Roda 26, qual o seu futuro?

Patitos

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Aqui vai a minha opinião, a qual já a expressei noutro tópico o ano passado:
2/2012= 26 / 29, e está para breve uma intermédia...........29 boas a descer sem ser muito sinuosas e técnicas, boas a rolar em plano, más a subir quer em terrenos sinuosos ou lisos, mas isto é a minha opinião de quem já as experimentou , e atendendo que treino uma média de 2 a 4 horas diárias e até tenho alguma força , continuo a preferir as 26 .
Na minha opinião é mais uma manobra de marketing para vender um produto novo .
3/2012= Em provas longas como 82km , acredito que tenha vantagens, agora XC puro , em poder de aceleração a 26 é melhor que a 29.
No entanto as pessoas esquecem-se do mais importante, é que não podemos comparar ambas as rodas com os campeões que nelas andam , pois esses treinam 5 a 7 h diárias.

No mesmo percurso técnico com muitas subidas e descidas ( 2 voltas X 7.8km), experimentei uma flash 29, a minha Flash 26, e depois coloquei uma 27.5.
Durante 4 dias de manha e á tarde fui alternando e ao fim de cada 2 voltas tomava apontamentos, e conferia tempos.
A primeira grande diferença foi no peso, entre a minha Flash 6750gr e a Flash 29´, logo ai a 29´perde pois estamos a falar de mais de 3kg de diferença.
Depois outra diferença que notei foi nas acelerações, se a 29´ganha ligeiramente quando vem embalada,( na 26 a multiplicação de pernas é maior para chegar á mesma velocidade ), ao fim dum singletrek , e quando se começa a subir sem estar embalado, o poder de aceleração na 26 é muito superior, numa subida de 1.5km com grau de inclinação médio 10% a 26 chegou ao topo 10seg mais rápida.
Em obstáculos de pedra nomeadamente a descer a 29 parece que tem uma estrada de alcatrão tal não é a facilidade e segurança com que passa, na 26 temos de ter mais cuidado e estar mais concentrados.
Com a 27.5 tem-se um bocadinho das duas (29´e 26 ´), é uma medida intermédia que irá singrar no panorama nacional.
Relativamente á estética da bike a 26 bate sem apelo nem agrado a 29. Na 27.5 o pessoal fica a ver a ver se percebe que raio de tamanho é aquele. iol. Outra das vantagens desta medida é que serve em grande parte dos quadro que tem 26, poupando-se muitos €€€€
 

ernez

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Patitos, quando experimentares uma 29 durante alguns meses e também a testares com a mesma relação e peso da tua 26, ai sim, faz um teste digno desse nome, até lá, tudo o que disseste em cima, não fáz qualquer sentido, isso é o mesmo que comparares um fiate a um ferrari, se pegares num ferrari não o vais conseguir guiar porque não tens a esperiencia suficiente, desculpa lá mas não tem qualquer lógica o que ai tens descrito, voltando ao topico, eu tenho uma trek de aço roda 26, e estou muito feliz com a aposta que as marcas estão a fazer nestes quadros, mas como as coisas andam com os fortes investimentos e nós que somos super influenciados com os crakes das bicicletas, é provável que num futuro não muito distante a roda 26 fique esquecida durante uns tempos, mas para já não.
 
Com os milhões de bicicletas com roda 26 que existem no mundo, duvido que desapareçam do mercado peças e componentes. Mesmo que os principais fabricantes deixem de produzir material, irão existir empresas secundárias a aproveitar o nicho.

Se alguém numa loja vos tentar convencer a comprar bicicleta nova, porque não existem peças no mercado para a bicicleta velha, não acreditem. Existe a internet. Existem armazéns de peças, intermédios entre fabricantes / importadores e lojas/oficinas, que costumam ter muito material disponível a preços acessíveis.

Tenho uma bicicleta de BTT com mais de 20 anos e tenho conseguido conseguido arranjar material. Ou nesse tipo de armazéns de que falei. Também guardei peças de uma antiga bicicleta de btt com quadro de ferro de um familiar, que já me foram muito úteis (exemplo de uns travões cantilever e um manípulo de mudanças).

Inclusivé, conheço uma pessoa que, nos seus tempos livres, restaura bicicletas "pasteleiras" antigas com 40-70 anos. E até agora tem conseguido encontrar peças adequadas para o que precisa.
 

mlouro

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Bom tópico Colónia.

Sinceramente e olhando para os catálogos de 2014, a realidade é que parou o investimento nos quadros de roda 26 abaixo dos 150mm para uma boa parte das marcas. Com isso o lógico é que vai gradualmente abrandar o desenvolvimento em suspensões, rodas e demais componentes para roda 26 no segmento de XC/Maratonas, ou pelo menos, estes serão desenvolvidos primeiro para os novos tamanhos de roda e só depois para 26. Custa-me a acreditar que nesse segmento as marcas voltem a apostar na roda 26, mas também não acredito que desapareça completamente.. penso que será um mercado de nicho e algumas marcas mais pequenas talvez o consigam aproveitar!

Já relação a bikes de cursos maiores, tenho muitas dúvidas que a 27,5 pegue, quanto mais a 29.. Numa bike de 160mm de curso, creio que os pneus mais largos, ângulos de direcção mais relaxados e guiadores mais largos acabam por fazer com o tamanho da roda faça pouca diferença na estabilidade e facilidade em ultrapassar obstáculos, e depois a agilidade e rigidez da roda e quadro são superiores na roda 26 tendo ainda o bónus do peso ser inferior.. por isso.. componentes para roda 26 actualizados, vão continuar a existir, mas talvez não para roda 26.

Pessoalmente, acho que esta "evolução" para roda 29 e 27.5 faz pouco sentido.. não vejo como é que me vá divertir mais por ter uma roda maior que a 26, nem vejo como é que mais peso de rotação e do conjunto me vai ajudar a subir com mais facilidade, e menos agilidade e menor rigidez me vá ajudar a descer melhor, por isso espero que algumas marcas voltem um pouco atrás e pelo menos voltem a ter roda 26 em modelos de 140mm de curso quando eu quiser comprar uma.
 

abelha2

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Não concordo com a opinião da página anterior em que dizem que as 29 sobem melhor, mas isso já discuti no tópico próprio.

Mas por exemplo, o Palitos fala em rapidez, e testou para ver qual era mais rápida num determinado percurso. Para algumas pessoas isso é importante (quem participa em maratonas e tal) mas por exemplo para mim e os que andam comigo isso é irrelevante, apenas o "sorriso" com que se chega ao fim de uma descida técnica.

Temos todos bicicletas completamente diferentes, desde bikes de AM com 160mm, à minha berg rígida de roda 26, a outra de roda 29 e andamos todos pelos mesmos trilhos e demoramos todos o mesmo tempo (esperamos sempre uns pelos outros). Cada um comprou o que mais gostou, ou pode e achou melhor para si. Tal como eu acho que há muitas pessoas que compram bikes não por serem rápidas ou leves ou o que seja, apenas querem uma bike que não avarie, seja segura e confortável.

Onde quero chegar é, da mesma maneira que no meu grupo uns acham mais adequado ao local onde andamos uma 26, outros uma 29, uns uma rígida outros uma suspensão total com um curso bastante generoso, uns vao achar sempre adequado a 26 e outros a 29. Por isso nenhuma delas vai desaparecer.

Mas se alguém tiver uma informação da industria que vai desaparecer alguma delas, avise, que eu faço cá em casa um armazém de material, para depois vender a preços inflacionados:D
 

andrextr

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O problema das rodas grandes é que ultrapassam a largura de eixos do porche e depois dá multa. eheh

27er.jpg


Não sei qual será o futuro das 26, mas pelo que vejo nos foruns de Enduro / FR / DH está quase tudo contra a mudança e só querem as 26", porque são mais manobraveis e divertidas. Para o XC/maratonas talvez acredite que o 26" possa desaparecer...
 
Last edited:

Ivo

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Boas,

ora aqui está aqui um artigo esclarecedor (http://www.pinkbike.com/news/26-vs-2...29-Wheels.html). Já o tinha lido há uns dias, e ainda bem que aqui está! Vejam as condições de teste e o veredicto final!

Em relação ao futuro das 26'', li algures que a Giant, em 2014, vai lançar toda a sua gama em 27,5''. Aparentemente não é uma grande noticia para quem tem preferência pelas 26''.
No entanto, como já foi dito neste tópico, na Alemanha "a coisa" não pegou lá muito bem!

Na minha opinião a maioria das marcas, principalmente as mais massificadas, vão optar por um único tamanho de roda em função da utilização da bicicleta (XC, XCM, AM, FR/DH). E se o mercado para as 29'' estiver em "alta" é nas 29'' que eles vão apostar! Desenvolver 3 geometrias (para bikes até 100mm) tem custos. E penso que esta é mais uma razão pela qual eles estão a apostar numa determinada geometria, no caso da Giant a 27,5''.
Não penso que a 26'' não vá desaparecer. Vai continuar a existir, em função das apostas das marcas. Não me surpreendia nada que uma determinada marca que este ano tirou as 26'' do catálogo, para o ano surgisse com um "novo" avanço tecnológico, e as 26'' passassem a ser "standard" de novo! E contratavam um ciclista de topo e uma agência de marketing para dizer maravilhas! E lá vai o pessoal trocar de bicla de novo!

No entanto, e como já li por essa Internet fora, a escolha da "roda" na aquisição da bicicleta vai para além daquilo que se ganha ou perde em termos dinâmicos. Depende também da estatura do ciclista. De uma maneira simplista: rodas grandes para ciclistas grandes (Sim, claro que há excepções, sei que há alguém que tem um primo cujo o vizinho que só mede 150cm tem uma 29''). Não deveríamos ter em conta a nossa estatura quando escolhemos a bike ( roda: 29'', 27,5'', 26'')?

Quanto as opiniões pessoais. Por muito que as pessoas tentem passar um ar de independência, vão sempre puxar a brasa a sua sardinha. Ou seja, vão sempre defender a "roda" que existe na bicla que possuem (ou que acabaram de adquirir). Portanto, a discussão de experiências pessoais que exultam a vantagens de determinada "roda" não levam a lado nenhum!
 

abelha2

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Ivo não é o meu caso, mas quem acabou de comprar uma bike seja ela de que tamanho seja, vai achar que essa é a melhor escolha, pois por achar que era a melhor é que a comprou.
 

paulo calado

New Member
sendo eu possuidor de 5 bikes, todas com roda 26" (excepto uma cargo-bike que em roda 20" à frente), 9 rodas no total, desejo a todas um futuro cheio de sucessos, sem empenos e/ou raios partidos, sem cepos partidos ou desgaste dos aros nas que são para v-brake.
estendo estes desejos a todas as rodas 26" que andem por aí.

saudações
 

Joseelias

Well-Known Member
Para quem não entende inglês aqui vai a conclusão do link posto antes do comparativo das três rodas do site Pinkbike (não sou tradutor profissional por isso desculpem algum lapso):

"Definindo as diferenças

Em último caso as diferenças entre tamanhos de roda são mais ou menos aquilo que era de esperar. As 29" 'rasgavam' através de secções de campo aberto, mas eram mais difíceis de manter a velocidade em curvas apertadas. As 26" tendiam a perder velocidade mais rapidamente, mas pode-se brincar mais facilmente com a bicicleta. E é aqui que tenho alguns problemas com as 27.5". A lógica dita que rolam melhor sobre os obstáculos que as 26", e manobram melhor que as 29". No entanto, se se virar a lógica ao contrário, elas não rolam tão bem como as 29" e não manobram tão bem como as 26". Para mim, pelo menos, as 26" são as mais divertidas de usar e, no fim do dia, é isso que o Btt é suposto ser. Se se começar a olhar para a nova geração das rodas 29" que estão prestes a sair, como a Specialized Stumpjumper 29er, a Santa Cruz Tallboy ou a Orange Five 29, a questão inevitável para mim é 'Que sentido fazem as 27.5"?' Os sacrificios para usar uma roda maior são cada vez menores, por isso porquê perder-se essa vantagem no rolamento? O tamanho intermédio começa a parecer um compromisso desnecessário.
"

Já tinha lido este artigo há uns meses, e alguns outros na mesma linha e foi uma das várias fontes de informação que me fizeram questionar desde logo o sentido das rodas 27.5", embora mesmo sem ter lido nada anteriormente já por mim tinha chegado a algumas conclusões lógicas sobre este assunto.
 

EZrider

Member
Boas,

A minha opinião é que irá haver material para 26" por muitos anos, pelo menos até a minha deixar de merecer upgrades :). E nessa altura, logo irei ao mercado avaliar o que será melhor para mim, se 27,5, 29 ou outra coisa qualquer.

A produção de material para 26" durou tantos anos, há tanto "material circulante", que irá demorar bastante tempo, até deixar de haver peças ( se é que isso vai acontecer ).
Por isso, sigo com a 26" sem medos e usufruindo :D e vendo muito video, lendo muito artigo como entretenimento e ir formando opinião, claro está.

Just my 2 cents...
 

Colónia

New Member
Apresento uma foto tirada a uma página da bike magazine deste mês que vem confirmar algumas das coisas que já foram aqui ditas. Desculpem a fraca qualidade da foto

1dk3.jpg
 

TeZz

New Member
Eu digo: Boa sorte Scott com esta decisão... Daqui a 2 anos vamos todos reler este post....

Lol mesmo a serio.
Nao é so a scott a tomar decisoes parecidas , mas sao decisões de marketing.
Para meter a comunidade ciclistica em panico a fazer posts do tipo "e o futuro da roda 26 qual sera". E a comprar bicicletas novas. O pessoal diz que muita gente vem é defender a roda que tem , isso nÃo faz sentido nenhum ! O tipico user deste forum , se quizesse ter uma roda maior, tinha.
Agora vou meter rodas novas, se quizesse metia 27.5 , era so trocar a suspa ,e qualquer homem que postou aqui a defender 26" fazia o mesmo.
O futuro das rodas para mim é simples

Ciclovias e uso ludido - 29"
XCM / maratonas-29"
XC - 29"
XCA- 29" - 27.5 -26"
AM- 26" -27.5"
Enduro--26" - 27.5
FR-26"
DH -26"
Slopstile , dirtjump etc etc - td 26"


Por isso acho um bocado ridiculo , marcas a dizer que a 26" vai acabar, simplemente havia uma faixa de users grande sem a bicicleta adequada , dai se venderem muitas nestes anos , o resto è marketing
 

cayto

New Member
A meu ver cada um deve escolher o tamanho de roda que pensa mais se adequar aquilo que pretende fazer.

Eu por exemplo, das vezes que andei de 29er antes de comprar a 27,5 que tenho não gostei da experiência, no entanto não deixou de ser um primeiro impacto. Quando em monte peguei numa 650b, senti-me bem com a bicicleta, encaixado na bicicleta. Para mim escolher uma bicicleta não é só seguir uma tendência de mercado ou coisa do género. As 29er tem vantagens que ninguém lhes pode tirar, assim como as 26er e as 650b. Atualmente com uma, estou satisfeito com a compra, e para aquilo que pretendia de uma bicicleta ela responde a isso mesmo.

Não penso que as 26 vão acabar nem coisa que se pareça, mas certamente podem ser ajustadas a outra realidade que se calhar não era a que se via até agora.
 

Reanimate

New Member
Eu por exemplo não me imagino numa 29er apesar de reconhecer as suas óbvias vantagens. Sou demasiado leve e "pequeno" para ter aquela potencia extra que as 29er requerem numa subida mais inclinada e depois a descer um single mais técnico também sinto alguma dificuldade em fazer com que a bicicleta responda da forma que quero.

Depois o que para mim é o pior problema de uma 29er para alguém como eu, o peso. Uma 29er de gama media/baixa é extremamente pesada e muitas vezes os preços praticados pelas marcas não justificam o equipamento nem a qualidade do quadro. Se falarmos numa 29er topo de gama a conversa é outra mas a maioria das pessoas não tem 3000€, (plus), para dar por uma bicicleta.

Dito isto, entre a minha ghost com 9kg e pouco pelo valor de uma scale 950 que tem 12kg... quero antes a minha ghost.
 
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