Rotwild R.R2 HT

nogueira.nuno

Active Member
Nozes, eu para falar verdade ainda nao instalei a minha DT que ate nao tem a coroa em carbono na Bike e depois instalei a Magura e fazer exactamente o mesmo percurso nas mesmas condicoes e so ai e que se pode dizer realmente ver se ha alguma diferenca notoria.
Acerca dos feedbacks que tens ouvido ou lido alguem ja o fez como eu disse ou e apenas uma troca ou experiencia na bike de algum amigo? Porque se for assim duvido desses testes ou feedbacks e de certo me das razao ao dizer que nao e igual e nao valido para afirmar que uma ou outra tem mais rigidez que a outra.
O que eu disse nem foi ao levar em conta a rigidez porque como ja falei muita vez por aqui nao se pode analisar um componente quando ha outros que trabalham em conjunto e influenciam essa tal ideia de rigidez.
Acredito que se o MarioSimas instalar o AX e a DT ao mesmo tempo vai dizer maravilhas a nivel da tal rigidez mas se formos a ver aquele Mortop flete muito e logo ai esta aquilo que eu digo ou quiz dizer, ha muitos componentes que podem influenciar esta rigidez aparente do conjunto, seja a pressao dos pneus, tensao dos raios, avanco, guiador, etc, por isso quando eu falo ou falei que e melhor em tudo e melhor a nivel de funcionamento e nisso eu pessoalmente adorei a DT de 2011. A nivel de rigidez so fazendo testes em bancada mas sendo a DT toda em carbono aposto que a DT tem muito mais rigidez que a Magura que e em Magnesio.
Ainda ha dias estive a ver uns testes de torcao a um veio de carbono e outro de aco e tendo apenas em conta os valores ate a destruicao o eixo de carbono atingiu quase 3 vezes mais torque que o de Aco mas isto ja e mais offtopic ainda.
De qualquer maneira sao opcoes pessoais e nao vou deitar mais lenha para a fogueira acerca da minha opiniao :)
 

xman

Member
Boas,

Estava a seguir este tópico e agora mais particularmente a parte da discussão sobre a DT Swiss (que eu acho lindíssima) e a Magura (que também gosto em termos estéticos) e vi o seguinte vídeo que vai por mais lenha na fogueira da falta/ou não de rigidez da DT.

[video=youtube;NHWMwuqKub0]http://www.youtube.com/watch?v=NHWMwuqKub0[/video]
www.youtube.com/watch?v=NHWMwuqKub0

Cumps.
X.
 

MJCT

New Member
O sistema da DT é simplesmente perfeito.

A minha dúvida éra mesmo se o remoto só bloqueava e desbloqueava, mas afinal também consegue comandar a limitação do curso.

Mas agora fiquei com outra dúvida LOL, a suspensão com o curso reduzido baixa mesmo como faziam as Marzochi para se atacar melhor as subidas ou pura e simplesmente fica com menos curso?

O chouriço do vídeo bem que podia ter feito uma demonstração...
 

nogueira.nuno

Active Member
A suspensao e mesmo como ele diz, baixa e trabalha exactamente da mesma maneira que em 100mm, e simplesmente fantastico, so mesmo testando por isso e que eu digo que neste momento e novamente a melhor suspensao que ha no mercado(bem ainda nao disse, mas quase :) ).
 
Só há um problema com a ultima suspensão, pesa mais de 1.5kg, reconheci aquela peça que o gajo encaixa lá e é chamado o torsion box e estas suspensões vem nas scale rc.
 
Last edited:
gedc0040.jpg
 

PenduluM

New Member
Esse video é muito interessante. Certamente vão aparecer aqui centenas de pessoas a dizer que isso é montagem e que a Fox (suspensão perfeita em todos os sentidos sem qualquer ponto fraco, a maior obra prima da engenharia moderna para alguns) nunca poderia fazer uma coisa dessas.

O teste está enviesado pois aquela peça que ele coloca na segunda suspa aumenta o peso sugnificativamente, ou seja fica a pesar o mesmo ou mais do que a fox. Gostaria de ver um teste mecânico com uma Magura tambem, pois neste tipo de teste de torção horizontal penso que a Magura não tem concorrencia.
 

mariosimas

New Member
então a segunda suspa é uma DT. E parto do principio que vêm equipada com o torsion box de serie, portanto está incluido no peso

que é apresentado (1150g sem o lockout) porque se não for assim as DT são de papel o que não me parece.

discussão interessante mas só valida com provas (se bem que esta não seja muito cientifica :) )
 

David Raquel

Active Member
Essa dt do video não é a xrc, é a xr 100, com bainhas de 32mm..vem de série na scale rc de 2011.

Convém não misturar alhos com bugalhos, não vamos comparar a rigidez de uma suspensão com bainhas de 32mm com uma de 29. E como é óbvio está para vir o dia em que a dt swiss xrc 100 é mais rigida que uma fox. A DT é muito leve sim mas não tenhamos ilusões, há que fazer escolhas...que ela tem uma relação peso/rigidez boa é uma coisa, agora que ela é mais rigida que uma suspensão de 32mm... LOL

Comprei uma DT para substituir a Magura e tenho plena noção que a Magura é e sempre será mais rígida que a DT mas os 250gr de diferença falaram mais alto (opções...)...

abraço

David
 

Silvas

New Member
Segundo o site da DT a XRC não tem o torsion box.
No vídeo eles devem estar a falar da XRM que essa sim tem o torsion box..
 
falando do ax ja o tive na mao eheh e pesa muito lol mas aqela grossura nao me convence lol, o meu tambem ja chegou e é mais bacano eheh(na minha opiniao claro) mas em relaçao ao mortof ficas sem duvida melhor servido.
 

Conguito

New Member
David eu tenho as duas e a magura com aquela dupla "aranha" ou lá como aquilo se chama fica na minha opinião a uns degraus da fox para baixo. No entanto pesa menos 100grm.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Aquele vídeo "só" demonstra que o link entre as duas jarras "aparentemente" é más sólido/rígido, mas não é só das jarras que advêm a rigidez de uma suspensão.

Ao que me parece, estão a descurar o componente mais importante neste campo, que são as bainhas.

Um abraço

NY
 

nogueira.nuno

Active Member
Não consigo resistir porque ainda não tinha visto o Video da comparação da Fox com a DT XR em que ambas são em Magnesio.

Mas uma XRC tem os braços em carbono e daí uma comparação com uma outra suspensão em Magnesio pode não ter bem sentido.
Como disse há que fazer um teste real e controcional a uma e outra suspensão porque uma pessoa a puxar pelos braços de uma suspensão não é valido na minha opinião, claro que lá metendo uma peça de metal aumenta e bem a rigidez :). Lá está passa-se de magnesio para Aço ou lá o que é aquilo.

Digo que não tem sentido porque continuo a acreditar e neste caso a não concordar por exemplo com o David(desculpa lá) que uma Magura ou uma Fox terá mais rigidez torcional (NAS JARRAS APENAS) que uma DT porque como disse tendo esta o braço em carbono e tendo o carbono mais rigidez que o Magnesio deve superar as outras.

Atenção esta é a minha opinião! Não estou a afirmar nada nem a defender marcas.
As jantes em carbono por exemplo não são muito escolhidas em desportos motorizados porque não têm muita flexiblidade(o contra é que podem partir dependendo donde usadas)

A sério, estar-se a comparar apenas as jarras o que também não é muito valido porque uma suspensão não são só as jarras, mas se um dia eu desmontar uma e outra em arranjo um tensimetro e faz-se uma medição apenas para duvidas entre a Magura e a DT :)

Continuo a achar isto da rigidez um pouco irrelevante versus o peso ou o funcionamento porque como disse o David podem ser opções do que já se testou ou se pretende.
 
Last edited:

ny12xx

Super Moderador
Companheiro nogueira.nuno

Entraste mesmo com pézinhos-de-lã (deves estar com medo que algum fanático te faça-a-folha), mas mesmo assim, acho que vem aqui alguém dizer que uma é melhor que a outra por isto ou por aquilo.

Acho que grande parte da rigidez torsional da suspensão também passa pelo fecho das rodas.

Os ultra-leves muito dificilmente vão conseguir acompanhar a "solidez" de um fecho sem grandes preocupações de peso.

A suspensão é um aglomerado de "peças" que têm de trabalhar em conjunto, sendo que umas são mais importantes que outras para a rigidez total do conjunto, mas nenhuma das suas partes deve ser descurada (nem mesmo a coluna).
...arranjo um tensímetro e faz-se uma medição...
Só mesmo assim será viável.

Um abraço

NY
 
Last edited:

David Raquel

Active Member
Nuno a questão é mesmo essa! A DT do vídeo não tem as pernas em carbono nem sequer é a suspensão que aqui se debate ehehehe

Tudo bem que o carbono vai ter mais rigidez que o magnésio mas estás-te a esquecer de uma coisa que é o diâmetro das pernas e se a Dt com as suas perninhas de canivete não fosse de carbono aí sim torcia que nem um Noodle, bem ao jeito da minha SID WC das antigas de 28mm (não é falta de rigidez, chama-se antes "distância entre eixos variável" :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: )

Além disso é como tu e o ny12xx dizem..há muitos outros factores que contribuem para a rigidez (ou não) de uma suspensão e que nem passam pela suspensão em si como as chavetas, rodas, avanço, guiador e por aí fora.

E longe de mim estar a dizer que uma é melhor que outra mas acho que temos comparar coisas comparáveis. Uma suspensão com pernas de 32mm em magnésio e uma em carbono com os mesmos 32mm aí sím são comparáveis..não uma de 28 com uma de 32! Curioso que a XR (pernas de 32mm) não em as pernas em carbono...

Eu por acaso agora até tenho uma magura e uma dt por isso posso compará-las exactamente nas mesmas condições e aí sim tirar conclusões!

abraço!

David
 
Top