Eu so gostaria de acrescentar o seguinte.
As marcas vendem ao entusiasta domingueiro aquilo que querem. Basta uma ou duas frases como "mais velocidade" ou "mais rolante" para o comum dos mortais comprar.
Na base de tudo está a competição, nao a competição a serio, mas a competição entre amigos e vizinhos, o querer ser sempre o mais rapido e ficar melhor classificado nos passeios do concelho.
As marcas podem dizer que as 29 são melhores nos parametros X e Y, mas nunca viram nenhuma a dizer que é pior nos parametros W e Z. O mesmo se aplica á 27.5.
Tenho a certeza que se a roda tradicional nos ultimos 20 anos fosse a 29 em vez da 26, e se de repente uma marca lançasse a 26 o mundo todo ia mudar para a 26. Bastava o fabricantes dizerem que as 26 são mais ageis e aceleram mais rapido, o comum dos mortais mudava logo das velhas 29 para as novas 26, isto para ficar á frente dos amigos nos passeios. A isto chama-se psicologia de massas.
Quanto ao tamanho do rider e geometria, nao sendo engenheiro como o colega Reanimate, consigo claramente perceber os conceitos de inercia, força centrifuga e relação peso potencia.
Cada um anda com aquilo que mais lhe agrada, porem nao acho que uma pessoas que use um quadro com menos de 16 polegadas fique melhor servido com a 29, assim como nao acho que uma pessoa que use um quadro com mais de 20 polegadas fique melhor servido com a 26.
O que os fabricantes dizem nos seus comunicados a mim nada me dizem.