Rock Shox SID VS FOX RLC

#21
Ola, Jovan!
Sou um, recente, possuidor de uma Fox RL 100 mm de 2010 com bloqueio remoto..E, para já, não podia estarmais satisfeito: leitura espectacular do terreno, suavidade, peso apelativo e muito bonita. De salientar, igualmente, o funcionamento irrepreensível do bloqueio no guiador - na minha opinião uma mais-valia muito importante!
Nunca tive SID, nem dúvido da sua qualidade. Mas, falando, apenas, do que já pude experimentar, a FOX confirmou o que sempre idealizei...
Boas pedaladas e decisões!
 
#22
32 F-SERIES FIT REMOTE


- Handlebar actuated lockout
- Air spring pressure
- Rebound

32 F-SERIES FIT RLC


- Low-speed compression,(Como funciona?)
- Lever actuated lockout, (Como funciona?)
- Lockout force adjust, (Como funciona?)
- Air spring pressure
- Rebound

Alguém me pode explicar do que se trata ao certo estes ajustes? não serão ajustes a mais?
Serão estas as únicas diferenças de uma para a outra?
 
#23
lol.... Deve ser das suspensões que mais ajustes permite, isso é verdade.

Low speed compression, define o amortecimento das forças que chegam à suspensão a baixa velocidade, ou seja, essencialmente, as forças decorrentes da travagem (a frente afunda quando travas, certo?) e da pedalada (o bombeio da suspensão quando te metes de pé, por exemplo). Esse ajuste define o comportamento da bike face a essas forças. Do que sinto, dá-me no entanto a entender que não é ajuste isolado, ou seja, quando lhe mexes, afectas também o comportamento da comrpessão de alta velocidade.

Lever actuated lockout, define apenas que esta suspensão tem bloqueio, mas o mesmo é actuado na patilha da suspensão. Tenho a dizer que das versões anteriores para a de 2011 (não sei se as FIT de 2010 já eram assim) a actuação do bloqueio, embora pareça igual às anteriores, está bem melhorado, com a passagem do rebound para o fundo da perna e do ajuste do bloqueio para o local anteriormente dedicado ao rebound. Para além disso, roda solidário com a patilha, o que impede que quando é actuado, se mexa noutros ajustes (ainda assim o low speed compression está à mão de semear, mas para mim, está muito melhor)

Lockout force adjust, é como uma válvula (não estou a dizer que tem uma válvula, mas funciona dessa forma), com um set-point que tu defines que limita o bloqueio. Ou seja, bloqueias a suspensão, ela segue bloqueada, mas quando encontra uma irregularidade que cria uma força acima daquilo que tu estipulas, ela abre momentaneamente para absorver essa irregularidade, fechando logo de seguida novamente.

Esta suspensão, para quem tiver paciencia para a justar correctamente, é um brinquedo do caraças, pois pode-se jogar com muitas variáveis para ter um comportamento impecável. No limite, permite até andar sempre bloqueada, com um setting de força de bloqueio baixo, abrindo quando se encontra uma irregularidade, cuja força criada supera o que queremos. Isto, faz lembrar uma Terralogic.... Com as devidas diferenças, bem entendido. Sinceramente, sendo este há pouco tempo o parente mais pesado da familia Fox, muita gente fugia dela, mas como agora é o meis leve, acho que vai levar muita gente a usá-la e a explorar melhor os seus ajustes...

No entanto tenho que dizer que não sou pessoa com muita paciencia para ajustes, e estive mesmo quase a seguir o conselho de um companheiro aqui do forum (obrigado RTC) para adquirir a Terralogic, mas fiquei com receio de alguma falta de sensibilidade do sistema, que é uma das coisas que me fazem gostar da marca. Talvez um dia tenha mãos para uma, quem sabe depois de experimentar alguma não ficarei cliente? Mas para já tenho receio
 
#24
Está escolhida e encomendada, 32 F-SERIES FIT RLC

Tenho grandes expectativas em relação a esta suspensão, espero não ter problemas de funcionamento e não me desiludir com todos aqueles ajuste :)
Vamos ver!!!

Obrigado a todos pela ajuda,...
 
#25
Depois deixa aí feedback para a malta. Isto porque estou ali como o fitty77, um pouco reticente em relação ao funcionamento do sistema Terralogic, no entanto vou explorar um pouco mais.
 
#26
Por acaso ando a pensar em trocar a minha SID de 2010 por uma 32 F-SERIES FIT RLC ou TerraLogic. Não porque a SID seja má, longe disso, mas é uma suspensão que não "privilegia" o conforto. Está adaptada à filosofia da bike, é certo, uma rígida de puro XC, mas da qual estou disponível para perder ligeiramente em performance e ganhar em conforto. P/a o meu nível de competitividade? Chega e deve sobrar!!

Do que tenho recolhido da malta que usa Fox a opinião segue a linha do que aqui se vem discutindo, mais "fofa", mais suave, mais confortável. Estava muito inclinado p/a a TerraLogic mas a 32 F-SERIES FIT RLC deixou-me c/ o pé atrás e c/ água na boca, fruto das suas "n" regulações. Depois, parece-me que a TerraLogic segue a filosofia da SID, mais racing, e para isso fico c/ o que tenho.

O que acham?
 

RTC

Super Moderador
#27
Se quiseres uma suspensão com uma "filosofia" menos virada para a competição a mudares seria para uma FIT RLC e não para uma Terralogic.
 
#28
Já tive o mesmo dilema que tu, Hatred, e acabei por escolher a FIT RLC! E era realmente o que queria. É muito confortável, para médias e longas distâncias!! :)
 
#29
Pelo que ontem andei a ler na FOX até às tantas da matina, a FIT RLC é uma Terralogic "manual", ou seja, consegue-se o desempenho da Terralogic mas é preciso ir afinando tudo manualmente. Se quisermos mudar o setting soft -> hard ou vice-versa é um pouco mais complexo, pois temos de voltar a ajustar tudo, enquanto que a Terralogic é mais wizard.
FIT RLC - para quem prefere ter settings "milimétricos" e manter por algum tempo.
Terralogic - para quem não se preocupa em ter a suspensão ajustada ao "milímetro" mas quer mudar com frequência de settings com alguma "rapidez".

Foi a minha interpretação depois de ter lido manuais FOX e respectivas tecnologias.
 
#30
PAtakito, já tive uma RLC de 2007 e agora tenho uma RLC de 2011. Pessoalmente, acho uma excelente suspensão, mas confesso que para teres aquilo num brinco, com grande equilibrio entre conforto e performance, requer ajuste, teste, ajuste, teste... etc, etc, etc, e mais ajustes e testes. No final ficas com a suspensão de tal forma afinadinha que.... basta haver variações na temperatura ambiente e consequentemente na temperatura do ar na câmara e (possivelmente) fluidez do óleo e sentes logo diferenças.... É o problema desta suspensão, é destinada a quem tem paciência (e algum conhecimento) para andar com ajustes e sabe de que forma pode intervir no funcionamento da mesma no meio do trilho, de forma rápida. Isso requer muito tempo de habituação à mesma. De outra forma, esta suspensão ou se torna mais confortável, ou mais performante (mas os pulsos e as costas é que pagam...). Aquele ponto onde o conforto e performance se encontram sem sacrificar nenhum deles é que é dificil de encontrar. Confesso que não tenho muita paciência para aquilo, e por norma anda sempre com uma pressão mais alta na cãmara e pronto, siga a marinha.

Possivelmente conseguias meter uma RLC com um funcionamento próximo de um Terralogic, bloqueando a suspensão e jogando com o ajuste do mesmo, mas nesse caso a leitura da RLC não é tão boa como a Terralogic. Na RLC, bloqueias a suspensão e tens um ajuste que na prática é uma válvula de alivio. Quando a pressão na camara sobe acima de um setting (derivado de uma irregularidade no terreno), essa válvula abre para libertar pressão e logo a seguir fecha. Na Terralogic tem a ver com a inércia de uma válvula. A diferença tem a ver com o funcionamento enquanto estas válvulas estão abertas. Na RLC, a abertura não é franca, permite passagem, mas limitada ao suficiente para que a pressão na câmara desça para o valor do setting. Na Terralogic, a abertura existe de forma franca. Verdade que também se pode baralhar um pouco (coisa que na RLC não acontece pela simplicidade de accionamento, na Terralogic, as próprias pancadas podem baralhar em situações esporádicas) mas o amortecimento, é mais efectivo na Terralogic nessas condições que numa RLC bloqueada.

A RLC, bem ajustada, não precisava (em teoria) de ser bloqueada (daí que a Fox nunca tenha inventado um bloqueio para o guiador nesta suspensão, penso eu), pois o ajuste de compressão de baixa velocidade existe para isso mesmo, eliminar o bombeio da pedalada e o afundar nas travagens (em teoria, e do ponto de vista do utilizador, seria um sistema perfeito, pois eliminava aquilo que se pretende eliminar com um bloqueio, mas sem na realidade ela bloquear, ou seja, o amortecimento, quando necessário está lá, sem atrasos de resposta de válvulas nem nada do género). Mas mexer nesse ajuste, implica alterar o comportamento de outros ajustes. E é aí que entra a paciência... E por isso digo, que uma RLC bem afinada, deve ser impecável. Deve ser, porque já tive 2 e nunca tive a pachorra para ter aquilo au point (e acho que não será fácil). Mesmo a Fox é muito limitada nos conselhos que dá para ajustar a suspensão. Dizem que é meter ar naquilo e tal, meter os ajustes a meio e voilá.... Mas isso é para ser usada minimamente, como uma RL talvez....
 
#31
Pois, acho mesmo que quando mudar, sigo a 32 F100 FIT RLC.

Para a RockRider 8.0 qual será a correcta?

WEIGHT (15QR-includes axle)
F100 3.31 lb / 1.50 kg (1 1/8" steerer)
F100 3.29 lb / 1.49 kg (1.5" taper steerer)
WEIGHT (9mm open drop-out)
F100 3.10 lb / 1.41 kg (1 1/8" steerer)
 
#32
Escolhe fox e n te vais arrepender!
Todo este texto anterior, baralha um pouco as pessoas que n conhecem uma fox;aquilo é só colocar a pressão recomendada(eu prefiro 1 pouco menos), fechar o rebound todo, depois abrir 5 clicks e está feito!!Quando é para ficar rija é só bloquear e depois abrir quando ja n é necessario.Mais facil n há!!
 
#34
RTC: Thanks. Já agora, qual é a diferença de 9mm open drop-out para 15QR-includes axle?? As Cube também levam com esta medida?? Digo isto porque futuramente devo comprar um quadro Cube e queria aproveitar para passar o material para lá...
 
#37
Essence_s, eu não disse que se ia arrepender de comprar uma Fox (acho que quando disse que já vou na segunda, é suficiente para mostrar que gosto delas). Quanto a esse tipo de afinação... Não sei se fica mesmo no ponto. Para além disso, esqueceste-te de mais dois ajustes.... Lembra-te que não é de uma RL que se está a falar.

De alguma forma, por vezes tenho um pequeno arrependimento de quando comprei a minha ultima RLC, não ter seguido o conselho do RTC, que me disse para optar pela Terralogic, que era melhor em termos de performance.... Porém, pesava um pouco mais e, acima de tudo, tive algum receio de não me vir a habituar a ela, principalmente por alguma possivel falta de conforto, que o meu pescoço não perdoa.... Mas de vez em quando lembro-me das palavras dele ;)

Mas te garanto que a RLC é muito boa de uma forma geral e duvido bastante que te venhas a arrepender, quando te montares na bike com ela, só vais pensar é em curtir e esqueces depressa todas estas duvidas ;)

PS: andava uma RLC à venda no forum, penso que nova, não sei se ainda está disponivel... Não sei se interessa, mas pronto (edit: não era uma RLC, mas sim uma RL... esquece =) )
 
Last edited:
#38
RTC: Futuramente estou a pensar numas BlackJack Sniper XC ou BlackJack Tubeless... Sabes se usam 9mm open drop-out ou 15QR-includes axle?? É que eu quero comprar a pensar em futuros upgrades. Pelo menos quanto ao quadro e travões de disco já estou descansado pois sei que lhe posso meter qualquer coisa.
 

RTC

Super Moderador
#39
Estava a tentar ver no site as configurações dessas rodas mas não consigo.
No entanto de certeza que essas rodas usam 9mm. Não seí é se têm opção para 15qr. É isso que não consigo ver.
Se tiver, se calhar não era má opção pensares já em 15mm, se bem que os 9mm chegam bem para uma roda 26 e caso não sejas muito "bruto" a conduzir. Além do mais, com 9mm terás sempre mais opções de compra em termos de rodas, caso um dia optes por outras rodas.
 
#40
Futuramente estou a pensar numas BlackJack Sniper XC ou BlackJack Tubeless... Sabes se usam 9mm open drop-out ou 15QR-includes axle?? É que eu quero comprar a pensar em futuros upgrades. Pelo menos quanto ao quadro e travões de disco já estou descansado pois sei que lhe posso meter qualquer coisa.
Começa por aqui: http://www.rodi.pt/cyclingpt/main.htm, e julgo que encontrarás resposta à tua dúvida, quanto mais não seja questionas quem as fabrica!