Roda 26, qual o seu futuro?

Jocas22

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os avanços na tecnologia são baseados em equipamento de topo não de entrada de gama. È um erro, acho eu, vender uma bike 650b ou 29 de 400€ como é um erro vender travões mecânicos só por dizer que parecem os hidráulicos quando uns bons v-brake travam melhor e dão menos problemas. Mas mesmo as bikes de 1500€ com rodas que pesam toneladas eu acho que é um erro, aquilo custa mesmo então pra quem não tem pernas imagino. Mas também quem pouco conhece disto não ia querer numa loja as topo de gama 650b e 29 e depois as baratuchas 26 que parece em comparação a roda pro filho. E depois ir pras usadas muita gente não gosta ou não se quer meter a comprar sem perceber nada daquilo, vê-se isso aqui.
As geometrias já estão adaptadas ás rodas grandes, isso não é por ai. Quando se lê a culparem a geometria a culpa é de outro lado, também se vê isso aqui, micro guiadores ou as tais rodas chumbo.

Admito que muitos prefiram a roda 26 pro que fazemos (exclua.se lá o DH) mas também muita conclusão sobre as rodas grandes é enviesada por más decisões. Eu já não voltava atrás. Mas tambem tanta gente avisou não troquem boas 26 por mas 29 mesmo com a teoria depois melhoro, é que enquanto não melhoram sofrem o triplo e divertem-se metade

quantos é que podem experimentar 2 modelos de roda (ou mesmo 3 pros que compram pela 1ª vez), ajustada ao seu tamanho? uma volta como deve de ser? nos locais onde costumam andar? menos que poucos.
 
ola
acho que de tudo que li desde o meu ultimo tópico ate agora acho que a frase que mais achei real foi esta: de RUI MARÇAL " Muitos pensavam que o diâmetro da roda ia compensar muito a falta de pernas e o kit de unhas em falta. Depois, na realidade correu mal..." só acrescentava uma coisa "estou na moda"
MAS ACIMA DE TUDO DIVIRTAM-SE VIVA AO VERDADEIRO BTT
 

pimentoski

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eu tive a hipótese de testar roda 26 e roda 29 com uma semana de diferença. A volta era muito pouco técnica, foi no verão, piso seco. Começa a subir, depois tem uma descida grande e acabava no ponto de partida a subir novamente. Estamos a falar de um circuito largo, rápido com cerca de 8km's e 100metros de acumulado. Na 26 que era a minha bicicleta há 4 anos, uma stumpjumper sworks com rodas ztr, componentes razoáveis e 9300gr de peso fiz... 16:16 minutos dá uma média de 28,59 km/h... Na primeira volta que fiz na minha stumpjumper 29er (já tinha andando em epic's 29er) fiz 13:50 (de origem pesava 10,500gr), uma semana depois... média de 33,61km/h. Isto tudo medido por GPS, fiz um segmento privado no strava, mesmo com algum eventual erro a 29er arrasou o meu melhor tempo da 26.

Agora a parte gira... Nesse dia estava com a garra e com a pica toda de ter uma 29 mas depois nunca mais consegui bater esse tempo, por mais voltas que dê e agora já tenho ZTR Crest (no dia do record era rodas de origem mais pesadas) não consigo chegar a esse tempo, sendo que a média de tempo agora ronda os 15:00, mesmo assim é média sempre superior a 30km/h.

Lição a tirar, treinem nas 26 e usem as 29 só nos dias de prova... :D

Este efeito senti exactamente na 26 quando meti as ZTR Alpine, a bicicleta parecia que voava, nas subidas era super leve, um mês depois não notava nada... E na 29 é o mesmo, foi bom ao inicio mas agora já não sinto tanta a diferença, só noto mesmo quando ando numa 26 e parece que estou numa BMX...
 
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moch75

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À 14 anos que ando sempre de um lado para o outro, fruto da minha profissão (não sou caixeiro viajante hehehe). Algo que me acontece com muita frequência é a complicada logística de andar sempre com a ginga de um lado para o outro, fazer 50, 100km até é aceitável, agora 500 torna-se complicado, é a viatura que a leva mas esta não foi projetada para levar suporte de biclas. Como tal tenho de andar sempre a rebaixar os bancos de trás, encolher cintos, puxar cintos etc... Agora com as duas fica uma em cada lado, se 29 ou 26 no lugar A ou B, sinceramente o que eu quero é uma para andar. É claro que cada uma tem as suas vantagens e eu prefira agora a 29 mas por muitos artigos que leia de qual a melhor 26, 27.5 ou 29 cada vez mais acredito que quem gosta de fazer btt não precisa deste ou daquele tamanho de roda, se for como eu o que interessa é ter uma delas para andar :D
 

Sérgio30

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Gostaria de colocar uma questão baseando-me num comentário anterior. Tenho uma 26 mas queria fazer um upgrade nas rodas actualmente tenho umas Mavic Crossmax SLR de 2013 e gostava de mudar para umas Xanti em carbono, a 29 está fora de questão a minha duvida é, ou mantenho na 26 ou troco para 27.5 correndo o risco de as rodas 27,5 serem uma moda que pode acabar penso eu.

Cumprimentos
Sérgio Medeiros
 

Rui Marçal

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Boas Sérgio30,

Carbono? Não vais ganhar muito peso se meteres umas 27,5 além de que vais pagar mais de 1000€ por umas rodas em carbono...quanto vão custar e quanto vais ganhar em peso?

O meu conselho, que foi o que fiz é muito barato e fiável que é o que se pretende nestas alturas de crise, lol...

Trocas os pneus por uns mais altos, como por exemplo os Maxxis Ikon em 2.2. Ficas com um pneu bem largo, pois tem um balão muito grande, o ETRTO é de 57...

Metendo estes pneus ficas um um diâmetro igual ou muito aproximado de uma roda 27,5. As vantagens são pneus mais baratos, mais leves e mantens as rodas que já tens que são muito boas. Assim, fica-te a despesa por menos de 100€...
 
Opá, se venderes as Crossmax por um valor razoável, tens aqui um comprador :D

Por isso eu gosto tanto dos novos tamanhos de roda - há muita coisa de roda 26 à venda!
 
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PedroTenreiro

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1000€ por 400g? Sai a 2,5€ por grama... Não é para mim de certeza. lol

O que vais ganhar com esses pneu numas rodas 650b, é imperceptível para o utilizador comum. Ganhas bem mais (em todos os aspectos) metendo uns pneus mais volumosos nas rodas que tens. Creio que com qualquer pneu 2.25 de as rodas 26 que tens vão ficar mais altas que as 650b com esses 2.0. As vantagens das 650b vão ser completamente relativizadas.
 

Rui Marçal

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Pedrotenreiro, e companhia. Se querem pneus altos ou largos tem de se guiar pelo ETRTO, é isso que interessa não os 2.1 ou 2.2...

Quanto vão pesar essas rodas de carbono? E quanto vão custar?
 

Sérgio30

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Caros companheiros de pedalada eu falei em 27.5 pois é o que está na moda alias 27.5 ou 29 mas 29 está fora de questão.
Eu tenho as mesmas rodas em tamanho 26 e se fosse assim a diferença de peso era ainda mais mas pelo que já se viu no mercado as 26 penso que têm os dias contados para mim tenho muita pena mas....... por isso falei nas 27.5 pois caso contrario era 26 e nem pensava duas vezes.
As rodas custam 1450 euros as 27.5 e pesam 1050 gramas peso máximo 80 kg.
Em resposta ao Pedrotenreiro não pretendo meter uns pneus mais volumosos alias de 2.0 não passa a questão aqui é fazer um upgrade nas rodas tendo muitas duvidas no seu tamanho 26 ou 27.5.

Cumprimentos
 
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Rui Marçal

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Esse peso de que falas é com cubos incluídos?

Deduzo que vais meter então uns pneus mais finos se for 27,5. Se assim for não vais ganhar nada. Vais é perder dinheiro e ficar com uma bike mais instável em determinados pisos, com menor poder de tração e travagem.
 
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PedroTenreiro

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Rui, foi precisamente isso que quis dizer no meu post. Sérgio, se a tua intenção é passar a 650b e como me parece que o teu quadro é bastante limitado nessa aceitação, eu pegava nos 1000€, trocava de quadro e escolhia outras rodas. Ou então, mantens-te nas 26 até dar.
 

Sérgio30

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Eu de facto de bicicletas percebo pouco, mas penso que um quadro scott Rc de 2014 que é o topo de gama da marca não seja um quadro limitado, mas quem sou eu. E a intenção era não colocar pneus mais finos se fizesse a mudança. Mas obrigado na mesma pelas dicas. Rui Marçal diga-me por favor "mais instável em determinados pisos, com menor poder de tração e travagem." Em que pisos????? E como alterar a roda 26 para 27.5 tem influencia no que disse ?????
Cumprimentos
 

Rui Marçal

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Bom dia Sérgio30,

Percebi o que o Pedro quis dizer. Esse quadro é limitado para aceitar rodas 27,5'. O espaço atrás não deve abundar para montar algo maior que 26'. Depois, na frente, não sei qual é a tua suspensão, mas também pode não ter muito espaço para isso.

Por exemplo, um quadro Cannnondale Scalpel como o meu admite sem qualquer problema roda 27,5' ou até 29' na frente, como tem uma lefty não há qualquer problema. Atrás a roda 27,5' também não apresenta problema, mas roda 29' já não, lol...

Mesmo assim, podendo meter roda 27,5' como muita malta já meteu, eu preferi gastar 1000€ numas rodas novas com 1200 grs (incluindo cubos, raios, pipo e fitas) e comprei na mesma roda 26'...Estou numa situação muito semelhante ou igual à tua.

Assim, poupei no peso, poupei no dinheiro investido, as rodas 27,5' são mais caras e pesadas e no final fiquei praticamente com rodas 27,5', que aliás já tinha antes. Para isso, troquei de pneus por uns mais altos e largos compensando assim o que falta em diâmetro da roda com o diâmetro maior do pneu.

Quando te digo que vais perder estabilidade, tração e travagem, é porque, como disseste que ias montar 2.0...Os Schwalbe Furious Fred que tem de ETRTO só de 50, é muito estreito, por isso dizes que cabe bem com umas rodas 27,5', muito provavelmente o que tens agora com roda 26' é mais largo que esse, por isso não ganhas nada com isso. No exemplo que te dei, os meus pneus são mais largos que os teus 14%!. E digo-te, pelo menos na frente nota-se e muito a estabilidade. E ainda mais esse pneu não é propriamente um tipo de pneu muito bom em aderência e segurança, é mais um pneu de "sprint", piso seco e pedra grande, lol...é rolante...

Se ficas com um pneu mais estreito, perdes muito mais estabilidade na frente. Isso é mais notório em areia e terreno solto, como cascalho. O mesmo se passa com o poder de travagem e tração. Menor superfície de contato...Por outro lado ainda, perdes ainda capacidade de rolar em terrenos mais degradados por diminuíres a faixa de rodagem no pneu. Só em piso muito bom ou alcatrão tiras vantagem disso...

Dizes que não deves alterar a largura do pneu se passares para roda 27,5'. Se assim for esquece o que te disse. Mas tens de ver bem essas medidas, pois se não tens problemas com piso seco, no inverno, com a lama podes ter se a roda tiver pouca folga entre as escoras...

Tudo isto te pode parecer muito teórico, mas estou a contar-te a minha experiência que já senti na pele das vezes em que ia com a faca nos dentes quando tinha montado na frente uns Maxxis High Roller 2.1 com um ETRTO de 47, foi um ano e meio para esquecer até que cheguei à conclusão que era do pneu. Quando o troquei...que diferença, enorme...
 
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