Roda 26, qual o seu futuro?

humanista

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"é assim tão descabido fazer classificações amadoras em separado ? nem todos têm dinheiro para comprar uma 29, e temos de ser sinceros, é dificil apanhar uma 29 nume roda 26 ou não se veja por ai que os 5/6 1ºs lugares são sempre 29 ... até porque são os que levam o btt mais a serio que usam a maioria das 29 ou seja os 26 não têm grande hipotese"

Modalidades nas Provas btt organizadas pela fpc em 2013:

XCM
XCO
Enduro
DH

Ainda bem que as 26 não apanham as 29 em nenhuma das provas de btt... Parece que muitas pessoas continuam a achar que btt é só o que elas praticam...
 

STIG_73

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Post Original de André Peixoto
...ou não se veja por ai que os 5/6 1ºs lugares são sempre 29 ...

Até já me sinto um campeão... ou não pedalasse eu numa 29"!!!
 

jopedru

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Humanista, não leves isto como algum tipo de critica negativa, mas sim construtiva, que afinal é para isso que servem os foruns.

Fazes ideia do que é organizar uma prova? Não!

Não podemos limitar as provas á taça, onde há classificações eletronicas. Na esmagadora maioria das provas que decorrem por ai as classificações ainda são feitas "á unha" e com muito sacrificio por quem as faz.

Há pessoas que mesmo sem essa separação que propoes, já nao tem concorrencia, achas positivo?? Vai perguntar se eles e elas gostam de ganhar porque não tem rivais.

A separação de rodas é totalmente descabida! E que tal separar por peso. Fazes ideia do sacrificio que é alguém com 90k correr contra alguém com 65k???

Abraço e repensa lá essa teoria.
 

humanista

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??????

O meu post criticava a frase que dizia que todos os atletas que chegam em primeiro correm em 29, pelo que justificava existirem classificações diferentes, esquecendo-se que existem 4 tipos de provas federadas, sendo que em duas o normal é as 26 terem primazia e chegarem em primeiro.

quanto às classificações por roda ou sem roda, ou por quilo, ou começarem a meter masculino, feminino ou indecisos, é o que menos me interessa. Para mim, provas não federadas nem precisavam de ter classificação.

Não levo a mal qualquer resposta Jopedru, mas deves ter compreendido completamente ao lado aquilo que eu pretendia transmitir...
 

Reanimate

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Eu tenho uma 26er, sinto-me prejudicado quando vou ao lado de uma 29er, principalmente a rolar, (a subir tenho ideia de ter alguma vantagem), mas não concordo nada com a classificação por tamanho de roda.

Já no que toca a ter classificação acho fundamental pois se não tiver, eu pessoalmente, nem vou.
 

Reanimate

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PS: Sacrifício de alguém com 90kg correr contra alguém de 65kg??? Epa desculpa mas também não concordo com isso. Depende obviamente do terreno!! Em 60 ou 70km com algum vento e praticamente sem acumulado eu as vezes vejo-me "grego" para acompanhar pessoal bem mais pesado que eu e que em outro tipo de terreno normalmente não me consegue acompanhar. Portanto... Cuidado com essas afirmações. Basta olhar para o ciclismo de estrada e perceber quem trabalha para quem em determinado terreno e quem ganha onde...
 

fandango

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Será q a roda faz assím uma diferença tão grande como fazem parecer..... Axo q o mais importante e a condição física do atleta pk a roda n faz milagres lol nem nunca fará.

Agora a roda 29 desce mais facilmente isso claro mas quando começa a subir esqueçam as 29 e como o btt e feito de subidas e decidas fica ela por ela
 

jaba

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E lá vem de novo a discussão do que a 29er é melhor que a 26...olha, por exemplo a subir, a 29er não me serve, ou serve menos...sabem porquê? Não tenho pernas para tal...simples. Agora essa de 29er ganhar sempre às 26, simples, deêm-me uma 29er e ponham algum dos meus amigos com mais andamento numa 26 e levo bigode sempre. Por isso, cada vez mais continuo a achar que 26, 650b ou 29er, se não houver pernas, esqueçam!

E sei do que falo! Já tive 29er, voltei às 26...já tive (ainda tenho) 650b, vou voltar às 26...resumindo, sem pernas...esqueçam!
 

jaba

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E como diz o colega Tinric, cada vez gosto mais das 29er! Hoje fechei negócio com umas SLR, usadas, mas mint condition, pois o ex-dono entregou uma Spark RC, com as ditas, para comprar uma 29er...e ficou-me ao preço da uva mijona! Beleza!
 

Jocas22

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quando se generaliza só sai asneira...

uma 26 pode rolar melhor dependendo da pedaleira que ambos tenham (dentes) e da forma do pedalador...
uma 26 pode ou não subir melhor dependendo por exemplo do peso de ambas as bikes e da forma do pedalador...

numa maratona essas generalizações não têm nada a ver com nada.
 

commendatore

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De nada servem bicicletas topo sem atletas topo no que respeita à competição. Aí é esse binómio atleta-bicicleta que manda e o tamanho de roda é completamente secundário e de pouca influência. Se há mais 1ºs lugares nas de 29, é porque a malta que está no top da forma física vai de 29. Se forem todos de 26, ganha uma 26.
 

Reanimate

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yap... Quando falo em 29er vs 26er imagino sempre o mesmo equipamento em ambas para me concentrar unicamente no tamanho de roda.

29er a subir, (longo), perde um pouco... a rolar ganha um pouco... basta ler qualquer coisa rápida aqui no forum ou no google para chegar a essa conclusão mesmo que não se tenha experiência.
 

warrior75

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Após experimentar uma 29er, eu que tenho 1.83m e sendo um utilizador habitual de uma 26er e de uma 28 de estrada, há alguns anos, tenho-lhes a dizer o seguinte:
Não vou discutir os atributos técnicos da máquinas, porque era estar a falar do que já foi mais que falado, até porque as bicicletas não andam sozinhas e as pernas e as mãozinhas de cada um contam muito, mas muito mais do que o tamanho da roda da bicicleta.
No meu caso iniciei a experiencia num traçado que estou habituado a fazer na 26er e tenho "marcado" por secções a fim de verificar melhorias ou percas da minha condição.
Primeira secção composta por zonas de rolagem, de exigência técnica baixa e de algumas subidas com pouca inclinação. Onde costumava levar 30 minutos com a 26er, levei 26 minutos com a 29er. Bem... Fiquei de veras impressionado. A seguir entro numa zona com o piso arenoso, sem duvida a 29er tinha vantagens, não prendia tanto.
Ao fim da segunda secção já com algumas zonas técnicas e a notar que a 29er quando entrava em "slide" parecia um camião desgovernado, por duas ou três vezes faltou pouco para ir ao tapete, não tive ganhos significativos, praticamente fiz o mesmo tempo.
Resolvi por a menina á prova a fazer "BTT mais a sério", dirijo-me para a ribeira, single tracks técnicos, pedras, barrocos, subidas e descidas com alguma técnica, e prontos... Lá se foi a glória da 29er. lol, O quanto eu senti a falta do meu ferrinho 26er. Não comparei o tempo porque tive que abrandar os cavalos a fim de evitar partir os dentes, não tinha confiança na bicicleta para fazer o que faço com a 26er.
Ao fim de uma volta de 45kms, cheguei á conclusão a que muitos já chegaram, 29er melhor a rolar, dá mais confiança a transpor obstáculos, menos dinâmica, menos divertida, etc.
Só discordo da maioria do pessoal no seguinte: Eu acho que a 29er é melhor a subir, desde que as subidas não sejam muito técnicas, mas a descer não gostei, não me senti confiante.
É claro que muitos destes "defeitos" que estou a apontar não são propriamente da bicicleta, mas sim da minha adaptação, e temos que ter em conta que a esta 29er tinha um equipamento inferior á da minha 26er, o que também faz diferença, principalmente nas zonas mais técnicas.
Quero ainda experimentar uma melhor equipada para ver se me convence, mas pelo que vi até agora, acho que daqui a uns anos, vai aparecer um tópico aqui no Fórum parecido com este, mas com o título: Roda 29, qual o seu futuro?
 

TLouro

Member
Warrior 75, gostei bastante da tua análise, bastante lúcida por sinal. Essa experiência corresponde ao que a teoria faz esperar de uma 29er: melhor rolar e melhor superação de obstáculos, mercê das rodas maiores; menos agilidade nas zonas técnicas, fruto do maior peso/inércia.
 

El Mariachi

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Boas
Eu penso e atenção , é o meu pensar que não interessa 26 , 27,5 , 29 e sim o desbundar a nossa bike !
Vejam o video postado pelo EZrider ........ Este gajo até de 24 desbundava uma bike certo ?
Na 26 não se perde tudo e na 29 ganha-se qualquer coisita .........lol
 

Medroso#78

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Boas,

Meus caros, sempre que se "monta" um veículo pela 1ª vez, sabem como é!!!!! As vezes nem se sabe meter as mudanças. :p

....caro camarada warrior75, não é em "40km" que se vê se a 29er é "melhor" ou não que a bike anterior 26.... é preciso sentir-e minimamente à vontade em cima dela... isso só com os kms.. ;)
 

Jocas22

Active Member
quando dizes que a descer não gostaste tanto... não podia ser da configuração da máquina, pneus, travoes,... ou algo assim, é estranho.

Quanto ao resto tive uma experiencia similar á tua
 

humanista

New Member
"Meus caros, sempre que se "monta" um veículo pela 1ª vez, sabem como é!!!!! As vezes nem se sabe meter as mudanças. :p

....caro camarada warrior75, não é em "40km" que se vê se a 29er é "melhor" ou não que a bike anterior 26.... é preciso sentir-e minimamente à vontade em cima dela... isso só com os kms.. "

Ai de quem falar mal das 29!!!

Isso é uma falácia para contrariar opiniões com que não concordam. A primeira vez que andei na bicicleta que tenho atualmente fiz os trilhos habituais em muito menos tempo. Isso deveu-se ao facto de ser uma bicicleta mais adaptada ao tipo de trilhos (Monsanto). A primeira vez que andei numa 29 nesses trilhos, só tentei chegar inteiro ao fim...

Obviamente que só ficamos a conhecer uma bicicleta e as suas "manhas" ao final de alguns kilometros, mas em 40 km é mais do que suficiente para ter uma noção bastante acertada dos prós e contras. Dizer que a análise do warrior75 está enviesada é só mais uma tentativa de tentar ser mais papista que o papa.
 
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