Roda 26, qual o seu futuro?

jonyboy

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a parte dos pratos da pedaleira duvido que fossem iguais nos 3 tamanhos de roda ... logo a transmissão não é completamente igual penso eu de que...
A dentição dos pratos vai influenciar a rapidez da bicicleta no circuito... acho que não tou a dizer asneira...
eu acho que a altura tem influencia por exemplo eu experimentei 29 e simplesmente não me senti bem em cima dela logo o meu rendimento iria ser inferior...
vis-te o link que postei? em temos ciclisto científicos lol ganha a 27.5.
 
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Jocas22

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se eu percebi bem todos experimentaram a 26, a 27.5, a 29. Depois so interessa que todas permitam a mesma desmultiplicação, nao interessa se todas têm o prato x ou a cassete y.
 

jonyboy

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sim basicamente e isso, mas com a mesma desmultiplicação em rodas com tamanhos diferentes acaba por não ser a mesma desmultiplicação, estou certo ou estou errado?
 

klaser

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Olha o teste científico descobriu algo que ninguém ou quase ninguém se atrevia a dizer "Nas subidas, a 29 também foi a mais rápida, já nas descidas a 26 foi a melhor delas por uma pequena margem." :)
Como o outro amigo disse também "descobriram" que a 27,5 é pior que as 26....
Parecem aqueles estudos que saem todas as semanas da Universidade de Ohio que o Parta :D
 

ermporshe

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Interessante que isso desmente praticamente tudo que o senso comum diz sobre essas bikes. Primeiro, que a 29 é melhor que as 26 nas descidas. Segundo, que a 26 é melhor que a 29 nas subidas e terceiro, que a 27,5 é o melhor dos dois mundos, quando na verdade, se mostrou pior que as outras duas.

Pela leitura destes textos percebe-se que cada um compra o que quer.
Amanha sai um teste que irá dar um resultado diferente e provar que a X é superior à Y e Z.
Nos States vejo pessoal muito pacifico em relação as suas 26er e vejo gente tranquila com as 29er, cada um compra o que quer é o resumo, cada um faz os seus trilhos aos fds e cada tipo de caminho se adequa melhor a um tipo de roda.
 
E por cá também há gente descontraída com as suas bicicletas, sejam que tamanhos de roda forem...

Assim como nos States, também há milhentos fóruns, bem maiores do que o nosso, onde pessoal se insulta só por que acham que 29 é melhor que 26 ou vice versa!
 

Joseelias

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Em todos os fóruns que me cruzei, dos EUA e do RU, há imensa confusão e discussão sobre este mesmo assunto. Em nada diferente daqui.

Se houver diferença é no facto de eles terem um poder de compra imensamente superior ao nosso e portanto trocam facilmente de bicicleta se não gostarem da que compraram. Aqui, comprar uma bicicleta é quase um investimento para a vida e portanto este tipo de confusões que industria das bicicletas cria é vista com olho mais critico. Afinal, quantos de nós podem trocar anualmente de bicicletas de 1000€ como muita gente lá fora consegue fazer?

Se a malta enfiar um "barrete" tem que gramar com ele durante muitos anos e pouca gente vai querer admitir o seu erro.
 

NEROSTAR

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Marcas de bicicletas ' a sério ' como habitualmente lhes chamo, continuam a vender 26' .
O mesmo não se pode esperar da Specialized, Trek, etc , marcas que vêem o seu dinheiro advir somente de competição.
Quem estiver com medo que as 26' desapareçam não tenha, tem sempre várias e EXCELENTES opções :

 

pimentoski

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o futuro é acabar, quando eu tirei a carta em 1996 tinha um Y10 com jante 13", os meus pais tinham um golf com jante 13", e os carros tinham todos jante 13", depois começaram a aparecer carros, com jante 14", 15", 16", 17", 18" e por ai fora... hoje havendo motor há sempre jantes grandes. As rodas grandes vão ter sempre a vantagem de "paparem" melhor os buracos, serem mais confortáveis e no caso dos carros até podem levar discos de travão maior para segurar o aumento dos pesos. Claro que quanto maior a jante pior o arranque... Lembro-me bem da malta que tinha carros com jante 17" e para os arranques metia jante 16" ou jante 15" (se o disco da frente deixasse). ou seja tirando as acelerações as rodas grandes vão ser sempre melhores é certo, qualquer pessoa que saiba fazer contas, que perceba de matemática que saiba calcular ângulos vai perceber sempre que bater num passeio com uma roda 29 é diferente de o fazer com uma roda 26" por exemplo. Modas há muitas, mas nem todas ficam, os bar-ends já foram moda, desviadores invertidos já foram moda, mudanças e travão na mesma manete já foi moda. há uns anos esta conversa era sobre o v-brakes, quem não mudou logo sempre disse que os v-brake nunca iam morrer, que eram melhores, mais leves, etc, mas os v-brake morreram, só servem para equipar bikes de 50 euros do continente... e esse vai ser o destino das 26, ficam para gamas de entrada ou tamanhos pequenos/de senhora. a única excepção pode ser no downhill que se aguentem mais tempo.
 

SeteGu

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Acho que não se pode comparar à letra um carro com uma bicicleta. Por exemplo: os carros têm-se tornado cada vez mais pesados enquanto que as bicicletas querem-se cada vez mais leves (salvo esta moda das rodas grandes). Mas sim... percebi a ideia.

Eu continuo a achar que as rodas 26, 27, 29... têm as suas vantagens e desvantagens e que não se pode dizer que uma seja melhor que outra. Acho bem que as rodas 27 e 29 sejam para manter mas por mim bem que podiam continuar a existir as 26 como antes. Seria o tipo de roda que continuaria a comprar.

Quanto maior a roda pior é a travagem, aceleração, agilidade, peso, equipamento/preço, etc... afinal também têm desvantagens e não são tão poucas assim.

Na minha opinião, o tamanho de roda foi indiscutivelmente um bom pretexto para inflacionar o preço das bicicletas.
E só por inicialmente se dizer que "as 29 são melhores em tudo, o futuro, a revolução" e depois já se dizer que "as 27,5 é que afinal são o melhor dos dois mundos, o compromisso ideal, etc"... nota-se que são argumentos apenas de quem quer vender o seu peixe e obrigar o pessoal a trocar de bicicleta.

Um representante da Giant (maior fabricante de bicicletas a nível mundial, salvo erro) ainda há pouco tempo já dizia que na opinião deles as 29 iam ter tendência a desaparecer com o tempo ficando apenas as 27,5 e que pelos testes todos XPTO deles não havia duvidas de que a 27,5 é que era o futuro... blá, blá, blá.
 

Lanwolve

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A minha preocupação é tão grande que estou a negociar para adquirir uma 26'' usada.

Se o negócio se concretizar tenho que agradecer às 29'' por tornarem o mercado de usados de roda 26'' tão inacreditavelmente barato!!! :D
 
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cutkiller

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Lanwolve extamente... :D

Acabei também por comprar uma roda 26 com uma equipamento excelente, a um preço apetecível... Se fosse uma roda 29 tinha-me custado mais 500€ pelo menos....
Com o preço desta, a única roda 29 que comprava era das mais básicas, com os equipamentos de entrada de gama, o que me iria levar a arrependimento..

Como o que eu gosto é de fazer trilhos, a roda 26 assenta que nem uma luva pela agilidade que tem. :)
 

Jocas22

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o mercado é que dita o preço dos produtos. Não é que quem venda não queira vender por mais, é que ninguém lhes pega e que remédio senão baixar os preços. Curiosamente se depois forem vendidas ás peças (pra quem tem paciência claro) vendem-se no fim pelo dobro do preço. Já tinha a minha 26 completa á venda por menos do que depois consegui por digamos 60% da máquina :choneh:

Mas se todos ficam contentes isso é que é preciso
 

klaser

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Mas falando em mercado,o qual tenho acompanhado atentamente nos últimos anos (e confirma-se que o mercado das 26 está super desvalorizado),tenho vindo a notar ultimamente um grande número de bicicletas boas roda 29 à venda no mercado de usados....Não tou a falar daquelas de alumínio com 14/15kg que muita gente na gana de comprar uma roda maior sem gastar muito entrou,mas de bikes de carbono,com bons grupos,bons periféricos,quase sempre bikes abaixo dos 11 Kgs... Não consigo é identificar com segurança o porquê disso,se o pessoal que está a vender é porque vão comprar novas ainda mais modernas,se estão a se virar para as 27,5,sei lá... Outro fato é que muitas marcas estão com bikes razoáveis (quadro em carbono,grupo todo XT e rodas "mais ou menos") com preços já mais baixos que há alguns meses,o que faz também o mercado das bikes usadas da mesma gama baixar obviamente de preço...
O que acham em relação a isso ?
 

jonyboy

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o que acho em relação a isso é que quem compra uma 26 super leve nesses negocios so faz e bem... diverte-se com pouco dinheiro... é por essas e por outras que acabei por não vender a minha 26 e aproveitei e tou-lhe a dar nova vida hahahah
 

Jocas22

Active Member
há muita gente a trocar 26 por 29, alguns a trocar 26 por 27.5 outros 29 por 27.5 e por ai fora... porque simplesmente existem muitos factores em cima da mesa, peso das rodas que é importantíssimo não é só uma questão do peso total da bike, por onde se nada, o que se faz com a bike.... criou-se uma gigantesca confusão. O problema é que nem sempre se pode experimentar primeiro, e experimentar como deve de ser. Experimenta-se quando se compra e depois claro tem 50% de hipóteses de correr mal.

Para mim se forem bikes de gama baixa nem considerava outra coisa que não uma 26, ainda pra mais com bons preços. Quando são boas máquinas é experimentar no terreno que se gosta mais e fazer uma opção.
 

Rui Marçal

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As poucos e poucos começa-se a chegar ao que eu sempre disse e ainda digo. Basta recuar umas páginas para trás neste tópico.

Há e houve muita gente a trocar de roda só porque sim. Sem experimentar nada. Deixou-se ir na conversa dos comerciais e de muita malta que trocou.

Depois há os problemas de geometrias, de não se adaptarem, etc...

Muitos pensavam que o diâmetro da roda ia compensar muito a falta de pernas e o kit de unhas em falta. Depois, na realidade correu mal...

Agora veem-se largas de bikes 26' à venda completamente ao desbarato. Bom, sempre estamos na época de saldos.
 
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