Roda 29 FS!

Jocas22

Active Member
Estando a pensar trocar de bike, expliquem-me lá uma coisa, porque é que quase todas as 29er que se vêm são HT? não vale a pena comprar 29er FS?

A minha ideia era que já que era pra mudar, mudar de aluminio pra cabono, de HT pra FS, e de 26 pra 29. Faço mal.
 

synclever

Member
Isso depende da utilização de cada um. Também já ponderei ir para uma 29er FS mas já desisti da ideia, para a minha utilização não faz sentido.
Já viste o preço de uma boa 29er FS? Até as que considero razoáveis custam para cima de 4000€...
Vou continuar com as actuais, 26er FS 140mm (AM), 650b FS 100mm (+80Km) e 29er HT 100mm (até 80Km).
Apenas estou a pensar em tornar a AM em 650b :D
 

NunoMCCII

New Member
Jocas22 said:
Estando a pensar trocar de bike, expliquem-me lá uma coisa, porque é que quase todas as 29er que se vêm são HT? não vale a pena comprar 29er FS?

A minha ideia era que já que era pra mudar, mudar de aluminio pra cabono, de HT pra FS, e de 26 pra 29. Faço mal.

Tens de procurar melhor porque mesmo cá no fórum tens algumas 29 FS. ;)

Podes ver a minha no link que está na assinatura, mas há por aí máquinas 29 FS bem melhores que a minha.

Qualquer duvida diz. ;)
 

BV

New Member
Lá está tudo depende da utilização que vais dar.
Eu tenho uma FS 29 e não custou 4000€ a pesar 12 kg e quando me apetece fazer umas voltas bem longas ajuda muito ter o conforto adicional de ter FS. Para espelhar melhor o que estou a dizer posso te dar a minha experiência em duas provas que fiz.
Como a minha bike bloqueia as suspensões fiz o SRP160 cerca cerca de 80 % bloqueado pq o piso não era mt agressivo e no PTG 100 foi ao contrario pq o piso era muito mais agressivo e tinha umas descidas bem longas e mais acidentadas.
Se quiseres um bike mais leve e por menos € e não vais fazer provas com mais de 3 ou 4 horas ia para as HT, se fores um rapaz já a rondar os 40 anos e gostares de fazeres grandes distancias aconselho a FS.
 

Jocas22

Active Member
é muita coisa a considerar. Sinceramente evolui um pouco no btt. Como quero uma de estrada e não tenho espaço pra mais bikes, tenho de ter uma pra tudo. Mas também não gosto muito da ideia de voltar a bikes de +12kg por isso percebo o synclever, mas 4000€ é muito € por isso tinha de ser pra ir evoluindo como fiz com a minha.
Tendo experimentado 29 HT e 26 FS, gostei do que as duas oferecem, e se o pudesse combinar melhor.

Por acaso a que mais me agradou foi uma das canyon nerve al ;) Obrigado pela ajuda, vou ter de pensar bem no que fazer.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
De facto vêm-se mais 29er HT do que FS.
Conheço quem tenha mudado de 26 FS para 29 HT e esteja satisfeito com a troca, sem sentir falta do amortecedor.

Existem duas razões técnicas que explicam a preferência pelas HT nas 29er:
-Com o maior diâmetro da roda e para permitir o avançar do curso num quadro 29er FS, a distância entre o centro da roda traseira e o eixo pedaleiro torna-se algo grande, o que torna a bicicleta menos ágil.
-O maior diâmetro das rodas 29 faz com que se sintam menos as irregularidades no terreno, o que atenua a diferença para uma 26 FS em termos de conforto.

A não ser que o conforto seja um factor de grande importância na escolha da bicicleta, ou que se lhe vá dar um uso já mais virado para o enduro, acho que o que se fica a perder em preço e peso não compensa a escolha de uma FS 29er.
 

Jocas22

Active Member
@Ficaçador, não percebi o primeiro ponto das razões que apresentaste :confused: Do 2º acho que no fundo mais vale uma 29 carbono HT mais leve que uma FS aluminio mais pesada, será isso. O carbono e a roda 29 compensam a perda conforto.
 

NunoMCCII

New Member
Só posso falar pela bicicleta que tenho, mas isso das 29 serem menos ágeis, pelo menos na Nerve AL, não se verifica!

Não sei se é da geometria do quadro se é de outra coisa qualquer, mas devora trilhos técnicos como qualquer 26 (ou melhor).
 

Medroso#78

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Boas,

....Antes de mais, caro camarada "Jocas22", permita-me felicitar o nosso amigo "NunoMCCII" pela sua nova montada 29er FS. Parabéns amigo Nuno, 29er são qualquer coisa de espetacular a rolar nos trilhos (NUNCA SENTI FALTA DE AGILDADE NA 29ER). ;)

....Quanto à natural dúvida do nosso amigo "Jocas22", é uma dúvida normal para quem quer dar este passo. Eu há cerca de um ano atrás também andei à deriva, precisamente com a mesma dúvida. Pensei na flash carbon1, tinha escoras SAVE, bla bla bla, um colega ou outro lá me desanimava da compra de HT (e ainda bem lol). Então comecei a ver as FS, andei com ideia na scalpel carbon1 (via-a ao vivo e a cores e desisti, era mesmo MEGA lol). Por fim vi uma epic, e gostei, andei numa em aluminio, adorei, não consegui gostar de mais nenhuma..... lá comprei uma epic (S-WORKS), não poderia estar mais satisfeito.

.....Curioso, os amigos que inicialmente me aconselhavam HT, estes proprietários de 29er em HT, hoje têm nas à venda, querem FS (no temnpo das 26 usavam nas em FS). Por isso deixo aqui a dica, quem anda de 26 FS, que não vá na ilusão de encontrar o mesmo conforto numa 29er HT. Mais dia menos dias arrependem-se. ;)

...No seu caso concreto, como anda de HT 26, creio que ao evoluir para HT 29er, não sentirá falta de conforto. O principal motivo de se verem por aí mais HT´s nas 29er, é simples. É tudo relacionado com preço/peso. Eu mantive a 26 (FS), e tenho 29er FS, a 26 tem uma fox que faz 100,120,140 de curso, na 29er com apenas 100 da-me muito mais confiança nos trilhos..... nunca me senti tão confiante a pedalar. Tanto faço 40km, como faço 100km, e FS foi a melhor opção. Páh, pode parecer um tanto exagerado mas.... quem tem estas "motas" compreende perfeitamente o que digo. ;)

..Desejo que faça a melhor escolha possível. :p
 

FiCaçador

Elos Rápidos
O que eu quis dizer no primeiro ponto é o seguinte:

p4pb2754692.jpg


A medida que falei, chamada de chainstay na foto, tem importância no comportamento e agilidade da bicicleta.
Em resumo, se for mais comprida a bicicleta vai ser mais estável, se for mais curta a bicicleta vai ser mais ágil.

Se o raio da roda for maior, como acontece numa 29er, esta medida vai ter obrigatoriamente que ser maior, o que vai limitar até certo ponto a agilidade.

Se o quadro for FS, para caberem lá os links do sistema de suspensão e permitir o deslocamento da roda quando o amortecedor trabalha, esta medida terá que ser maior, o que limita também a agilidade que se consegue obter na geometria.

Mas até aqui tudo bem, porque estas limitações não interferem com o equilíbrio entre estabilidade e agilidade que se pretende atingir.

No caso de uma 29er FS o espaço disponível já começa a ser pouco e torna-se mais difícil atingir esse equilíbrio, o que não quer dizer que não se consiga chegar lá perto.

Esta é uma das grandes razões para não se verem bicicletas de grande curso com roda 29, porque com muito curso é preciso uma medida de comprimento das escoras tão grande que a agilidade fica comprometida.
 

Jocas22

Active Member
obrigado pela explicação Ficaçador. Às vezes nem imaginamos o que está por detrás de uma bike.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

...Camrada "Jocas22", espero que a excelente explicação que nos deixou o camarada "Ficaçador" não lhe faça confusão. As 29er FS que por aí andam, têm entre os 80 e 100mm de curso ok (NEM PRECISAM DE MAIS). Por isso nada de receios, nas FS 29er existentes, não existe o stress de que nos fala o "Ficaçador". É questão de ver a marca que tem as 29er mais semelhantes com as medidas das 26. ;)
Tal como referi atrás, na minha 29er com 100mm sinto muito mais confiança do que sentia na 26 com a fox no máximo do seu curso (140mm). ;)
 
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synclever

Member
A opiniões variam bastante, pelo que acho que deverias experimentar uma 29er FS antes de comprares.
Conheço quem tenha comprado uma 29er e depois arrependeu-se.
Eu por exemplo, a descer em recta com a 29er dá um pouco mais de confiança, mas em descidas bastante técnicas com curvas e contra curvas esquece... venha a 26!
Para que usa a bicicleta para maratonas e voltas de f.d.s. aconselho uma 29 HT, para ultramaratonas aconselho uma 29 FS. Se queres uma polivalente faz como eu, uma 26 FS transformada em 27,5.
Just my 2cents
 

HR

New Member
Esta é uma questão que se pode encarar como a dos selins, "cada c* sua sentença"... para mim 29 FS estaria fora de questão para mais em aluminio já que conta com a agravante do peso relativamente a uma 29 HT em carbono, isto claro, quando comparando valores de compra identicos. Eu por ex. pensaria sempre em "HF&T" (Hard Front & Tail :) ) é assim que ando de 26 porque não andaria de 29!...

Muitas e boas pedaladas...
HR
 
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