Rockrider 8.1 o começo :P

#1
Olá malta, bem antes de mais para quem não me conheçe sou o João e resido na Quinta do Conde/Sesimbra. Tenho sido leitor diário aqui do forum e estou sempre à "cuca" dos novos projectos aqui so pessoal. Bem eu sempre andei muito de bicicleta mas nada de muito a sério, como todos nós na infância e adolescencia andava sempre com a bina atrás. Há algum tempo que já não andava de bicicleta devido à escola e ao começo da vida de trabalhador estudante e tal, uma chatiçe ehehe...

Pois bem, há uns 5 meses atrás decidi que iria comprar uma bicla para ir para o mato e surgiu-me um negócio de um familiar meu! Esse meu primo estava com uma orbea alma carbon e uma rockrider 8.1, até um dia em que adquiriu uma bicla de estrada e resolveu por a rockrider 8.1 à venda. Foi ai que eu me aproveitei da situação :D

Então vamos lá, por volta do mes de março lá fui eu buscar a bike por 300euros (penso que foi bom negócio pois sempre foi feita manutenção com muito gosto por parte do meu primo, e ainda fez-me um desconto de 50 euros :))

Vamos lá à bike, é mais uma rockrider 8.1 de 2005 (penso eu) que vos passa pela frente, mas para mim é especial porque é minha, e apesar de muita gente a achar feia eu até acho porreira, com um certo ar de racing :cool:

Ela quando veio para mim:


Quadro: Decathlon Rockrider 8.1 2005
Suspensão: Manitou Axel platinum 100
Travões: Hayes nine hidráulicos
Pedaleira: Truvativ Blaze
Desviador fr.: Shimano Deore
Desviador tr.: Shimano Deore Lx
Manípulos: Shimano Deore
Pedais de encaixe: n sei a marca pois já está bastante raspado
Rodas:rockrider
Selim: Fizik Nissene
Pneus: IRC Serac xc
Avanço, espigão: Rockrider Comp
Guiador: BBB Inca carbon


Bem apesar de ter em mente algumas alteraçoes, como suspensão, pneus, pedaleira e desviadores ainda só lhe alterei o selim (ges discovery), suporte de bidon (triplex), ciclómetro (sigma 1200 com fio) e acrescentei uns bar ends.
O selim pareçe porreiro pelo preço que foi, nunca tinha ouvido falar por isso fui um pouco às escuras, mas até agora não me deixou mal.



Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us




No que mais noto que tem de ser melhorado, é a susp pois é por vezes um pouco rija de mais, levando muita porrada nos braços.
Os desviadores um dia quero altera-los para slx ou quem sabes msm xt, mas até lá vão com uma afinação em cima.
A pedaleira à pouco tempo andava a fazer um barulho sempre que fazia a força de pedalar com o pé direito, o som era identico ao som de um grilo :cool:
Penso que andei desleixado com ela, e só agora levou mesmo uma tratamento na corrente e nas cassetes. Como sou ainda um noob nisto andava a meter wd40 na corrente... resultado, areias ficavam agarradas que era uma loucura xD agora comprei um lubrificante seco ou lá como é que indicaram ao meu irmão na loja de bicicletas aqui da zona que pareçe muito bom.
Ahh e quando ao quadro eu até que gosto dele, não o acho pesado, até o acho leve (não sei ainda o peso da bike). Só há uma coisa que me deixou "chateado", aquela medida do espigão de selim de 29.8mm ou 30mm. Eu que queria por um espigão branquinho para tornar a bike mais apelativa :p. Mas já vi aqui pelo fórum que existe uma peça para se conseguir meter uma medida mais fina, estou certo? alguem conheçe essa peça?

E é assim pessoal, há coisas que gostaria de mudar mas terá de ser com calma para os cortes nas poupanças não serem de rajada eheh

Entretanto como não posso já já investir nela, (talvez no proximo mes mediante o salário lol) não se chateiem comigo por o tópico ficar menos recheado que o dos colegas. Mas sempre que conseguir faço uns upgrades.

Mas aceitam-se opiniões, boas ou más:D

Abraço pessoal
 
Last edited:

ny12xx

Super Moderador
#2
Companheiro

Não é só de bikes de 5.000€ que é feito o NOSSO fórum, aliás, a maioria são bikes como a tua e a minha.

Só há uma coisa que me deixou "chateado", aquela medida do espigão de selim de 29.8mm ou 30mm. Eu que queria por um espigão branquinho para tornar a bike mais apelativa
Se percebi bem, queres colocar um espigão branco "apenas" pela estética. Se é esse o caso podes optar por colocar um vinil branco no espigão.

Um abraço

NY
 
#3
A suspensão na época não era nada má, tenta as afinações ou então uma revisão. Pede orçamento para não teres surpresas!
A Decathlon tem um espigão preto muito leve (não sei se é igual ao dessa bicla) e tem um preço simpático. A beleza não é tudo, prefiro a eficácia e a leveza se possível!;)

Boas pedaladas!:D
 
#4
Fizeste muito bem em mostrar a tua bike. Apesar de não ser aquela máquina que nos faz babar e ficar com aquela reacção ""huaauuuu", é a bike que tens e que te permite usufruir deste fantástico desporto, o btt.

Eu tenho uma 8.2. Acho que as RR são as bikes tipicas dos "tesos" que querem ter a melhor máquina possivel ao preço mais baixo possivel, na qual me incluo. Mas o que é certo é que são bikes que de um modo geral não dão problemas e vêm com um bom nivel de equipamento para o preço que custam.

A tua máquina está simples, mas se calhar é com esta máquina que irás perceber mais coisas deste mundo fantástico das bikes (se pudesse viver de volta delas era o que faria) e permitir no futuro filtrar e ponderar melhor uma futura bike que venhas a comprar.

A peça que falas, acho que não estou enganado e chama-se redutor e existe em lojas online e mesmo lojas fisicas.
 
#5
Boas em relação a bicicleta acho-a engraçada e tem um certo ar desportivo tendo em conta os 5 anos que já tem. Não está de todo desactualizada, pois tem componentes fiáveis e que ainda se aguentam bem. Eu gosto particularmente desse guiador, acho-o bonito e vê-se que está bem cuidado ;).

O principal de uma bicicleta é as emoções que esta te transmite e o gozo que tiras dela ;););).

Cumprimentos
 
#6
O recheio do tópico és tu que o pões, nos colocamos os comentários.
Na minha opinião, só lhe falta uma "corzinha" um azul ou vermelho nos pormenores, de resto...é meter-lhe kms em cima.
Uma questão, que grade de bidon é essa? É transparente?
 
#7
tb sou possuidor de uma bike idêntica a essa. essa suspensão sempre deu problemas, apesar de ser uma boa suspensão na gama dela. eu mandei duas para o lixo. como estavam na garantia, foram sempre trocadas na decathlon.
ainda hoje rola. faz as trocas de peças qdo necessário, as respectivas manutenções e toca a andar.
os pedais q a bike tem parecem ser os Welgo originais.

não ficaste nada mal servido.
 
#8
Boas Hoje pessoal, bem estou bastante contente por ver o pessoal a comentar a minha menina:D agora respondendo aos vossos posts

ny12xx: Sim eu gostaria que ela saltasse um pouco mais à vista, está demasiada escura na minha opinião. Gostaria de colocar alguns upgrades em branco, como uns punhos de espuma que já andei a rondar :p também estou a pensar numa suntour epicon, mas a susp vai ter de esperar ainda uns mesinhos, e a minha ideia era um espigão em branco. Vou me informar dessa peça chamada redutor (obrigado BikeBrother) pois já vi um espigão bem bonito na loja onde costumo ir. Também tenho em mente umas espirais brancas.

Entretanto também vou dar uma olhadela nesse espigão que o amigo bttsempre falou;)

BikeBrother: É isso mesmo que eu sinto, a bike pode não ser a bomba que faz o pessoal ficar "uauuuuu" mas é com ela que me estou a iniciar no btt. E claro que um dia queria dar um salto para uma outra bike melhor, mas esta enche-me as medidas por enquanto :D. Tens uma 8.2 certo? É rockrider mas olha, ADORO-A. Eu gosto da forma destes quadros das rockriders, e a 8.2 em branquinha...:twisted: adoro o ar dela ehehe

edudias999:O guiador não foi obra minha, já foi coisas do meu primo enquanto ela estava na sua posse. Eu agradeço-lhe por te-lo colocado :D senão o mais certo era esta ter vindo com um elevado e feio eheheheh

Luis Biclas: A corzinha que eu queria-lhe meter era um branquinho :p Quanto ao suporte, exactamente é transparente. Ao inicio tinha um da exustar a imitar o carbono que mais tarde se partiu depois de ter dado um beijinho ao chão :p
Esta comprei à cerca de 1 semana aqui na loja (Superbikes), a marca é Triplex e pareçe que tem muita saida lá na dita loja.

Para reparares melhor :

Uploaded with ImageShack.us

Obrigado Foquinha, os pedais são esses mesmo, fui lá dar uma olhadela e encontrei a marca. Também é algo que gostaria de alterar já que estão com um aspecto quase em fim de vida (shimando m520), mas é como disse, o material vai ter de aguentar pois a vida não está facil.
Uma peçinha uma vez por mes e vai-se alterando a bicicleta:)


Um projecto que sempre me cativou foi o do amigo Ficaçador, dou-lhe os meus parabéns!!!


Bem como alem de ter comprado a bicicleta e ainda ter comprado algum equipamento, calçoes, jersey, sapatos de encaixe, mochila de hidratação, óculos, ciclómetro (Tudo na decathlon), talvez só no próximo mes compre um presente para a menina.

Entretanto fica umas fotos dela num passeio logo no inicio, por entre a maravilhosa arrábida:

Uploaded with ImageShack.us (com o antigo ciclómetro, que se revelou uma péssima escolha a nivel visual, funcional e de acabamentos, acabando por dar lugar a um sigma 1200 após ter feito somente 350km. Ainda sem os bar ends também)


Uploaded with ImageShack.us (selim e suporte de bidon antigos)


Uploaded with ImageShack.us (e uma foto dos soberbos locais que a Arrábida nos ofereçe)

Vou ter de arranjar tempo para conseguir andar mais frequentemente. Tenho estado bem ocupado, estar a fazer fisica e quimica e ter que trabalhar é um pouco cansativo. Mas junho está ai à porta e a menina vai só rolar :D

Bem e para acabar o post, coloco-vos um problema que me surgiu. Quando pego na bike e começo a rolar, sempre que chego a uma velocidade de 28km/h oiço o disco a raspar no travão :S muito estranho porque é exactamente a essa velocidade... Já reparei que de facto o disco toca no travão quando a levando e dou um toque com a mão na roda para ela girar um pouco. Do que será? certamente o disco está empenado não?

Abraço e muito obrigado :D
 
Last edited:

FiCaçador

Elos Rápidos
#9
Jaires, obrigado pela referência à minha máquina semelhante à tua! Como se comprovou, é possível montar uma bike de grande qualidade sem grandes investimentos de rajada.
Não é uma grand€ bike que faz um bom tópico, mas sim uma que seja bem apresentada, com escolhas bem justificadas e imagens de qualidade, bem colocadas e em conta certa. E aqui é esse o caso!

Esse espigão mais leve que se vende na Decathlon, que já aqui disseram, seria a minha escolha em caso de troca.
Essa côr que dizes faltar não é no espigão, mas sim na suspensão, que iria criar um contraste com o quadro preto no meio do selim branco e de uma suspensão branca. E logo calha que é o componente que dizes fazer mais falta... Uma Suntour Axon era o ideal, a Epicon também não era má opção.

Por fim, o melhor conselho que posso dar para fazer uma disciplina como a de física e química é tentar estar atento e aproveitar ao máximo as aulas, pois é daquelas áreas em que quando não se consegue entender algo na aula dificilmente vamos perceber a estudar.

Abraço
 
#10
Ola amigo ficaçador, bem quanto a fisica e quimica vai certamente ser desta que me safo disto, está tudo a correr bem :D
Na parte em que tocas na suspensão fazes referencia à que eu queria colocar, a epicon branquinha acho que ia ficar a matar... Mas terá de ser tudo muito bem estudado, talvez daqui a uns 2 mesitos espero eu.
Eu acho que a bicicleta no geral é bastante boa, mas lá está, à medida que o bichinho das bicicletas vai ficando a vontade de evoluir a bicicleta também vai crescendo.

Eis o que gostaria de alterar num futuro próximo
-Desviador Fr: shimano xt;
-Desviador travão: shimano xt ou slx;
-Pedaleira:Shimano slx;
-Pneus pois os actuais estão a começar a perder o rasto;
-Suspensão: Suntour epicon;

Claro que para conseguir alterar tudo isto vai ser preciso dinheiro, logo tempo eheheh

Entretanto hoje pus-me a mexer no travão da frente para ver o que se passava com as pastilhas e o disco e por ser azelha abri o que não devia...resultado: perda de óleo.
Ainda tentei sangrar aquilo com o meu primo mas não conseguimos. Amanha levo-a à loja e aproveito e peço para levar um afinação completa.
Já não volto a mexer no mesmo sitio:(
 

ny12xx

Super Moderador
#11
Companheiro

A experiência adequire-se com argoladas como essa.

Não te preocupes porque há argoladas bem piores.

Um abraço

NY
 
#12
Sim eu não tenho problemas em errar, para a próxima já sei como fazer...
O único problema disto tudo é que se vai largar uns euros que podiam ser para outras partes da bike, mas também é coisa pouca e talvez lhe compre um presente :p
Agora que está ai a vir finalmente um sol é que não a vou poder ir pedalar :(, amanhã logo vejo se o prazo normal deles para arranjar isto..
Abraço
 
#13
O antes:


O após ter feito 4000KM, ficou com cara lavada:

como a Axel deu problemas levou a Tora.


Agora a tua é preciso é Rock'n'Roll e força nas canetas
 
Last edited:
#14
É impressionante, como as jantes dão logo um ar mais agressivo à bicicleta:D. Nunca lhe chegaste a ponderar a troca dos desviadores nem a pedaleira?
Eu fui à pouco entregar a bicicleta para eles lá sangrarem o travão, entretanto pedi para me fazerem uma afinação geral e dar uma olhadela se estão peças com maior desgaste. Eu ainda não tenho bem a noção do que está bom e do que está a ficar desgastado lol. Mas dá-me impressão que o desviador tr precisa de uma boa afinação ou quem sabe subsituição. Na loja aproveitei e vi o preço do desviador tr slx (57euros). Até podia mandar vir da regiabike (40euros), mas como sou novato, não me quero aventurar e prefiro que seja alguem experiente para depois mais tarde a fazer a subsituição.
Mas bom, a bike só para a semana volta para mim, pareçe que ontem receberam bastante trabalho por isso esta semana ainda não a conseguem a ter pronta, por isso depois das afinaçoes os desviadores vão aguentar um bom tempo a trabalhar bem... É da maneira que consigo poupar:D
 
#16
Podia ser pior. nada que não seja corrigido.
na minha bike e até hoje tirando a manutenção necessária, em termos de peças levou por desgaste:
desviador frente e trás; ficaram iguais aos q já tinha.
corrente; tinha Sram 951, ficou com XT
cassete; ficou igual Sram 950
pedais: passaram dos Welgo para os shimano 520;
e um movimento pedaleiro (gripou numa prova onde o esforço físico foi tremendo)
a restante pedaleira ainda é a original. qdo der o pifo leva uma nova. actualmente só a uso para treinar em rolo e estrada.
Por alterações de peso e conforto:
um selim (SMP de entrada);
rodas fulcrum metal 5;
discos: À frente BBB e atrás Xt e devo dizer q os hayes nine tiveram uma evolução significativa no poder de travagem.
Problemas da bike:
a suspensão original (Manitou Axel Platinum) - foi substituída por duas vezes até levar uma Tora. em termos de funcionamento preferia a Manitou, era muito mais suave.
 
Last edited:
#17
Ficou à maneira :p
Tenho de ver uns discos também... Eu gostava era de ver tudo mas não pode ser :/
Um presente por mes e vou conseguindo!
 
Last edited:
#18
é.
é assim que ela se encontra no momento.
aos 4000km levou uma geral, tirando as suspensões.

entretanto veio a lapierre x-race 500 e a RR 8.1 passou andar menos. ficando como segunda bike.
 
Last edited:
#19
Um dia que compre uma outra bicicleta acho que também vou querer continuar aqui com a rockrider, mas isso já é outa conversa... Agora é esperar que ela venha para ir pedalar e depois ir alterando-a com o tempo.
Abraço
 
#20
E ai veio a minha menina do mecânico, quase uma semana depois já tinha saudades :p amanhã de manhã tenho mesmo de ir dar uma volta.
Quanto ao travão foi sangrado mais de duas vezes, mas o rapaz notou que saiu um pouco de oleo de um buraquinho msm pequeno (quase imperceptivel, só mesmo quem sabe que lá está o ve) por onde entra ou sai ar, ou algo do género, não percebi bem. Então vou ter de ter atenção a ver se continua a sair óleo e se o travão perde a potencia... De resto afinação no geral, pedaleira estava mal apertada, desviador traseiro já está afinado, pastilhas novas no travão dianteiro (as antigas ficaram com óleo). Pela conversa dele, mais tarde os travões devem ser substituidos, a ver vamos.
Agora este mes o $$$ está nos limites, por isso não vão haver alterações. Próximo mes também vai ser muito complicado, tenho de ir ao porto ver a minha miúda que entrou lá na fac (isto de estar longe dá cabo de mim), por isso quando vier alguma alteração notável eu posto para darem a vossa opinião. Até lá já se sabe, o dinheiro não permite grandes mudanças, apenas pedalar :D

Abraços e pedalem!! que tem estado um sol espectacular eheheh