Roda 26, qual o seu futuro?

JRSB

Member
Joseelias

Passei de uma Spec. Epic Comp com pouco mais de 12kg para uma Cube 110 AMS com pouco menos de 12Kg, não sei ao certo mas a diferença não chega a 1kg a favor da Cube, obviamente que a Cube é melhor a nível de quadro e componentes, não tanto a nível de peso, no entanto a diferença a que me refiro tem a ver com a diferente abordagem ao terreno, comportamento e segurança... estou-me nas tintas para os segundos que ganho ou não, o BTT com uma roda 29" é diferente do de uma roda 26" e eu gosto mais da 29".

Não comprei a minha bike por impulso nem por modas, comprei porque mais algum tempo e tinha que dar a minha Epic uma vez que ninguém me daria nada por ela e já andava a pensar em evoluir á algum tempo! a isto juntou-se o facto de a conseguir vender por um valor razoável e ter conseguido um excelente preço na Cube, foi o momento certo.

Quanto ao video do pro que só ganha 23 segundos em 10km, acredito verdadeiramente que um domingueiro faz bastante melhor com uma 29" do que com uma 26", a 29" requer menos técnica na abordagem ao terreno, seja a descer ou a rolar e transmite muito mais segurança, logo mais velocidade!
 

MiGuEl_82

Active Member
A pedra é mais psicológica que kit de unhas, acredita...a pedra seca agarra melhor que alcatrão, lol....

Totalmente de acordo! A pedra, em especial quando não solta, é mais uma questão psicológica de que de kit unhas. É dar alguma folga ao travão dianteiro e deixar ir ;)
 

Rui Marçal

New Member
Boas malta,

JRSB,

Compraste uma bike melhor, parece-me. És um dos casos que passou de burro para cavalo, embora conheça muitos mais que fizeram o contrário.

Pelo que dizes, a geometria da 29' é diferente da 26'. Deves ter um guiador maior, pneus mais largos e uma posição mais descontraída em cima da bike. O mesmo se deve passar com a bike do Rodinhas Chaminé, penso eu.

É isso que dá uma maior confiança nos trilhos. Claro que o diâmetro da roda ajuda. Mas vem muito mais coisas por trás do diâmetro da roda e é isso mesmo que tenho vindo a alertar ao longo do tempo. As vantagens das 29' não se devem só ao tamanho da roda mais sim à bike no seu todo.

Há uns meses atrás experimentei a minha antiga Lapierre Pro Race 300 que vendi a um colega meu, roda 26' claro. E digo-Vos que nem sei como é que eu conseguia andar naquilo. É má em tudo. Guiador muito curto, pneus estreitos, suspensão mais ou menos, uma geometria onde ia atroviado, muito mau mesmo. Mas quando andava com ela, parecia-me tudo muito bom...até comprar a Scalpel com o mesmo tamanho de roda!

Aí mandei um salto enorme e o kit de unhas aumentou e muito. Bom, não foi necessariamente o kit de unhas. Foi isso sim uma bike mais leve, com componentes ligeiramente melhores e uma suspensão (lefty) muito melhor. Mas o tamanho da roda era o mesmo.

Mesmo assim, experimentei mais bikes, umas melhores, outras piores, e fui evoluído a minha. Antes, a Scalpel sempre foi conhecida por ter uma posição de condução muito agressiva. Vamos muito sobre a frente, é uma espécie de tudo à frente e pouco atrás. Há 3 anos aceitava-se. Hoje para o que faço e gosto de fazer e para os trilhos que tem aparecido já era complicado eu continuar com pneus 1,9 e com um guiador de carbono com 95 grs e 580 mm de largura! Alterei a posição do selim e o selim. Alterei a pressão dos pneus, etc...

Neste momento, não consigo uma geometria tão descontraída como numa 29', nem vou conseguir porque não há milagres, mas está muito diferente do original. Está mais perto de uma 27,5' que de uma 29'.

Há pouco falei que os trilhos também se alteraram. É verdade. Aqui por Santarém, há 3 anos, os singles eram muito poucos. Havia alguns que os melhores conheciam, mas na generalidade o BTT era feito quase todo em estradão. Para este tipo de BTT uma bike podia ser agressiva, pois o rider conduzia quase "deitado" (estou a exagerar) para cortar melhor o vento. Subia-se bem mas para descer era preciso um kit de unhas que nem todos tem ou tinham.

Hoje em dia, a geometria de uma roda 29' é bem diferente. Não mudou só a roda. Veio a "moda" dos pneus muito mais largos e dos guiadores maiores. Esqueceu-se um pouco a importância do peso e passou-se a olhar "só" para o tamanho da roda.

Os trilhos estão mais exigentes. Abrem-se novos singles todos os anos, com drops maiores, com mais pedra, mais espetáculo. Os rideres ganharam mais confiança e começaram a exigir mais. A malta com a roda 29' diverte-se mais pois passam agora onde antes não passavam. Os limites subiram e a confiança também.

Mas não podemos reduzir isto tudo a um simples número 29'. É muito mais que isso...
 
Last edited:

rodinhas chamine

Active Member
boas
Na minha 26 tenho pneus maxis Ranchero 2.10 na frente e larsen tt 2.10 na de tras, o guiador é de 680mm e elevado, na 29 tenho bontrager xr1 2.0 nas 2 rodas sao pneus com pouco balao, o guiador tenho com 660mm recto.

'' A malta com a roda 29' diverte-se mais pois passam agora onde antes não passavam. Os limites subiram e a confiança também'' e me despeço deste topico pois amigo Rui está aqui explicado por ti o porque da minha escolha de não voltar a 26 e preferir a 29 que está mesmo a chegar ao sub 9.5kg e ainda posso trocar a reba por uma sid e o pedaleiro fsa F2000 36/22 por algo umas 200g mais leve, quem sabe um BOR
 

Rui Marçal

New Member
Boas,


Troca também o guiador da 26' para a 29' que ganhas mais estabilidade e confiança.

Mete-lhe uns pneus mais largos e vais ver a grande diferença que vais sentir em conforto e segurança e também a rolar em piso menos bom.

Eu pessoalmente não gosto nada da suspensão Sid, é demasiado seca. Boa para competição mas pouco prática para os meus gostos. No PNSAC então salta para caraças...
 

nunokas

Member
Boas.

Rui, tens que experimentar uma das novas com setup para o teu peso e tipo de piso. Vais ver que não "salta para caraças" ;)


cumps
 

klaser

Well-Known Member
Rui,quando começaram a surgir as primeiras 29 e o pessoal começou a dizer que aquilo é que descia,eu achei injusto também comparar uma bike com guiadores de 54cm e pneus 2.0... :D Fiz uma experiência na minha 26,meti um guiador de 680mm,um rocket ron 2,35 à frente e ainda abri a suspensão a alterei de 100 para 120mm de curso...Pode não ter nada a ver com uma 29 mas que a bike ficou outra a descer isso não tenha dúvida ! :D
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Amigo Rui os pneus ja tenho ali uns schwalbe rocket ron 2.10 para montar, foi pena que nao havia racing ralph da mesma medida, pois seria o ideal para a roda de tras.
Em relaçao ao trocar o guiador da 26 para a 29 esta mesmo fora de questao, pois tal como disse ontem, a bike foi comprada e pensada e repensada para ter as medidas ideais para a minha estatura e o guiador foi cortado com esse proposito, tudo foi pensado e testado quase ao milimetro he he he
 

Rui Marçal

New Member
Boas Nuno,

Experimentei uma Sid de 2014 e com pressões para mim. Não gostei. Não te esqueças que ando habituado a uma lefty que é o oposto. O dono da bike gosta da dele e não gosta da minha. São gostos. Eu pessoalmente nunca gostei da Sid, mas para a competição é boa e a malta gosta.

klaser,

Não tenho qualquer dúvida disso mesmo. É isso que tenho feito na minha 26'...mas o meu guiador já é de 715 mm, lol...comecei com um de 580 mm, depois 680 mm e agora 715 mm. Quase não caibo nos singles. Mas tenho mais controlo e confiança a descer...

Rodinhas chaminé,

Mesmo assim estás com medidas pequenas. Passa a olhar para o ETRTO que está na lateral do pneu. Essa é que é a medida real da largura ou balão do pneu. As medidas comerciais 2.1, 2.2 e afins são demasiado enganadoras.
 

edununo

Well-Known Member
Eu passei de algo como isto:


[URL="http://www.comparateur2velo.com/copy-image.php?t=g&img=vtt-cross-country-bh-ultimate-9-9-15.jpg"]

[/URL]

Para algo como isto:



Não têm nada a ver. São ambas agressivas, rígidas e excelentes trepadoras mas a roda 29 para o que eu faço é superior. Rola melhor, passa melhor os obstáculos e acaba por ser mais confortável.
Na 26 usava Maxxis 2.0 atrás e 2.1 à frente. Na 29 uso Maxxis 2.1 em ambas as rodas.
A suspensão na 26 era uma Fox Terralogic 100 e na 29 é um SID 100mm.
Na 26 tinha guiador de 640mm e nesta de 710mm. Eu já me habituei +- mas ainda o acho estranho. Se calhar vai reduzir para 680 e depois se verá.
 

FireFighterBtt

New Member
Gostei muito do comentário do Joseelias... apesar de muitos aqui terem razão, a industria das bikes quer acabar com as 26 á força toda, na própria specialized disseram-me ontem que já so tinham um quadro stumpjumper 26 para venda (apesar de estar a metade do preço).
O meu receio nisto tudo é que daqui a uns tempos andemos á rasca para peças 26....dai o parecer que as nossas piquenas tenham mesmo tendência para acabar....Os meus cumprimentos
 

FireFighterBtt

New Member
Onde chegou isto da guerra dos 29gigas e dos 26rasteiros que encontrei umas fulcrum red metal zero 26 a 150 negociaveis no olx.....é a loucura do desbarato lol:D:D:D
 

FMCurto

Active Member
Começam a aparecer alternativas que até fazem sentido visto os tamanhos serem muito próximos, da Pivot por exemplo:

Roda 26 fat, 27,5+ e 29 no mesmo quadro:
http://www.pivotcycles.com/bike/les-fat/

Além de soluções bastante inteligentes como as da Banshee que compensam a diferença de 26 para 27,5 com dropouts diferentes removíveis.

Acho que vão começar a aparecer mais e mais destas "soluções", assim conseguem convencer os reticentes :)
 
Top