Roda 29 FS!

Jocas22

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#1
Estando a pensar trocar de bike, expliquem-me lá uma coisa, porque é que quase todas as 29er que se vêm são HT? não vale a pena comprar 29er FS?

A minha ideia era que já que era pra mudar, mudar de aluminio pra cabono, de HT pra FS, e de 26 pra 29. Faço mal.
 
#2
Isso depende da utilização de cada um. Também já ponderei ir para uma 29er FS mas já desisti da ideia, para a minha utilização não faz sentido.
Já viste o preço de uma boa 29er FS? Até as que considero razoáveis custam para cima de 4000€...
Vou continuar com as actuais, 26er FS 140mm (AM), 650b FS 100mm (+80Km) e 29er HT 100mm (até 80Km).
Apenas estou a pensar em tornar a AM em 650b :D
 
#3
Jocas22 said:
Estando a pensar trocar de bike, expliquem-me lá uma coisa, porque é que quase todas as 29er que se vêm são HT? não vale a pena comprar 29er FS?

A minha ideia era que já que era pra mudar, mudar de aluminio pra cabono, de HT pra FS, e de 26 pra 29. Faço mal.
Tens de procurar melhor porque mesmo cá no fórum tens algumas 29 FS. ;)

Podes ver a minha no link que está na assinatura, mas há por aí máquinas 29 FS bem melhores que a minha.

Qualquer duvida diz. ;)
 

BV

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#4
Lá está tudo depende da utilização que vais dar.
Eu tenho uma FS 29 e não custou 4000€ a pesar 12 kg e quando me apetece fazer umas voltas bem longas ajuda muito ter o conforto adicional de ter FS. Para espelhar melhor o que estou a dizer posso te dar a minha experiência em duas provas que fiz.
Como a minha bike bloqueia as suspensões fiz o SRP160 cerca cerca de 80 % bloqueado pq o piso não era mt agressivo e no PTG 100 foi ao contrario pq o piso era muito mais agressivo e tinha umas descidas bem longas e mais acidentadas.
Se quiseres um bike mais leve e por menos € e não vais fazer provas com mais de 3 ou 4 horas ia para as HT, se fores um rapaz já a rondar os 40 anos e gostares de fazeres grandes distancias aconselho a FS.
 

Jocas22

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#5
é muita coisa a considerar. Sinceramente evolui um pouco no btt. Como quero uma de estrada e não tenho espaço pra mais bikes, tenho de ter uma pra tudo. Mas também não gosto muito da ideia de voltar a bikes de +12kg por isso percebo o synclever, mas 4000€ é muito € por isso tinha de ser pra ir evoluindo como fiz com a minha.
Tendo experimentado 29 HT e 26 FS, gostei do que as duas oferecem, e se o pudesse combinar melhor.

Por acaso a que mais me agradou foi uma das canyon nerve al ;) Obrigado pela ajuda, vou ter de pensar bem no que fazer.
 
#6
De facto vêm-se mais 29er HT do que FS.
Conheço quem tenha mudado de 26 FS para 29 HT e esteja satisfeito com a troca, sem sentir falta do amortecedor.

Existem duas razões técnicas que explicam a preferência pelas HT nas 29er:
-Com o maior diâmetro da roda e para permitir o avançar do curso num quadro 29er FS, a distância entre o centro da roda traseira e o eixo pedaleiro torna-se algo grande, o que torna a bicicleta menos ágil.
-O maior diâmetro das rodas 29 faz com que se sintam menos as irregularidades no terreno, o que atenua a diferença para uma 26 FS em termos de conforto.

A não ser que o conforto seja um factor de grande importância na escolha da bicicleta, ou que se lhe vá dar um uso já mais virado para o enduro, acho que o que se fica a perder em preço e peso não compensa a escolha de uma FS 29er.
 

Jocas22

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#7
@Ficaçador, não percebi o primeiro ponto das razões que apresentaste :confused: Do 2º acho que no fundo mais vale uma 29 carbono HT mais leve que uma FS aluminio mais pesada, será isso. O carbono e a roda 29 compensam a perda conforto.
 
#8
Só posso falar pela bicicleta que tenho, mas isso das 29 serem menos ágeis, pelo menos na Nerve AL, não se verifica!

Não sei se é da geometria do quadro se é de outra coisa qualquer, mas devora trilhos técnicos como qualquer 26 (ou melhor).
 
#9
Boas,

....Antes de mais, caro camarada "Jocas22", permita-me felicitar o nosso amigo "NunoMCCII" pela sua nova montada 29er FS. Parabéns amigo Nuno, 29er são qualquer coisa de espetacular a rolar nos trilhos (NUNCA SENTI FALTA DE AGILDADE NA 29ER). ;)

....Quanto à natural dúvida do nosso amigo "Jocas22", é uma dúvida normal para quem quer dar este passo. Eu há cerca de um ano atrás também andei à deriva, precisamente com a mesma dúvida. Pensei na flash carbon1, tinha escoras SAVE, bla bla bla, um colega ou outro lá me desanimava da compra de HT (e ainda bem lol). Então comecei a ver as FS, andei com ideia na scalpel carbon1 (via-a ao vivo e a cores e desisti, era mesmo MEGA lol). Por fim vi uma epic, e gostei, andei numa em aluminio, adorei, não consegui gostar de mais nenhuma..... lá comprei uma epic (S-WORKS), não poderia estar mais satisfeito.

.....Curioso, os amigos que inicialmente me aconselhavam HT, estes proprietários de 29er em HT, hoje têm nas à venda, querem FS (no temnpo das 26 usavam nas em FS). Por isso deixo aqui a dica, quem anda de 26 FS, que não vá na ilusão de encontrar o mesmo conforto numa 29er HT. Mais dia menos dias arrependem-se. ;)

...No seu caso concreto, como anda de HT 26, creio que ao evoluir para HT 29er, não sentirá falta de conforto. O principal motivo de se verem por aí mais HT´s nas 29er, é simples. É tudo relacionado com preço/peso. Eu mantive a 26 (FS), e tenho 29er FS, a 26 tem uma fox que faz 100,120,140 de curso, na 29er com apenas 100 da-me muito mais confiança nos trilhos..... nunca me senti tão confiante a pedalar. Tanto faço 40km, como faço 100km, e FS foi a melhor opção. Páh, pode parecer um tanto exagerado mas.... quem tem estas "motas" compreende perfeitamente o que digo. ;)

..Desejo que faça a melhor escolha possível. :p
 
#10
O que eu quis dizer no primeiro ponto é o seguinte:



A medida que falei, chamada de chainstay na foto, tem importância no comportamento e agilidade da bicicleta.
Em resumo, se for mais comprida a bicicleta vai ser mais estável, se for mais curta a bicicleta vai ser mais ágil.

Se o raio da roda for maior, como acontece numa 29er, esta medida vai ter obrigatoriamente que ser maior, o que vai limitar até certo ponto a agilidade.

Se o quadro for FS, para caberem lá os links do sistema de suspensão e permitir o deslocamento da roda quando o amortecedor trabalha, esta medida terá que ser maior, o que limita também a agilidade que se consegue obter na geometria.

Mas até aqui tudo bem, porque estas limitações não interferem com o equilíbrio entre estabilidade e agilidade que se pretende atingir.

No caso de uma 29er FS o espaço disponível já começa a ser pouco e torna-se mais difícil atingir esse equilíbrio, o que não quer dizer que não se consiga chegar lá perto.

Esta é uma das grandes razões para não se verem bicicletas de grande curso com roda 29, porque com muito curso é preciso uma medida de comprimento das escoras tão grande que a agilidade fica comprometida.
 
#12
Boas,

...Camrada "Jocas22", espero que a excelente explicação que nos deixou o camarada "Ficaçador" não lhe faça confusão. As 29er FS que por aí andam, têm entre os 80 e 100mm de curso ok (NEM PRECISAM DE MAIS). Por isso nada de receios, nas FS 29er existentes, não existe o stress de que nos fala o "Ficaçador". É questão de ver a marca que tem as 29er mais semelhantes com as medidas das 26. ;)
Tal como referi atrás, na minha 29er com 100mm sinto muito mais confiança do que sentia na 26 com a fox no máximo do seu curso (140mm). ;)
 
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#13
A opiniões variam bastante, pelo que acho que deverias experimentar uma 29er FS antes de comprares.
Conheço quem tenha comprado uma 29er e depois arrependeu-se.
Eu por exemplo, a descer em recta com a 29er dá um pouco mais de confiança, mas em descidas bastante técnicas com curvas e contra curvas esquece... venha a 26!
Para que usa a bicicleta para maratonas e voltas de f.d.s. aconselho uma 29 HT, para ultramaratonas aconselho uma 29 FS. Se queres uma polivalente faz como eu, uma 26 FS transformada em 27,5.
Just my 2cents
 

HR

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#14
Esta é uma questão que se pode encarar como a dos selins, "cada c* sua sentença"... para mim 29 FS estaria fora de questão para mais em aluminio já que conta com a agravante do peso relativamente a uma 29 HT em carbono, isto claro, quando comparando valores de compra identicos. Eu por ex. pensaria sempre em "HF&T" (Hard Front & Tail :) ) é assim que ando de 26 porque não andaria de 29!...

Muitas e boas pedaladas...
HR