Roda 26, qual o seu futuro?

Nelito122

Member
A minha posta de pescada:
Dia 18 de Agosto vou ao Passeio da Malveira. Dada a inclinação das subidas e trilhos mais técnicos, acho que a roda 26 será a melhor opção.
Em Outubro vou aos Trilhos da Raia. Por ser uma distância grande (95 kms) e mais rolante, a roda 29 será a melhor opção.

Conclusão: bom bom seria ter 2 e optar consoante a situação.
Resultado final: levo a que tenho. :)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Tal como já referi tenho as 2. Faço de tudo, desde trilhos mais técnicos aos mais rolantes, para já NUNCA numa saída de 29er, me arrependi de tal. No dia que isso acontecer, prometo que passo por cá (fórum) e digo. ;)
 

Joseelias

Well-Known Member
Medroso#78

Mas o problema não são as competências especificas da 29" em relação à 26", e vice-versa. Penso que serão suficientemente diferentes para que cada uma se possa "defender" perante a outra em diferentes situações.

O problema é a aparente descontinuação da roda 26", com base no argumento da existência da roda 29" (que acho que não substitui a 26", mas antes a complementará) e com o aparecimento da 27.5".

Isto é, vão descontinuar um tamanho de roda que apresenta diferenças significativas perante as novas 29" e assim dar opções válidas aos Bttistas, para introduzir um tamanho de roda intermédio que nem é tão forte como as 29" nas vantagens especificas destas rodas, nem tão forte como as 26" nas vantagens especificas desta. Tenta ser tudo sem ser nada. Como na tradução que fiz do artigo da pinkbike diz, com a melhoria das 29" nos seus pontos fracos porque motivo alguém vai querem prescindir dos pontos fortes a favor de uma 27.5"?

Caricaturando a coisa, era o mesmo que até dada altura só termos carros estilo Opel Corsa e camionetas de caixa aberta estilo Mitsubishi Canter. De repente alguém criava as pickup's de cinco lugares de caixa aberta e as marcas achavam que os carros estilo Opel Corsa já não eram necessários e deixavam de os fabricar...

Sei que é uma caricatura mas não anda longe do que se passa com as rodas e acho que todos concordam que era absurdo deixar-se de fabricar Corsas por causa das pickup's. A agravante das 27.5" é que no mundo das rodas de Btt nem conseguem ser tão diferentes, uteis e relevantes como as pickup's o são no mundo automóvel.

Mas uma coisa é certa, se a roda 26 for descontinuada não me surpreende que o mercado das 29 irá mirrar e até mesmo vir a extinguir-se, pois as vantagens que têm não serão tão óbvias contra as 27.5", e como a maioria da malta não treina o suficiente para ter capacidade física de suplantar os desafios que a roda 29" coloca, o mercado irá virar-se esmagadormente sobre as 27.5".

É que se nestes fóruns participam os praticantes mais apaixonados e regulares da modalidade, mas o facto é que somos uma fracção ínfima do mercado global.
 

KLUCA

New Member
boas companheiro do pedal , porque dizes isto?

"como a maioria da malta não treina o suficiente para ter capacidade física de suplantar os desafios que a roda 29" coloca"
 

ernez

Active Member
Que eu saiba, a roda 29, não é singlespeed, acho eu que também tem cassete, esticador etc... nãosei porque é que o pessoal continua a dizer que é necessário ter capacidade fisica para andar numa 29, mas pronto.
 

Colónia

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Kluca, eu penso que isso é um facto e concordo com o José. Vêem-se muitas pessoas a começar agora a andar de bicicleta e começam logo em roda 29, sendo que muitas destas nem sequer conseguem escolher o tamanho de quadro certo de acordo com a sua estatura e muitas vezes nem a altura do selim sabem regular de forma a rentabilizar ao máximo a pedalada. O "boom" do BTT em Portugal é muito recente, o nível de andamento que se vê, e falo no geral, ainda é muito baixo... Dou um exemplo que li numa entrevista ao Tiago Aragão, onde ele dizia que noutros países da Europa é muito comum, pessoal que faz btt/ciclismo apenas por lazer, ter um treinador para programar os seus treinos semanais, o que aqui só acontece com atletas semi-profissionais e profissionais. Em Portugal ainda não se vê isso, e não sei se é por falta de dinheiro ou não, pois muitas vezes prefere-se gastar nas minis ao Sábado à noite... :D (é o q eu faço)
 
Last edited:

NunoMCCII

New Member
boas companheiro do pedal , porque dizes isto?

"como a maioria da malta não treina o suficiente para ter capacidade física de suplantar os desafios que a roda 29" coloca"

[j/k mode on]

Porque para andares numa 29" precisas de comer 2 bifes antes de sair de casa!

[j/k mode off]
 

KLUCA

New Member
colónia, deixa lá essa conversa do Tiago Aragão, isso não é assim

eu acho é que anda por aí duas coisas,

uma como o colega aí atrás diz , é malta sem informação que compra uma 29 por ser 29, por estar na moda, e lá compram uma 29 boa para fazer alterofilismo só e apenas

a segunda,

anda por aí muito patetinha, e chamo patetinha pois até são relativamente bem informados, mas insistem em utilizar uma roda 29 com carregamentos de transmissão que não são adequados. Falo por exemplo da malta que insiste em utilizar dois pratos, e se calhar pratos bem maiores do que a capacidade que têm. (sim, porque até podem escolher outra combinação para os pratos...mas não.....isso é para os fracos)

mas pronto, assim sempre iludem os outros e se calhar a eles próprios com a ideia que têm pernas e tal e tal.

Com Roda 29 , com a cada vez mais esquecida avózinha de 22 e com 36 de cassete atrás, onde é necessário ter mais capacidade fisica?
 

Kazer

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Eu entendo o raciocínio do Joseelias para tirar partido das potencialidades da 29 que de se estar bem fisicamente e ter pernas para ela rolar bem.

Quem nao está que é o meu caso anda a um ritmo mais moderado
 

Colónia

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Com Roda 29 , com a cada vez mais esquecida avózinha de 22 e com 36 de cassete atrás, onde é necessário ter mais capacidade fisica?

Kluca, do meu ponto de vista, se vais por aí toda a gente tem pernas para todas as bicicletas, basta aumentar atrás e diminuir à frente. Eu concordo com a opinião do Tiago Aragão, e também respeito a tua como é óbvio. Se comprasses um Ferrari também não ias querer andar sempre em 3.ª com ele...
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
KLUCA e ernez

Penso que é quase unânime entre os utilizadores de roda 29" que esta apresenta maiores dificuldades que as 26" nas subidas de forma geral e descidas técnicas. Estou farto de ler isso desde testes de revistas até ao utilizador comum. Assim como noutros aspectos, nomeadamente em velocidade de cruzeiro em plano e em descidas não técnicas são melhores que as 26".

No que diz respeito à capacidade física da esmagadora maioria dos utilizadores de bicicleta é mais que óbvio. Dos milhares de bicicletas que se venderam nos últimos anos em Portugal apenas uma ínfima fracção pratica de forma regular. Ora quem anda apenas ao fim de semana ou esporadicamente e comprou a roda 29" por moda, de certeza que sente essas limitações especialmente se antes já tinham uma 26". E quem comprou como primeira bicicleta, não tarda nada alguém lhe dirá que as 27.5" ou até as 26" eram capazes de reduzir o sofrimento. Daí a termos pessoal a vender as 29" e optar pelos tamanhos menores é um passo, pois entendem que não têm forma física para as maiores exigências que as 29" colocam. Nada de novo e que tenham lido até.

Em relação às 29" não serem single-speeds é verdade, mas se a desmultiplicação ajuda a subir não anula a dificuldade, nem a dificuldade extra pois quanto mais se desmultiplica mais lento se vai e as possibilidades de se entrar em desequilíbrio são maiores. Daí a parar é um ápice. Juntem a isso a menor capacidade física e técnica da esmagadora maioria dos compradores e utilizadores (que é diferente de praticantes) de btt e é fácil entender que a 29" não é a bicicleta mais indicada para muita gente.
 

Ki23ko

New Member
Caríssimos,

Após leitura de todas as opiniões, venho dar a minha.
Em primeiro lugar, o tópico é muito válido pois realmente é uma questão que neste momento se coloca.

Não falo das 27,5" pois nunca experimentei e rodas 27,5" em quadros 26" vão-me soar sempre a adaptação.
Li uma opinião que alguém colocou da "todomtb" e é exactamente aquilo que penso, resumidamente as 29" são mais divertidas a descer a rolar etc. etc. mas as 26" continuam a ser para mim aquelas que sinto que posso ir para qualquer trilho à confiança.
Achei a opinião do patitos interessante e discordo em absoluto quando falam na questão do peso. Para o mesmo modelo, roda 29" é mais pesada e não vale a pena discutir isso.
Acerca do que acho das 29" não me vou alongar pois a minha análise já a fiz: http://www.forumbtt.net/showthread.php?46291-Primeira-impress%E3o-29er-Specialized-Stumpjumper-Comp-2011

Para mim esta "febre" é essencialmente Marketing, uma vez que não há tipologias perfeitas, valorizam-se os aspectos positivos das 29" o que é natural. Como já referi noutros tópicos, se a tendência fosse o inverso também seria um enorme "boom", talvez maior ainda. As 26" seriam então rápidas, ágeis, leves etc. etc.

As marca precisam de vender e de se reinventar, como tal é preciso abanar o mercado de vez em quando...
Parece-me que haverá uma de duas soluções.

As 29" permanecem embora com menos garra, as 26" voltam a desenvolver-se e a estar no topo das preferências.
As 29" permanecem embora com menos garra, as 27,5" passam a ser as novas 26", com desenvolvimento dos quadros e outros componentes nesse sentido, as 26" tenderiam neste caso a desaparecer.

Só o futuro nos dirá o que aí vem, mas na minha opinião as 29" serão sempre mais direccionadas e nunca o padrão.

Boas pedaladas rapaziada
 

davidream

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bOAS!
Acho a tua opinião bastante equilibrada Ki23ko,e realmente existe a possibilidade forte de as 27'5 poderem substituir as 26" em definitivo,mas dependerá sempre da reacção do m€rcado,mais que qq outra coisa!
Cumps
 

jose.apoli

New Member
Boa tarde.
Quanto a este assunto eu julgo que as rodas 26" vão continuar e em força, pois enquanto um dos maiores "DECATHLON" , com as suas rockrider continuarem a apostar nas 26" em força, vamos continuar a ter estas belas máquinas. comprovem com a bela rockrider 8xc pro. sem duvida uma máquina.
 

Joseelias

Well-Known Member
jose.apoli

Pelo tipo de negócio que a Decathlon desenvolve ela não se posiciona com uma criadora de tendências, mas sim como uma seguidora de tendências. Se as marcas criadoras de tendências como a Specialized, Scott, Cannondale, Trek e afins decidirem acabar com as 26" a Decathlon seguirá.

Com certeza não irá descurar o mercado das 26" em particular em termos de consumíveis como pneus, mas se a lavagem cerebral ao mercado for suficientemente forte ao ponto de todos andarem à procura das 27.5" convencidos que pedalam sozinhas não tenho dúvidas que se focará também nessas rodas.
 

Galileo

New Member
Boas

Eu contra mim falo que tenho uma RR 8.0 mas o mercado das bicicletas na Decathlon é um nicho de mercado muito pequeno ainda por cima agora que qualquer problema que se tenha na bicicleta tem que ir para a oficina central e demora 2 semanas a resolver.

Cumps,
Galileo
 

Jocas22

Active Member
não vejo necessidade absolutamente nenhuma de quem começa em 29 mudar pra 26. Ou vai ganhando ritmo ou não, se o faz, ter 29 ou nao é indiferente, senão o faz e só anda na desportiva e de vez em quando as dificuldades que terá não serão muito diferentes consoante a roda nem quem a usa se preocupa com isso, mexe pedaleiro cassete e resolve a coisa.
Se não ajusta uma 29 tambem nao ajusta a 26.

Tambem nao me parece que a 26 reduza qualquer sofrimento pra quem nao tem cadencia. Se nao tem pra uma tambem nao tera pra outra, é mais uma questao de se nao treina nunca la chega, vai acabar usar relações mais leves e sobe o mesmo (ou nem sobe, vai a pé) com pouca diferença de esforço, é o que verifico com quem ando.
 

jose.apoli

New Member
Joseelias

Eu acho que se a decathlon segui-se tendências, teriam feito as novas topo de gama em roda 29" e não as duas novas 8xc pro e a 8xc race, ambas em roda 26".
e como a decathlon é um "grande", então se quiser rebenta com o mercado, pois enevitalvelmente muitas lojas vão ter mesmo de fechar.
 

ernez

Active Member
Exatamente Jocas22, á montes de tempo que falo nessa situação, é uma questão de relação, o resto, para andar mais, venha o treino e outras coisas mais, :D
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Deixo a minha sincera opinião.

Pelo que me dá a parecer, quase todas as marcas vão lançar modelos 27,5 para 2014. As rodas 29 têm muitas vantagens como já foram ditas em posts anteriores. Mas como tudo na vida também tem algumas desvantagens.

É comum em todos os segmentos de bicicletas.

Agora vamos a factos. As 29 são mais pesadas e não se adptam a todas as pessoas. Vejamos. Eu meço 1,80 e peso 100 kgs. Para mim a roda 29 não dá. A subir esforço-me muito mais, logo sofrer sem têr prazer para mim não.
Mais de 60/70 % das pessoas faz btt ao domingo. Uma roda 29 é mais exigente que a roda 26.
Tenho um amigo que tem uma força descomunal nas pernas. Mas como é de estatura baixa é para esquecer, 29 nem pensar.

Não é por acaso que o campeão actual do mundo de XCO não se habituou á roda 29 e optou pela 27,5 sagrando-se campeão em 2012/13 e ficou em 2º nos Jogos Olímpicos. Obviamente que não serve porque é um atleta de alta competição.

As 27,5 são a meu vêr as bicicletas do futuro porque vai agradar a quase todos.

Mas a Roda 26 vai sempre continuar a ser a rainha das bicicletas. Disso não tenho dúvidas.

Só acho um erro é que certas marcas tenham deixado de produzir bicicletas roda 26.

Estou expectável quanto ao futuro.
 
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