Cá está a tão esperada crítica ao Mítico Z-MAX, o primeiro pneu que comprei na minha vida biciclistica, adquirido na Megaventura em '98.
Actualmente há duas versões do Z-MAX: Classic & Evolution.
-Classic: WRC, PRO, PRO Tubeless e Comp
-Evolution(dualcompound): WRC, PRO, PRO Tubeless e Comp
Bacalhau:Giant escaper'92 (hardtail), Manitou Axel Elite 100mm(om), travão Hope M4, Mavic XM 321(f) and Ritchey rock WCS(r) Acho que é importante identificar as peças envolvidas no review.
Ritchey Z-MAX Millenniun PRO:
30€, tamanho 2.1, kevlar, 604g
Z, à frente:
Fantástico! Agarra muita coisa, ou se preferirem, encaixa-se muito bem em todos os tipos de terreno. Rolamento normal e trava bem, quer com v-brake, quer com disco. É largo e inspira muita confiança nas descidas, curvas e contra curvas.
Excelente para usar como pneu direcional e em particular para bttistas com pouca experiência.
Z, atrás:
Confortável, isto é, amortece alguma coisa. Rola pelos trilhos normalmente mas em estrada é bastante penoso.
Nada parece escapar ao nosso controlo, inspira confiaça nos trilhos técnicos. As derrapagens são graduais e são facilmente controladas como o Continental Gravity.
A tracção ascencional é excessiva em terreno compacto mas sobe cascalho e raízes sem problemas. Um 1.7 ou 1.9 não era mal pensado. Este capítulo não requer experiência por parte do piloto, é só apontar o bólide e pedalar.
Mais uma vez, o Z atrás encaixa-se em todos os tipos de piso e sente-se que também é pneu de tracção.
Bizarro! :shock:
Conclusão:
Pneu estranho! Faz terreno compacto, areia, lama, calhau, terreno móvel sobre terreno duro, anti-furo, largo, leve e com muito cardado. É o que dá quando tem mais de 15 anos de evolução.
Por outro lado, este pneu também não é bom em todos tipos de piso. Um pneu all-round é um pneu que não é bom em nada. Por outras palavras, um all-round é um pneu não específico.
Para bttistas com experiencia, o Z só é bom se o trilho tiver o piso muito variado, senão, é melhor usar outra coisa qualquer.
Para maçaricos, o Z é uma excelente aquisição pois torna o bólide mais versátil, mais universal. Como já foi dito, é só apontar e pedalar! Não requer experiência alguma por parte do piloto.
Excelente durabilidade, pois a goma é dura(penso que seja 70a) mas tem um design inteligente. É para durar mais 5000km's à frente e parece ser à prova de furos até aos 5000km's, a partir daí poderá furar a torto e a direito.
Recomendo para novatos do btt. Para amadores(a esmagadora maioria de nós), apenas para piso diversificado.
Eis o esquemático habitual dos meus reviews(grande Excel):
Positivo:
-provavelmente o melhor pneu all-round de todos os tempos
-barato, leve e com muito cardado
Negativo:
-nunca experimentei-o na neve
A versão de arame(COMP) tem a mesma prestação que a versão PRO e o preço é mais em conta.
Para rematar, este é o meu segundo Z-Max e irei comprar outro quando este esticar o pernil.
http://ritcheylogic.com/
Actualmente há duas versões do Z-MAX: Classic & Evolution.
-Classic: WRC, PRO, PRO Tubeless e Comp
-Evolution(dualcompound): WRC, PRO, PRO Tubeless e Comp
Bacalhau:Giant escaper'92 (hardtail), Manitou Axel Elite 100mm(om), travão Hope M4, Mavic XM 321(f) and Ritchey rock WCS(r) Acho que é importante identificar as peças envolvidas no review.
Ritchey Z-MAX Millenniun PRO:
30€, tamanho 2.1, kevlar, 604g
Z, à frente:
Fantástico! Agarra muita coisa, ou se preferirem, encaixa-se muito bem em todos os tipos de terreno. Rolamento normal e trava bem, quer com v-brake, quer com disco. É largo e inspira muita confiança nas descidas, curvas e contra curvas.
Excelente para usar como pneu direcional e em particular para bttistas com pouca experiência.
Z, atrás:
Confortável, isto é, amortece alguma coisa. Rola pelos trilhos normalmente mas em estrada é bastante penoso.
Nada parece escapar ao nosso controlo, inspira confiaça nos trilhos técnicos. As derrapagens são graduais e são facilmente controladas como o Continental Gravity.
A tracção ascencional é excessiva em terreno compacto mas sobe cascalho e raízes sem problemas. Um 1.7 ou 1.9 não era mal pensado. Este capítulo não requer experiência por parte do piloto, é só apontar o bólide e pedalar.
Mais uma vez, o Z atrás encaixa-se em todos os tipos de piso e sente-se que também é pneu de tracção.
Bizarro! :shock:
Conclusão:
Pneu estranho! Faz terreno compacto, areia, lama, calhau, terreno móvel sobre terreno duro, anti-furo, largo, leve e com muito cardado. É o que dá quando tem mais de 15 anos de evolução.
Por outro lado, este pneu também não é bom em todos tipos de piso. Um pneu all-round é um pneu que não é bom em nada. Por outras palavras, um all-round é um pneu não específico.
Para bttistas com experiencia, o Z só é bom se o trilho tiver o piso muito variado, senão, é melhor usar outra coisa qualquer.
Para maçaricos, o Z é uma excelente aquisição pois torna o bólide mais versátil, mais universal. Como já foi dito, é só apontar e pedalar! Não requer experiência alguma por parte do piloto.
Excelente durabilidade, pois a goma é dura(penso que seja 70a) mas tem um design inteligente. É para durar mais 5000km's à frente e parece ser à prova de furos até aos 5000km's, a partir daí poderá furar a torto e a direito.
Recomendo para novatos do btt. Para amadores(a esmagadora maioria de nós), apenas para piso diversificado.
Eis o esquemático habitual dos meus reviews(grande Excel):
Positivo:
-provavelmente o melhor pneu all-round de todos os tempos
-barato, leve e com muito cardado
Negativo:
-nunca experimentei-o na neve
A versão de arame(COMP) tem a mesma prestação que a versão PRO e o preço é mais em conta.
Para rematar, este é o meu segundo Z-Max e irei comprar outro quando este esticar o pernil.
http://ritcheylogic.com/