festa já estava no final, mas para os outros intervenientes, qual não foi o meu espanto, que deparei com os cavaleiros completamente esfarrapados nem os moços de estoque escapara, coitados! Tanto trabalho para nada, mas lá continuava o cabeça de cartaz, ainda de microfone na mão que nem o som foi capar de afinar.
Conclusão : - Pelos ferimentos causados, nos cavaleiros presente apetecia-me fugir dali quanto mais de pressa melhor, não fosse a colhida ser ainda mais grave, que me perdoem as pessoas de Vaqueiros, mas uma Prova desportiva não é propaganda Eleitoral, e Desorganizador deveria entregar a exploração da Praça a outro Vaqueiro e contribuir apenas com a verba da Junta.
O Sr. Firmino, com arte e empenho total chamando a si o controlo de todas as Vaqueiradas, ainda teve a coragem de dizer que para o ano vai organizar A GUERRA DO ALVIELA.
Apenas uma palavra de conforto, para um amigo e padrinho desta garraiada.
Amigo não sei como resistes a tantas CHAGAS. ( espero que o vaqueiro colhido com gravidade recupere depressa para pedir desculpas ao padrinho, mata uma bezerra e convide o pessoal para um almoço. Bons Trilhos a todos ( EU JÁ NÃO TENHO PERNAS DE CHIBANGA ).
 

franz_992

New Member
Ontem estive na 15º edição dos Trilhos do alviela e posso afirmar que foi o pior btt em que estive presente, e parece que não fui só eu. Não ouvi uma única pessoa a falar bem deste evento. É pena que ao fim de 15 edições tenham uma organização tão má! O que andaram a fazer estes anos todos?! Deveriam melhorar de ano para ano!
Este foi o primeiro ano que participei e asseguro-vos que foi o último! Vou enumerar algumas coisas para terem ideia do que se passou!
-Primeiro , os dorsais da prova de 20km eram do ano passado! Acreditam nisto?! Isto é escandaloso!

- As marcações pareciam ter sido feitas crianças, alguém que não sabe o que é andar de bicicleta! Aquilo não era um percurso, aquilo era uma escolha de caminhos!!! Tão amador que não dá para acreditar!

- Muitas pessoas que se inscreveram na prova de 20km, deram dorsais dos 40km, e vice-versa! Uma autentica confusão

- Os banhos miseráveis, sem condições para receber tanta gente. É o que dá crer fazer eventos com grandes dimensões e não ter condições.

- O almoço embora estivesse bom, esteve muito atrasado!

- Na entrega de brindes, uma autentica desgraça! O raio do microfone e das colunas deviam ser dos anos 20 ou 30 para não dizer pior...

-A entrega de frontais, brindes, sanhas de almoços, ect... eram feitas em sitios diferente!!! e nós é que tinhamos de procurar e pedir! não havia ninguem a encaminhar os participantes!! Para além disso forneceram braçadeira que nem davam para dar a volta ao guiador!

Incrivel, foi mesmo muito mau, e após esta experiencia garanto que não volto lá mais , nem que me paguem a inscrição. Se tivesse de classificar a organização de 0-5 dava um 0.
 

johnmickel

New Member
Bem, não há nada que esteja tãomal que não consiga ficar pior, qual não é a minha surpresa ao ver o comentárioda senhora T@ZZ a dizer que ficou em primeiro quando eu assisto a uma senhoraque também ia para os 20 km a passar por ela numa subida junto a Louriceira momentoem que a ouvi dizer, ao senhor que ia numa moto 4 (acompanhado de uma criança)a distribuir aguas, que ia desistir. Ora como nos passamos por ela e fizemos opercurso restante sem nunca termos sido ultrapassados por mais nenhuma senhoracomo é possível que o primeiro lugar lhe seja atribuído. Termino para dizer quea senhora T@ZZ decerto nenhuma culpa tem, e um bem aja ao seu desportivismopois o comentário que fez demonstra isso, mas custa assistir a tal injustiçapois se apelam tanto para que as senhoras participem num evento de btt e quandoo fazem são tratadas desta forma dificilmente tem alento para voltar aparticipar. Vou esperar tranquilamente pelas classificações e verificar se o impossívelfoi de facto feito:confused:
 

T@ZZ

New Member
sr johnmichel devia ter ouvido tambem que continuei e segui o caminho que a propria organizaçao me mandou seguir ....
 

johnmickel

New Member
Acredito que sim depois de tanta coisa mal acredito que a organização a tenha feito seguir um caminho mais rápido, agora que é impossivel ter ficado em primeiro seguindo o trilho marcado isso lhe garanto, tenho o track que fizemos gravado em gps e posso provar que desde o sitio em que foi ultrapassada até a meta seguimos o trajecto correto, mas nada tenho contra si nem quanto ao facto de a terem classificado assim, mas a justiça a cima de tudo e como atras referi custa muito ver senhoras nestas provas e depois quando aparecem acontece este tipo de situações. Numa coisa estamos de acordo Trilhos do Alviela nunca mais.....Boas pedalas !
 
Top