Roda 26, qual o seu futuro?

Rui Marçal

New Member
O tempo o dirá...

Mas as diferenças são muito poucas e há vantagens entre uma e outra. No meu caso e como já disse, tenho uma bike excelente, pouco mais posso melhorar e nunca pensaria em comprar uma 29'. Agora se não tivesse bike...talvez...

No futuro, é natural que possa haver menos tamanhos de roda e até que a 26' morra. Para as marcas de bike ou componentes é mais rentável trabalharem só com um tamanho do que 3 ou 4.

Mas por outro lado, isso pode não acontecer. Vejamos o caso dos carros. Há 20 anos atrás, uma marca generalista como a Renault tinha cerca de 4 modelos de carroçaria. Hoje (não as contei) tem certamente mais de 15 modelos diferentes.

Até uma Mercedes, Audi, ou BMW já tiveram de aderir a esta moda com mais de 10 modelos diferentes na carteira.

Era impensável uma Porsche ter modelos de SUV (Cayenne) ou de luxo como o Panamera e a Diesel. Heresia, disseram alguns. Mas tem e vendem e muito bem.

Por isso, digo. A roda 29' e 27,5' estão na moda. Tem vendido muito porque estão na moda e porque não são más e tem realmente em algumas condições vantagens e desvantagens.

Conheço malta que faz competição que tinha 26 e passou para 29' e diz maravilhas. Mas também conheço o contrário. Tem 29', já as meteram à venda e querem voltar às 26'. Porquê? Dizem-me que a 29' no triângulo traseiro é demasiada macia (HT). Preferiam a rigidez e rapidez de uma 26'.

A malta que faz XCO continua a piscar o olho às 26' porque os trilhos são mais técnicos.

A malta das maratonas prefere as 29' devido à capacidade rolante.

Continuamos a ver provas em que tanto ganham 26'. como 27,5' e 29'.

Se há diferenças? Há. Mas não são assim tão importantes como muitos rideres tem convencer os outros que são.

O mais importante para mim? É pedalar em singles espetaculares, conhecer nos territórios e acima de tudo a companhia. No caso da companhia, não me interessa que seja 29', 27,5 ou 26'. Que seja preto, branco ou maricas. De preferência, que seja feminina, mas acima de tudo que respeite a natureza e sejam uns bacanos.
 

oliana

Active Member
Um guiador de 600 (560 o meu) tem mesmo a mesma reação em todos os tamnahos de roda, a sério? Eu que tenho imaginado o contrário!
Como disse e reafirmo, é tudo uma questão de gostos em qualquer medida de roda.
 

oliana

Active Member
Quanto á discussão dos tamanhos de guiadores, a matemática não engana. Quanto mais pequena é a roda...proporção menor. No entanto, ao gosto de cada um!
Disse!

Posso acrescentar; ao critério, adaptação e utilização de cada um!
Estamos assim bem entendidos!?
 

Jocas22

Active Member
"Um guiador de 600 (560 o meu) tem mesmo a mesma reação em todos os tamnahos de roda, a sério? Eu que tenho imaginado o contrário!"

queres ler o que não foi escrito e ignorar o que foi. Diz lá onde se afirmou isso? Estamos entendidos realmente.
 

tony1

New Member
Por favor parem lá com esta guerra da 26 e 29, parecem que estão a medir a " pilinha " já se percebeu que este tópico não vai servir para nada a não ser incendiar ainda mais a discórdia. Pessoalmente já tive 4 ou 5 bikes roda 26 e agora tenho uma roda 29 e tenho a opinião de que em certos aspectos é melhor, mas tenho de admitir que em outros é pior, tal como em tracks mais sinuosos e mais técnicos. Não é por isso que é melhor ou pior que a 26 ou que a 27.5. é tudo uma questão de gosto . Sinceramente a grande maioria que diz mal da roda 29 mas nunca experimentou fazer um treino com uma. Por vezes sente-se um pouco de azia no ar ou até mesmo um pouco de dor de cotovelo em certas afirmações que aqui se fazem e isso não é muito digno. A grande maioria da malta investiu uma fortuna na sua 26 e agora por pena ou mesmo por ninguém lhe dar aquilo que gastou, sente-se " prisioneiros " da sua 26, pois acredito que toda a gente gosta de ter o ultimo modelo o ultimo grito e se não fosse a roda 29 seria a 27.5.... Deixem-se lá disso e gozem os trilhos e peçam mas é SOL .........
 

nogueira.nuno

Active Member
Vejam mas e a historia do BTT e que ja houve bikes 29 e muitas 650 ate com pneus tubulares(sim de BTT!!) a mais de 20 anos, so que na altura como nao e a doidice de Mercado que ha agora e as mesmas facilidades de producao de certos componentes seguiu-se apenas para as 26" por isso sem duvida que actualmente esta discusao de puro marketing que funcionou na perfeicao serve para algumas(repito, algumas) pessoas cometer alguns erros mas claro, nao digo que a 29er nao seja melhor que a 26" em certos aspectos, agora ainda haver tanta discusao sem logica por vezes nao leva mesmo a lado nenhum.

Sol ou chuva o prazer e o mesmo, pode e doer de maneira diferente :)
 

fandango

New Member
Agarrem na bicicleta e toca a ir andar deixem-se de caprichos com o tamanho da roda nem 29 nem 26 nem 27.5 vão acabar as marcas e q vão ter de ter mais opções de venda para satisfazer todos os clientes tal como acontece com os carros e com a tecnologia a avançar e completamente sustentável fabricar os 3 tipos de rodas ao contrário do q muitos pensam ;)
 

LDM

New Member
Boas,
Caros amigos ando a alguns anos no BTT tenho uma preparação razoável,e já testei uma 29 nos mesmos trilhos por onda passava com a minha 26 e fiquei surpreendidocom ela, reparei que tem o guiador mais largo, rodas maiores, caros amigos istoé só MARKETING depois de tantos anosdescobriram que a 29 e que é, na minha opinião é claro fiquei contente porsaber que não vale o investimento .

Boas pedaladas

 

dias7

New Member
boas camaradas, acho que esta discucao não faz sentido nenhum,nao vao ser mais uns centímetros nas rodas que nos vao fazer ganhar pernas ,andamos com o que melhor se adapte a nos,senao qualquer dia comecam a fazer os quadros das bikes so em xxl. não somos todos iguais.
 

paulo calado

New Member
a ideia de que uns centímetros a mais ou a menos não têm importância é reconfortante para muita gente... e esta história do tamanho das rodas deve ser parecida com outras em que o tamanho não importa, o que importa é o que se faz com elas...
 

ruimiglopes

New Member
é certo que gostos não se discutem e que haverá vantagens e desvantagens em rodas 29, mas somos todos umas "cobaias"! as marcas inventam rodas 29 metem os prós nos jogos olímpicos a correr com elas e.... voilá !!! tudo (quase tudo) "cegos" consumistas corremos a ir trocar quadros , suspensões e rodas , pro ano "inventam" as rodas 30 depois as 31 porque diz o estudo que.... uma pedalada rende mais uns centimetrozitos!!!! daqui a meia dúzia de anos e depois de 4 ou 5 bikes completamente novas, regressam as 26 porque estas foram a origem e são estas futuro..... 29 para mim são uma moda "imposta" pelas marcas e onde nós , os tais "cegos consumistas" alimentamos .
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Bikes a sair de fábrica (geometria para tal) com roda 29er na frente, e 27,5 atrás já há. ;)

Edit.. https://www.facebook.com/photo.php?...4517580507.406720.302855215506&type=1&theater

Caro camarada nogueira.nuno, as 29er dos dias de hoje pesam tanto como pesavam há 20 anos atrás?!? Pois.:pipocas:

NADA é como era há 20 anos atrás.... incluindo as atuias 26 (que pesam metade das 26 da época). Isto para não falar da eficácia dos atuais componentes (mudanças, suspensões, travões, rodas).
 
Top