Ritchey Z-MAX Millenniun PRO

Jorgex

New Member
Cá está a tão esperada crítica ao Mítico Z-MAX, o primeiro pneu que comprei na minha vida biciclistica, adquirido na Megaventura em '98.

Actualmente há duas versões do Z-MAX: Classic & Evolution.
-Classic: WRC, PRO, PRO Tubeless e Comp
-Evolution(dualcompound): WRC, PRO, PRO Tubeless e Comp


Bacalhau:Giant escaper'92 (hardtail), Manitou Axel Elite 100mm(om), travão Hope M4, Mavic XM 321(f) and Ritchey rock WCS(r) Acho que é importante identificar as peças envolvidas no review.

Ritchey Z-MAX Millenniun PRO:
30€, tamanho 2.1, kevlar, 604g
z_max.jpg



Z, à frente:
Fantástico! Agarra muita coisa, ou se preferirem, encaixa-se muito bem em todos os tipos de terreno. Rolamento normal e trava bem, quer com v-brake, quer com disco. É largo e inspira muita confiança nas descidas, curvas e contra curvas.
Excelente para usar como pneu direcional e em particular para bttistas com pouca experiência.

Z, atrás:
Confortável, isto é, amortece alguma coisa. Rola pelos trilhos normalmente mas em estrada é bastante penoso.
Nada parece escapar ao nosso controlo, inspira confiaça nos trilhos técnicos. As derrapagens são graduais e são facilmente controladas como o Continental Gravity.
A tracção ascencional é excessiva em terreno compacto mas sobe cascalho e raízes sem problemas. Um 1.7 ou 1.9 não era mal pensado. Este capítulo não requer experiência por parte do piloto, é só apontar o bólide e pedalar.
Mais uma vez, o Z atrás encaixa-se em todos os tipos de piso e sente-se que também é pneu de tracção.
Bizarro! :shock:

Conclusão:
Pneu estranho! Faz terreno compacto, areia, lama, calhau, terreno móvel sobre terreno duro, anti-furo, largo, leve e com muito cardado. É o que dá quando tem mais de 15 anos de evolução.

Por outro lado, este pneu também não é bom em todos tipos de piso. Um pneu all-round é um pneu que não é bom em nada. Por outras palavras, um all-round é um pneu não específico.
Para bttistas com experiencia, o Z só é bom se o trilho tiver o piso muito variado, senão, é melhor usar outra coisa qualquer.
Para maçaricos, o Z é uma excelente aquisição pois torna o bólide mais versátil, mais universal. Como já foi dito, é só apontar e pedalar! Não requer experiência alguma por parte do piloto.

Excelente durabilidade, pois a goma é dura(penso que seja 70a) mas tem um design inteligente. É para durar mais 5000km's à frente e parece ser à prova de furos até aos 5000km's, a partir daí poderá furar a torto e a direito.


Recomendo para novatos do btt. Para amadores(a esmagadora maioria de nós), apenas para piso diversificado.


Eis o esquemático habitual dos meus reviews(grande Excel):
zmaxgrafpv2.gif



Positivo:
-provavelmente o melhor pneu all-round de todos os tempos
-barato, leve e com muito cardado

Negativo:
-nunca experimentei-o na neve


A versão de arame(COMP) tem a mesma prestação que a versão PRO e o preço é mais em conta.
Para rematar, este é o meu segundo Z-Max e irei comprar outro quando este esticar o pernil.
http://ritcheylogic.com/
 

RPires

Member
Tive em tempos uns Z-max Pro que achei bastante bons, boa durabilidade e muito bons no que toca a evitar furos. Mais tarde passei para os Zed Pro 1.9 e talvez tenham sido os pneus que mais gostei de ter, a difiiculdade está em arranjá-los...
 

Jorgex

New Member
Devo lembrar que este pneu está a competir directamente com o Continental Vertical e o Panaracer Fire XC.
Estes são os melhores de todos os tempos.
Recentemente entrou o Maxxis HighRoller na lista.
 

Jorgex

New Member
Não sou eu que faço a lista, é a opinião da malta batida no BTT. Segundo as revistas e foruns na net: o Conti. Vertical, Panaracer Fire XC, Ritchey Z-MAX são os melhores pneus de todos os tempos. São conhecidos por serem excelentes all-round. O "faz tudo mas não é específico".

Por exemplo, o Z-MAX tem mais de 15 anos de evolução, o Hutchinson Python estriou-se em XC competição em 1996 e o Maxxis HighRoller é considerado o novo melhor pneu de tracção para XC e DH.
 

johnnybgood

New Member
Desculpem "reviver" este tópico, mas só o encontrei agora, etambém tenho uma opinião :)
Também acho que este é o melhor pneu de XC que já usei. Já usei panaracer, IRC, Trek, Michelin... E o Zmax é o próxio que adquirirei quando gastar os actuais... Zmax! Mas não vou dizer que é melhor do que todos os outros e pronto. Já usei pneus que agarravam um pouco mais, mas este seja mais "controlável quando perde aderência"; Já usei pneus que furavam menos, mas eram muito mais pesados; Já usei pneus que rolavam mais, mas eram quase slick e só serviam para algumas condições; Por isto tudo, e porque não é mau em nada, mesmo não sendo o melhor, não deixa de ser bastante bom, acho o melhor de sempre. ATENÇÂO, estas qualidades todas encontro no 1.9, pq o 2.1 perdia na capacidade de rolar o que ganhava no conforto. Penso mesmo que não precisa de ser 2.1, pois o 1.9 agarra bastante para um pneu de XC! Mesmo!
 

Jorgex

New Member
Adoro este pneu!

Não é o melhor mas desenrasca-se bem em terreno diversificado. Para XC ou maratonas tipo 24h em que o piso ou o clima é meio duvidoso, um 2.1 à frente e um 1.9 ou mais pequeno atrás não não era mal pensado. O 2.1 atrás já é para Enduro/All-Mountain.

Eu deveria encomendar um novo, um dual compound para a roda da frente. :mrgreen:
 

RPires

Member
Viva,

Por acaso alguém sabe onde encontrar à venda o Z-Max Pro 1.9 ou mesmo o Zed na mesma medida, aqui para os lados da margem sul ou zona de Lisboa?
Ou então pelo país se a venda for on-line...
 

miguelromao

New Member
Depois de ler a excelente analise só posso escrever que a par dos michelin foram os melhores pneus que tiive e tenho.
Z-MAX 1.9 para trás duraram bastante e foram muito bons comprados em 1998 no manipalo.
Em 2000ccomprei uns Z-MAX 2.1 com borracha castanha que só uso para frente e no inerno e posso dizer que fizeram até agora cerca de 6000kms e vão durar e fazer muito mais. grande estabilidade e conforto 5*
 

Jorgex

New Member
Esqueci-me de pesar os Ritchey que comprei na Fizzbikes! :shock:

listadepneus.jpg


Posso dizer que são muita fininhos... Se calhar o "Classic" é o velho e fiável "Millenniun".
 

Jorgex

New Member
Afinal não me esqueci de pesar... Esqueci-me de actualizar a lista pneumática Jorgex! :oops:

dsc01126640pxbw6.jpg

dsc01128480pxuz6.jpg

dsc01129480pxxf5.jpg


Resumindo: o "novo" Z-Max, o Evolution é muito enfezado em relação ao classico/Millennium, faz lembrar o Ritchey ZED.
 

johnnybgood

New Member
O z-max "clássico", 1.9, alguém conhece o peso? Tenho uns, mas não tenho uma balança dessas todas bonitas... :)

By the way, o "Millenium" apareceu por volta do ano 2000, e a única diferença que vejo em relação à versão "normal" é ter uma lista lateral vermelha... Em termos de dureza, rasto, paredes laterais, etc, parece-me exactamente igual :roll: (relembro que não os pesei).
 
Top