Rotwild R.R2 HT

FiCaçador

Elos Rápidos
Na utilização real os parafusos não vão estar apenas sujeitos a uma tensão máxima, há outros testes que não vão ter resultados tão bons para as ligas de aluminio, como por exemplo a fadiga. E para esses parafusos é muito importante a resistência à fadiga, pois a vida deles durante a utilização resume-se a sofrer variações de tensão.

E há outro pormenor, quando os parafusos de aço ou titanio começarem a ceder vão dobrar ou esticar... Os de ligas de aluminio quando cedem, geralmente partem.
 

MJCT

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Sim, ok, isso que dizes também está certo, fadiga e tal.

Quando tirei um curso de compositos tava a ter uma convesa com o professor e a conversa foi parar ao carbono com tit. Imediatamente lhe disse "não se deve juntar carbono directamente com tit porque estão nos extremos opostos da escala galvanica" a pensar que tava a fazer um brilharete. O homem vira-se muito espantado para mim e diz "mas afinal tas interessado em btts ou em aviões?"

Na aviação não é aceitavel juntar carbono com tit sem por exemplo um interface de vidro, em quadros é mais ou menos indiferente, eles vão partir noutro lado antes de cederem no interface car/tit.

Portanto, pela tua lógica também não se deviam fazer quadros em alu, nem crankes, nem guiadores, nem avanços, nem aros para as rodas, porque todos esses componentes sofrem pelo menos tanto com a fadiga do material (para não dizer mais) do que os parafusos. Já se tiveres a falar de asas para aviões...
 

Phalhas

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Boas. Não, não acho.
Ali não...nem noutros locais, mas cada um sabe de si. O resto é mera teoria.

Será q vale a pena para poupar 5g?

Abraço leve e lembre-se o peso não é tudo...

Rui
 

MJCT

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Obviamente que cada um sabe de si, estamos apenas a trocar ideias acerca de porque uns pensam assim e outros pensam de outra maneira, com argumentos e não apenas com o "acho isto ou aquilo" apenas porque é a nossa ideia.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Todos os restantes componentes em alu geralmente são maiores, estudados, desenhados e testados por CAD e produzidos em CNC. Está tudo previsto.
Um parafuso é um parafuso...
 

MJCT

New Member
Suponho que os parafusos, embora bastante mais singelos, também sejam testados antes de irem para o mercado. Bom, e depois são testados pelo mariosimas e por muitos outros que conheço e que também não tiveram problemas. Eu por exemplo já andei com eles nos discos, embora misturados com tit.
 

Kamoes

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Acho que não é a mesma coisa.

Se eu ficar sem um travão, não vou partir o focinho todo.
Se ficar sem um guiador e for para a frente, provavelmente arranho-me muito mais.

Acho que é um bocadiiiinho mais crítico :mrgreen:

Mas cada um faz o que quer consigo ;)

A bike até podia andar com o guiador colado com Super 3 que ia dar ao mesmo, se o dono usa, gosta e sente-se seguro, força. O que se diz é só mesmo isso, o que se diz. Não são as minhas palavras ou as de outro que vão mudar o que o Mário faz. ;)

Abraço.
 

David Raquel

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Mário, vai por nós, os "velhos do restelo" e tira daí esses parafusos!

Não te esqueças que mais vale prevenir que remediar...será que vale mesmo a pena arriscar tanto por 5gr? Pode até nunca acontecer nada (assim o espero), mas se algum dia tens o azar disso partir as consequências não vão ser nada bonitas..quem te avisa teu amigo é ;)

abraço

David
 

Xrockyman

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não me lembro onde vi isso, mas também já há parafusos de titânio coloridos e penso que seria uma opção segura e leve :)
 

MJCT

New Member
Desculpem lá a minha teimosia, mas estamos a falar de:
4 parafusos bem espaçados entre si
que vão ser esforçados maioritariamente no sentido em que por acaso até têm mais resistência
elaborados num material que nessas circunstâncias ultrapassa a resistência da maior parte dos aços.

Parece-me altamente improvável que:
cedam pelo menos 2 ao mesmo tempo
que esses sejam vizinhos um do outro
que nenhum dos 2 dê qualquer espécie de aviso de ruptura.

Já sei que vou arranjar ainda mais confusão com o que vou dizer a seguir mas cá vai!
Já repararam que os guiadores com que a maior parte das pessoas que desconfiam dos parafusos de alu são feitos de carbono?
Esse belo material que tem por hábito ceder sem qualquer tipo de aviso? Principalmente em componentes ultra leves e finos, que para serem assim, têm ser elaborados em fibra de alto módulo (ainda mais quebradiça que a outra, embora mais leve) e que para serem ultra leves não devem levar por exemplo kevlar pelo meio, o que poderia impedir o guiador e ficar separado em duas partes (ou seja, no caso de partir, as "trombias" não iriam obrigatoriamente ao chão). Mas o que os fabricantes na voracidade de fazerem guiadores cada vez mais leves utilizam essas fibras de alto módulo o que lhes trás ainda um bónus, é que embora a peça fique muito quebradiça fica também extremamente rígida, ou seja não flete, e o pessoal fica todo contente porque pensa que tem ali algo muito mais resistente e ao mesmo tempo mais leve. Acho que essa sensação é extremamente enganadora!

Agora podem-me dizer que os guiadores de carbono não andam para aí a partir à doida.
Concordo plenamente! Mal seria. E nem sequer ponho fora de hipóteses vir a comprar um porque também não conheço pessoalmente ninguém que tenha partido um.
Mas digam-me então, quantas pessoas conhecem que já partiram parafusos de alu num avanço?
 

Xrockyman

New Member
Pois, mas mesmo os fabricantes dos componentes mais leves e caros como por exemplo a ax lightness não têm parafusos em alu mas sim em titânio (nos avanços). Porquê que isto acontece se o objectivo deles é atingir o mínimo peso possível ?
 

MJCT

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De vez em quando é necessário introduzir algum humor nisto, companheiro! Caso contrário a troca de ideias/experiências/argumentos fica a parecer uma luta, quando na realidade não o é.

Mas a minha resposta meio a brincar até pode ser mais ou menos acertada. Os avanços mais barato trazem parafusos de aço, quem quiser compra parafusos de tit ou alu à parte. Por uma questão de prestigio as marcas mais caras optam por fornecer logo parafusos leves (não faria sentido que fossem de aço), o tit acaba por ser o escolhido até porque muita gente iria torcer o nariz ao alu e não vale a pena perder vendas por causa de 4 ou 6 parafusos.

Mas percebes o que quero dizer, muitas vezes criam-se autênticos mitos urbanos que depois já ninguém sabe como começaram. A laranja à noite mata, a Coca-Cola é óptima para bronzear a pele, e os parafusos de alu a prender o guiador partem como palitos.
 

Xrockyman

New Member
Hum.. Não sei até que ponto é mito urbano mas por exemplo no exemplo que dei da ax-lightness os parafusos de aperto estão no mesmo plano do guiador:

Zeusxl_385.jpg


E neste caso os parafusos vão sofrer muito menos (em relação aos avanços mais comuns), mas pronto, eu por mim não arrisco ! gosto muito dos meus dentes ! :)
 

MJCT

New Member
...sim mas o guiador está preso apenas por 2 parafusos em vez de 4! Assim também eu. Mas repito, eu no lugar da AX, por uma questão de prestigio mesmo que fossem 4 fornecia sempre em tit.

Agora vou-me calar um bocadinho que ja tou a ter demasiado protagonismo num tópico que nem sequer é meu :D
 

Silvas

New Member
Já repararam que os guiadores com que a maior parte das pessoas que desconfiam dos parafusos de alu são feitos de carbono?
Esse belo material que tem por hábito ceder sem qualquer tipo de aviso?

Gostaria só de referir que ao contrário do que disse, uma das vantagens dos compósitos de fibra de carbono( vulgarmente chamados de carbono) só em casos muito extremos cedem por completo, neste aspecto tal como o Al, porque, por terem fibras de carbono elas começam por quebrar uma a uma e inicialmente não prejudicam o funcionamento normal do componente( qualquer que ele seja) o problema é que é difícil identificar as fibras que estão quebradas.

Quanto à bike, eu trocava os parafusos mas apenas por questões estéticas. Também não me agradou muito o cockpit, demasiado preto e aquela tampa pintada não ajuda. Pode ter sido da foto, acredito que ao vivo não esteja tão mal assim.
 

MJCT

New Member
Ai ai... é 1:45 da manhã, eu não queria mas...

A fibra de carbono é extremamente quebradiça, basta ter um "fio" dela e obriga-la a fazer um curva apertada entre os dedos e parte logo. Fica tipo cabelo espigado, quanto mais de alto modulo pior. A fibra de vidro é um pouco melhor nesse aspecto. A aramida (vulgo Kevlar) pelo contrário, é extremamente flexível. Podemos pegar num fio dela e dar-lhe um nó e puxar com força que aquilo não rebenta nem por nada.

Alguns quadros têm fibra de vidro misturada lá pelo meio do carbono, eu tenho uma Scale e não ponho as mãos no fogo em como aquilo seja tudo carbono, só para dar um exemplo. O facto da maior parte dos sítios de um quadro de carbono ter mais material que um guiador junto com facto de ter materiais mas flexíveis misturados permite que muitas vezes a falha não seja "muito catastrófica". Posso dar mais exemplos, as escoras da Cannondale Scalpel (pelo menos da antiga) tinha quase tudo de kevlar e vidro e quase nada de carbono, precisamente para flectir sem quebrar. Também li um artigo feito sobre a empresa que fornece material para a lefty (já não me lembro se são eles que a fabricam para a Cannondale) em que eles falavam do que a suspensão levava e éra mais vidro do que carbono.

Portanto meu amigo, um guiador ultra leve em carbono vai quase de certeza partir redondinho, um quadro ou qualquer componente que tenha mais camadas de carbono ou que misture outros materiais talvez tenha um fim menos trágico.
 
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