Rockshox vs Fox

Jorge S

Member
Boas,

A única sensibilidade afinável é justamente quando está bloqueada o inicio de curso se quer completamente rija ou com inicio de curso o FloatGate, valer tbm para as Fox RL com LockOut
O Floodgate, penso que é a isso que te referes, permite regular o nível do lockout desde aberto até completamente fechado. Para aumentar a sensibilidade inicial aumenta-se a pressão na câmara negativa em relação á da positiva (dual air).
 

Mach 4

New Member
Mas afinal o que se está para aqui a falar???
De gostos pessoais ou de provas dadas?

Tenho uma Rock Shox Recon e estou satisfeito com ela a 100%. Agora a pergunta fundamental - O que é que eu faço com ela??
Se quero mais? -Sim.
E o que vou procurar?
E o porquê da minha escolha?

Tenho amigos com Rebas, Sid's, Maguras, Manitou's, Dt' Swiss...mas quase todos anseiam ter uma FOX.

Por alguma razão querem obter uma. Acho que chega mesmo a ser uma obsessão.

Alguém me explica este fenómeno??

Eu sei, é a mesma diferença entre uma Rollei ou uma Leica (Fox) e uma Canon ou Nikon (Rock Shox).
Ou a diferença entre uma Mielle ou Bosch (Fox) e uma LG ou uma Hoover (Rock Shox).

Todas tiram fotografias e lavam bem a loiça/roupa, mas depois há o carisma, o prestígio, a MARCA, a qualidade.
Até hoje ainda não ouvi NINGUÉM a falar mal de uma FOX.

Dá que pensar não dá?
 
Last edited:

PenduluM

New Member
Isso de toda a gente querer ter uma é uma balela. Basta ires ao topico Weight Weenie e ves quantas fox lá encontras em comparação com SID's, Maguras, DT Swiss.

O argumento do preço não cola pois quem monta uma bike de 8kg tem dinheiro para dar e vender, assim como as Durin e DT Swiss custam tanto ou mais que as Fox.

Muita gente que conheço sonha e esperneia por ter uma Fox precisamente pelo que o colega anterior disse, o amigo disse que é de outro planeta, o amigo do amigo tinha-lhe dito que era de outro planeta e comprou, o amigo do amigo do amigo disse que era de outro planete e ele comprou. E criou-se um mito de que aquilo faz a bike andar sozinha.

Outra coisa interessante é que vejo muito mais Fox em pessoal amador, durante os passeios e no meio do pelotão, do que em competição. O que aconteceu com os meus amigos que compraram Fox foi a compra por compulsão porque todos os amigos dos lanches no monte tinham e eles tambem queriam ter.

Não quero dizer com isto que as suspensões Fox sejam más, pelo contrario são muito boas, porem acho que gozam de um estatuto em relação a outras marcas que inadequado.

Para finalizar tenho a dizer que esteticamente achava as suspensões fox muito feias, gosto mais dos modelos de 2011, porem os meus olhos ficam muito mais dispertos perante uma Durin ou uma SID...
 

rucaf3

New Member
Já experimentas-te uma DT. Swiss para fazer comparação com a fox ?? Se não experimenta e depois dizes alguma coisa... Se sim e vais para a DT é por k não gostas de sensibilidade na leitura do terreno...
Quantos aos Weight Weenie´s é natural irem para o peso. E tenho um amigo k tem uma SId com 1.260 com bainhas de 28 mm e nem por isso gosta da DT...
Aliás já experimentei DT e em comparação com FOx prefiro a minha FOx... Se fores falar de peso prefiro uma FRM a uma DT..
 
Entre tanto tester e pessoal que já experimentou, aproveito para tirar uma duvida que já tenho ha algum tempo.

Alguem conseguiu levar uma fox até ao fim?... usar o curso todo como facilmente se consegue numa rock shox...

cumprimentos a todos, e boas tecladas enquanto não se dá umas boas pedalas.
 

Diogo Gaspar

New Member
Sou possuidor de uma Fox RL FIT e nunca consegui esgotar o curso. Fico sempro com pelo menos 30% por usar. É verdade que posso tirar um pouco de pressão, mas essa hipotese não a ponho, porque isso tornaria o seu funcionamento mais macio e com mais bombear, coisa que não pretendo.
 

RTC

Super Moderador
Respondendo efectivamente a pergunta diga-mos que, pela minha experiência, podemos dividir as 2 marcas para 2 estilos: Uma numa vertente mais de competição e outra mais lazer...

Não quero com isto dizer que a outra só seja utilizada em lazer mas é mais propicia para isso, neste caso falo claramente da fox, pois esta em relação a uma rockshox vai sempre conseguir ser mais sensível no seu inicio de curso dando o máximo de conforto. Isto que em competição pode tirar alguma eficiência mais desportiva.

Numa vertente mais de competição eu optaria claramente pela rockshox, o facto de ser menos sensível vai permitir mais eficiência na pedalada quando estamos a pedalar em pé mas torna-se mais desconfortável para isso...

Esta é a minha opinião, claramente que vai existir gente que discorda..
De tanto BLÁ BLÁ BLÁ esta foi a melhor resposta em 4 páginas de onde 2 é só palha... O rapaz só quer saber ou Fox ou RockShok e não afins...

Cpts

Eu também faço esta leitura e como tenho uma Fox e uma RS, confirmo.
;)
 

PenduluM

New Member
Respondendo ao colega rucaf, digo que nunca experimentei a DT, mas já experimentar SID's de 28mm e Fox, e os meus comentários têm a ver com aquilo que se pretende para uma suspensão. Eu quero que ela absorva os grandes impacto e não atrapalhe no momento de mudar de velocidade, a Fox como é muito sensivel no inicio do curso faz perder rendimento de pedalada.

Já sei que vão dizer que eu sou um nabo e as suspensões que andei estavam todas desafinadas e tal, mas o que sinto sempre que pego numa Fox é isto. Para quem preza o conforto e fica deslumbrado com uma suspensão que anda sempre acima e abaixo a Fox é a opção ideal.

Como disse o colega acima a Fox é melhor na vertente lazer e a Rock Shox mais na de competição. Isto não invalida que uma e outra marca não tenham suspensões com a outra caracteristica e que se vejam pessoas com bons resultados utilizando Fox.

Para concluir, e da minha experiencia pessoal a marca que consegue aliar as duas compoentes (sensibilidade vs performance) é a Magura, não têm aquele funcionamento de manteiga da Fox, mas são muito mais sensiveis que as RS, têm mais rigidez e resistencia à torção fruto do duplo arco, são leves e esteticamente apelativas (para mim). O unico problema é o preço que custam.
 

rucaf3

New Member
Respondendo efectivamente a pergunta diga-mos que, pela minha experiência, podemos dividir as 2 marcas para 2 estilos: Uma numa vertente mais de competição e outra mais lazer...
Não quero com isto dizer que a outra só seja utilizada em lazer mas é mais propicia para isso, neste caso falo claramente da fox, pois esta em relação a uma rockshox vai sempre conseguir ser mais sensível no seu inicio de curso dando o máximo de conforto. Isto que em competição pode tirar alguma eficiência mais desportiva.
Numa vertente mais de competição eu optaria claramente pela rockshox, o facto de ser menos sensível vai permitir mais eficiência na pedalada quando estamos a pedalar em pé mas torna-se mais desconfortável para isso...
Esta é a minha opinião, claramente que vai existir gente que discorda..

Não querendo me tornar repetitivo, esta é para mim a melhor resposta a este tópico...

Não querendo ir mais para OffTopic, Colega pendulum desculpe discordar da opinião quando põe no mesmo saco Magura e Fox... Dizer k uma Magura não tem a sensibilidade no inicio de curso k uma Fox !!! Será k a pressão seria a mesma?? É k já andei com uma Magura e manteiguda é muito mais k uma Fox e rigidez (para mim) é inferior á Fox Não o quero converter para as Fox posso-lhe adiantar k já tive RockShok, Marzochi, Tenho agora uma Fox e de todas foi a k mais gostei...
Quando diz k não tira rendimento de uma Fox e k atrapalha quando necessita dela é completamente absurdo não fossem elas andar tbm em campeonatos mundiais...
Que o colega experimente sem estar devidamente afinada para si é uma coisa agora k atrapalha... Hummmmm!!! A mim nunca me atrapalhou e saio de curvas bem rápido e para ajudar ainda mais á festa digo-lhe k eu peso 89kg e ando com 75/80 psis na suspensão e nunca me "atrapalhou".
A minha tem Lockout no guiador mas raramente o uso só mesmo quando esmago os pedais em pé. Garanto k se me deixar afinar a susp para como o colega gosta muda logo de opinião.
Se fizer comparações em leitura de terreno entre fox e Rockshok garanto k por exemplo em curva e com terreno bastante acidentado entra mais rápido e delinia o terreno muito mais fácil com uma Fox do k uma rockshok k é mais nervosa (tendo o rebound bem afinado ou não).

P.S. A 100mm Terralogic é provavelmente a melhor suspensão do mundo;)
 
Last edited:

PenduluM

New Member
Boas, na minha opinião a Magura está num campeonato á parte, mas isso é a minha opinião. A rigidez e resistencia à torção de uma e outra não tem comparação as suspensões da Magura têm esse ponto forte, assim como a dificuldade em afina-las é um ponto fraco.

Eu trabalhei numa oficina 3 anos, experimentei todos os modelos afinados para o meu peso, com o rebound como eu gosto, e cheguei à conclusão que gosto mais do trabalhar das Magura, sinto mais conforto nas Fox, e gosto do rendimento que a SID dá. Eu peso 65 kg, se calhar não tenho peso que chegue para tirar partido da Fox, é provavel.

PS: A Durin SL 100 é provavelmente a melhor suspensão do Mundo.

:)
 

RTC

Super Moderador
...
PS: A Durin SL 100 é provavelmente a melhor suspensão do Mundo.
Não sei como é que isso explica que todos os que conheço que tiveram uma acabaram por vendê-la mais tarde.
Eu inclusivé!
:p
 

rucaf3

New Member
Já k trabalhou tanto com elas faça um pequeno teste á rigidez da seguinte maneira ...

Ponha-se de frente para o cockpit, abraçe com as pernas a roda da frente de modo a apertar a mesma e torça o guiador ... Deste modo verifique qual das duas é a mais rija...
Com seu peso uma Fox faz milagres :) se com o meu (89kg) faz imagino com o seu ...
Agora se simpatiza mais com a Magura aí já é outra conversa... No campo de material ou componentes eu sou imparcial... Não tombo nem para este nem para aquele ... Tombo sim para o k me satisfaz, sinta bem e não perca rendimento... Mas o rendimento tbm se aprende a retirar independentemente do material k seja ... Pois se formos ver os campeões do mundo andam com o k os patrocínios lhes dão e não o k eles escolhem... Ou seja eles tem de se adaptar a maquina ao contrario de nós k adaptamos a máquina a nós...
Agora se me disser k uma Magura com eixo de 15 mm é melhor em rigidez !! Então aí já não discuto...
Cpts
 
Last edited:

pedro30

Member
boas ;)

casado.
ainda te vais lembrar destas palavras........:-K

fox sempre;)

magura-constane babar....

rs-já foi pior....mas....



e por ai.........


vai pela fox sem medo;)

abraço.
 

ny12xx

Super Moderador
:pipocas:

Companheiros

Continuamos com o velho dilema: Loiras ou morenas? Shimano ou Sram? Specialized ou Scott? Sagres ou Super Bock?

É óbvio que as marcas já aqui referidas têm apoiantes e opositores, mas não vale a pena enveredar-mos por extremismos.

Por muito que "gostem" ou não, a nível de gamas de topo, todas estas marcas apresentam produtos de alto rendimento.

Basta ver uma foto de uma partida numa prova do campeonato do mundo de BTT, para constactar que lá estão: Sid's + Fox's + Lefty's + DT's + R7's + Magura's (e até Axon's da SR Suntour).

Para mim, qualquer uma das referidas servia.

Um abraço

NY
 

Mach 4

New Member
Atenção que eu já ouvi que as Epicons + Axons são montadas nas fábricas da Fox.
E as novas Axons com bloqueio eléctrico não são nada más...e baratas.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro Mach 4

Quanto muito, são as Fox's que são montadas na fábrica da SR Suntour, visto ser o maior fabricante mundial de suspensões (segundo informação divulgada na Solobici).

Obviamente que fabricar MUITO não significa que seja fabricar BEM, mas não vejo ninguém a dizer mal das Giant, mas insistentemente vejo pessoal a dizer mal das Suntour.

Muito se escreveu por aqui quando a Cannondale lançou uma Lefty com bloqueio eléctrico, mas a Suntour também a tem esse sistema numa Axon e a maioria do pessoal ignora esse facto (já vi que tu tens conhecimento desse facto).

Não posso dizer que uma Axon é tão boa como uma Sid XX Wc, mas posso dizer que custa metade (ou menos); não é tão leve, mas também não é uma ancora.

E Marzocchi alguém conhece? Conhecerem até conhecem, mas como pesa mais de 1.500gr não presta.

Todas as suspensões aqui focadas anteriormente têm vantagens e desvantagens, as mais leves costumam ser menos rígidas (excepção da Lefty) e as más rígidas costumam ser mais pesadas.

As antigas Sid's eram mais leves que as actuais, pelo mesmo motivo que as Pace/DT's o são e a Skareb também o era: bainhas de 28mm.

Se queres rigidez escolhes bainhas "grossas" de queres leveza escolhes bainhas fininhas.

Se queres que funcione "a teu gosto", o melhor é experimentares, pois o que pode ser muito bom para mim, pode não prestar para ti (e vice-versa).

Monta mas é uma Lefty e não penses mais nisso.

Nunca ouvi ninguém a dizer mal das Lefty, mas com certeza que vai aparecer por aqui alguém a "desmentir-me".

Um abraço

NY
 

EB

New Member
Boas,

Neste caso específico, se ligas ao peso penso que essa versão da SID é mais leve que a Fox. Quanto ao funcionamento, penso que a RS não deverá estar abaixo da Fox.

Recomendo que testes uma e outra, com a respectiva afinação para o teu peso. Considero a Fox bastante mais sensível que a RS, tendo uma leitura do terreno mais suave.

Tenho observado mais relatos de problemas nas RS do que nas Fox.
 

Pedrotnv

New Member
Boas,

Depois de tanta coisa que li aqui, tenho de concordar com quem diz que a escolha da suspensão depende do que se pretende fazer , competição/lazer .
As marcas têm suspensões para os vários fins.........desde entrada de gama até topo de gama.

Já tive SR Suntour (de molas :D) ; Marzochi Mx comp ( a ar/óleo) e agora tenho uma Reba Dual Air ; Todas fizeram o seu papel para o que lhe era pedido.....
Nunca tive Fox mas já experimentei e axo que é mais um mito que outra coisa........ é como ter uma Harley ou uma Ducati.....faz o mesmo que as outras mas há sempre o carisma e a parte psicológica a trabalhar :D :D

A minha Reba bem afinada, parece que vou de mota (já tive umas Marzochi na mota :D ).
Tens de ponderar 3 factores : Tipo Utilização, Preço de Custo e Manutenção.

Não entrem por extremismos .....
 

EB

New Member
Não considero que o desempenho das Fox seja um mito, apenas as acho mais sensíveis que as outras. Mas para quem vende amortecedores e suspensões à anos para motas e afins, não pode deixar de ter uma boa dose extra de experiência.

Mas respeito os vossos comentários e gostos, por esta ou outras marcas. Mas como digo, não compres uma suspa sem experimentar, podes arrepender-te mais tarde e é só gastar nele.

O que eu acho realmente, é o preço estúpido que todas as marcas praticam hoje em dia. 1000€ por uma suspa de 150mm de curso.... é difícil
 
Last edited:
Top