Rodas de 29" Polegadas - 29ers

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GeoRCZ

Utilizador Banido
Ora bem, vamos lá tocar isto por miúdos. :mrgreen:

maior tamanho = maior peso

Estarei errado? :roll:

Quanto a roda 24...

Ora mostrem-me lá aí uma foto, ou artigo, onde um atleta de alta competição use roda 24 para baixar o peso!

Se me mostrarem isso eu retiro a minha avaliação de post inútil. :twisted:

Abraço
 

350plus

New Member
ikillyou, vais ter de me juntar à lista dos que não percebem esse teu raciocínio...

Rodas 29er mais pesadas, sem dúvida, embora pouco. Vai ao Mtbr e vais ver rodas 29er custom que andam perto das 1400 gramas.

Agora, analisar a questão somente sobre o peso é extremamente limitada e demonstra pouco interesse em compreender realmente as vantagens ou desvantagens. Foi isso que desencadeou a reacção do Pax. O que ele fez foi nada mais que mostrar a pouca relevância do argumento peso nas contas finais. Aqui estamos a discutir um assunto muito interessante, que não interessa só a quem faz competição ou pretende baixar o peso à bicicleta.

Estamos a falar de dinâmica, eficiência, controlabilidade, travagem, flutuação em pisos soltos. Para quem leu e estudou o assunto cuidadosamente, ver alguém a falar somente no peso e descartar de rajada todas as outras vantagens cai muito mal.

Rodas 24 em competição? Recumbentes por exemplo. Baixam o peso e área frontal.
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
350plus said:
Estamos a falar de dinâmica, eficiência, controlabilidade, travagem, flutuação em pisos soltos.

350plus não pus em questão nenhuma destas "vantagens". Ou pus?

350plus said:
Para quem leu e estudou o assunto cuidadosamente, ver alguém a falar somente no peso e descartar de rajada todas as outras vantagens cai muito mal.

Há que saber respeitar a opinião dos outros!

No entanto continuo a ter duvidas em relação à componente manobrabilidade/controlabilidade.

Quanto ao peso acho que tenho toda a razão! Pois em igual modelo de rodas uma roda 29'' é sempre mais pesada que uma 26''!

Abraço
 

Pax

New Member
ikillyou, aqui ninguém disse que as rodas eram mais leves que as 26".

Apenas dissemos que o factor peso é um mal menor e quase dispensável face às outras eventuais vantagens.

Daí dizer:
Pax said:
As coisas nem sempre são assim tão lineares.

Mas às vezes esta malta gosta apenas de citar o que interessa...
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Amigo Pax nada do que foi dito foi com intuito contundente ou malicioso!

Espero que não tenhas ficado melindrado!

Apenas não gostei de dar a minha opinião (tão valida e logica como tantas outras) e ter recebido uma resposta tua em tom de gozo dizendo-me para colocar umas rodas 24''. Apenas fui obrigado a responder à altura. :twisted:

:back2topic:

Quanto à manobrabilidade penso que o teste efectuado num single-track no final deste video é esclarecedor da falta de manobrabilidade!

http://www.youtube.com/v/OyIWPB-X49U

Abraço
 

Pax

New Member
É preciso algo mais para me deixar melindrado.

O meu tom irónico foi de encontro à tua resposta, a qual não foi devidamente fundamentada.


:back2topic:
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Pax said:
...a qual não foi devidamente fundamentada.

Há algo mais lógico e fundamentado que o peso?

Alguém pode por em duvida que algo maior é obviamente mais pesado?

Tem a ver com números e a matemática é uma ciência extremamente precisa!

A razão de não me convencer pelo peso é a mais lógica e indiscutível de todas. Todas as outras podem variar de pessoa para pessoa.
 

350plus

New Member
Ikillyou, já vi que para ti o peso final da bike é fundamental. Se essa é a tua prioridade, tudo bem, mas não é isso que faz uma bicicleta mais rápida.

Esta questão no fundo é semelhante ao dilema do uso de suspensões vs forquetas rígidas. A suspensão melhora o conforto, mas traz uma desvantagem de peso. Não é por isso que muita gente deixa de usar suspensões. A roda 29 melhora a capacidade de transposição de obstáculos, mas traz uma desvantagem de peso. Não é por isso que se deve deixar de considerar como opção válida.

Eu já afirmei aqui várias vezes que as rodas 29 não vão tomar o mundo das bikes por completo. Os weightweenies vão sempre colar-se as rodas 26 pelo peso baixo, o pessoal do DH vai preferir as rodas mais fortes e com raios mais curtos. Outros certamente haverão de gostam do rolar mais suave da roda 29.

A matemática embora exacta tem pouco a ver aqui. É uma questão de sensações, de conforto. Cada um deve experimentar o maior número de bikes possível e deixar os preconceitos para trás. Vejo sempre por aqui muita malta a puxar a malta à sua sardinha constantemente, mas com pouco esforço para criar patamares de referência e assim fundamentar as conclusões.
 

marky27

New Member
Mas esse é um dos "problemas" deste mundo das bicicletas, o não poder experimentar tudo.
Eu acho incrivel como um mercado tão pequeno, em nº de utilizadores, como é os das bicicletas (BTT) tem tantas marcas, materiais, disciplinas, tecnologias e tendências.
 

350plus

New Member
Eu sei que é difícil, mas eu gosto de fazer um esforço para experimentar tudo o que puder, de modo a que sempre que participe nestas discussões tenha algo de concreto para acrescentar.

Preconceitos matam-se experimentando. Isso sim é ciência, da melhor que temos. Um exemplo, andar de BTT com carreto fixo. Para muitos é uma estupidez total e durante muitos anos também achei que sim. Resolvi experimentar e de repente já não sabia andar de bike, era tudo novo para mim. Mas caramba, que diversão! Regressei aos tempos de puto em que mal me equilibrava na bicla, as descidas que sempre conheci eram um desafio novo.

Ver tudo pelo prisma da performance absoluta é para mim deitar fora uma das principais vantagens deste desporto, a diversidade.
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
350plus para mim andar de carreto preso não é novidade. :mrgreen:

A vertente que mais gosto no ciclismo é pista, onde se anda com roda presa e que para parar a bicicleta é quase preciso dar mais duas voltas à pista.

No ciclismo de estrada realmente existe essa diversidade, pois tanto corremos com uma bicicleta de estrada clássica, como com uma cabra (bike de contra-relógio) ou com uma bike de roda presa em pista.

Não será o BTT um desporto/vertente limitado e pouco diversificado?
 

marky27

New Member
Eu não diria preconceitos, é uma "verdade" a que nos queremos agarrar, senão vejamos, quando um de nós escolhe uma bicicleta geralmente passa horas e horas intermináveis a ler revistas, forums, reviews, a falar com amigos e conhecidos a visitar lojas etc etc, inclusivamente a escolher a sua "religião", XC, FR, EN, DH
E quando finalmente escolhe, depois de enterrar 200 ou 300 contos numa bicicleta o mercado já deu umas tantas voltas que afinal o sistema de suspensão que escolheu já não presta porque o XPTO YZX que saiu agora é que é bom, as 27 velocidades da sua nova bicicleta nem sequer são precisas para nada porque a maior parte são repetidas e uma basta, as rodas 26" são afinal uma solução de recurso, o aluminio do quadro vai partir mais cedo ou mais tarde, o que é bom é o titânio ou aço, mas o mais leve é o carbono, e afinal os 500 € que deu a mais para ter uma bicicleta 300 gr mais leve nem se notam porque chega na mesma cansado e em último ao fim da subida e tem de pagar as cervejas na mesma.
E depois à falta de argumentos válidos baseados em experiências, acabamos por pegar num qualquer e fazer dele o nosso cavalo de batalha só para não ter que deitar tudo abaixo e começar de novo.
No fundo acho que é compreensivel, não?
 

Un4s33n

New Member
É verdade...

Já alguém dizia que o Homem é, por natureza, um ser insatisfeito... daí a sua busca pela diversidade, variedade e novidade...

Nada a fazer...

Gostava de experimentar uma 29r... Quando tiver oportunidade manifesto-me!!!

Boas pedaladas!
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Quer-me parecer sinceramente que alguns dos seguidores assíduos deste tópico e obviamente do assunto 29er's se vêem um pouco como Messias, tentando mostrar ao Mundo quais as vantagens das 29er's.

No entanto algumas desvantagens não são apresentadas, debatidas ou facilmente aceites por quem defende este "protótipo", facto que é inerente à natureza humana e que todos nós um dia ou outro já praticamos, a omissão.

Acho que realmente devemos esperar pela introdução natural deste "protótipo" no BTT para daí retirarmos todas as vantagens e desvantagens.

Na minha opinião pessoal acho que esta assunto não vai mesmo passar de "protótipo", ficando apenas e quase que destinado a pessoas que gostam de algo diferente.

Abraços e boas pedaladas com 24'', 26'', 28'', 29'' ou até mesmo 32''. :mrgreen:

P.S.: Perdoem-me alguma coisinha! O certo é que se alguns tentam ser Messias eu revejo-me mais no S. Tomé, tendo de ver para crer.

Não é por acaso que não acredito em Deus! :mrgreen: Também nunca o vi mais gordo...
 

jm

New Member
Pneu 1.9 ou 2.2, qual deles é melhor?
e a pressão 30 ou 45psi?

Não há uma resposta única e universal para estas questões...

Não vale a pena continuar mais com esta questão das 26vs29. Para uns é uma coisa, para outros é outra, ninguém vai convencer ninguém com este debate.

Voltando ás 29er que é o tema deste tópico:

Dos que têm aqui 29er com mudanças já pensaram em mudar o prato 44 por um de 42 ou 40?

João
 

ze_zaskar

New Member
Messias? Aqui ninguém é Messias, apenas tentamos mostrar a quem não conhece algo que é bastante vantajoso, ate porque quem tu estas a chamar de Messias são pessoas que têm experiência com ambos os tipos de roda. Oh pá, não querem rodas 29? Não há problema, mais ficam!

Agora, existem aqui algumas questões objectivas que não estao claras. Primeiro, chamar-lhes prototipo? Isso era verdade, em 2003, hoje em dia o conceito esta muito bem desenvolvido, basta assistir às ofertas do mercado. Depois, já que falas tanto em medidas objectivas e em sermos científicos, como é que te pode basear num vídeo com um teste em que só experimentam um quadro? Achas que isso por acaso tem alguma validade? Mais do que as rodas, o que determina o comportamento é a geometria. Podem pegar em dois quadros de 26'', um de xc race e outro de touring, tendo os dois geometrias e comportamentos completamente diferentes.

Posso declarar sem grandes duvidas que por exemplo nos trilhos de Santo Tirso, com a minha bike, e se eu tivesse a técnica de outros (ET por exemplo), seria tão ou mais rápido do que os outros com rodas de 26''. Uma 29er com uma ma geometria é tão lenta em singletrack como uma 26er com ma geometria.
Relativamente ao peso, primeiro algo maior não é necessariamente mais pesado, essa ideia é errada. E sim, o peso é algo objectivo, mas no entanto a sua importância relativa numa montagem não o é, principalmente quando trabalhamos com margens tão pequenas.
Se as rodas 29 são melhores ou não? Isso vai depender de cada um, mas para mim, para o uso que dou à bike, sim são melhores. Ja rodei o bastante com as duas para perceber que me trazem vantagens. Ando mais confortável, subo melhor, e melhoraram bastante as minhas capacidades de descida. Por isso sim, no meu caso as rodas 29 fizeram a diferença e para melhor.

Muita, mesmo muita gente fala sem conhecimento. Sem conhecimento teórico, por não pesquisar antes de se exprimir ou sem conhecimento pratico por nunca ter andado de facto com uma. Vamos fazer assim então, quem for ao PUF Nº5 em Santo Tirso terá uma oportunidade de rolar um pouco com a minha bike, desde que tenha pedais SPD e não seja muito baixo (o quadro é grande). Combinado?

Relativamente aos pratos, etc. Eu só tenho uma bike, por isso é possível que no futuro acabe por por uma sistema 3x9 tradicional na minha. No entanto, como estou habituado a puxar mudanças pesadas (ando sempre com o equivalente a um 32-16), não me parece que vá precisar de baixar as relações. Mas logo se vê...
:wink:
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
ze_zaskar said:
...primeiro algo maior não é necessariamente mais pesado...

Desculpa mas nisto estas completamente errado!

Em duas rodas do mesmo modelo uma de 29'' é sempre mais pesada que a de 26''. Falemos de comparações justas e logicas! Não podemos comparar uma roda de 29'' topo de gama com uma roda 26'' de gama baixa! Certo?

Eu só me baseei no peso, pois no resto a única duvida que se mantém é em termos de manobrabilidade e agilidade da bicicleta com roda de 29''.
 

ze_zaskar

New Member
Sem me falares em modelos idênticos, então é verdade, se não forem então não é, isso não é tão linear como estavas a dizer.
Mais uma vez repito, a manobrabilidade é a mesma, os ângulos da bike compensam a diferença das rodas. E mais uma vez repito também, mais importante do que as rodas, é o quadro.
 

jm

New Member
olá pessoal,

Parece que a Giant já tem os protótipos feitos e testados!
E chama-se Giant XTC 29er.
 

ze_zaskar

New Member
Pois é, parece que a Giant vai entrar finalmente no jogo.

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Gosto do design e da solução dos dropouts, não gosto do carbono ali.
:wink:
 
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