Roda 26, qual o seu futuro?

cayto

New Member
fernando_sesimbra Amigo, se escreveu em Caps Lock, para eu ver melhor, agradeço, mas vejo bem, para já, obrigada ;)

Voltando ao tópico, peço desculpa pela confusão, de facto li velocidade de ponta e pensei em rolar.

Boas pedaladas ;)
 

jaba

Utilizador Banido
A malta exalta-se quando não se segue a sua linha de pensamento...afinal o que todos gostamos é de andar de bike, seja qual o diâmetro de roda...já tive 29er, não gostei...voltei à "velha" 26, muito melhor para aquilo que ando (e só por isso não gostei da 29er, apesar de lhe ver vantagens...e desvantagens).
A maioria das pessoas que conheço têm 29er mas usam e abusam delas e tiram todos os benefícios necessários a essa medida de roda.
Agora "calcei" umas 650b na minha 26...ainda não tenho opinião totalmente formada, mas, como investi pouco nas rodas, se não me agradar volto sem problemas às "velhas" 26...e daí duvido que saía. A menos que "morram" mesmo.
 

ORANGE_77

New Member
Pois eu se a Maria não me esganasse se fizesse tal coisa compraria uma KTM Myroon roda 29 para as provas/passeios e ficaria com a KTM Phinx roda 26 para me divertir naqueles trilhos mais técnicos e poupar as costas. mas isso sou eu a sonhar...
 
(caps lock on ) CAYTO ( caps lock off ).....lol , sem stress , Boas pedaladas.

Pois , eu tb acho que o maior problema é a falta dele ( €€€ ) porque se houvesse dele ( €€€ ) com fartura , toda a gente tinha 1 de cada.....Lol

Eu já falei sem saber , depois acabei por montar uma 29 com material usado , acabei por a vender o mês passado e agora fui para 650B e como a oportunidade fez com que conseguisse um bom negócio com um quadro Top de carbono , fiquei com uma maquina com 8,9Kg que me dá tudo aquilo que nem as 26 nem a 29 me deu , tb porque eram de alumínio e se no caso da melhor 26 tinha 10Kg , no caso da 29 os 13 Kg faziam dela uma excelente maquina para ciclovias , mas uma arrastadeira para brincar na Arrábida....

Mas eu tb não sou nenhum exemplo , pois suplemento-me de bifes com batatas fritas e tinto da região , e como até ver gosto de carne seleccionada e ainda não tive a sorte ou o azar de comer bife contaminado com EPO como o Contador , as subidas custam-me a fazer , porquê complicar ainda mais com uma 29 de 13Kg.....Lol

Dai que agora as 2 que tenho na garagem , uma é 650B de carbono toda top e ultraleve , mas a velhota Cube Ams com 120mm de curso e roda 26 com 9v continua dar-me um prazer tremendo para escascar aqueles trilhos de pedra mais Hardcore aqui da Arrábida...

Não digo que não a voltar a ter uma 29 no futuro , mas lá está , maquina com rodas tão grandes tem de ser bem levezinha , senão a pernanga não aguenta....Lol
Ou então um gajo tem de se agarrar aos comprimidos , e não fazendo competição , não há necessidade....né

mas o essencial é curtir , o resto é conversa....Boas pedaladas
 

ORANGE_77

New Member
Sr. Fernando Sesimbra completamente de acordo com tudo o que disse, pois a minha FS ainda anda pelos 13 kg agora com uma maquina de 9 kg também eu gostava lol fosse 26, 650B 29, mas eu neste momento ando mais preocupado a ser eu a emagrecer em vez da bike e a ver se quem engorda é a carteira..
 
Em aluminio é dificil uma FS roda 26 andar muito abaixo dos 13Kg , a minha Cube anda por ai tb.

ora ai está algo que nos assiste...Lol....Emagrecer , eu já consegui um feito , passar de 110 para 90 , mas ainda queria baixar mais , só que os bifes e as batatas fritas acompanhados pelos tintos não deixam....Lol

E ai pelos teus lados ( deixa lá o Sr , trata por tu ) , também deve ser complicado , com as Vacas das cordas e as papas de sarrabulho.....Lol

Quanto á engorda da carteira , isto nesta altura de crise não é fácil , mas também te digo , no meu caso nem a quero muito cheia senão não me cabe no bolso das calças....
Prefiro que sempre que precise de a abrir , tenha lá o suficiente.....Lol

Boas pedaladas pessoal.
 

ORANGE_77

New Member
Pois tocou no ponto certo eu também ando nos 90 kg com 176 cm não é nada famoso, agora consigo tirar peso à bicicleta mas também tenho de tirar muito peso à carteira. Mas vamos com calma o meu objectivo é investir conforme o material vai-se desgastando.

O problema cá em cima é que um gajo vai dar uma volta e ao fim passa nos telhadinhos e mama uns panados lá se vai o desgaste.

Voltando ao tema principal 26, 27,5 ou 29 o importante é sentirmos-nos felizes mas mais feliz vou ficar quando a maria passar o cheque para a myroon...:)
 

jaba

Utilizador Banido
Fernando,

Não concordo. A minha FS em alumínio, tamanho M, sem material de topo, SRAM X5, rodas 650b com cerca de 1,900kg, pesa 11,500kg...e temos bikes por aí em FS com pesos abaixo desses 13kg que referes...
 

edununo

Well-Known Member
A minha ex-Cannondale RZ 120 de alu com 120mm de curso esteve com 10.6kg
Para a colocar sub10 bastava colocar pneus convertidos (que eu não gosto muito) e trocar a Reba de 2010 por uma SID ou Reba de 2013.
 
Calma que eu não disse que era impossível , disse que era difícil , e 10Kg com um quadro de alumínio , não é fácil...
Ou então o quadro não é verdadeiramente de alumínio , será prai de uma liga tipo scandium ou parecido.
A minha AMS 120 tem á volta de 13Kg e tem Reba e rodas crosstrail e , bom , aqueles pneus michelin pesam prai umas 800g cada....Lol
 

ORANGE_77

New Member
Claro que é possível emagrecer a bicicleta emagrecendo a carteira. Dou o caso da minha bicicleta tenho uma suspensão rock shox recon silver tk que pesa cerca de 2 kg se passar para uma sid ganho cerca de 500 g, nas rodas passando das actuais taurus 2000 para umas SLR também se emagreço a bina...Mas lá esta conforme vão as peças desgastando pensarei nos upgrades...Porque se eu tivesse 80 kg em vez de 93 kg notaria mais diferença :)
Peço desculpa por sair do tema principal do tópico...
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Já a algum tempo que ando para dar a minha opiniao, entao ca vai.
A roda 26 esta a passar neste tempo por um teste ao qual algumas marcas que precisavam de aumentar as vendas, pois toda agente sabe que o que faz mover o mundo é o dinheiro e teria que aparecer algo de novo para fazer aumentar os lucros.
Se a roda 26 sobreviveu desde a sua aplicaçao nas bikes e assim vai continuar. Pode aparecer as 27,5 e as 29 mas sempre vao ficar por ca as 26.
As marcas sabem que é preferivel ter 3 tamanhos de roda para que o cliente possa ter maior escolha dentro dessa marca que so ter uma ou duas.
Coloco a seguinte pergunta: Sera que a specialized vendeu mais bikes este ano 2013 so com bikes 29 do que o ano em que tinha as 2 medidas falo so para xc.
Por isso meus amigos nao vale a pena estarem preocupados com o fim de determinado tamanho de roda pois isso nao ira de certo acontecer alem disso uma bike 26 tera sempre menor valor de custo de produçao que as outras medidas, pois tem sempre menor quantidade de material por isso tera sempre uma margem de lucro maior e alem de mais acabar com algo que deu bastante lucro e que se continua a vender bem nao sera muito inteligente.
Agora um pouco de off topico.
A minha evoluçao iniciou se com 26 ht de aluminio, 26 FS de aluminio e 26 ht de carbono, os pesos das bikes sao estes, 9,800kg, 10,300kg, 8,900kg e digo que com qualquer uma delas me diverti imenso e fui aos mesmo sitios, claro que de maneiras diferentes isto se podera aplicar aos novos tamanhos de roda de certeza que vao aos mesmos sitios claro que de maneira diferentes mas de certeza que com a mesma diversao pois este estado de espirito nao tem a ver com o tamanho das rodas mas com o que nos chamamos de bicicleta.
Já agora sou um tipo baixo 1,60m neste momento estou a quase 4 meses a espera de uma bike 29 pois o quadro tera que ser o mais proximo do que uso na 26 e isso demorou a encontrar, vai ser montada com material que certamente a irá deixar bem abaixo dos 10kg ou seja dentro dos pesos que estou habituado, certamente como um amigo já aqui disse irei parecer um ''Matraquilho'' em cima da bike mas irei aos mesmos sitios, de maneira diferente mas irei divertir me na mesma e porque? porque continua a ser uma bicicleta.
 

TLouro

Member
Boas,

Deixando as questões técnicas de lado, o certo é que a malta do btt (e não só...) gosta, em geral, de ter o último grito da moda. Por outro lado, a malta do btt delira com o peso e anda sempre a inventar a melhor forma de tirar peso à bike. Acresce ainda que as modas são cíclicas (veja-se os quadros de cromoly que voltaram à moda). Posto isto, quando toda a gente já tiver 29" ou 27,5" e o efeito novidade de esgotar, a malta vai redescobrir a velhinha 26" que até dá para poupar umas boas gramas face às rodas maiores!

Voltando à parte técnica, convém não esquecer que o tamanho da roda é uma questão de compromisso e não uma questão de "quanto maior melhor". Isto é, quando se aumenta o tamanho ganha-se por um lado (p. ex. melhor rolar, melhor superação de obstáculos) e perde-se por outro (p.ex. aumento de peso e/ou perda de rigidez, menor manobrabilidade).

Cumps
 

ny12xx

Super Moderador
...ou não se veja por ai que os 5/6 1ºs lugares são sempre 29 ...

Companheiro

Se colocares os seguintes aos comandos de uma 26", os resultados vão ser os mesmos:

Nino SCHURTER
Julien ABSALON
Jaroslav KULHAVY
Daniel MCCONNELL
Ondrej CINK
Fabian GIGER
José Antonio HERMIDA RAMOS

Será que não???

Um abraço

ny12xx
 
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