Roda 26, qual o seu futuro?

qmark

New Member
Estava a pensar em ir dar um giro com a minha 29er mas agora fiquei com vergonha. Mais para mais não quero insultar ninguém esteticamente com rodas grandes e 1,66m de altura.
 

quete

New Member
RODA 26, QUAL O SEU FUTURO?

Penso que é este o titulo do tópico.... a minha opinião é que vai continuar a oferta, embora com menos investimento das marcas neste segmento pois entre outros aspectos o financeiro é fundamental e é mais fácil ganhar vendas com produtos novos que ganhar vendas tentando melhorar o já muito bom e existente... o tamanho das rodas já esta discutido noutros tópicos e penso que por enquanto em termos competitivos não existem diferentes classes para os diferentes tipos de roda... cada um sabe de si ou pelo menos deveria tentar saber....toca a pedalar
 

Joseelias

Well-Known Member
Nelito122

Epá, mostrem-me lá a definição do BTTista puro

Tu é que pediste que alguém te mostrasse a definição do BTTista puro. Agora não te queixes e não digas que não te avisei, pois quando se deseja algo... pode acontecer!

Vê as fotos e já sabes ao que podes sonhar vir a ser! Ainda te deixo escolher entre o rabo-de-cavalo e a barba à António Variações :D :D :D

Fotos do Btt no seu inicio como "verdadeiro" Btt já definido. Anos 80 a preto e branco do livro The Complete Mountain Biker e a foto colorida dos 90 de um tester de uma revista:









 

abelha2

Active Member
Epá, mostrem-me lá a definição do BTTista puro porque eu já tou com uma comichão na nalga a pensar que me bastava uma bicicleta e mato para fazer BTT.
Ando eu a emporcalhar esta modalidade tão pura, e a bicicleta, ao ousar rolar também em estradão ou até alcatrão (juro que vou passar a correr com a bicicleta às costas como uma penitência) ou lá de vez em quando pensar em fazer determinado percurso mais depressa para ver se consigo (esta noite prometo que me vou vergastar com a corrente da bicicleta).
Iluminem-me e guiem os meus pedais, ó puristas do pedal! Eu que sou o maior pecador por não seguir as vossas orientações puras sobre o que devo ou não fazer com a bicicleta.

(Para quem não percebeu, isto tá carregado de sarcasmo) [\quote]

Oo que eu me ri :lol:
 

Reanimate

New Member
qmark

Acho que não me percebes-te ou não quiseste perceber. Roda "grande" ou não depende do ciclista. Para um pessoa com 1.90m pode ser "pequena" ou ideal. Enquanto para um ciclista com 1.60m ou menos a roda 26 pode ser grande o suficiente.

Parece-me que 99.9% das pessoas me perceberam mas para a restante percentagem fica o esclarecimento.
 

ernez

Active Member
Reanimate

Mas hó amigo, diz-me lá uma coisa, onde ouviste isso pá, eu vou dizerte uma coisa, isso é um mito criado por pessoas que não tem conhecimentos expecifico das geometrias dos quadros, e mandaram cá para fora essa boca que acabou por pegar, :D, isso era o mesmo que dizeres que a roda 28 de ciclismo, que ao fim e ao cabo é a mesma que equipa a 29 de btt, apenas muda o perfil do pneu, mas como ia a dizer, é o mesmo que dizeres que a roda de ciclsimo, estrada, só dá para as pessoas grandes, e as meninas do btt, do xco não podiam correr com roda 29 porque a média de alturas delas é de 1,68m, e correm todas com roda 29, cumprimentos.
 

PenduluM

New Member
Estas errado.

No campeonato do mundo de XCO há muitas mulheres a correr 27.5.

Inclusive a campeã Olimpica e Francesa em titulo Julie Bresset.

Por isso não correm todas de 29.

No XCE ainda ha quem corra de 26, como o Simon Gegenheimer actual 4º classificado do mundial. Tem a sorte de ser patrocinado por uma marca pequena por isso pode andar de 26, que é na minha opinião a melhor bike para a disciplina.
 

commendatore

New Member
Sinceramente e não querendo mandar mais lenha para a fogueira... porque é que esta malta desconversa tanto?
Isto tinha tudo para ser um tópico porreiro e acerca do que realmente interessa, mas há carradas de comentários de picardia que não fazem qualquer sentido.
Mas isto é só a minha humilde opinião.

E... BTT, até de triciclo se faz. Não é um estilo, é uma filosofia. Apenas 2 coisas são necessárias: 2 rodas com pedais e a Natureza. O resto é conversa.
 
Peço desculpa pelo :eek:fftopic:, mas há coisas que não se pode evitar.
Este tópico foi feito para se falar da condenação à morte das 26", mas já que se fala em tamanhos de roda VS estatura das pessoas cá vai: (texto retirado do site Canyon, novo modelo grand Canyon AL SLX 29")
"...o projétil em alumínio é excelente tanto para subidas desafiantes como para rolar a toda a velocidade. O quadro XS está adaptado às rodas de 27,5". O quadro totalmente redesenhado,..."

Afinal o tamanho da roda em nada têm a ver com a estatura da pessoa, mas depois vêm os engenheiros da Canyon fazer quadros 29" para tamanhos superiores a S, e no mesmo modelo quadros 27.5 para XS?

Chego a pensar o seguinte, o mercado não sabe o que quer, as pessoas não sabem o que pensar, e os fabricantes não sabem o que fazer...
Se assim for em quem confiamos?
 
Last edited:

Reanimate

New Member
ernez

Não me percebes-te e portanto não me vou alongar. Quis apenas dizer que o que para mim pode ser uma roda enorme para ti pode ser o adequado. (sem discutir qual das duas é melhor).

No entanto podia-te apresentar dados concretos em como o tamanho de roda esta dependente de alguns factores independentemente da opinião das pessoas ou do fabricante.

Como o Ricardo Martins diz e bem, o mercado não sabe o que quer e as pessoas não sabem o que pensar. Eu como eng. mecânico tenho bem presente a questão da geometria, inercias, forças centrifugas, etc, e portanto eu não venho para aqui discutir opiniões quanto tenho conhecimento onde me fundamentar. (a tua posta de pescada sobre o desconhecimento esta perdoada ;)).

A opinião de cada um vale o que vale e vale tanto como a minha. No entanto todos temos cabecinha para pensar.

Uma questão pertinente para quem diz que nada tem a ver: Quem foi o primeiro ciclista a ganhar um campeonato do mundo de XCO em roda 29? Alguns devem saber que falo do
JAROSLAV KULHAVY. Talvez um dos mais altos, ou mesmo o mais alto do pelotão. Alguém leu as declarações dele quando explicou a escolha do tamanho de roda?? Quando era o único? E porque aquela geometria do quadro?

Mas volto a dizer que o meu primeiro comentário tinha apenas a ver com uma questão de opinião individual e com uma questão de proporcionalidade.

Agora se me quiseres mandar a m**** força, mas passa no meu tópico para ver as novidades. ;)
 

Reanimate

New Member
E só um PS(zinho):

Discutir vantagens e desvantagens de cada tipo de roda não me parece tão offtopico assim. Só mostra que neste momento esta tudo um pouco confuso e que portanto 26er, 27.5er ou 29er é uma questão de "gosto" e portanto para já, num futuro próximo, todos os tipos de roda tem mercado.

Acredito no entanto que mais a longo prazo, seja em competição, (oficial), como em lazer, a tendência de ir para uma roda 29 ira diminuir. É uma questão de as pessoas que compram uma determinada bicicleta porque era moda, (existem), começarem com os km´s a tirar as suas próprias conclusões, e estas conclusões na minha opinião estão relacionadas não só com o tipo de terreno onde se anda como também pelas características do ciclista.

Se a escolha depois é 26, 27.5 ou 29, e porque... fica para outro tópico então. ;)
 
Last edited:

PenduluM

New Member
Eu so gostaria de acrescentar o seguinte.

As marcas vendem ao entusiasta domingueiro aquilo que querem. Basta uma ou duas frases como "mais velocidade" ou "mais rolante" para o comum dos mortais comprar.

Na base de tudo está a competição, nao a competição a serio, mas a competição entre amigos e vizinhos, o querer ser sempre o mais rapido e ficar melhor classificado nos passeios do concelho.

As marcas podem dizer que as 29 são melhores nos parametros X e Y, mas nunca viram nenhuma a dizer que é pior nos parametros W e Z. O mesmo se aplica á 27.5.

Tenho a certeza que se a roda tradicional nos ultimos 20 anos fosse a 29 em vez da 26, e se de repente uma marca lançasse a 26 o mundo todo ia mudar para a 26. Bastava o fabricantes dizerem que as 26 são mais ageis e aceleram mais rapido, o comum dos mortais mudava logo das velhas 29 para as novas 26, isto para ficar á frente dos amigos nos passeios. A isto chama-se psicologia de massas.

Quanto ao tamanho do rider e geometria, nao sendo engenheiro como o colega Reanimate, consigo claramente perceber os conceitos de inercia, força centrifuga e relação peso potencia.

Cada um anda com aquilo que mais lhe agrada, porem nao acho que uma pessoas que use um quadro com menos de 16 polegadas fique melhor servido com a 29, assim como nao acho que uma pessoa que use um quadro com mais de 20 polegadas fique melhor servido com a 26.

O que os fabricantes dizem nos seus comunicados a mim nada me dizem.
 

ernez

Active Member
É pá, ó Reanimate, ainda bem que és eng. Mecanico, finalmente um inteligente que nos possa elucidar sobre geometrias e engrenagens, então explica ai á malta isso que estás para ai a dizer, mas não te fiques apenas pela quadratura do círculo, bom, voltando ao tópico, eu não tenho muito mais a acrescentar alem do que já disse a alguns postes atrás.
 

Reanimate

New Member
ernez

Eu reparo sempre num pouco de sarcasmo nos teus comentários e por vezes ate os considero um pouco ofensivos. Eu não me quis gabar seja do que for nem muito menos sou "um inteligente". Sou como tu, quem sabe mais "burro" até. O que queiras chamar. O que não podes fazer é acusar as pessoas de desconhecimento apenas por darem a sua opinião que por sinal é fundamentada. Mas vou-me abstrair desse tipo de comentário teu pois deves simplesmente ter tido uma má noite de sono.

Certo ou errado, (se for possível alguém estar completamente certo ou errado nesta questão), tive como objectivo partilhar a minha opinião e nada mais. Desculpem lá qualquer coisinha...
 

MiGuEl_82

Active Member
Boas

1.º e último post sobre este assunto (roda 26" vs. roda 29"):

- quem acha que a roda 29" faz tudo melhor, ou, no pior das hipóteses, com a mesma facilidade que uma roda 26", deixo aqui o convite para uma pequena volta aqui na zona (Belas / Sintra) só para aferir tempos. Podemos inclusive criar uns segmentos no Strava e nem precisamos de ir no mesmo dia à mesma hora ;) Mas escolho eu os trilhos.

Isto sem qualquer tipo de bazófia - mera competição saudável; quem perder paga uma um travesseiro na Periquita :D

Estava a ler os vários posts e a pensar nisso... gostava de ver alguns 29ers a descer alguns dos trilhos de Belas...
 
Top