Rui Marçal
New Member
O tempo o dirá...
Mas as diferenças são muito poucas e há vantagens entre uma e outra. No meu caso e como já disse, tenho uma bike excelente, pouco mais posso melhorar e nunca pensaria em comprar uma 29'. Agora se não tivesse bike...talvez...
No futuro, é natural que possa haver menos tamanhos de roda e até que a 26' morra. Para as marcas de bike ou componentes é mais rentável trabalharem só com um tamanho do que 3 ou 4.
Mas por outro lado, isso pode não acontecer. Vejamos o caso dos carros. Há 20 anos atrás, uma marca generalista como a Renault tinha cerca de 4 modelos de carroçaria. Hoje (não as contei) tem certamente mais de 15 modelos diferentes.
Até uma Mercedes, Audi, ou BMW já tiveram de aderir a esta moda com mais de 10 modelos diferentes na carteira.
Era impensável uma Porsche ter modelos de SUV (Cayenne) ou de luxo como o Panamera e a Diesel. Heresia, disseram alguns. Mas tem e vendem e muito bem.
Por isso, digo. A roda 29' e 27,5' estão na moda. Tem vendido muito porque estão na moda e porque não são más e tem realmente em algumas condições vantagens e desvantagens.
Conheço malta que faz competição que tinha 26 e passou para 29' e diz maravilhas. Mas também conheço o contrário. Tem 29', já as meteram à venda e querem voltar às 26'. Porquê? Dizem-me que a 29' no triângulo traseiro é demasiada macia (HT). Preferiam a rigidez e rapidez de uma 26'.
A malta que faz XCO continua a piscar o olho às 26' porque os trilhos são mais técnicos.
A malta das maratonas prefere as 29' devido à capacidade rolante.
Continuamos a ver provas em que tanto ganham 26'. como 27,5' e 29'.
Se há diferenças? Há. Mas não são assim tão importantes como muitos rideres tem convencer os outros que são.
O mais importante para mim? É pedalar em singles espetaculares, conhecer nos territórios e acima de tudo a companhia. No caso da companhia, não me interessa que seja 29', 27,5 ou 26'. Que seja preto, branco ou maricas. De preferência, que seja feminina, mas acima de tudo que respeite a natureza e sejam uns bacanos.
Mas as diferenças são muito poucas e há vantagens entre uma e outra. No meu caso e como já disse, tenho uma bike excelente, pouco mais posso melhorar e nunca pensaria em comprar uma 29'. Agora se não tivesse bike...talvez...
No futuro, é natural que possa haver menos tamanhos de roda e até que a 26' morra. Para as marcas de bike ou componentes é mais rentável trabalharem só com um tamanho do que 3 ou 4.
Mas por outro lado, isso pode não acontecer. Vejamos o caso dos carros. Há 20 anos atrás, uma marca generalista como a Renault tinha cerca de 4 modelos de carroçaria. Hoje (não as contei) tem certamente mais de 15 modelos diferentes.
Até uma Mercedes, Audi, ou BMW já tiveram de aderir a esta moda com mais de 10 modelos diferentes na carteira.
Era impensável uma Porsche ter modelos de SUV (Cayenne) ou de luxo como o Panamera e a Diesel. Heresia, disseram alguns. Mas tem e vendem e muito bem.
Por isso, digo. A roda 29' e 27,5' estão na moda. Tem vendido muito porque estão na moda e porque não são más e tem realmente em algumas condições vantagens e desvantagens.
Conheço malta que faz competição que tinha 26 e passou para 29' e diz maravilhas. Mas também conheço o contrário. Tem 29', já as meteram à venda e querem voltar às 26'. Porquê? Dizem-me que a 29' no triângulo traseiro é demasiada macia (HT). Preferiam a rigidez e rapidez de uma 26'.
A malta que faz XCO continua a piscar o olho às 26' porque os trilhos são mais técnicos.
A malta das maratonas prefere as 29' devido à capacidade rolante.
Continuamos a ver provas em que tanto ganham 26'. como 27,5' e 29'.
Se há diferenças? Há. Mas não são assim tão importantes como muitos rideres tem convencer os outros que são.
O mais importante para mim? É pedalar em singles espetaculares, conhecer nos territórios e acima de tudo a companhia. No caso da companhia, não me interessa que seja 29', 27,5 ou 26'. Que seja preto, branco ou maricas. De preferência, que seja feminina, mas acima de tudo que respeite a natureza e sejam uns bacanos.