ROLA MELHOR......
Eu não falei em ROLAR , mas sim em VELOCIDADE DE PONTA......
Obviamente o ângulo de ataque da roda 29 possibilita melhores abordagens a obstáculos , comparativamente com qualquer um dos outros formatos , tal como o 650B vai rolar melhor que a roda 26.
A diferença entre o tractor e o fórmula 1 esta eventualmente não na POTENCIA do motor , pois há tractores com potencias de motor semelhantes , mas sim na TRANSMISSÃO.
E é interessante falar na transmissão , pois é minha convicção que a Roda 26 desde que se inventou o sistema de 10 Velocidades que tem sido tremendamente prejudicada no seu desempenho , pois as relações têm baixado o que faz baixar o rendimento da bike.
Isto associado á luta pelo peso da Bike , que faz com que se usem pneus de baixo peso , mas que têm um diâmetro de roda inferior ao convencional , fazem com que a 26 tenha perdido algum fulgor , isto na minha opinião.
E eu tb comecei a usar 650B , mas só por curiosidade meramente cientifica , uma roda 650B com um pneu Rubena Scylla 2.1 faz exactamente o mesmo diâmetro de roda que uma 26 com um pneu Michelin Country Trail 2.0...... e agora?
A nível de transmissão , a nova moda é o sistema de 11 Velocidades , onde uma pessoa normal não consegue suportar um cruzamento maior que 38 x 10 , mas a mesma pessoa numa bike 26 com um pneu desses michelin , com um sistema de 9 Velocidades esgota o cruzamento 44 x 11 .....
Qual das 2 vai a mais velocidade de ponta , por exemplo numa estrada plana sem qualquer inclinação?
Se calhar atingem as 2 á volta de 50Km/h , ou seja , conseguem a mesmissima velocidade.....
Diferenças? obviamente se o teste for feito num terreno mais acidentado , onde a 29 ai sim , perde menos a transpôr os obstáculos do terreno.
Como disse e repito , penso que a "morte" das 26 começou no dia em que nasceu o sistema de 10V que com talegas de 42 e a moda dos pneus de baixo peso , mas de diâmetro inferior rque oubam muito rendimento , isto obviamente para o utilizador normal de domingo.