Roda 26, qual o seu futuro?

MiGuEl_82

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Tb sou da opinião que 40 ou 45 kms são suficientes para ter uma noção da bike q se tem nas "unhas"... não a 100% obviamente, mas para um rider já c alguma experiência é o suficiente para acima de td fazer uma comparações c outra bike à qual esteja habituado.

Eu tenho 26'', nunca andei mais q alguns metros numa 29'' e nc experimentei uma 27,5''... mm assim, e por uma questão de lógica, reconheço vantagens nas 29'' mas tb desvantagens.

Em relação ao facto de nas provas os primeiros lugares serem ocupados por 29'', isso parece-me q tenha mais q ver c os riders que com o tamanho da roda... tb me parece lógico que quem leve o BTT mais a sério, e que participe em mtas Maratonas, aposte em bikes 29'' dadas as apetências destas para o tipo de traçados que geralmente são escolhidos!
 
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ernez

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Ora aqui, sou da opinião do humanista, e 40 a 50 km são suficientes para se poder analizar uma bicicleta, mas á que ter consciencia de que também andar com medo dela não é de todo uma analize correcta, porque irá influenciar vários factores, como pulsação acelerada, entre outros aspectos mais relevantes, eu á semanas que ando numa rc 27,5, e foi-me emprestada sem restrições, o que posso dizer é que tem vários aspectos que me lembram a 26, um deles é em pista de xco fazer-me andar nos limites cardio, :D , ufa e ufa mesmo, mas dá um gozo do caraças, realmente um gajo chega mesmo afanadinho, carrega recuperador com fartura, ehehehe, já não estáva habituado á roda mais pequena e como sou mais de cadencia em força, o xx1 teve que dar luta, ehehehe, mas o peso de 8,5kg, acaba por compensar a relação, resumindo gostei da roda 650b, em todos os aspectos, menos no andar nos limites da pulsação, tem que se puxar muito por ela, é mesmo para quem tem muita, mas muita perna mesmo, à e em duas semanas não deu para bater o meu recor na 29er.
 

warrior75

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É claro que 40 ou 50 kms são suficientes para ter uma ideia sobre o comportamento de uma bicicleta, mas no entanto eu acho pouco para me habituar a ela e poder fazer uma analise mais precisa e tirar dai ilações mais conclusivas. Dai eu ter dito que quero experimentar uma melhor equipada.
Como foi ai dito que o problema da falta de confiança a descer pode ser dos travões ou da suspensão, pois ai está uma das razões que quero experimentar uma bike melhor, e para alem disso a bicicleta era peque para mim.
Atenção que eu não fiquei com má impressão da 29er, tanto que quero voltar a dar umas voltas numa.
Eu como estou a pensar em trocar de bicicleta para o ano, até pondero adquirir uma 29er, mas não vou trocar por causa do tamanho da roda, mas sim pelo peso da minha atual (13.700kg). Se eu tivesse uma menina de 10kg não ia trocar de nem por uma roda "32", mas assim ando a ver realmente a questão da 29er se é uma mais valia para o meu caso.
Enquanto isso vou-me divertindo no meu ferrolho 26er
 

Medroso#78

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Caro camarada humanista, já percebi que não quis de todo perceber o que eu disse acima. Mas, disse e repito, só com o tempo/km se ganha o devido à vontade numa maquina nova/DIFERENTE... digo-o porque foi o que senti... e não pelo alguém me disse. Percebeu?!

Em 40km é óbvio que se fica com um ideia das diferenças entre uma 26 e uma 29er. Mas não é suficiente e PONTO. Vou dar-lhe um exemplo... um teste com a 29er no mesmo local onde já se anda na nossa antiga 26, ao passar onde se tem receio, esse receio triplica nas primeiras passagens de 29er...... isto porquê?! Porque já é extintivo.. antes de lá chegar já vai a pensar naquele dito "obstáculo".. a bike é nova/diferente... ainda não temos a devida confiança/à vontade para o tentar ultrapassar... páh, por vezes não é fácil passar para o "papel" estas sensações/experiências... dp há os que querem complicar.... e fazem de conta que não percebem o que um gajo diz. DP há ainda os que só falam cá pelo que lêem, e a experiência entre ambas é 0 (ZERO), mas têm a mania de que sabem do que falam!!!!!! Eu não sou vendedor, apenas partilho da minha experiência (SÓ ISSO). Tenho é pachorra (MUITA) para vos responder..... ;)

 

TLouro

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Correndo o risco de fugir ao tópico, faz-me muita confusão a malta considerar que é um facto que as 29er são superiores às 26er, ou vice-versa.

O ponto é que o tamanho de roda é uma questão de compromisso, isto é, aumentar o tamanho tem vantagens e desvantagens. Se assim não fosse, o tamanho da roda aumentaria indefinidamente!

Portanto, o compromisso atingido por uma roda 26" permite menor peso, menor inércia, mais rigidez o que conduz a uma maior manobrabilidade (considero isto factos, dado que são evidências físicas...) relativamente a uma 29". Assim, não é por acaso que a 26" continua a ser preferida nas modalidades onde a manobrabilidade é essencial, como o DH.

Por outro lado, as 29" têm vantagens relativamente à capacidade de rolar, de transpor obstáculos, de tracção, o que faz com que tenham vantagens noutras modalidades como maratonas.

Posto isto, e voltando ao tópico, o futuro das 26" passará, a meu ver, por:
-dominar as tais vertentes que privilegiam a manobrabilidade
-ficar em nichos nas outras modalidades, agradando a quem prefere as características das 26" às 29"

Cumps
 

humanista

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"Mas não é suficiente e PONTO"

Ainda bem que tem a certeza sobre tudo e aceita críticas e opiniões contrárias... E também que as suas frases são simples e diretas, mas os outros é que as interpretam mal.

(Tentar) Trocar argumentos com paredes para mim não dá, já basta no trabalho...

Boas voltas na sua 29 que eu continuarei a divertir-me (e muito) na minha 26, esperando pelo seu comeback, e pela altura em que verei alguns dos que aqui defendem cegamente a 29 a dizer que afinal não, outra medida é que é boa porque sim...

Bom ano
 

hrbc

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Sou um feliz proprietário de uma 26" , neste momento tenho quase há um mês uma 29" emprestada sem restrições, tudo que quer que eu diga não será mais ou menos que o que já foi dito sobre as mesmas, no entanto reconheço vantagens na 29" e grandes, como também lhe denoto desvantagens em relação á 26". No entanto a minha opinião não alterou desde que testei mais exaustivamente a 29".
Para mim o "teste" já estava feito á algum tempo, tenho colegas que teem 29" e 27,5 , uns á muito outros á pouco tempo. A conclusão que eu tirei e continuo a ver, é que os que chegavam á frente e atrás na 26", continuam a chegar á minha frente e atrás na 29".
Ainda não percebi, como muita boa gente não entende que cada coisa é como para cada qual, PERNAS MEUS AMIGOS...PERNAS, sem elas não há milagres. Quem anda bem numa 26" irá continuar andar bem numa 29", quem anda menos bem não vai ser a 29" a salvadora pátria. Mas cada um sabe de si, e do que gosta e no que se diverte.
 

jdslgomes

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O futuro da roda 26 é claro continuar!

Após 5 anos a pedalar numa 26 e ter decidido comprar uma nova bike, optei por uma bike de enduro roda 27,5! E porquê? Porque era um erro não mudar para melhor, melhor para mim, para o meu estilo (all mountain/enduro), por onde ando, pois sabia que me ia permitir rolar um pouco melhor e passar obstáculos mais facilmente. Se fechasse os olhos e me trocassem apenas as rodas, possivelmente não notava qualquer diferença...não sou nenhum atleta profissional sempre nos limites e atento ao desempenho total da máquina mas sim ao prazer de dar uma boa volta com os amigos.

Na minha perspetiva as rodas 29 e 27,5 são apenas novas ofertas do mercado para os consumidores mais exigentes e cada vez com passeios/ voltas de BTT mais específicos!

Sem falar na capacidade física do atleta acho que cada um deve escolher a roda, ou a bike no geral, consoante o uso que faz dela, ou seja, não vou fazer downhill ou enduro numa 29 porque tais não proporcionam boa manobralidade em descidas a alta velocidade, nem uma maratona de 100km numa roda 26 porque vou perder vantagem no andamento...

Estratégia de marketing ou não, os produtos só se vendem se nós quisermos comprar, se toda a gente deixar de comprar roda 26 num futuro próximo irão acabar de se produzir, mas não acredito. Penso ser uma moda nova traduzindo-se em mais opções para o cliente e para as marcas terem mais o que vender.
 

ernez

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Já dizia um amigalhaço meu... Parece que foi preciso "baterem-me" para me obrigarem a parar um pouco...

Eu bem que tento explicar a quem me pergunta o célebre "então quando é que descansas", que ficar parado faz-me mal à saúde...

Aqui foi o inverso...
Fizeram-me mal à saúde e eu parei!

Ainda me dói um pouco a mão e o pulso mas o inchaço já quase não se vê.
A Scale está no Doutor a aguardar os desenvolvimentos...

E... tentei voltar a andar na Cube mas... já não dá.
Voltar para a roda 26"...
Não dá.
E para não falar da diferença do dia para a noite que é andar numa bicicleta de gama alta e...
Ya...

Estragam-me com mimos!
o meu problema com o voltar para a 26" é (prepara-te) músculo-esqueléctico (toma lá esta Acordo Ortográfico! Um hífen, um C antes de um T e acentos graves... Mário 3, Acordo Ortográfico Zero!).
Agora, sem brincadeiras...
Neste momento custa-me pedalar na posição que tinha na 26". As dores musculares que senti quando mudei para a 29er significavam que a minha posição na bicicleta tinha mudado consideravelmente.
Neste momento o guiador é demasiado estreito e os músculos das pernas braços e costas que estão a ser requisitados na 26" estão "pêrros" e adormecidos...

É a resposta a todos aqueles que como eu dizem que... esperimentarem uma bicicleta diferente... 40km chega, talves...
 
Ernez,
Pelo que li o teu problema não é ser 26, é sim uma bike de outra gama com material desajustado. A posição que tens numa tb podes ter na outra.

Eu hei-de sempre ter 26, porque dá mais prazer e porque os olhos tb comem (como se costuma dizer), nunca compraria uma 29, pq acho visualmente feias. Não descarto uma 27.5, mas agora só troco de bikes daqui a alguns anos.
 

jaba

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Ernez,

Fiquei com a mesma ideia. Pois eu estou desejando que as minhas novas rodas 26 cheguem! Andei de 650b, já tinha andado de 29er, ambas por bem mais de 40km e em várias situações. Continuo com a minha, a seguir às 26...29er! Não gostei das 650b. Faziam-me andar sempre com os níveis físicos bem mais acima do que posso (e devo), algo que nunca senti na 26 ou 29er (falando, claro em situações normal de utilização e não voltas loucas com paredes enormes...).
Por isso, se depender de mim, roda 26 vai ter muito futuro!
 

Jocas22

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pois, isso tem tudo menos de comparação entre rodas... se a escolha para todos fosse roda 26'' com equipamento de entrada e desajustada a nivel ergonomico para 29'' com equipamento de topo e ajustada realmente a 26'' estava condenada... LOL

PS:e para nota futura tambem se pode ter guiadores de 700mm numa roda 26'' e acho que até mais...
 

jaba

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Esqueci-me de referir isso, todas as minhas bikes têm tido equipamentos ditos "normais" nada de xpto, alguns carbonos, sempre andaram entre os 10kg e os 11,500kg, variando se fossem HT ou FS. De entre a minha "comparação", se lhe posso chamar isso, só a 29er não era FS, mas era a mais leve das 2, digo 2 pois a 26 levou umas rodas 650b...
Basicamente, continuo na minha, sem pernas, esqueçam.
 

rucaf3

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Só não percebo este monopólio de medidas, chegam as 27.5 e 29 e começa a escacear material para 26, tenho uma 26 topo e se eu quiser uma cassete XT de 9 tenho de me limitar a procurar nos stocks k andam por aí ? A Shimano já não produz ?? Quer se dizer ando uns anos a montar uma bike com muito esforço e dedicação para agora a maioria das marcas cagar simplesmente para quem comprou as 26 ?? O mercado está saturado dizem os entendidos pois eu digo barda... erda ...
Tenho 26 e para mim digam o k quiserem é a medida mais enquadrada k existe para o misto k se pratica, as restantes medidas podiam muito bem andar a par mas não .... As marcas simplesmente já não vendem quadros 26 ...
Onde vamos parar assim ??? Esgotamos recursos para no fim quando temos um projecto terminado dizerem quando precisamos, desculpe mas a marca já não fabrica, só 29 ou 27.5 e a 10v ...
Enfim...
 

lucifear

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Boas a todos! Aproveitando o assunto, gostava de saber sobre a experiência aqui do pessoal, quanto à abertura dos vendedores (lojas) em aceitar bicicletas de roda 26, para retoma em eventual negócio...na aquisição de bicicletas novas, independentemente do tamanho da roda.
Mesmo no caso de bicicletas de roda 26 equipadas com material de topo (quadros de carbono, etc.), é que já ouvi dizer que há lojas que já nem sequer as aceitam, será verdade?
 

jaba

Member
Vou falar sobre uma situação que assisti, um colega do pedal quis dar uma Scalpel de carbono, lefty carbono, SLR, tudo xpto, mas material já com uns anos, mas bom estado, por uma 29er. O lojista dava-lhe 1200€, muito abaixo do que ele pretendia.
Mas é o que o lojista diz, tem 26 usadas com fartura e não pode dar muito €€€ pois ficam "penduradas" na loja durante meses...
 

Jocas22

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a resposta é pelo que vou dar não vale a pena e voçê não vai aceitar, mais vale vender por si... no fundo é isso que dizes
 

balkaum

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tenho uma 26 topo e se eu quiser uma cassete XT de 9 tenho de me limitar a procurar nos stocks k andam por aí ?
Enfim...

As cassetes são diferentes/incompativeis de 26 para 27.5? Não dá para meter a cassete da 26 numa roda 27.5?
 
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