Roda 26, qual o seu futuro?

tiagofernandex

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Basicamente, roda 29 é para o pessoal que gosta de andar a fazer estrada....em terra. Roda 26 é para quem gosta do PURO BTT! :kbdcat:

PS.: Isto foi em jeito de post incendiário, mas não deixa de ser a minha sincera opinião.
 
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RTC

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Olhe que não...olhe que não!
 

Pmiguel

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:fpalm: volto a dizer para nós qualquer uma dá 26, 27 ou 29, city hunter ninguem quer-te fazer uma espera á porta da garagem, nem tavamos a combinar isso em segredo :) nós da frente libertação 26" :) quando dizes que trocaste uma 26 de 12kg por uma 29 de 10, sem duvida ficaste com uma makina bem melhor e mais rapida nem podes comparar uma com a outra, mas só para te mostrar uma vantagem da 26 repara eu ando com 1x9 prato 34 cassete 11-34 tenta meter isto numa 29 e vem pedalar comigo aqui pela arrabida.
 

Rodri_96

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eu só tnh uma coisa para dizer em relação a esta "dicussão"... mudei para 29er e garanto que no que toca a bicicletas para XC/maratonas, é impensável para mim mudar de tamanho de roda... nem sequer para a 27.5, tamanho de roda que para mim sim, foi pura jogada de marketing para fazer os cepticos das 29ers mudarem de bike.

Para mim, as 29ers podem ter algumas desvantagens (poucas a meu ver), mas que são "atropeladas" pelas vantagens (principalmente: estabilidade, traçao, "rolar")
 

Pmiguel

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sem duvida as 27 são puro markting a ideia é muito boa "o melhor de 2 mundos" :D claro que é mentira
nunca vão rolar tanto quanto uma 29 nem ter a agilidade de uma 26, penso que malta abaixo do 1,70 vão-se virar
para as 27, pensando que não se encaixam numa 29.

as 29 são makinas brutais de maratona, são makinas para se andar rapido e convem serem leves senão sentes aquelas rodas de camião
a puxar pelas pernas.
 

Rodri_96

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sim é preciso ter cuidado com as rodas...

e concordo com o facto de serem maquinas para andar depressa...

mas mesmo para quem faz contas a despeza que estas meninas (bikes em geral) dao com a manutenção, e acaba por optar por uma semi-rigida para poupar em manutenção (o meu caso)... na minha opiniao as 29ers sao, de longe, superiores... as maluqueiras que eu nao faço por algumas encostas abaixo com o meu "pau" com apenas 90mm de curso a frente...
 

ernez

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Já alguem dizia, e passo a citar: Se não for hoje, um dia será. Algumas coisas, por mais impossíveis e malucas que pareçam, a gente sabe, bem no fundo, que foram feitas pra um dia dar certo.
 

Nozes

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Já estou arrependido de ter vindo aqui reacender este tópico com aquele video.
Sinceramente parece que estou a reviver o tópico que iniciei "Tu não és um bttista",em que tive de explicar vezes sem conta o que escrevi,para algumas pessoas perceberem. Se calhar nem sei escrever português como deve ser,mas até tenho desculpa,porque nem frequentei o ensino superior.

Ou então alguns dos participantes são tão facciosos que qualquer opinião que não coincida com a sua é tida como um ataque. Se não perceberem alguma coisa do que eu escrevo,é só perguntarem.

Dito isto,acho que a solução para a discussão neste tópico é as pessoas deixarem de olhar para o seu umbigo e darem a sua opinião sobre o que aqui se discute,que é a morte anunciada da roda 26". A discussão sobre vantagens e desvantagens das 29" é ali mais ao lado: http://www.forumbtt.net/showthread.php?40503-Bicicletas-com-roda-29-vantagens-desvantagens.

Boas pedaladas.
 

ORANGE_77

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Bem escrito pelo forista Nozes. Agora é inevitável falar da morte da roda 26 sem falar nos outros diâmetros na minha opinião o diâmetro que causou a morte à roda 26 foi as 27,5 que basicamente substituíram a roda 26 nos catálogos das marcas.
Mas segundo um amigo próximo da bike zone que as suas vendas são sobretudo roda 29 e as 650 B não tem tido muito sucesso, pode ser que a roda 26 volte a entrar em cena novamente.
 
Só uma pequena questão , Velocidade de ponta , não é por a roda 29 ser maior que a roda 26 que só por si se possa dizer que consegue atingir uma velocidade de ponta maior que a bike de roda 26 ou 27,5.
Se o tamanho contasse para a velocidade de ponta , os Tractores andariam mais rápido que os carros de fórmula 1 com aquelas rodinhas tão pequeninas....
 

cayto

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fernando_sesimbra isso é um lol daqueles mesmo muitoooo grandes!!! Entre o trator e um carro de fórmula 1 comparar só a roda, quer dizer....há 1001 variáveis diferentes entre um e outro!

No caso das bicicletas não estamos a comparar um veiculo agrícola que não é pensado para velocidade com um veículo de fórmula 1!

Se pegarmos em 2 bicicletas exatamente iguais em que apenas seja diferente roda 650b e roda 29, a 29 rola melhor, e isto é só perceber um pouco de física. Ah, um pormenor, eu ando de roda 650b, portanto parcialidades à parte ;)
 
ROLA MELHOR......

Eu não falei em ROLAR , mas sim em VELOCIDADE DE PONTA......

Obviamente o ângulo de ataque da roda 29 possibilita melhores abordagens a obstáculos , comparativamente com qualquer um dos outros formatos , tal como o 650B vai rolar melhor que a roda 26.

A diferença entre o tractor e o fórmula 1 esta eventualmente não na POTENCIA do motor , pois há tractores com potencias de motor semelhantes , mas sim na TRANSMISSÃO.

E é interessante falar na transmissão , pois é minha convicção que a Roda 26 desde que se inventou o sistema de 10 Velocidades que tem sido tremendamente prejudicada no seu desempenho , pois as relações têm baixado o que faz baixar o rendimento da bike.
Isto associado á luta pelo peso da Bike , que faz com que se usem pneus de baixo peso , mas que têm um diâmetro de roda inferior ao convencional , fazem com que a 26 tenha perdido algum fulgor , isto na minha opinião.

E eu tb comecei a usar 650B , mas só por curiosidade meramente cientifica , uma roda 650B com um pneu Rubena Scylla 2.1 faz exactamente o mesmo diâmetro de roda que uma 26 com um pneu Michelin Country Trail 2.0...... e agora?

A nível de transmissão , a nova moda é o sistema de 11 Velocidades , onde uma pessoa normal não consegue suportar um cruzamento maior que 38 x 10 , mas a mesma pessoa numa bike 26 com um pneu desses michelin , com um sistema de 9 Velocidades esgota o cruzamento 44 x 11 .....
Qual das 2 vai a mais velocidade de ponta , por exemplo numa estrada plana sem qualquer inclinação?

Se calhar atingem as 2 á volta de 50Km/h , ou seja , conseguem a mesmissima velocidade.....

Diferenças? obviamente se o teste for feito num terreno mais acidentado , onde a 29 ai sim , perde menos a transpôr os obstáculos do terreno.

Como disse e repito , penso que a "morte" das 26 começou no dia em que nasceu o sistema de 10V que com talegas de 42 e a moda dos pneus de baixo peso , mas de diâmetro inferior rque oubam muito rendimento , isto obviamente para o utilizador normal de domingo.
 

ernez

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Hummm... muito bem observado fernando_sesimbra.

Inevitavelmente, nozes, a conversa acaba por chegar ás outras rodas, julgo que o tema se mistura, quando queremos ou não arranjar uma explicação para a hipotetica morte da roda 26, Nozes, mais um á parte, :D , mesmo o pessoal licenciado só tem o 11º de português, uns serão mais teoricos, outros com um nível de interpretação mais elevado, mas é para isso que servem as discussões, arranjar tema e temas, para o continuo desenrrolar da frase, natureza humana, abraço amigo.
 

Jocas22

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nas 26 o que não falta são combinações de transmissão e quem usasse pneus de 2.25 mesmo sem fazer DH. Não acho que fosse por ai.
Agora o ponto onde concordo com o fernando como já disse é que a velocidade é maior porque permite abordar e ultrapassar os obstáculos de forma mais simples, rápida e directa. (isto nos trilhos, onde interessa, porque para fazer estradões isso é para mim irrelevante). Depois os pneus e guiadores xl ajudam obviamente a descer.

mas não acho nada que as 26 voltem ao contrário do Orange... ficam pros PUROS :cool: (just kidding)
 

mlouro

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Fala-se muito de 29" neste tópico, mas acho que toda a gente concorda que as 26" e as 29" transmitem sensações diferentes e que não é pelas 29" que as 26" deixaram de estar nos catálogos da maior parte das marcas. O que está a faltar aqui a meu ver é algum respeito pelas preferências pessoais uns dos outros.. não estranho que a 29" seja a bike mais indicada para a maior parte das pessoas, pois são as maratonas menos técnicas e mais rolantes que atraem mais participantes, mas para o resto das pessoas que gosta de subir e descer, acho que é uma questão de preferência pessoal, e o importante é sentirem-se bem em cima da bike, seja ela mais "ágil" ou mais "estável".

Sobre a morte das 26", acho muito repentina a forma como as 27" tomaram conta dos catálogos da maior parte das marcas.. no pessoal de AM/Enduro, já vi muita gente trocar de bikes ou quadro nos últimos 6 meses e ficaram praticamente todos na 26". Não sei como vamos estar daqui a um ou dois anos, mas não me parece que as 27" sejam a galinha dos ovos de ouro que as marcas pensam que vai ser.
 
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