Rodas até 300€

njsfer84

Member
Boas, tenho uma Rockrider 8.2 de 2010 da qual estou muito satisfeito e estou a pensar em trocar as rodas de origem que apesar de serem resistentes e de nunca ter tido qualquer problema com elas em 2500 kms, queria troca-las por algo mais leve e talvez que role melhor. Não é que eu ache que elas rolam mal, mas noutro dia andei numa bike dum colega meu com uma bike com o peso identico ao da minha (11.88g pesada por mim) mas as rodas dele eram DT Swiss embora gama "baixa" e notei que rolava melhor.
Que rodas aconselham até no máximo 300€? Eu queria tubeless, mas não sei se por esse preço se compre algo que valha a pena trocar pelas que tenho (rodas rockrider disc comp) por isso peço a vossa opinião.
Tenho visto as RCZ que são leves, mas não sei quanto á fiabilidade e não sei se trazem cubos bons que façam a bicla rolar bem. A estética também importa e gostei muito das novas XT embora tenha o inconveniente do adaptador para dos discos. Dêm-me opiniões. Posso comprar online ou em loja fisica na zona de barcelos/braga/famalicão.
Não sei se o meu peso (68kg) é muito relevante para a questão. Sou mais um trepador que não desce muito rápido.
A bike tá de origem, tirando os punhos (esigrips chunky), os extensores de guiador (bbb) e os pneus Racing Ralph Evo atras e Ignitor á frente e respectivas camaras de gel.

Cumps
 
Há sensivelmente um ano estava na mesma situação que tu e com orçamento semelhante. Estive bastante inclinado para as XT, mas por serem centerlock deixaram de ser opção. Não me agradava a ideia de querer comprar umas rodas leves, ter de colocar discos pesados e com escolhas muito mais limitadas. Tinham a vantagem de serem tubeless. Depois de muito pesquisar, apercebi-me que muitos bttistas estavam a trocar rodas tubeless de origem por rodas com aros convertíveis através de kits tubeless ou até mesmo fazendo conversões mais caseiras... permite alcançar menor peso e não compromete na fiabilidade. Encontrei então numa dessas pesquisas as rodas INI 1560 (googla o nome que facilmente encontras informação), são vendidas online mas existe também espaço físico na Marinha Grande. Converti as rodas em tubeless com o kit Joe's que na altura era oferta na compra das rodas (penso que já não é). A conversão resultou na perfeição. As rodas rolam muitíssimo bem. Fiz mais de 4.000 km com elas e tive apenas de lubrificar os rolamentos do cubo traseiro.
Deves ter atenção às características do aro, caso optes por comprar rodas não tubeless para converter.
 

njsfer84

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Pois, se muita gente está a pensar trocar de novo para rodas convertidas, tenho de pensar bem. Mas o que é que a largura do aro tem a ver com a facilidade de as rodas serem convertidas?
Obrigado Lux Interior

Aceitam-se mais opiniões, principalmente em relação ás RCZ que muita gente tem.
 
Não é a largura mas sim altura e forma da parede lateral. Determinados aros seguram o pneu e vedam melhor que outros.
Os cubos das rodas RCZ são iguais aos Novatec das Ini 1560, a diferença é apenas o nome. Quanto aos aros, não conheço o suficiente.
 

njsfer84

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Mas será que as RCZ ou as Ini Rolam tão bem quanto umas Mavic equivalentes, ou com por exemplo as shimano XT? Porque para além do peso acho que os cubos são importantes no rolar, ou não? É que na tal bike do meu colega que pesa o mesmo que a minha, o pedalar era bem mais suave, até parecia que a bicicleta pesava menos 5 kg e tinha umas rodas da dt swiss x4 e kk coisa.
 

luis.andrade

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Olha, apenas te posso dar a minha opinião baseada numa experiência pessoal. Quando comprei a bike, as rodas que lá vinham eram umas X-Lite que foram convertidas para tubeless. As rodas até eram leves, mas quanto à qualidade deixaram bastante a desejar porque rapidamente ficaram empenadas, com raios largos, etc... Resolvi investir numas MAVIC Crosstrail (tubeless de origem), um pouco mais pesadas (bastante para aqueles que qualquer gr conta) e até agora só posso dizer bem.
- A bicicleta ficou um pouco mais pesada? Ficou!
- Rola pior por causa disso? Puro engano! Rola muito melhor. Tanto que às vezes dou por mim em descidas onde colegas pedalam e eu sem pedalar vou à mesma velocidade.
- Resistência e durabilidade: nota 5 (de 0 a 5). Aquilo é um espectáculo. Só para veres que a minha zona é o PNSAC (famoso Reino da Pedra) e as rodas têm apanhado cada tareia que por vezes até assusta. Resultado: Tudo impecável.

Por isso acho que o rolar melhor ou pior tem mais a ver com a qualidade do material que propriamente do peso das rodas.
Quanto ao preço, não ficam apenas por 300€, mas se estás servido e o único motivo é o "rolar", eu não pensava 2 vezes, aguardava mais um pouco, juntava mais 100€ e escolhia umas Crosstrail.
(Se quiseres podes ver as minhas rodas no link abaixo na minha assinatura)
 

njsfer84

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Pois, foi isso mesmo que eu queria dizer em relação á qualidade dos cubos, porque pela lógica devem influenciar o rolar da bicicleta. Não é que a minha rola mal, mas por exemplo ainda hoje dei uma volta numa KTM Score 2.0 de 2010 que pesa de origem menos 200g que a minha e achei que rola muito bem. Notei logo a diferença para a minha e não foram de certeza as 200g a menos até porque a bicla em questão era um tamanho acima da minha e mesmo não estando tão confortável notei logo no andamento a diferença. Por acaso tem raios, cubos e aros dt swiss.
Era aí até onde eu queria chegar, se acham que vale a pena comprar mais leve e talvez comprar algo com menos qualidade.
O pessoal que tem RCZ que se pronuncie e o resto do pessoal que continue a dar a sua opinião.

Quanto á questão do dinheiro, não é esperar mais e juntar mais 100€, porque felizmente tenho trabalho e como poupado que sou tenho dinheiro para comprar varios sets de rodas, a questão não é essa. É que na minha consciencia eu tinha estabelecido um valor máximo de 300€ que já achei puxado. Sou um simples amador, embora bastante entusiasta, e a questão será mesmo essa, se já achava que dar 300€ por umas rodas era muito, 400 acho exagerado na minha consciencia. Sabem que na altura de crise em que vivemos temos que ser poupados e cada compra tem de ser muito ponderada.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas

Dentro do teu orçamento consegues umas excelentes rodas XT. Falando no meu caso e por experiência, as minhas já têm pouco mais de um ano, e com bastante rodagem e forte desempenho, não tenho nada de negativo a apontar. Peso cerca de 80 kilinhos, tenho as XT numa Suspensão Total, já fiz uma revisão aos cubos e inspecção completa aos aros e raios (apesar de estarem 5 ***** na altura) para ter a certeza da qualidade e estado dos mesmos, ............................. bom, continuam a bombar a 100%. É verdade que no mercado existem muitas rodas porreiras, mas tubeless e com essa relação qualidade/preço é dificil encontrar.

PS: falo por mim e espero ter ajudado.

Boas Pedaladas.
 
Nas xt nao precisas de comprar discos center lock existem adaptadores para o efeito aumentam é um bocado ao conjunto penso que as xt pesam cerca de 1650 gramas, com os adaptadores ficaram por cerca das 1700 gramas.
cumps
 

marciorssilva

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Com esse orçamento eu ia à Kompressor espreitar...tem lá bons negócios...como por exemplo: Fun Works N-Light Evo Universe Sapim CX-Ray disc 1450g...
 

Carlos_G

New Member
Boas
se fosse a ti ia para umas xt das antigas não sei ao certo devem andar ai nos 250€ ou menos
andei com a mesma ideia mas no meu caso era até aos 250€ andei andei e xt e digo-te acho k foi a melhor compra k fiz,
são muito fiaveis rolam mt bem, são tubeless e não são assim tão pesadas kt isso
compras umas mais leves depois metes 1 kit tubeless e o peso é kuase o mesmo
e nunca são tubeless, parece mas não é a mesma coisa

cump
 

Atomic22

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Boas, já deste uma vista de olhos nas INI RC 1560 comercializadas na tomazzini. Podem ser uma boa alternativa peso/preço, apenas não são tubeless.
 

njsfer84

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Sim, já estive a ponderar os modelos sugeridos aqui pelo pessoal (não encontrei as "Fun Works N-Light Evo Universe Sapim CX-Ray disc 1450g..."), mas a cena por ex: das RCZ e das INI RC é que apesar de o pessoal falar bem delas, o peso é inferior e isso é bom, mas a questão é que se são mais leves e baratos, alguma coisa devem ter de inferior. E aí acho que ao optar por uma marca com cartas dadas no mundo do BTT como a Shimano arrisco menos. Inicialmente pensei nas RCZ que são baratas e leves, mas a questão da fiabilidade deixa-me sempre a pensar e como as XT têm muito boas reviews estou mais inclinado para elas. Só têm o defeito de terem de levar os adaptadores, mas é um mal menor. Na mavic ou dt swiss por estes valores não há nada que se possa equiparar ás XT?
Eu tou a falar em marcas conceituadas, mas não sou daqueles que acha que o que é de marca é que é bom, até porque a minha burra é uma Rockrider 8.2 que não é de marca.

Cumps
 

Mach 4

New Member
Tens estas a €230,00 para discos de 6 furos.
São para "All-Mountain" por isso aguentam perfeitamente quase 2X o teu peso mas não são tubless.
São as XCD da "Progress", rolam como "manteiga" devido aos seus excelentes cubos de rolamentos selados, pesam cerca de 1800grm.
Estéticamente são lindas e tens 3 versões de cor á escolha :

http://www.progressbicycles.com/wheels-mtb.html

O inconveniente é que só as podes adquirir numa loja fisica aqui no Porto por este ser o representante exclusivo da marca.
A vantagem é ficares com umas rodas mais exclusivas.

 
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