Roda 26, qual o seu futuro?

ernez

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Não me levem a mal, mas não aguento mais, hehehe, tenho mesmo que comentar, sem comentários, hehehe, moderador pode apagar o meu poste mas não aguentei, hehehe.
 

piranha

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Eu até gosto muito destes filmes e de outros também, só que têm um pequeno problema que se chama " o gajo que vai por detrás do guiador"
Possivelmente e para não dizerem que estou a ser um mãos curtas, se 5% do pessoal que anda de bicicletas andar minimamente bem e não como esses dos filmes, vá descem bem mas não igual, estes filmes até serviriam para alguma coisa, comparações e etc
Agora os outros 95% era ver com as melhores bicicletas do universo e com o tamanho que roda que desejassem a fazer bicha por ali a baixo e a chegarem a meio sem pastilhas
Quando todos chegassem lá a baixo devia ser um rego para ai com uns 2 metros de fundura

Acho que nesta altura devem estar a procura das pastilhas que mais duram para os travões mais potentes do universo

Esse senhores descem mais rápido de pasteleira do que eu com a melhor bicicleta do universo, seja ela qual for com o tamanho de roda que desejarem
 

Joseelias

Well-Known Member
Não dou mais de 3 anos até a Giant, Specialized, Scott, Trek e companhia acabarem com as 29 e 27, 5 e lançarem este novo tamanho de roda. Será ver o pessoal a correr ao molhos até às lojas e a vender as suas 27,5 e 29 atrás da nova loucura.

Ainda não há um vídeo como o de cima, porque a geometria ideal ainda não está apurada e a Rock Shox e a Fox ainda não terminaram a negociação com os ourives de filigrana minhotos para as novas suspensões, aqui fica uma visão do futuro num prototipo. Comecem já a poupar...

[video=youtube_share;T6NJIiXqDXg]http://youtu.be/T6NJIiXqDXg[/video]
 

Joseelias

Well-Known Member
E para todos aqueles que pensam que passando de 26 para outro tamanho de roda vão acontecer milagres, vejam este video de 1992.

Pessoal com bikes de aço, sem suspensão, sem pedais de encaixe, mudanças de polegar e muito possivelmente 18 velocidade a fazer coisas que muito pessoal hoje não consegue fazer com as bikes mais evoluídas.

A tecnologia ajuda, sem dúvida alguma, mas se não houver pernas e mãozinhas não vai ser por abandonarem um tamanho de roda que se provou mais do que eficaz durante 40 anos que se vão tornar nuns prós. Engulam o marketing das empresas e depois descubram que não conseguem fazer com carbono e suspensões de 140mm muito do que estes tipos faziam na "pré-história".

Vale a pena verem para se pôr as coisas em perspectiva. Ver a partir dos 7:34

[video=youtube_share;uyrlEE9AV58]http://youtu.be/uyrlEE9AV58?t=7m34s[/video]
 

Medroso#78

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Há tanta coisa que evoluiu desde esse altura e vocês foram na onda.... não sei pq raio nas bikes tem que ser diferente.
Ainda se deita em colchões de palha?! São os melhores... ecológicos. ;)

Eu não ando um raio numa bike jeitosa, se andasse ainda numa dessas jurássicas então é que era LOL.

....na minha opinião, o material ajuda, e MUITO. Agora milagres, só a nossa sra de Fátima... e nem sempre. :/
 

Joseelias

Well-Known Member
É óbvio que o material ajuda, e o equipamento moderno torna o Btt muito mais acessível a muita gente que o que acontecia no seu inicio, e permite-lhes desfrutar deste desporto. Se ainda se andasse com bikes assim a maior parte nunca tinha começado a praticar.

E a intenção do video não é desdenhar da evolução tecnológica mas pôr o pessoal a pensar se vale a pena andar a vender material excelente ao desbarato quando ainda estão muito longe do seu potencial máximo (ciclista e bicicleta).

Mas também te digo que desde que coloquei uma suspensão na minha nunca me cheguei a divertir tanto no Btt como com uma rígida total. Aumentei a velocidade, mas perdi o gozo da técnica e da trialeira. E quando se caía sempre era mais devagar... :D Fazer Btt de rígida total é um "bicho" completamente diferente.

Agora o que eu acho é que há uma demonização absurda da roda 26. O pessoal engole a conversa dos mais X% de superfície de contacto e ângulo de ataque quando não é isso que lhes vai fazer diferença alguma. E depois esquecem-se que acabam por andar muitas das vezes com bicicletas mais pesadas e rodas mais flexíveis, o que reduz as vantagens dos tais X% de contacto e do ângulo de ataque relativamente às boas 26 que tinham.

Continuo a achar que as 27,5 é puro marketing e uma forma de forçar vendas. As 29 são suficientemente diferentes para terem vantagens e desvantagens se forem de boa qualidade.
 

Medroso#78

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Concordo plenamente quando diz que agora cai com mais força...... :D quanto mais confortável e segura é uma bike mais se abusa. Dou por mim muitas x a andar rápido e penso: se Caio esbardalho-me todo..... e estou a 3h do hospital. :D
 

Joseelias

Well-Known Member
Quem puder, que experimente andar numa Btt completamente rígida algumas vezes. Vão descobrir que a bicicleta deixa de ser um objecto em que vamos sentados para atropelar rochas e raízes, para se tornar numa extensão do vosso próprio corpo pela forma como se têm que posicionar e jogar com ela na passagem dos obstáculos. Diria mesmo que alguns não se passam... negoceiam-se... :D
 

abelha2

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Digam-me uma coisa:

Quem trocou para 29" não sentiu uma sensação estranha no inverno?

Digo isto pois passei de uma bike de gama baixa rígida, para uma suspensão total de gama média. Em seco em termos de conforto e velocidade a descer a diferença foi abismal.

No entanto é a primeira vez que a estou a usar no inverno, e noto que há uma diferença maior entre performance (a descer) em seco vs molhado do que havia com a rígida. Sinto que não estou a usar metade da capacidade da bike, porque não sinto confiança\aderência para o fazer.

Nas 29, sentem uma evolução nas descidas mesmo em molhado, ou já andavam no limite da aderência nas 26?
 

Rui Marçal

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Boas Joselias,

Tenho de concordar com o que dizes. Tenho uma bike de BTT comprada há 30 anos, em ferro que comprei por 30 contos de 21 velocidades shimano e travões de borracha, lol...quando travavam mal, metia-se alcatrão nos aros, lol, já agora roda 26' e pneus 1.9 acho.

A suspensão eram os braços. Mas também não fazia nem 1/5 do que faço hoje e nem o material aguentava.

Por exemplo, bastava-me fazer um pião em alcatrão e ficava logo com a roda de trás empenada lol...

Agora, é lindo quando dizes que em vez de atropelar os obstáculos, eram antes negociados. É a mais pura das verdades e até fiquei nostálgico. Quem me conhece a andar sobre pedra, não escolho muito por onde passo, aliás, até gosto de passar em sítios piores que o trilho, e, isso dá-me gozo. Mas, agora é possível, no passado com rodas da treta era logo material partido, dentes e tudo.

Obrigado por este regresso ao passado.

Medroso, eu ao Pai Natal não pedia nenhuma bike daquelas, por se quiser até posso comprar uma, agora o kit de unhas, isso sim. E só pedia 1/5 daquilo...
 

Rui Marçal

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Boas abelha,

Isso é do chip, tens de mudar o chip para o inverno, e não estou a brincar...ou então esses pneus são claramente para seco...baixa a pressão que usas. Quanto tens?
 

ORANGE_77

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O BTT tal como os outros desportos e em geral tudo na vida é um mundo em constante evolução e ainda bem que assim agora debatemos aqui a questão das rodas daqui a uns tempos será outro assunto qualquer.

Ainda me lembro da minha primeira bicicleta de BTT uma pantera isto nos anos 90 toda verde e com forqueta rigida cinza na altura fiquei maluco com a bicicleta ja tinha 18 V depois vêm uma BOSS que me custou 50 contos em 2001 salvo erro graças a uma bolsa de estudo que tive por ter boas notas já com 21 V com suspensão da zoom aros vuelta que até fiz um passeio em forma de descida onde era só bikes de downhill e all moutain e eu de arado, mandei uns bons espalhos com ela ainda se vê algumas por aí depois vêm a Berg e Agora a KTM contudo em todas fui feliz e espero continuar a ser e não sera um tamanho de roda ou transmissão melhor ou pior ou suspensão XYZ que me fará mudar de ideias.

E é assim vamos assistindo à evolução ainda me lembro das bikes com 15 V depois 18 V e por ai acima quantas mais melhor agora chega-se à conclusão que dois pratos ou um é suficiente, as suspensões ar vs mola quanto mais curso melhor ou não, carbono vs aluminio, discos vs calços tamanho da roda 26vs17,5vs29 lá está faz tudo parte da evolução mas normalmente a novidade vêm e prevalece e julgo que será o caso nas rodas a 29 ou 27,5 irão prevalecer.

Já disse à minha esposa que quando sobrar uns euros uma cannondale FSI carbon team tão linda ou a scalpel e eu que era daqueles que dizia bicicletas "mancas" por causa da lefty e agora cai-me os olhos sempre que vejo uma...
 

Joseelias

Well-Known Member
O BTT tal como os outros desportos e em geral tudo na vida é um mundo em constante evolução(...)

O que para mim é interessante é que quando a maioria das bicicletas eram rígidas, as suspensões eram a evolução e toda a gente sonhava em ter uma. E à medida que as suspensões foram sendo mais dominantes olhava-se de soslaio para as rígidas.

No entanto, pelo que vejo hoje em que as suspensões são a norma incontestável, o fazer Btt de bike rígida começa a ser considerado não uma forma inferior de Btt, mas simplesmente uma outra forma de o fazer e de experimentar novas sensações.

É um nicho muito pequeno, nunca será dominante e nem toda a gente terá capacidade física e técnica de o praticar, em especial o tempo todo. Mas a verdade é que há quem o esteja a voltar a fazer. Sejam antigos praticantes ou novos que se calhar até começaram logo com suspensões totais.

Tal como as bicicletas construídas em CR-MO em que parece estar a haver um ressurgimento junto de quem se está a borrifar por transportar umas gramas a mais tendo em consideração as vantagens do aço sobre outros materiais como o alumínio e o carbono.

Resta saber se a roda 26 conseguirá seguir o mesmo caminho, nem que seja mantendo um espaço entre que quem lhe prefira as vantagens que oferece sobre outros tamanhos de roda, apesar das propagandeadas "desvantagens" das marcas para impingir a compra de novas bicicletas.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Amigo Rui Marçal, para que quero o quit d'unhas desses tipos?Sou SUPER feliz com o meu btt. ;)

Por onde pedalo, posso até ser mais lento, admito que sou, (não tenho pachorra para passar horas a treinar... gosto de ser livre.... pedalar quando, onde e como quero/gosto), depois,
por onde pedalo, nunca vi NINGUÉM subir algo que eu não suba..... a descer, sou por natureza zeloso (acreditas que numa dúzia de anos de btt caí umas 2/3 x?! Podes acreditar. :D Nas moto4 passa-se a mesma coisa), se não me sinto à vontade para descer rápido ou mesmo mais lento, desmonto sem problema algum. NUNCA senti falta de mais diversão, ou de melhor quit d'unhas nas minhas voltas... ;)
 
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