Rodas de 29" Polegadas - 29ers

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Espigão

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Não se escolhe um quadro de carbono para ter flexão como é óbvio mas sim tensão (que é diferente) e acima de tudo, absorção. Por isso e não tenham dúvidas do que digo (que tenho alumínio, titânio e carbono em casa) que o carbono é material de eleição para se obter conforto.

Prefiro mil vezes algo que absorva ao máximo as porradas que se leva nos trilhos do que algo que simplesmente flecte como é o caso do titânio (sobretudo lateralmente) mas que não dá o mesmo conforto. Fala-se de conforto e não do material que flecte mais ou flecte menos. Nem sempre é sinónimo de conforto.

Ainda assim, existem cada vez mais geometrias em quadros de carbono que procuram a flexão e sobretudo a flexão vertical que é bem mais importante que a lateral no que diz respeito a conforto.

Posso dar o exemplo do meu quadro da GHOST com a tecnologia 'Active Flex' (tubagem do triângulo traseiro 'ovalizada') que por um lado aumenta a rigidez lateral do quadro e por outro permite uma flexão vertical o que aliado ao próprio material (carbono) ainda aumenta mais a absorção de impactos e irregularidades do trilho. Aqui falamos de conforto! Ainda por cima, quando até podia ter um quadro topo de gama (UHM) optei por um HM ou seja, ainda mais conforto.

O meu irmão ficou com a GHOST e veio do meu antigo quadro FUJI também de carbono. Se já tinha ficado maravilhado com a passagem do alumínio para o carbono (tal como eu fiquei) com a passagem para outro de carbono mas com uma tecnologia e geometria diferente ainda ficou mais maravilhado com o conforto que sentiu.

O titânio é para mim o material com mais flexão (lateral) sem dúvida. Um gajo curva e ele dobra-se todo. Sprintas e ele dobra-se todo... hehe mas se bateres em seco num calhau, num buraco, num tronco, etc... é o teu corpo que absorve o impacto e não o quadro. Claro que o carbono não absorve tudo mas já é uma grande ajuda.

Por isso para mim, conforto é no carbono e onde até já se encontra mais flexão vertical (mais importante que a lateral) que em muitos quadros de titânio e alumínio.

Agora se é para falar de rigidez... entramos noutro capítulo mas ainda assim (só para meter veneno :lol) prefiro um bom quadro de carbono UHM que um de alumínio.

Não se esqueçam que o conforto não se quer só a descer mas também a subir... ;)

Cumprimentos

Hugo
 

RTC

Super Moderador
Fiz umas alterações na minha On-One que parece-me ter ficado mais ao meu jeito. Alterei parte da transmissão, travões, um outro selim, coloquei bar-ends e um avanço -17º.
Ver se ponho umas fotos.
2ª feira vou experimentar estas alterações na companhia do "syndicaterider".

Boas Festas!
 

RTC

Super Moderador






Fui dar uma pequena volta para afinações e estou a encaixar melhor. Podia ter mandado vir o avanço de 110mm (hesitei entre 100 e 110), mas compensei com um pequeno recuo na posição selim.
As alterações foi a colocação de Sram XX (manipulos e desviador traseiro) por troca com o XTR que foi para a rigida 26 que já estava a precisar de transmissão nova, avanço 3T -17º, bar ends, travões Magura Marta SL Mag, cassete XTR, roldanas desviador e parafusos pedaleira KCNC e...penso que é tudo. O selim estava numa outra bicicleta.
 

Nozes

Active Member
Eh maquinão!

Está muito porreira ,com um aspecto mesmo racing,gosto dos cornos "à espanhola",quase a apontar para baixo...e nesta também estou de acordo com o MMTS,a protecção de escora branca não é coisa que me seduza...

No fim do Tribike se me aguentar em pé ainda quero dar uma voltinha nisso ;)
 

Espigão

New Member
Linda Rene!

Só mudava a protecção da escora para uma cor mais escura. Assim parece que fracturaste a mesma e tem uma ligadura.... :lol: Isto é a parte da Enfermagem a falar mais alto... :lol:

Mais uma avião de asa 29.

Já não vais meter os Nano?

Abraço

Hugo
 

p4ulo

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Bom dia e já agora aproveito para desejar á comunidade betetista um Feliz Natal!

O que aqui me trás é o seguinte, posso dizer que há uns dia experimentei uma 29'er e fiquei rendido, completamente, visto que sou alto (1,87), acho que me enchia bem as medidas, daí estar muitissimo interessado numa, mas terei de vender a minha 26 primeiro.

Gostava que me dessem sugestões de 29'er com quadro em carbono, a rondar os 2000 e mais alguma coisa, com o melhor relação qualidade/preço.
Fico a aguardar propostas :)

Cumprimentos
 

Espigão

New Member
p4ulo said:
Gostava que me dessem sugestões de 29'er com quadro em carbono, a rondar os 2000 e mais alguma coisa, com o melhor relação qualidade/preço.

Olympia, CUBE, Focus... são algumas das marcas que para mim apresentam a melhor relação qualidade preço por cá...

Estéticamente e a nível de qualidade do quadro, destaca-se a Olympia na minha opinião.

A Focus também está espectacular e com bons preços.

A Cube é onde provavelmente obterás os melhores preços mas os quadros são mais simples e a estética na minha opinião, feia.

Ainda assim a Olympia compete bem com a CUBE.

Quadro igual ao meu, Rock Shox REBA, Full shimano XT (excepto o pedaleiro - Raceface turbine 2v. que por acaso é espectacular e travões AVID Elixir 3), rodas DTSwiss 485 Custom 29 = 1899€

A CUBE GTC SL full XT e com SID à frente tb tem um PVP de 2000 e poucos euros penso eu mas lá está, a meu ver os quadros não têm comparação.

Só o quadro da Olympia tem um PVP de 1729€...

Cumprimentos e Bom Natal

Hugo
 

p4ulo

New Member
Caro espigão, agradeço as sugestões.

-Focus, foi a que mais me tentou das tuas sugestões, pelo equipamento e pelo quadro que tem uma geometria muito agradável e um ar mais "racing". :cool:

-O Cube, é mesmo o quadro que nao é muito apelativo, alias, a decoração é porreira, mas tem uma geometria muito "comum", um quadro mais vulgar digamos assim.

-O Olympia tem um quadro lindissimo, o unico senão seria mesmo ter lojas que comercializassem aqui pela zona norte, pelo menos que eu saiba.

Mas mesmo assim dos 3 iria para o focus.


Antes disto vou sonhando, pois ainda tenho de vender a "stumpy" primeiro:fpalm:





Cumprimentos
Paulo Faria
 

RTC

Super Moderador
Uma manhã de luxo pelas trialeiras da Serra do Bouro, com o mar como companhia!






Deu para testar as alterações, os manipulos Sram XX são de uma eficácia tremenda. Bom upgrade.
E gosto muito do tacto dos Magura Marta. E têm muita, muita potência.
Penso que está no ponto. Apenas o avanço realmente era o de 110mm e não o de 100mm, mas está bom.
Agora é ganhar pernas e pulmão para acompanhar a "máquina" ;)
 

_King_Pin_

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Bem, essa segunda foto já é mais Salir do Porto :p

Toda essa região, para mim, encaixa na perfeição com roda 29 HT. São poucos os sítios onde desfruto dos 120mm de curso da minha FS quando aí ando, antes pelo contrário, até ando é muito tempo com a frente bloqueada e a traseira no mais rígido. Ao contrário da região de Lisboa/Sintra onde dou bastante uso aos mesmos (e no Raid de Minde, por exemplo).
Vamos a ver se é em 2012 que arranjo uma e "separo as águas".
 

migkubturtle

New Member
Caro p4ulo eu também iria para a Focus...mas está esgotadissima, pelo menos o lojista a que eu fui ligou para o agente portugues, e ele nem previsoes tem para entrega.
Mas não é caso único pois Cannondale roda 29 só para Março e Merida big nine, também a mesma coisa, pelo menos aqui em Viseu!

Já agora a minha duvida persiste, uma bike 29 suspensão total será indicada para maratonas/xc?

Ou ficará muito pesadote e pouco ágil.....é que um colega meu italiano comprou a nova Cannondale Scalpel e sendo ele já possuidor de uma mas em roda 26, diz que a 29 só perde um pouco em subida devido a ter mais 2 kg, mas que os prós superam os contras!!!!
 
A revista Biking Aventura do mês de Dezembro trás a análise a Scalpel 29ER 1 CARBON e define a bicicleta perfeita para maratonas/XC, considerando mesmo uma das mais eficazes neste tipo de competição sendo Specialized Epic 29 a única que terá um comportamento mais parecido. Eu já tive o prazer de andar numa Scalpel 29ER 2 CARBON, que esteve em análise numa das revistas dedicadas a modalidades, e só vos posso dizer que será a bicicleta indicada para quem quer andar bem rápido e com uma boa dose de conforto e segurança, sendo que a mesma é muito eficaz a descer, haja unhas e será quase uma bike de All Mountain,a rolar haja força para ir a rasgar, mas a subir UI UI haja pernas é uma verdadeira trepadeira. Em relação a agilidade só nos singletracks muito estreitos é que haverá alguma perda em relação a 26.
Os unicos senão da mesma para mim são:
- Preço
- Parece que já estão esgotadas mesmo antes de começarem a serem entregues;
- Não tenho os €€€ para comprar uma :D:D:D;

Cumprimentos
 
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